Eu tive uma idéia sobre falha crítica em ataques pra 4e enquanto estava no banheiro. Seria assim: Quando o personagem tira 1, ele concede vantagem de combate a todos os oponentes até que ser atingido por um oponente ou até o fim do próximo turno (o que vier primeiro). Ele recebe +1d6 de dano por tier do monstro que o acertar.
O que mostra como essa regra caseira foi literalmente cagada.
Penso que isso pode desbalancear demais. Ok, são 5% de chances de isso ocorrer numa rolagem, mas pense que são os PCs que mais se prejudicarão com isso no decorrer do jogo. Conceder CA na 4e é bem arriscado, principalmente contra Lurkers e Skirmishers. E não entendi o motivo do "+1d6 de dano por tier de inimigo". Isso representa o quê? Quanto mais forte o monstro, mais ele aproveita dos seus erros?
Não vejo necessidade de uma regra específica para "falhas críticas". "Perder" a ação já é uma frustração suficiente para a má sorte no dado.
Mas, caso todos na mesa concordem, poderia-se aplicar o conceito de Disvantage do DDNext, tanto no caso da 4e quanto em outros DnD-likes por aí. Tirou "1" no dado? Sua próxima rolagem será com "Desvantagem" (rola 2d20, fica com o menor resultado). Isso representaria a falta de foco, confiança, distração, desânimo, coragem ou jeito do personagem depois de falhar miseravelmente na ação anterior.
(Óbvio que isso tem problemas, como penalizar o jogador por uma falha que já é passado, mas hey, se o espírito sádico do Gygax está aí, porque não aproveitar de maneira sadia?).
Ah, sim sobre o tópico: não me lembro de "falhas críticas". Agora de acertos críticos, esses sim. Muitos foram memoráveis.