Autor Tópico: Filantropia e soberba podem se unir?  (Lida 2550 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Arcane

  • Power Beard
  • [Organização dos PbFs]
  • Fidalgo Burguês Aldeão e Bot
    • Ver perfil
Filantropia e soberba podem se unir?
« Online: Abril 21, 2013, 05:42:34 pm »
Ocorreu algo curioso comigo hoje.

Minha mulher havia comprado, há uns 20 dias, um cupom que nos daria direito a um almoço na APOE (Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais) aqui em minha cidade. Eu achei o cupom caro, R$ 25,00, mas havia a questão de ser uma questão filantrópica, então fiquei indiferente quanto a isso.

Hoje foi o dia. Hosana se arrumou e arrumou Nícolas. Eu, como costumo ser muito simplório em minhas vestimentas, estava apenas de chinelo, calça de moletom e uma camisa simples. Fomos a APOE pegar nosso quinhão da refeição. Havia a possibilidade de almoçar por lá, mas achamos melhor pegar a comida e convidar uns amigos lá pra casa.

Chegando lá já achei o ar do ambiente meio diferente do que se espera para um "almoço de caridade". Pessoas chegando extremamente arrumadas. Uma fila de carros para entrada no local. O silêncio morno de conversas contidas, tipo, sem aquela felicidade que deveria haver num ambiente onde você tem como justificativa estar lá para o bem de outros.

Mesmo assim segui para o local. Conforme eu subia a rampa de acesso, mais eu sentia o "peso social" ao qual eu e minha família estávamos sendo expostos. Avistei a entrada do local e dei uma checada lá dentro. Dezenas de mesas com tampas de vidro, forradas com bordados, e talheres impecáveis, e pratos de fina porcelana. Pessoas sentadas conversavam enfadonhamente sobre a política da região e o elefante branco afogado que é o Porto do Açu. No meio da sala, uma pequena família estava sentada em silêncio. Eram simples, mas estavam mais arrumados que eu. Ainda sim estavam tensos, como se deslocados naquele ambiente de soberba.

Me dirigi a pessoa que recebe o cupom. Senti nela um simpatia forçada enquanto eu pedia instruções sobre como se daria o almoço... não foi uma surpresa quando ela me disse que seria um cupom para cada pessoa. Tipo, vc pagava R$25,00 e tinha direito a um prato de comida... ponto. Me contive... falei com ela que gostaria apenas de pegar a comida e levar. A resposta foi... "você deverá aguardar todos serem servidos". Fiz que sim e me afastei, com meu peito ardendo de raiva como se fosse o mármore do inferno, mas novamente me contive.

Esperei dois minutos enquanto conversava com minha mulher. Ela me disse que teve o mesmo sentimento naquele ambiente. Decidimos, por fim, virar as costas e ir embora. Que os 25,00 fizessem jus a seu fim. Na saída, eu vi um senhor, tão simplório quanto eu, chegando com três potes marmitex. Fiquei imaginando se ele ia experimentar a mesma sensação que eu.

Depois disso fiquei pensando...
Será que eu comprei um cupom de caridade ou um ingresso para um evento social?
Como poderia haver tanta soberba num mesmo ambiente? Eles não perceberam que poderiam economizar fazendo algo mais simples e conseguir ainda mais recursos com os benditos 25,00?
É possível fazer filantropia com soberba? Digo, parece ser, já que foi feito, mas não é contraditório?

Fiquei lembrando, numa reunião do Rotary Club de minha cidade, a história que me contaram de um "rotariano" querendo debater a fome nos países africanos e como eles poderiam ajudar a melhorar esse cenário. A contradição estava *apenas* na farta mesa de jantar posta para os mais de cinquenta convidados, contendo iguarias "sem igual".

Estarei eu sendo soberbo por achar estúpida essa soberba dos outros?

Por fim, cheguei em casa, pus a mão na massa e fiz uma muqueca de frango para todos e tivemos uma tarde extremamente agradável. Só agora, no silêncio aqui da sala, que voltei a ficar com raiva desse episódio (e curioso para saber como aquela família estava se sentindo no meio de um turbilhão de "socialites campistas").

Grato por lerem esse desabafo. Eu estava precisando.  ^_^
Somos todos bots!

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:Filantropia e soberba podem se unir?
« Resposta #1 Online: Abril 21, 2013, 06:16:49 pm »

[...]

Estarei eu sendo soberbo por achar estúpida essa soberba dos outros?

[...]

Grato por lerem esse desabafo. Eu estava precisando.  ^_^

Definitivamente, não.

Por nada. As pessoas precisam ser ouvidas, sempre.

Offline Atmo

  • Observe as estrelas, mas não largue seu coração
    • Ver perfil
    • Atmoland
Re:Filantropia e soberba podem se unir?
« Resposta #2 Online: Abril 21, 2013, 06:36:51 pm »
Neste caso, lidas.

Isso ai me cheirou a armadilha social descarada. Eles distribuíram os cupons com tal denominação de propósito para atrair gente que sequer imaginaria estar entrando num ninho de cobras. Isso é o que essa gente faz pra se sentir superior, mesmo quando a única coisa que lhes seja realmente "chique" sejam as roupas e o modo de falar, tirando, claro, o carrão alugado.
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Re:Filantropia e soberba podem se unir?
« Resposta #3 Online: Abril 21, 2013, 06:45:44 pm »
Claro que podem, e isso é geralmente explicado pela ideia de Moral Self-Licensing, vulgo, a prática de atos moralmente bons serve como um "crédito moral" para justificar atos dúbios. É o equivalente ético de "tome uma Coca-Cola Light enquanto devora um boi inteiro em uma Churrascaria Self-Service".
« Última modificação: Abril 21, 2013, 06:50:45 pm por Stormbringer »

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:Filantropia e soberba podem se unir?
« Resposta #4 Online: Abril 21, 2013, 07:01:30 pm »
Fiquei lembrando, numa reunião do Rotary Club de minha cidade, a história que me contaram de um "rotariano" querendo debater a fome nos países africanos e como eles poderiam ajudar a melhorar esse cenário. A contradição estava *apenas* na farta mesa de jantar posta para os mais de cinquenta convidados, contendo iguarias "sem igual".

Não tem contradição nenhuma aqui. Então o certo seria todo mundo ficar uns três dias de jejum, entender como é sentir fome para ter o direito de falar do assunto?

----

De resto, realmente parece que exageraram aí na sua cidade (cujo nome, aliás, você não disse). Talvez fosse um almoço pra gente rica, para eles tentarem arrecadar doações mais polpudas. Só que, nessa, realmente se perde a simpatia de quem não tem tanta grana assim...

No mais, alguns pontos curiosos:

(1) 25 reais é caro pra um almoço, ainda mais quando rolava uma expectativa de levar bacia pra servir várias pessoas?
(2) Pô, você nem colocou um tênis pra ir lá?
(3) "O silêncio morno de conversas contidas, tipo, sem aquela felicidade que deveria haver num ambiente onde você tem como justificativa estar lá para o bem de outros."

Você realmente tava esperando gente sorrindo e gritando "puta merda, como é bom ajudar os outros"?
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline Vincer

  • Silva.
    • Ver perfil
Re:Filantropia e soberba podem se unir?
« Resposta #5 Online: Abril 21, 2013, 07:27:42 pm »
É um jogo de interesses, na prática eles sabem que mais vale agradar uns bem apossados por doações maiores. Quem mais esteve errado nesse cenário, para mim, foi a atendente; Provavelmente a ong(é uma ong?) contratou algum serviço para fazer isso, claro algum que só faz eventos desse nível. Em outras palavras quem servia dificilmente tinha qualquer altruísmo, só faz seu trabalho... o que levanta outra questão, eu acho deprimente ver esse tipo de comportamento de funcionários; Já vi outros casos assim, como se a pessoa fosse do 'mesmo nível' que aqueles a quem servem...  não que que ninguém seja de nível diferente, deu para entender.

Eu não critico tanto os organizadores porque do lado deles as coisas não são tão simples. Se eles gastassem o mínimo com o tal almoço eles não teriam o mesmo retorno. Num outro exemplo eu vi campanhas publicitárias para ongs que custaram absurdamente caro, seria tão melhor se não gastassem com isso e fizessem algo simples... mas é claro q ñ teria o mesmo efeito nem atraíria o público. Mesma situação o almoço. O 'verdadeiro altruísta' (o mais próximo de um, não sei se existe altruísmo verdadeiro) não iria num almoço, doaria uma quantia sem nada em troca... ou iria além se envolvendo com a ação de alguma outra forma.

Foi uma oportunidade perdida não terem feito nada além do almoço; A coisa poderia ter sido bolada para algum outro propósito, fomentar conversa, conhecer o trabalho sendo feito... mas eles ofereceram exatamente o que dizia no cupon, e o que vc descreveu foi como qualquer restaurante, com aquela pompa a mais de restaurantes caros.




Madruga eu vejo contradições sim, você tá indo para um outro extremo. A mesa do evento precisava ser tão farta? Não falo que ninguém tenha que passar forme, todo evento precisa de infraestrutura para os convidados e toda ong precisa fazer frente com quem tem dinheiro para doar.

Não sei se a palavra mais adequada seria contradição... mas evidencia alguns problemas sim, ao meu ver, alguns deles bem mais profundos e sociais que essa questão de ongs-doações.

Offline Ciggi

  • Vénis Pagina
  • Enviado do meu PC
    • Ver perfil
Re:Filantropia e soberba podem se unir?
« Resposta #6 Online: Abril 22, 2013, 01:35:13 am »
Sinceramente não vi nada de anormal, fora o Arcane estar completamente deslocado e a equipe que tentou fazer o evento não ser mais seleta.

Esse tipo de almoço não é incomum, o povinho mais classudo vai, discute sobre como pode se ajudar isso ou aquilo e os organizadores tentam pegar alguma grana considerável, algum patrocínio ou coisas assim. A "caridade" é só pra "convidar" quem pode ajudar a estar lá.

Imbecil mas socialmente aceitável e feito a anos!

Offline Arcane

  • Power Beard
  • [Organização dos PbFs]
  • Fidalgo Burguês Aldeão e Bot
    • Ver perfil
Re:Filantropia e soberba podem se unir?
« Resposta #7 Online: Abril 22, 2013, 06:48:56 am »
De fato, eu também exagerei. Mesmo que tivesse sido algo mais simples, eu estava bem desarrumado. Só que não acredito que a sensação tivesse sido diferente. Numa situação mais caprichada eu estaria de jeans e tenis, mas não sinto que o resultado teria sido diferente.

O valor era mais caro que o normal praticado por outras associações similares, principalmente quanto o material da comida foi doado e o espaço era próprio, mas ainda era aceitável. O custo deles ficou basicamente com o aluguel de mesas, pratos, talheres, etc. Só que ficou caro mesmo quando eu descobri que era um cupom por pessoa. O ponto é que com os mesmos 25,00 dava para fazer algo organizado sem tanta pompa. Mas aí caía no problema de não se focar no público alvo, como já mencionaram, e que eu não havia pensado.

Realmente é comum ocorrer esse tipo de reunião. Eu só acho que a forma de como são feitas descaracteriza o conceito de filantropia, mas se explica de acordo com o texto que o Elfo postou.

@Madruga, não precisa chegar a esse extremo de felicidade, mas não havia sequer um grupo contando piadas, ou alguém com um violão, ou crianças correndo e brincando, ou por aí vai. Estava todo mundo sentadinho, no máximo conversando com o companheiro do lado.
Somos todos bots!

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:Filantropia e soberba podem se unir?
« Resposta #8 Online: Abril 22, 2013, 09:53:45 am »
Bem, não deixa de ser uma estratégia racional. O público alvo é a parcela da sociedade que tem potencial pra fazer doações substanciais em troca de se sentirem bons e nobres ao ajudar os pobres fedidos. O ambiente é feito tendo eles em mente, já que cada doação de um grandão vale mais que 5, 10 ou 50 pessoas "comuns".

O que eles deviam fazer é deixar isso mais claro, mesmo.

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:Filantropia e soberba podem se unir?
« Resposta #9 Online: Abril 22, 2013, 02:38:13 pm »
@Madruga, não precisa chegar a esse extremo de felicidade, mas não havia sequer um grupo contando piadas, ou alguém com um violão, ou crianças correndo e brincando, ou por aí vai. Estava todo mundo sentadinho, no máximo conversando com o companheiro do lado.

Mas não é show de humor, não é faculdade de humanas e não é creche. Acho que você que estava meio deslocado mesmo...

Madruga eu vejo contradições sim, você tá indo para um outro extremo. A mesa do evento precisava ser tão farta? Não falo que ninguém tenha que passar forme, todo evento precisa de infraestrutura para os convidados e toda ong precisa fazer frente com quem tem dinheiro para doar.

Não sei se a palavra mais adequada seria contradição... mas evidencia alguns problemas sim, ao meu ver, alguns deles bem mais profundos e sociais que essa questão de ongs-doações.

Não sei. Eu já não gosto das acusações de "HIPOCRISIA!" (o conceito de hipocrisia é bem fraco), mas hipócrita pra mim é o oposto: um bando de gente que tem o que comer, que almoça e janta todo dia, justamente nesse dia fingir que come pouco ou que não pode comer só por conta de consciência pesada. Coma-se bem, contato que se ajude alguém. Não há problema conceitual nenhum.

Esses dias vi no Facebook uma foto com similares acusações de hipocrisia falando de um "galetinho para ajudar os animais de rua", e os babacas de plantão (os mesmos babacas que ainda se acham muito espertos fazendo piadas de "assassinar alfaces" para espezinhar vegetarianos) já choravam e acusavam, dizendo que havia uma contradição aí. Não vi onde, ainda.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:Filantropia e soberba podem se unir?
« Resposta #10 Online: Abril 22, 2013, 06:57:08 pm »
Típico evento onde pilantras cheios da grana aparecem para serem vistos como "pessoas distintas da sociedade".
Eu me sentiria pior do que você se sentiu, amigo.
Micro Máfia Resident Evil chegando!