Spell

ÁREA SOCIAL => Off-Topic => Tópico iniciado por: silva em Novembro 23, 2011, 10:01:45 am

Título: Nem todo bom escritor escreve bem
Enviado por: silva em Novembro 23, 2011, 10:01:45 am
Queria saber o que os "letrados" do fórum acham dessa minha impressão.

Resumidamente: to lendo o Game of Thrones aqui e, apesar de achar bem legal, o que realmente me prende é a habilidade do autor em "tecer" a trama, roteirizar, montar o puzzle da história, com o timing certo de quando te surpreender, quando te causar expectativa, e quando te causar júbilo (
(click to show/hide)
)...

...mas a escrita do autor em si (entenda escrita aqui como a simples habilidade de descrever coisas na forma de palavras e frases) não é nada demais, não me envolve e cativa como, digamos, um Orwell, Cornwell ou Saramago. Tenho a mesma impressão com o Neil Gaiman, cujos livros me cativam mais pelas idéias mirabolantes, do que pela escrita em si.

Pergunto aos "letrados" de plantão: isso faz algum sentido ?
Título: Re:Nem todo bom escritor escreve bem
Enviado por: Metal Sonic em Novembro 23, 2011, 10:07:38 am
Eu li umas 50 páginas da Guerra dos Tronos. A enxurrada de nomes, títulos, lugares e acontecimentos me confundiram ao extremo, e eu não conseguia lembrar de nenhum nome além de John Snow (que é um nome tão "NPC genérco" que eu ri alto quando li)... E nenhum acontecimento eu lembrava direito. xD
Título: Re:Nem todo bom escritor escreve bem
Enviado por: Madrüga em Novembro 23, 2011, 11:05:59 am
Mas escrever bem não é ser bom escritor, assim, digamos, literalmente?

Agora, o negócio te cativa porque você é nerd, RPGista, cria de Tolkien. É tipo se apaixonar por mulher feia.
Título: Re:Nem todo bom escritor escreve bem
Enviado por: Nibelung em Novembro 23, 2011, 11:36:09 am
Tolkien é outro que eu nunca entendi como alguém consegue elogiar. Tipo, o Hobbit é uma leitura leve, gostosa, e dá vontade de continuar lendo. Senhor dos Anéis ele gasta cinco páginas descrevendo a grama do lugar.
Título: Re:Nem todo bom escritor escreve bem
Enviado por: Madrüga em Novembro 23, 2011, 11:40:46 am
Aí tem que diferenciar o escritor do criador de mundos. Como escritor, ele era meio chato, mas como criador de mundo (e raças, idiomas, etc etc)...
Título: Re:Nem todo bom escritor escreve bem
Enviado por: Lumine Miyavi em Novembro 23, 2011, 12:20:30 pm
Mas ambos caem no mesmo balde, que é a palavra escrita dentro de um livro pra contar uma história (bem específico, até).
Título: Re:Nem todo bom escritor escreve bem
Enviado por: Sirus em Novembro 23, 2011, 12:23:12 pm
As unicas coisas nos livros de tolkien que me incomodavam eram as cantorias
Título: Re:Nem todo bom escritor escreve bem
Enviado por: Lumine Miyavi em Novembro 23, 2011, 12:34:50 pm
As músicas e a descrições longuíssimas me incomodavam um bocado.
Título: Re:Nem todo bom escritor escreve bem
Enviado por: Malena Mordekai em Novembro 23, 2011, 12:45:36 pm
São duas perícias (nada de RPG aqui) diferentes: narrar e escrever.
Título: Re:Nem todo bom escritor escreve bem
Enviado por: Assumar em Novembro 23, 2011, 01:00:15 pm
Narrar não seria uma espécie do gênero escrever? Assim como descrever?
Título: Re:Nem todo bom escritor escreve bem
Enviado por: Malena Mordekai em Novembro 23, 2011, 02:52:17 pm
Nem todo bom narrador, contador de histórias, é bem articulado ao escrever.

Até porque existe a boa narração oral, na antiga cultura árabe, por exemplo, o contador de histórias profissional detinha bastante prestígio...

O narrador tem que elaborar bem sua trama (se ele a inventa) e torná-la cativante. Agora se ele consegue pôr isso direito na linguagem escrita, é outra coisa.
Título: Re:Nem todo bom escritor escreve bem
Enviado por: silva em Novembro 23, 2011, 04:12:16 pm
Acho que o Publicano definiu bem a questão.  :aham:
Título: Re:Nem todo bom escritor escreve bem
Enviado por: Roderick Usher em Novembro 23, 2011, 05:42:48 pm
Bom, parece fazer sentido sim. Escrever bem não se vincula necessariamente a criar uma narrativa original. E boas ideias não garantem uma boa execução, tampouco.

Nunca li nada de Guerra dos Tronos, mas já li O Retorno do Rei, do Tolkien. E devo-lhe boas tardes de sono. Mas respeito o trabalho que o cara deve ter tido pra criar seu próprio mundo (nem consigo me imaginar criando UMA LÍNGUA para meus personagens...).

Agora, é preciso levar o leitor em consideração. Há pessoas com mais paciência para longas descrições, há pessoas que não entendem/não gostam de ironias sutis, etc. E, ao longo da história, as narrativas mais confusas e enroladas foram elevadas à altura de clássicos.

Citar
Agora, o negócio te cativa porque você é nerd, RPGista, cria de Tolkien.

Ou isso.
Título: Re:Nem todo bom escritor escreve bem
Enviado por: Aluriel de Laurants em Novembro 23, 2011, 09:50:52 pm
  Acredito nisso sim, eu vejo isso separado em duas vertentes.

   O letrado - Aquele com o dom, o jeito de lidar bem com as palavras, encanta com a maneira que sabe lidar com vocabulário, estruturas gramaticais, sonoridade da língua e etc.

   O contador de histórias - Aquele com o dom de criar uma trama envolvente, fazer você acreditar no cenário que ele escreveu e se importar com os personagens, lida com a empatia, sentimentos e/ou te leva a uma reflexão.

  Acho que é isso que todo mundo quis dizer.

  Eu respeito as duas vertentes e acho ambas igualmente válidas, embora prefira o segundo perfil, pois acho que uma história é essencialmente feita para imergir e entreter e o segundo tipo faz esse trabalho melhor.

Título: Re:Nem todo bom escritor escreve bem
Enviado por: silva em Novembro 25, 2011, 08:42:46 am
Acho que identifiquei mais um "nível" distinto nessa bagaça, que é o 3, abaixo. Vejam se também não faz sentido..

1. o letrista. 

2. o narrador.

3. o criador.


Ex: A Game of Thrones...

3. o "criador" cria o universo fictício onde a história irá se passar, os locais, as pessoas, os elementos (o continente de Westeros, sua geografia e geopolítica, as culturas, religiões, as famílias, seus personagens e conflitos, etc ).

2. o "narrador" tece uma história utilizando os elementos criados, com começo, meio e fim, cenas, atos, cadência, reviravoltas, etc.

1. o "letrista" traduz o "contar da história" em frases e palavras, considerando sonoridade da lingua, coerência gramatical, vocabulário, ritmo, etc.

Seria como um nível Operacional, Tático e Estratégico (a analogia é ruim, eu sei, mas é a coisa mais próxima que consegui pensar agora XD ) na arte de escrever.

Faz sentido ?
Título: Re:Nem todo bom escritor escreve bem
Enviado por: Madrüga em Novembro 25, 2011, 09:08:48 am
Eu uniria (1) e (2). Afinal, não dá para ser ritmado e gramatical sem ter o que contar e nem dá para ter o que contar, mas deixar a língua toda cagada.
Título: Re:Nem todo bom escritor escreve bem
Enviado por: Malena Mordekai em Novembro 25, 2011, 11:10:35 am
@Silva

Faz sentido, sim.

Tanto é que são por essas razões que existem: revisores de estilo (e não só ortográficos); equipes de criação fazendo brainstorm; e equipes de criação hierárquicas.

Pra um exemplo dessa última veja as revistas da Torre Negra: são três responsáveis principais pelo texto (fora desenhistas, coloristas, etc.). O Stephen King é o "diretor de criação", ele escreveu os livros originais e tem a obrigação de carimbar a aprovação dele em tudo; a Robin Furth faz a criação da trama, ela é especialista em Torre Negra até mais que o próprio King, é meio que também uma enciclopedista nerd; e o Peter David (é, aquele roteirista louco e foda) é o roteirista propriamente dito, escrevendo o roteiro com base nas ideias de Furth, nos moldes requeridos para uma História em Quadrinhos, elaborando as falas, etc.