Spell

ÁREA SOCIAL => Off-Topic => Tópico iniciado por: Malena Mordekai em Novembro 28, 2011, 06:01:30 pm

Título: Narcotráfico mexicano ameaça blogueiros e ciberativistas do Anonymous
Enviado por: Malena Mordekai em Novembro 28, 2011, 06:01:30 pm
http://webmanario.com/2011/11/27/como-calar-o-anonymous/ (http://webmanario.com/2011/11/27/como-calar-o-anonymous/)

Citar
Imagine uma cabeça decapitada, mas portando fones de ouvido. Ao lado do corpo, um teclado.

A mensagem de narcotraficantes mexicanos foi clara: blogueiros, esqueçam a “resistência paralela” ao jugo do tráfico de drogas que submete o país a níveis nunca antes vistos de violência.

O Anonymous (grupo de ciberativistas) desistiu imediatamente de penetrar nos arquivos da polícia e tornar públicos dados e nomes que fazem parte do Zetas, o maior cartel do país.

Não, a vida em rede não é dissociada da vida em carne e osso.

http://www.businessweek.com/magazine/mexicos-drug-war-takes-to-the-blogosphere-11092011.html (http://www.businessweek.com/magazine/mexicos-drug-war-takes-to-the-blogosphere-11092011.html)
Título: Re:Narcotráfico mexicano ameaça blogueiros e ciberativistas do Anonymous
Enviado por: Macnol em Novembro 28, 2011, 07:53:07 pm
Fueda, viu. Nessas horas a gente até torce pro Anonymous conseguir ser um pouco mais... anônimo.
Título: Re:Narcotráfico mexicano ameaça blogueiros e ciberativistas do Anonymous
Enviado por: VA em Novembro 28, 2011, 07:59:09 pm
O país está nesse nível de entrega ao narcotráfico? Puts.
Título: Re:Narcotráfico mexicano ameaça blogueiros e ciberativistas do Anonymous
Enviado por: GoldGreatWyrm em Novembro 28, 2011, 10:59:07 pm
Narcotraficantes vs. Anonymous daria um belo filme.
Título: Re:Narcotráfico mexicano ameaça blogueiros e ciberativistas do Anonymous
Enviado por: Aluriel de Laurants em Novembro 30, 2011, 04:56:42 pm
Por isso que falta o povo do Anons, ter um braço armado pra poder declarar uma guerra aberta.
Título: Re:Narcotráfico mexicano ameaça blogueiros e ciberativistas do Anonymous
Enviado por: Iuri em Novembro 30, 2011, 05:28:45 pm
Soh lembrando que a tal blogueira decapitada estava "agindo por conta". Ela ateh podia fazer parte dos Anons, mas o que fez ela perder a cabeça foi um blog proprio em que divulgava informaçoes que os caras nao queriam que fossem divulgadas. Vale dizer tambem que os Anons nao "sairam de campo" depois do ocorrido. O narcotrafico nunca foi o alvo principal dos ativistas no mexico, mas sim o proprio governo mexicano, e soh ameaçaram ir pra cima deles depois do sequestro de um Anon, que acabou sendo liberado com vida graças as chantagens (estou apenas citando o que pode ser lido no texto que o publicano linkou).
Título: Re:Narcotráfico mexicano ameaça blogueiros e ciberativistas do Anonymous
Enviado por: Vincer em Dezembro 02, 2011, 02:43:36 pm
Mais uma mostra clara de quem são os 'anons'.

Um bando de newfags quiseram vestir a camisa(eles preferem a máscara) de anonymous e tentar tornar o que acontecia esporadicamente de forma expontanea (a real natureza dos anonymous) num grupo de ativistas com empolgação demais mas habilidade e maturidade de menos. Diabos, há blogs, twitters e até mesmo um RP (com nome completo) falando por essa galerinha... grande anonimato. Vi numa outra notícia meses atrás alguns detalhes interessantes... tem entre uns 3 ou 5 no máximo que realmente são espertos e safos entre eles. O resto é gente que acredita que usar o ioncanon(programinha simples de DDOS) e saber hackear e-mails e facebook são epítome do hackerismo. Queriam ser ativistas? Bacana. Mas que mantivessem a estrutura e filosofia anonymous, sem controles centrais, sem grandes planos, sem ficar esparramando aos quatro ventos que é um... disforme, todos iguais, sem qualquer centralização ou inteligência que pudessem ser individualizados e rastreados.

É bacana o *fenômeno* anonymous: Quando um plano e metas emergem do coletivo e surtem resultados, interessados agindo isoladamente mas unificados pela idéia(não diferente de um trend ou viral). Bem diferente é o *grupo* anonymous que quis embarcar nisso sem entender a idéia básica e acham que a coisa toda é maior do que é. Fosse algo que começasse à moda 'original' seria impossível aos Zetas fazer qualquer coisa, no máximo rastrearem alguém inábil que resolveu participar... e isso não afetaria em nada uma ação coletiva e anônima(desunificada): sem relações entre sí os anons não poderiam ser chantageados, chances seriam que sequer reconheceriam que algum participante foi pego.

No papel a coisa é linda, a coletividade se tornando um agente ativo como um fenômeno, se a idéia espalhasse e fosse usada pelo bem público(sem perder tanto tempo com raids por pura birra) poderia até mesmo se tornar um proponente para novas 'ordens sociais'(especulando, num futuro mais distante se isso dinfundisse). Mas o *grupo* anon meio que surgiu justamente porque o fenômeno não chegava nem perto da bela idéia no papel. Não sei até onde pode ter algo de louvável no que pretendem ser(ainda são em sua maioria pirralhos em fase rebelde), se vale a pena ou se alguma coisa de útil aconteceria sem o grupo(deixando livre, realmente anônimo).