Quanto ao uso em empresas, temos que entender uma coisa: esses métodos são apenas uma sistematização 'formal' de fenômenos naturais, para uma aplicação consciente. Hoje eu acredito que todo líder busque se informar sobre oratório e alguns métodos para ajudar, mas todo 'líder nato' usa as mesmas técnicas(mesmo que num formato mais pessoal) mesmo que inconscientemente. No fim é a mesma coisa, alguém que aprendeu como manipular opiniões e moldar sua imagem de forma mais assertiva e confiável.
É ruim alguém treinar para ser um melhor líder?
Não devemos confundir o meio com o fim. Colocaram aqui que os fins não justificam os meios, eu pego o mesmo argumento pelo outro viés; Não é o meio que é ruim. Marketing (e onde design se mistura com marketing) é sobre manipular emoções, apelando até mesmo ao inconsciente... com o propósito em princípio de comunicar.
O 'meio' é uma ferramenta, uma muito útil, essas mesmas técnicas são úteis em toda forma de retórica, campanhas de cunho social e informativo, tudo. A retórica em sí já faz parte dessas coisas desde antes de cristo, só adicionamos aí alguns truques a mais de linguagem(verbal, visual ou corporal) e uns novos truques graças ao nosso maior entendimento da mente, e duvido que a filosofia seria a mesma coisa sem ela.
Uma ferramenta. Se você vai usar para comunicar algo de útil para a sociedade ou se fazer entender ou para martelar goela abaixo filosofias estúpidas(ou consumismo) é o que muda, o fim errado que é o problema.
Edit: Um adendo... sendo sincero, minha visão pessoal? Temos mais é que evoluir tais métodos, compreendermos mais como a mente funciona em todos os aspectos e melhor dominarmos a linguagem. O problema não é a existência desse conhecimento(e sim o uso), o maior problema é a ignorância geral sobre assunto. Não são os métodos que devem ser abandonados(não estou justificando manipulação 'vil', moral e socialmente dúbia), nós que ainda vivemos numa sociedade de currais onde a maior parte do povo só consome e não há interesses o suficiente em tornar o povo mais culto, politizado e capaz de discernir.
Nenhum desses métodos age como uma hipnose mágica da disney onde qualquer um por mais informado que seja seria manipulável. Somos manipulados quando nos deixamos manipular. Nos deixamos manipular por uma variedade de fatores, desde ignorância a confiança iludida em certas pessoas, organizações e etc.
E convenhamos, antes mesmo de ler qualquer coisa sobre o assunto, desde moleque eu tenho consciência que aparências enganam e querem nos vender mentiras. Não sou apenas eu: TODOS notamos. Já convivemos a décadas com o levante de marketing televisivo que bombou nos anos 50 e só se aprimorou, todos sabem disso. Porque ainda funciona? Comodismo? Pouca importância? Eu não sei ao certo, mas qualquer pessoa com quem já conversei sobre o assunto de qualquer classe social (aqui no Brasil) expôs clareza e consciência de manipulações do tipo. O que falta então? É a pergunta que mais me persegue.