Autor Tópico: Literatura  (Lida 24197 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Literatura
« Resposta #45 Online: Dezembro 16, 2012, 01:26:42 am »
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Re:Literatura
« Resposta #46 Online: Dezembro 16, 2012, 01:50:55 am »
 :( Estou tão triste de ter chegado tão tarde em uma conversa tão interessante... mencionaram Borges, Calvino, Vonnegut, Poe... queria ter participado. Se ainda quiserem conversar sobre esses autores, vamos?

Estou lendo atualmente alguns livros, mas o principal deles é o já mencionado nesse tópico "O Heroi de Mil Faces". O Campbell com certeza sabe MUITO sobre diversas mitologias, dá para sentir no repertório enorme que ele possui, mas, na minha opinião (de quem ainda não terminou de ler o livro, atenção):

1) Ele não é muito organizado na apresentação da sua tese e não parece ter muito rigor também. Várias vezes fico com a impressão de que alguns exemplos são "forçados" para se encaixar no modelo do monomito.

2) A forma de escrever dele me parece bastante "salivar" em certos trechos: ele parece estar num gigantesco orgasmo, escrevendo frases que soam lindas e cheias de conteúdo (o que frequentemente são), mas complexas na construção e, por isso, confusas.

3) Incomoda-me ligeiramente a implícita aversão que ele tem pelo cristianismo (pelo menos nesse livro, não li nenhum outro dele) em favor das religiões orientais. Acho que em certos trechos, exemplos cristãos iam se encaixar lindamente e ele me parece deixar de fazê-lo.

De qualquer forma, estou gostando do livro! Recomendo! Para fãs de literatura, mitologia e mesmo psicologia.

Li outros esse ano (como o "Cartas a um jovem poeta", do Rilke, e "A história da eternidade", do Borges) e estou atualmente lendo outros (como o "História da Filosofia Ocidental, do Russel), que queria comentar também!
« Última modificação: Dezembro 16, 2012, 08:00:24 pm por Speranza »

Re:Literatura
« Resposta #47 Online: Dezembro 21, 2012, 12:24:19 am »
Para quem mora no Rio de Janeiro, abriu recentemente na Senador Dantas, no Centro, uma livraria Cultura bem legal! Ela, na minha opinião, é bem servida e linda por dentro. Comprei recentemente nela o Tales of Mystery and Imagination do Poe, com as ilustrações do Harry Clarke (Calla edition). O livro é espetacular, contém vários dos melhores contos do Poe (O Poço e o Pêndulo, Berenice, A Máscara da Morte Rubra, etc) no original. Fortemente recomendado!

Falando ainda de Rio, agora em janeiro e em fevereiro a Estação das Letras (http://estacaodasletras.com.br/) vai oferecer um circuito de oficinas de escrita com bastante variedade! Elas são pagas, mas com 50% de desconto para estudantes ou professores. Para quem tem algum interesse, no site deles tem algumas informações. Eu gostaria de participar de pelo menos uma delas.

Abraços!

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Literatura
« Resposta #48 Online: Março 27, 2013, 02:46:28 pm »


Queria ter tempo pra criar algo assim.
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Re:Literatura
« Resposta #49 Online: Março 28, 2013, 01:05:41 am »
Não sei. Não curto muito Stephen King. Nunca li nada inteiro dele, mas se for igual os filmes eu prefiro passar longe.

Esses dias terminei de ler A Estrada, do Cormac Mccarthy, que virou filme estrelado pelo Viggo Mortensen. Já ouvi falar muito bem do filme, mas nunca assisti. O livro é legal. A tradução é uma das mais medonhas que já vi na vida. Sério. Tem trechos em que simplesmente não faz sentido o que está escrito ali. Mesmo assim, a impressão que eu tive é que ler o Mccarthy no original deve ser uma experiência muito mais recompensadora. Dizem que o Meridiano de Sangue é uma das grandes obras aí do idioma inglês, do século XX. O Moby Dick do século e tal. Mas só li esse, que é legal. Não é grande coisa. A história se passa num cenário pós-apocalíptico (e eu diria que é o pós-apocalipse- mais pós-apocalipse, mais sério, que já vi na vida). O que gostei é que não é explicado o que aconteceu. O mundo simplesmente queimou. Acabou toda a comida, todas as plantações, todos os animais morreram. Nesse ambiente um pai e um filho tentam sobreviver, e o pai tenta convencer o filho de que vale a pena continuarem vivos, ao mesmo tempo em que tenta transmitir noções rudimentares tanto de humanidade quanto sobre um mundo que existia antes, ou que existe em sonhos. Noções, por exemplo, de cor, já que o mundo é cinza. Se o livro serve de metáfora pra alguma condição humana eu não sei, mas eu gostei da caracterização do ambiente e dos outros personagens que eles encontram nesse caminho que percorrem.

Hoje terminei de ler o primeiro livro da Clarice Lispector que já vi na vida. Água-viva. Gostei, mas não sei se teria paciência pra ler muitas outras coisas dela. São 100 páginas dela falando, com muita beleza, sobre si mesma. Não sou o maior fã do mundo dessa literatura que se alimenta das epifanias e da profundidade do cotidiano, das tentativas (aparentemente sempre frustradas) de se captar o instante em que o Ser se funde com a linguagem. O livro todo é ela tentando expresar uma coisa inexprimível. Um cão perseguindo o próprio rabo. E a fritação fica nisso por 100 páginas. São poucas páginas, mas me exigiu certo fôlego. Enfim, não é muito a minha brisa do momento, mas é um bom livro.

Tô pra começar 100 Anos de Solidão.

Offline MaNdRaK

  • Num sabia que dava pra trocar o nome!
    • Ver perfil
Re:Literatura
« Resposta #50 Online: Março 28, 2013, 01:17:07 am »
Na moral, tô cansado demais pra ler as 4 paginas.
Seguinte, eu tô meio desesperado e sem idéias pra ler agora. Tenho ido pro trabalho relendo o livro 5 e o livro 3 do Game of Thrones, porque eles já estão no Kindle.
Curto muito literatura clássica mas acho que estou mais na onda de literatura fantástica recentemente. Li a série da Torre Negra do Stephen King. O primeiro é uma bosta, mas vc tem de aguentar. O segundo é legal, mas do terceiro em diante fica muito bom e, por eles, vale a pena sobreviver ao penível primeiro.
Li George Cornwell e Conn Iggulden recentemente e gostei. Achei um tema bom, romancear em cima de historias reais. Se vcs tiverem algo na linha, posso procurar pra ler.

Tinha pensado em manter um pouco a literatura fantastica e começar a ler Dragonlance. Alguém conhece? Eu vim aqui hoje pra começar um topico perguntando sobre Dragonlance ;)
Ahh, me recomendaram também Cassandra Clare e David Gemmell. Conhecem?

Tô pra começar 100 Anos de Solidão.

Véééééééio, pêlo-amôr-dê-dêus, leia esta obra-prima LOGO! Top 3 livros que eu já vi na vida, provavelmente top 1. maravilhoso em tantos sentidos que não da nem pra descrever direito. Vc tem de sentir a jogada do cara, da confusão dos nomes e tudo. DEPOIS que vc ler, eu te passo as minhas impressões. Tenho certeza de que aqueles que leram e não perceberam a nuance desse ponto especifico perderam bastante da graça.
« Última modificação: Março 28, 2013, 01:20:33 am por dmandrak »

Offline Vincer

  • Silva.
    • Ver perfil
Re:Literatura
« Resposta #51 Online: Março 28, 2013, 01:58:38 am »
Me lembrou de que tenho que pegar o meu (100 anos de Solidão) de volta, emprestadoroubado há longa data.

É meu romance predileto e faz tempo que não releio. Fala logo suas impressões em SPOILER

Re:Literatura
« Resposta #52 Online: Março 28, 2013, 02:09:29 am »
dmandark

Leia Ficções, do Borges. E Histórias Fantásticas, do Adolfo Bioy Casares.

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Literatura
« Resposta #53 Online: Março 28, 2013, 09:24:37 am »
Game of Thrones Chronicles of Ice and Fire eu tou empacado no segundo livro, mas tenho todos os cinco, em inglês.

Ando com alguns serviços pra fazer e como é muito imersivo, acaba me atrapalhando...

... e estranhamente eu nessa pausa comecei a reler Drácula, de Bram Stoker. Não é lá muito bem escrito, mas me dá nostalgia.
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline garotovaca [medabot]

  • O Bovino Humano
    • Ver perfil
Re:Literatura
« Resposta #54 Online: Março 28, 2013, 09:36:45 am »
To lendo agora O sol é para todos, de Harper Lee. Tá no começo ainda do livro, mas tá bacana.

Re:Literatura
« Resposta #55 Online: Março 28, 2013, 10:18:04 am »
Eu achei a Torre Negra um lixo. Estou lendo o quinto volume, e vou ler todos, com certeza, mas só porque eu não gosto de ter algo inacabado (raios, eu li 3 livros do crepúsculo!). O primeiro realmente é o pior de todos, e a história realmente fica melhorzinha depois, mas a forma como o SK escreve (principalmente com esses personagens) não me agradou nem um pouco. Apesar disso, eu gostei do 4º livro, que conta uma história do passado do personagem principal, e contém personagens mais diversificados. Acho que o problema realmente é quando o "ka-tet" principal está em cena. E tudo que os personagens precisam aparecendo literalmente na frente deles (é o "destino"...) também não me agrada.

Ah, e estou lendo também o box do calvin, que tava no submarino por 60 e poucos reais a algumas semanas.

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Literatura
« Resposta #56 Online: Março 28, 2013, 10:23:06 am »
Eu não lembro se onde você está, o SK já começa a quebrar a quarta parede... é engraçado como a Torre Negra é o nexo conceitual de toda a obra de um cara que escreve mais terror, sendo que esse nexo é de fantasia.

Quem leu o prefácio da edição revisada sabe que, na verdade, Torre Negra não tem pretensões de qualidade literária e sim de ser fantasia popular. A série acabou criando uma fanbase bem específica e fiel. Eu não sou fã do SK mas sou da Torre Negra (não gosto muito das histórias de terror dele, embora o filme IT tenha sido o que mais me assustou até hoje).
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline MaNdRaK

  • Num sabia que dava pra trocar o nome!
    • Ver perfil
Re:Literatura
« Resposta #57 Online: Março 28, 2013, 12:18:12 pm »
Eu achei a Torre Negra um lixo. Estou lendo o quinto volume, e vou ler todos, com certeza, mas só porque eu não gosto de ter algo inacabado (raios, eu li 3 livros do crepúsculo!). O primeiro realmente é o pior de todos, e a história realmente fica melhorzinha depois, mas a forma como o SK escreve (principalmente com esses personagens) não me agradou nem um pouco. Apesar disso, eu gostei do 4º livro, que conta uma história do passado do personagem principal, e contém personagens mais diversificados. Acho que o problema realmente é quando o "ka-tet" principal está em cena. E tudo que os personagens precisam aparecendo literalmente na frente deles (é o "destino"...) também não me agrada.

Eu acho que eu fiquei bastante imerso na jogada, então senti bastante do que o cara queria dizer. Passei, a partir de um momento, a aceitar o que vinha de bom grado e sinceramente, o livro ficou muito bom depois disso. Se vc partir do principio que o Ka é realmente uma roda, um vento que carrega tudo, um filho da puta, etc, as coisas fazem sentido.

O que eu mais curti foi a diferença drástica entre o mundo de Westeros (é as Crônicas de Gelo e Fogo, mas como a série da HBO se chama Game of Thrones, e minha mulher só chama de Game of Thrones, eu acabo esquecendo) e o do Roland. O Stephen King, como Deus absoluto, inventa, distorce, coloca e retira coisas a três por quatro nos livros. Ai toda vez que aparecia ou acontecia algo bizarro do nada eu além de tomar susto achava interessante, simplesmente pelo fato de não saber absolutamente nada do que ele seria capaz.

Acho que a série da Torre Negra pra mim foi como uma sucessão de surpresas. Algumas desagradáveis e que eu não concordava, mas o Ka é uma roda, quem sou eu pra contestar.

Eu achei a Torre Negra um lixo. Estou lendo o quinto volume, e vou ler todos, com certeza, mas só porque eu não gosto de ter algo inacabado (raios, eu li 3 livros do crepúsculo!). O primeiro realmente é o pior de todos, e a história realmente fica melhorzinha depois, mas a forma como o SK escreve (principalmente com esses personagens) não me agradou nem um pouco. Apesar disso, eu gostei do 4º livro, que conta uma história do passado do personagem principal, e contém personagens mais diversificados. Acho que o problema realmente é quando o "ka-tet" principal está em cena. E tudo que os personagens precisam aparecendo literalmente na frente deles (é o "destino"...) também não me agrada.

Ah, e estou lendo também o box do calvin, que tava no submarino por 60 e poucos reais a algumas semanas.

Cara, a Torre Negra é polêmica, e pelos prefácios, sempre foi. Mas como o Publicano falou, os finais dos livros onde o Stephen King comenta a historia ali por trás e fala de algumas dificuldades e curiosidades explica bem o objetivo de cada um.

Eu achei a historia com a Susan Delgado muito foda. Tanto que minha mulher me deu o quadrinho. A qualidade é fantástica! Estou esperando virar os cartões pra ir comprando as outras edições.

dmandark

Leia Ficções, do Borges. E Histórias Fantásticas, do Adolfo Bioy Casares.

FikaDika?! Vou procurá-los!

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Literatura
« Resposta #58 Online: Março 28, 2013, 12:30:41 pm »
Você falou a palavra-chave, IMERSÃO. É o tipo de que coisa que faz com que a Robin (porra esqueci o sobrenome dela) saiba mais sobre o universo Torre Negra do que o SK, já que ela cataloga dados, faz sketch dos roteiros de quadrinhos, pro Peter David, e chega a sonhar com o Rei Rubro (normal; eu também já sonhei com Randall Flagg, mas também por ter consciência de que ele é um personagem ampliado a partir da base de outro escritor: Flagg = Nyarlathotep de HP Lovecraft).

Aquelas histórias do prefácio são interessantes. Deve ser muito estranho pra um escritor ler pedidos de doentes terminais para que revelem o final antes que eles morram.
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Re:Literatura
« Resposta #59 Online: Março 28, 2013, 01:10:37 pm »
O que eu gosto da torre negra é a ambientação: os pistoleiros, as intersecções com o nosso mundo, o papel da tecnologia, o tempo doido, o cenário pós-apocalíptico, e etc.

O que me desagrada ao extremo é a forma como o autor parece forçar o leitor a gostar de seus personagens, ou os momentos "telecurso", em que os personagens da terra conversam sobre algo (o mágico de oz, por exemplo) de forma super ensaiada, e depois explicam para o telespectador Roland sobre o que estão falando.

As coisas que os personagens precisam aparecendo bem na frente deles é outra coisa. "O ka é uma roda" não justifica muito. A única coisa que justificaria tudo é se o tal "ka" fosse um ser inteligente de vontade própria, que quer que o Rolando chegue à torre e faz de tudo para isso acontecer. Quando já se está exausto das coincidências, ainda aparece algum personagem que "não sabe como ele sabe. ele apenas sabe" (ok, alguns livros/capítulos depois explicam que ele tem "o toque", mas isso não diminuiu minha frustração).

Eu li os prefácios sim. De fato são interessantes.