Autor Tópico: Falha crítica!  (Lida 7682 vezes)

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Offline Rafa

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Falha crítica!
« Online: Outubro 19, 2012, 04:36:43 pm »
Opa! Não sei se já existe algum tópico assim mas...
Alguma vez os dados já sacanearam com alguma ação? :p

Acho que deve ter muita história engraçada de falha crítica né?  :duh:
rs

Abraços!

Offline z é d u a r d o

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Re:Falha crítica!
« Resposta #1 Online: Outubro 19, 2012, 05:23:39 pm »
se alguma vez os dados sacaneiam? se você está jogando 4E, toda vez, praticamente. hahahaha


aliás, é engraçado isso: eu não consigo lembrar vividamente de nenhuma falha crítica ou fumbles. lembro de muita frustração quando, numa partida de 4E, os dados absolutamente não ajudavam e você perdia poderes diários, de encontro que não são... reliable? qual o termo em português?


(a coisa mais próxima de falha crítica que tive recentemente, a não ser que Caios, Leilas, Brunos e Felipes lembrem de coisa pior)




mas, pô, gosto de falhas críticas e, já na posição de mestre, acho interessante descrever os efeitos e criar uma situação de repente mais complicada que a batalha em si. <3

Re:Falha crítica!
« Resposta #2 Online: Outubro 19, 2012, 05:31:38 pm »
Agora que tocou no assunto, eu acho que já vi muito mais falhas críticas do que sucessos críticos... talvez tenha algo psicológico aí, nos fazendo dar mais importância aos desastres fenomenais do que aos sucessos. Ou talvez a descrição das falhas sempre seja mais engraçado que a descrição das vitórias.


Tive várias em meus jogos, mas não consigo lembrar de nenhuma particularmente. Deve ser um sinal de que estou a muito tempo sem jogar...

Offline Smaug

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Re:Falha crítica!
« Resposta #3 Online: Outubro 19, 2012, 05:37:43 pm »
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aliás, é engraçado isso: eu não consigo lembrar vividamente de nenhuma falha crítica ou fumbles. lembro de muita frustração quando, numa partida de 4E, os dados absolutamente não ajudavam e você perdia poderes diários, de encontro que não são... reliable? qual o termo em português?
Alias, esse problema com os diários da 4e está quase me fazendo adotar a regra de jogue 2d20 e escolha o melhor resultado ou transformar os poderes diários em recarregaveis.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:Falha crítica!
« Resposta #4 Online: Outubro 19, 2012, 06:08:09 pm »
Alias, esse problema com os diários da 4e está quase me fazendo adotar a regra de jogue 2d20 e escolha o melhor resultado ou transformar os poderes diários em recarregaveis.

Todos os poderes diários da 4e tem um destes benefícios:

-É uma Stance/Postura ou algo similar, e portanto não expira, exceto se o jogador quiser.
-É Reliable/Confiável, e não se perde se você errar.
-Possui uma linha de Efeito, que funciona independente da parte de "acerto" funcionar ou não.
-Possui uma linha de Fracasso, que funciona se você errar o poder (geralmente é um buff/debuff mais fraco do que se tivesse acertado).

No geral, eu vejo mais frustração com poderes de encontro perdidos do que diários, porque a maioria dos poderes de encontro não possui as salvaguardas listadas acima.
Vendo meus mangás
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-Dom Pedro I

Offline Smaug

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Re:Falha crítica!
« Resposta #5 Online: Outubro 19, 2012, 06:13:38 pm »
Eu sei Nibelung, mas o legal do diário é você acertar ele como um todo. É aquele momento que você olha e diz "agora vai, causo dano e ainda ponho meus companheiros de pé", dai você erra.
Do jeito que tá é mais fácil abolir o teste e só usar essas condições que você postou. Ter um poder pra errar ele o tempo todo, causar um deffuzinho ou poder tentar errar de novo no próximo turno.
Poderes de encontro no próximo e encontro eu posso usar de novo, poderes diários só com descanso longo... além dos fato dos poderes por encontro não serem tão legais quanto os diários.
« Última modificação: Outubro 19, 2012, 06:16:54 pm por Smaug »
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Offline Ciggi

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Re:Falha crítica!
« Resposta #6 Online: Outubro 19, 2012, 06:38:19 pm »
Falha critica me faz lembrar a Anaconda Ninja, o Mosquito Marombeiro, e o ténis radioativo voador!

Offline Malena Mordekai

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Re:Falha crítica!
« Resposta #7 Online: Outubro 19, 2012, 06:40:47 pm »
Conheço gente que sofria de falhas críticas em excesso e tentava contornar isso botando os dados na geladeira (???).

Da mesma forma que conheço uma moça que gerava umas dez rolagens de sucesso crítico por sessão, ou mais... SE jogasse com sua personagem eladrin patrulheira. Qualquer outro personagem e suas jogadas voltavam à mediocridade.

A gente passou mais de um ano vendo essas coisas inusitadas...
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Offline Smaug

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Re:Falha crítica!
« Resposta #8 Online: Outubro 19, 2012, 06:42:48 pm »
Patrulheiro é uma classe que atrai sucessos criticos, se for usada por quem nunca jogou rpg são pelo menos 5 sucessos por sessão de jogo.
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Offline Malena Mordekai

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Re:Falha crítica!
« Resposta #9 Online: Outubro 19, 2012, 07:22:17 pm »
Não era iniciante não... mas admito que a possibilidade de acertos críticos dobra.


A coisa era tamanha que ela chegou ao Destino Épico Punisher of the Gods (na época antes de ser nerfado), que brutalizava MUITO o resultado dos críticos. Como tinha também a ver com as tramas dela, caiu como uma luva.


E cada crítico era acompanhado de gritos. TODA SANTA VEZ.
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Offline Smaug

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Re:Falha crítica!
« Resposta #10 Online: Outubro 19, 2012, 07:28:40 pm »
A menina que jogou de patrulheira na nossa mesa não entendia metade do que tava acontecendo, nem porque diabos um 20 no dado era tão importante. Mas tirava um atrás do outro. Cheguei a trocar os dados só para ver se eles não estavam viciados, mas eram os mesmos que faziam o Zé e o resto grupo errar até na hora de preencher a ficha, então, não era os dados era ela mesma. Tenho a impressão que se ela jogasse um d6 ela tirava 20.
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Re:Falha crítica!
« Resposta #11 Online: Outubro 19, 2012, 10:43:08 pm »
Isso é impressionante (essa do Smaug e do publicano).


Comum é o narrador que vive tirando número bom e quando jogador só se lasca. Em jogos d20 por sorte eu não sofro de falha crítica e tiro bons números. Mas online fico mais aleatório, infelizmente.


Minha última falha crítica foi agora numa partida de Marvel Heroic RPG onde tirei 3 1s nos dados e o resultado dos outros dados foi tão medíocre que meu personagem simplesmente apanhou feio do inimigo (numa mesa de CdZ eu era o cavaleiro de prata de Cruzeiro do Sul e o oponente o Espectro de Dríade)

Offline Malena Mordekai

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Re:Falha crítica!
« Resposta #12 Online: Outubro 19, 2012, 10:56:54 pm »
Olha... essas que contei foi de um dos grupos que joguei de quatro-e, o outro grupo regular que tive tinha três mestres regulares, e desses dois (inclusive eu) temos esse problema de tirar números cavalares quando narramos e sermos medíocres enquanto jogadores.


E eu sinceramente não sei o que é que provoca isso.
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Re:Falha crítica!
« Resposta #13 Online: Outubro 19, 2012, 11:03:16 pm »
É uma boa pergunta, Publicano. Mas uma vez narrando tirei falha crítica num golpe em área fodão de uma NPC pra atacar os PCs. duas vezes tiro 1 no dado, menos pra machucar a DMPC.

Offline Aquela Sem Nick

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Re:Falha crítica!
« Resposta #14 Online: Outubro 19, 2012, 11:35:48 pm »
Tive um mestre certa vez que me deixava em várias situações cabeludas. Sempre rolava a infelicidade de tirar "1" nessas missões. E mesmo que implorasse pra que não fosse tão cruel e tals, ele dizia: "1 é 1, né?". Saía toda fodida, às vezes literalmente. :P


Mas o legal era a revanche. Quando eu tirava 20, ele arregalava os olhos e EU dizia: "Então... 20 é 20".  :hmmm:


Rendia boas risadas.
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Offline Malena Mordekai

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Re:Falha crítica!
« Resposta #15 Online: Outubro 19, 2012, 11:38:37 pm »
Detalhe o ser fodida literalmente  :cool:
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Offline Aquela Sem Nick

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Re:Falha crítica!
« Resposta #16 Online: Outubro 19, 2012, 11:40:20 pm »
O Rafa perguntou das sacanagens que os dados fizeram.
Minha guerreira ficou presa numa cela cheia de homens.
Foi... enfim. Next! :P
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Re:Falha crítica!
« Resposta #17 Online: Outubro 20, 2012, 12:58:04 am »
Eu devo ser o único aqui que não usa regras de falhas críticas, ao que parece.  :P

Offline Rafa

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Re:Falha crítica!
« Resposta #18 Online: Outubro 20, 2012, 02:00:47 am »
eu coloquei o tópico, só não postei minhas histórias pq tava sem tempo! rs

eu tenho duas... as duas foram quando eu tava jogando Angus...
a primeira foi constrangedora, portanto vou deixar guardada no FUNDO do meu baú. Mas meu personagem virou meio aviadado, por assim dizer...................
próxima:

eu era um saxão... e eu tinha conquistado minha moral.. pq em uma terra onde a maioria dos saxões tinha espada e eu tinha em mÃos um martelo que esmagava os vikings sem dó, eu era quase um rei. todo mundo me conhecia!

certa noite fomos invadidos por um bando de vikings que, por sorte, um dos nossos vigias viu eles desembarcando na praia... deu tempo pra ele nos avisar, e a gente preparar um "ataque"... como os vikings estavam em maioria, optei por incentivar os saxões a lutar.. o mestre pediu pra mim descrever, e eu falei que corri na frente a cavalo, e, em movimento, levantei o martelo e berrei, ele pediu pra fazer um teste de força, e eu falhei... resultado: caí do cavalo, bati a cabeça em algo (pedra, provavelmente) e desmaiei, fiquei a batalha toda desacordado...

ganhamos a batalha...
 de alguma forma meu incentivo foi positivo, não?  :dança:

Offline Lumine Miyavi

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Re:Falha crítica!
« Resposta #19 Online: Outubro 20, 2012, 05:58:37 am »
Eu devo ser o único aqui que não usa regras de falhas críticas, ao que parece.  :P
Não usava regra de falha crítica desde que uma regra que um jogador achou na net, uma regra caseira de "desmembramentos" e isso fez com que o guerreiro de outro jogador ficasse (na mesma sessão) sem mão e sem perna.

Se conta morrer por resultados ruins, já dei TPK por 1 no dado (porque teste de resistência sempre falha com 1).

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Re:Falha crítica!
« Resposta #20 Online: Outubro 20, 2012, 09:37:27 am »
Eu devo ser o único aqui que não usa regras de falhas críticas, ao que parece.  :P

Somos dois

Já tem muita coisa tentando matar os personagens XD
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Offline z é d u a r d o

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Re:Falha crítica!
« Resposta #21 Online: Outubro 20, 2012, 05:41:52 pm »
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Não usava regra de falha crítica desde que uma regra que um jogador achou na net, uma regra caseira de "desmembramentos" e isso fez com que o guerreiro de outro jogador ficasse (na mesma sessão) sem mão e sem perna.

mas isso não dá um plot jeitosinho?
entendo que é muito interessante evitarmos regras que castiguem os jogadores por coisas (especialmente coisas sobre as quais eles não tem controle, como a sorte nos dados), mas não seria bacana se inclusive a sorte gerasse novas situações e, no fim, incrementasse o personagem?

as in: o grupo ir caçar (1) um artífice de bonecos para criar novos membros pro cara, ou (2) um extraplanar que aceitasse um pacto, ou (3) [...]

Offline Smaug

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Re:Falha crítica!
« Resposta #22 Online: Outubro 21, 2012, 03:14:21 pm »
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E eu sinceramente não sei o que é que provoca isso.
As mesmas forças cosmicas que permitem a seu cachorro fazer um monte de truques legais quando só está você e ele, mas travam o bicho quando tem um amigo perto e você quer mostrar pra ele.

Quando eu digo em falha critica, estou me referindo mais ao erro automático se tirar 1 do que em aprontar poucas e boas com o personagem por causa disso. A um tempo já eu penso que pessoas treinadas dificilmente cometem erros imbecis (apesar que aquela luta de UFC que o cara errou o chute e caiu de bunda no chão perdendo a luta tem me feito repensar isso).
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Offline z é d u a r d o

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Re:Falha crítica!
« Resposta #23 Online: Outubro 21, 2012, 05:29:44 pm »
A um tempo já eu penso que pessoas treinadas dificilmente cometem erros imbecis (apesar que aquela luta de UFC que o cara errou o chute e caiu de bunda no chão perdendo a luta tem me feito repensar isso).


reveja e não se esqueça JAMAIS.

Offline Smaug

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Re:Falha crítica!
« Resposta #24 Online: Outubro 21, 2012, 05:45:01 pm »
Ah, eu tinha na minha cabeça que ele tinha errado um chute, mas ele tentou um soco circular (o que deixa a cena pior ainda, e essa musiquinha do pião do báu só melhora).
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Offline Malena Mordekai

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Re:Falha crítica!
« Resposta #25 Online: Outubro 21, 2012, 06:04:12 pm »
Mas nesse caso eu vejo mais como uma manobra dada pelo Anderson, que se aproveitou da falha do adversário...
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Re:Falha crítica!
« Resposta #26 Online: Outubro 21, 2012, 10:59:21 pm »
Mas nesse caso eu vejo mais como uma manobra dada pelo Anderson, que se aproveitou da falha do adversário...

Mas falha seria, nesse caso, ele só errar o alvo do golpe; e falha crítica errar o golpe e cair?

Offline Malena Mordekai

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Re:Falha crítica!
« Resposta #27 Online: Outubro 21, 2012, 11:04:24 pm »
Então. Pra mim ele só caiu porque o outro reagiu com a manobra, senão seria só uma falha comum.
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Offline Smaug

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Re:Falha crítica!
« Resposta #28 Online: Outubro 22, 2012, 11:34:00 am »
Mas ele caiu sem levar um golpe do outro, o adversário só abaixou, ele se desequilibrou e caiu.
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Offline Malena Mordekai

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Re:Falha crítica!
« Resposta #29 Online: Outubro 22, 2012, 11:41:20 am »
Exatamente, a esquiva fenomenal do Anderson foi o que causou a queda.


Mas em RPG isso dependeria realmente de sistema. Eu fiquei imaginando algo como em D&D 4e, uma interrupção que derrubasse alguém que falhasse o golpe contra você.
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Offline Smaug

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Re:Falha crítica!
« Resposta #30 Online: Outubro 22, 2012, 11:50:56 am »
Realmente, em D&D (qualquer uma das versões) e Storitelling, ambos possuem defesas passivas. Então uma falha critica realmente poderia ser descrita como a cena acima.
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Offline z é d u a r d o

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Re:Falha crítica!
« Resposta #31 Online: Outubro 22, 2012, 11:57:19 am »
Exatamente, a esquiva fenomenal do Anderson foi o que causou a queda.


Mas em RPG isso dependeria realmente de sistema. Eu fiquei imaginando algo como em D&D 4e, uma interrupção que derrubasse alguém que falhasse o golpe contra você.
Pensa que em D&D a capacidade de desviar do golpe já está embutida no valor da CA. O erro do Sonnen foi não ter calculado a possibilidade do Anderson esquivar, então ele deu um golpe desequilibrado - se ele tivesse acertado, poderia ter sido, sei lá, um Ataque Poderoso; mas não só errou como errou feio, o que garantiu que ele ainda perdesse o equilíbrio e caísse no chão.

Ele inclusive não caiu no chão, apenas - ele caiu no chão completamente indefeso e desnorteado. Pasmo. hahaha

Offline Rafa

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Re:Falha crítica!
« Resposta #32 Online: Outubro 22, 2012, 12:07:14 pm »
ta bom.
Vocês me deixaram confuso! hahaha

Eu ainda vou ler as regras, daí volto a ler o tópico pra ver se consigo acompanhar o raciocínio de vcs :p

Offline Nhoqs

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Re:Falha crítica!
« Resposta #33 Online: Outubro 22, 2012, 10:44:52 pm »
Voltando ao tópico "Falha crítica", me lembro de uma minha super legal. Lançamento de D&D 4e, vai eu e Mai conhecer o sistema e jogar. Ela senta em uma mesa e começa a jogar de anão guerreiro. Eu acompanhei o começo da história e vi que ela pisou em uma catacumba, que quebrou e ela caiu (por conta de uma falha e uma trap). Legal.


Abriram mais uma mesa e lá fui eu jogar. Sobrou justamente o Guerreiro Anão pra mim (fichas prontas, história pronta, etc.).


Então, estou eu perto das catacumbas e eu tento pular uma delas (me valendo do tosco porém salvador off-game). Mas, para alegria de todos que sabiam que eu já sabia como era toda aquela masmorra, eu tiro uma falha crítica, caio em cima da catacumba, que quebra e eu caio dentro. Ela é profunda, tomei dano na queda e ainda sofri ataque de oportunidade de um arqueiro enquanto estava lá embaixo.
Vira e mexe e eu volto aqui.

Offline Torneco

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Re:Falha crítica!
« Resposta #34 Online: Outubro 22, 2012, 11:05:13 pm »
Eu acho que essas histórias de falhas críticas exageradas, como o cara se machucare perder membros ao rolar 1, desnecessárias. As vezes, você passa mais tempo remediando a confusão gerada (nesse caso, não só o fato de te que dar um jeito de recuperar o membro do personagem como o fato do grupo ter que parar a missão atual pra curar o jogador) do que narrando o jogo e as partes divertidas.


Eu prefiro deixar que os resultados ruins já ferrem o grupo naturalmente. Houve um TPK que eu cometi uma vez (que causou o apocalipse em Faerun), onde um combate, que não era um pouco difícil para o grupo ser decidido no ultimo ataque, onde o jogador errou o vilão por 2, isso depois de uma série de outros resultados terem sido ruins.

Re:Falha crítica!
« Resposta #35 Online: Outubro 22, 2012, 11:13:47 pm »
Eu tive uma idéia sobre falha crítica em ataques pra 4e enquanto estava no banheiro. Seria assim: Quando o personagem tira 1, ele concede vantagem de combate a todos os oponentes até que ser atingido por um oponente ou até o fim do próximo turno (o que vier primeiro). Ele recebe +1d6 de dano por tier do monstro que o acertar.

Re:Falha crítica!
« Resposta #36 Online: Outubro 23, 2012, 02:50:02 pm »
Eu tive uma idéia sobre falha crítica em ataques pra 4e enquanto estava no banheiro. Seria assim: Quando o personagem tira 1, ele concede vantagem de combate a todos os oponentes até que ser atingido por um oponente ou até o fim do próximo turno (o que vier primeiro). Ele recebe +1d6 de dano por tier do monstro que o acertar.

O que mostra como essa regra caseira foi literalmente cagada. XD

Penso que isso pode desbalancear demais. Ok, são 5% de chances de isso ocorrer numa rolagem, mas pense que são os PCs que mais se prejudicarão com isso no decorrer do jogo. Conceder CA na 4e é bem arriscado, principalmente contra Lurkers e Skirmishers. E não entendi o motivo do "+1d6 de dano por tier de inimigo". Isso representa o quê? Quanto mais forte o monstro, mais ele aproveita dos seus erros?

Não vejo necessidade de uma regra específica para "falhas críticas". "Perder" a ação já é uma frustração suficiente para a má sorte no dado.

Mas, caso todos na mesa concordem, poderia-se aplicar o conceito de Disvantage do DDNext, tanto no caso da 4e quanto em outros DnD-likes por aí. Tirou "1" no dado? Sua próxima rolagem será com "Desvantagem" (rola 2d20, fica com o menor resultado). Isso representaria a falta de foco, confiança, distração, desânimo, coragem ou jeito do personagem depois de falhar miseravelmente na ação anterior.

(Óbvio que isso tem problemas, como penalizar o jogador por uma falha que já é passado, mas hey, se o espírito sádico do Gygax está aí, porque não aproveitar de maneira sadia?).


Ah, sim sobre o tópico: não me lembro de "falhas críticas". Agora de acertos críticos, esses sim. Muitos foram memoráveis.

Re:Falha crítica!
« Resposta #37 Online: Outubro 24, 2012, 01:26:42 am »
a regra foi cagada mesmo, ainda não apliquei. A idéia do dano extra é pra representar o oposto do dano extra dos críticos. Foi só uma sugestão.

Re:Falha crítica!
« Resposta #38 Online: Outubro 24, 2012, 08:40:04 am »
a regra foi cagada mesmo, ainda não apliquei. A idéia do dano extra é pra representar o oposto do dano extra dos críticos. Foi só uma sugestão.

Hey, foi só uma brincadeira da minha parte. Desculpe-me se pareceu grosseria. Longe de mim querer censurar alguém.

A questão da "falha crítica" é que ela mais é uma regra caseira que ganhou "status" de oficial - talvez tomando o mesmo raciocínio que o seu, Youkai, de contrabalancear opostos.

Ela aparece no DMG da 4e como regra opcional (p. 189). Aliás, essa "sugestão" do DMG é mais "brutal" que sua proposta, Youkai. Veja:

Citação de: DMG, p. 189
Fumble
Whenever you make an attack roll of natural 1, your turn immediately ends, and you grant combat advantage to all attackers until the start of your next turn. If the roll is part of a close or area attack, resolve all the other attack rolls before ending your turn.

Novamente, acho complicado sair aplicando condições por aí, no caso Combat Advantage, por mero azar  nos dados. Isso banaliza a condição e pode criar brechas desastrosas. E DnD é um jogo heróico, pô. Sair derrubando armas ou dar beijos no colega do lado por uma rolagem azarada é meio broxante, imho.

Mas, gosto é gosto, e eu não vou ficar patrulhando o jeito de jogar de ninguém. Então, se a regra agrada o seu grupo - e sei que existem grupos que esperam que algo aconteça quando se rola um "1" -, siga com ela.


PS: Tem regra pra Sucesso e Falha críticas em Skills também na mesma página do DMG citado acima. Elas dão bônus/penalidade de +5/-5 nas jogadas finais, ou contam com um sucesso/falha extra em Skill Challenges.


Offline Lumine Miyavi

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Re:Falha crítica!
« Resposta #39 Online: Outubro 24, 2012, 10:04:41 am »
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mas isso não dá um plot jeitosinho?
entendo que é muito interessante evitarmos regras que castiguem os jogadores por coisas (especialmente coisas sobre as quais eles não tem controle, como a sorte nos dados), mas não seria bacana se inclusive a sorte gerasse novas situações e, no fim, incrementasse o personagem?

as in: o grupo ir caçar (1) um artífice de bonecos para criar novos membros pro cara, ou (2) um extraplanar que aceitasse um pacto, ou (3) [...]
(Eras depois.)

Foi como o Torneco disse, é uma situação onde a resolução acaba dando mais trabalho que tudo.

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Re:Falha crítica!
« Resposta #40 Online: Outubro 24, 2012, 02:33:29 pm »
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Foi como o Torneco disse, é uma situação onde a resolução acaba dando mais trabalho que tudo.
   Acho que isso se expressa em extremo em Mago: a ascensão.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.