Autor Tópico: Falha crítica!  (Lida 7612 vezes)

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Offline Smaug

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Re:Falha crítica!
« Resposta #30 Online: Outubro 22, 2012, 11:50:56 am »
Realmente, em D&D (qualquer uma das versões) e Storitelling, ambos possuem defesas passivas. Então uma falha critica realmente poderia ser descrita como a cena acima.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Offline z é d u a r d o

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Re:Falha crítica!
« Resposta #31 Online: Outubro 22, 2012, 11:57:19 am »
Exatamente, a esquiva fenomenal do Anderson foi o que causou a queda.


Mas em RPG isso dependeria realmente de sistema. Eu fiquei imaginando algo como em D&D 4e, uma interrupção que derrubasse alguém que falhasse o golpe contra você.
Pensa que em D&D a capacidade de desviar do golpe já está embutida no valor da CA. O erro do Sonnen foi não ter calculado a possibilidade do Anderson esquivar, então ele deu um golpe desequilibrado - se ele tivesse acertado, poderia ter sido, sei lá, um Ataque Poderoso; mas não só errou como errou feio, o que garantiu que ele ainda perdesse o equilíbrio e caísse no chão.

Ele inclusive não caiu no chão, apenas - ele caiu no chão completamente indefeso e desnorteado. Pasmo. hahaha

Offline Rafa

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Re:Falha crítica!
« Resposta #32 Online: Outubro 22, 2012, 12:07:14 pm »
ta bom.
Vocês me deixaram confuso! hahaha

Eu ainda vou ler as regras, daí volto a ler o tópico pra ver se consigo acompanhar o raciocínio de vcs :p

Offline Nhoqs

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Re:Falha crítica!
« Resposta #33 Online: Outubro 22, 2012, 10:44:52 pm »
Voltando ao tópico "Falha crítica", me lembro de uma minha super legal. Lançamento de D&D 4e, vai eu e Mai conhecer o sistema e jogar. Ela senta em uma mesa e começa a jogar de anão guerreiro. Eu acompanhei o começo da história e vi que ela pisou em uma catacumba, que quebrou e ela caiu (por conta de uma falha e uma trap). Legal.


Abriram mais uma mesa e lá fui eu jogar. Sobrou justamente o Guerreiro Anão pra mim (fichas prontas, história pronta, etc.).


Então, estou eu perto das catacumbas e eu tento pular uma delas (me valendo do tosco porém salvador off-game). Mas, para alegria de todos que sabiam que eu já sabia como era toda aquela masmorra, eu tiro uma falha crítica, caio em cima da catacumba, que quebra e eu caio dentro. Ela é profunda, tomei dano na queda e ainda sofri ataque de oportunidade de um arqueiro enquanto estava lá embaixo.
Vira e mexe e eu volto aqui.

Offline Torneco

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Re:Falha crítica!
« Resposta #34 Online: Outubro 22, 2012, 11:05:13 pm »
Eu acho que essas histórias de falhas críticas exageradas, como o cara se machucare perder membros ao rolar 1, desnecessárias. As vezes, você passa mais tempo remediando a confusão gerada (nesse caso, não só o fato de te que dar um jeito de recuperar o membro do personagem como o fato do grupo ter que parar a missão atual pra curar o jogador) do que narrando o jogo e as partes divertidas.


Eu prefiro deixar que os resultados ruins já ferrem o grupo naturalmente. Houve um TPK que eu cometi uma vez (que causou o apocalipse em Faerun), onde um combate, que não era um pouco difícil para o grupo ser decidido no ultimo ataque, onde o jogador errou o vilão por 2, isso depois de uma série de outros resultados terem sido ruins.

Re:Falha crítica!
« Resposta #35 Online: Outubro 22, 2012, 11:13:47 pm »
Eu tive uma idéia sobre falha crítica em ataques pra 4e enquanto estava no banheiro. Seria assim: Quando o personagem tira 1, ele concede vantagem de combate a todos os oponentes até que ser atingido por um oponente ou até o fim do próximo turno (o que vier primeiro). Ele recebe +1d6 de dano por tier do monstro que o acertar.

Re:Falha crítica!
« Resposta #36 Online: Outubro 23, 2012, 02:50:02 pm »
Eu tive uma idéia sobre falha crítica em ataques pra 4e enquanto estava no banheiro. Seria assim: Quando o personagem tira 1, ele concede vantagem de combate a todos os oponentes até que ser atingido por um oponente ou até o fim do próximo turno (o que vier primeiro). Ele recebe +1d6 de dano por tier do monstro que o acertar.

O que mostra como essa regra caseira foi literalmente cagada. XD

Penso que isso pode desbalancear demais. Ok, são 5% de chances de isso ocorrer numa rolagem, mas pense que são os PCs que mais se prejudicarão com isso no decorrer do jogo. Conceder CA na 4e é bem arriscado, principalmente contra Lurkers e Skirmishers. E não entendi o motivo do "+1d6 de dano por tier de inimigo". Isso representa o quê? Quanto mais forte o monstro, mais ele aproveita dos seus erros?

Não vejo necessidade de uma regra específica para "falhas críticas". "Perder" a ação já é uma frustração suficiente para a má sorte no dado.

Mas, caso todos na mesa concordem, poderia-se aplicar o conceito de Disvantage do DDNext, tanto no caso da 4e quanto em outros DnD-likes por aí. Tirou "1" no dado? Sua próxima rolagem será com "Desvantagem" (rola 2d20, fica com o menor resultado). Isso representaria a falta de foco, confiança, distração, desânimo, coragem ou jeito do personagem depois de falhar miseravelmente na ação anterior.

(Óbvio que isso tem problemas, como penalizar o jogador por uma falha que já é passado, mas hey, se o espírito sádico do Gygax está aí, porque não aproveitar de maneira sadia?).


Ah, sim sobre o tópico: não me lembro de "falhas críticas". Agora de acertos críticos, esses sim. Muitos foram memoráveis.

Re:Falha crítica!
« Resposta #37 Online: Outubro 24, 2012, 01:26:42 am »
a regra foi cagada mesmo, ainda não apliquei. A idéia do dano extra é pra representar o oposto do dano extra dos críticos. Foi só uma sugestão.

Re:Falha crítica!
« Resposta #38 Online: Outubro 24, 2012, 08:40:04 am »
a regra foi cagada mesmo, ainda não apliquei. A idéia do dano extra é pra representar o oposto do dano extra dos críticos. Foi só uma sugestão.

Hey, foi só uma brincadeira da minha parte. Desculpe-me se pareceu grosseria. Longe de mim querer censurar alguém.

A questão da "falha crítica" é que ela mais é uma regra caseira que ganhou "status" de oficial - talvez tomando o mesmo raciocínio que o seu, Youkai, de contrabalancear opostos.

Ela aparece no DMG da 4e como regra opcional (p. 189). Aliás, essa "sugestão" do DMG é mais "brutal" que sua proposta, Youkai. Veja:

Citação de: DMG, p. 189
Fumble
Whenever you make an attack roll of natural 1, your turn immediately ends, and you grant combat advantage to all attackers until the start of your next turn. If the roll is part of a close or area attack, resolve all the other attack rolls before ending your turn.

Novamente, acho complicado sair aplicando condições por aí, no caso Combat Advantage, por mero azar  nos dados. Isso banaliza a condição e pode criar brechas desastrosas. E DnD é um jogo heróico, pô. Sair derrubando armas ou dar beijos no colega do lado por uma rolagem azarada é meio broxante, imho.

Mas, gosto é gosto, e eu não vou ficar patrulhando o jeito de jogar de ninguém. Então, se a regra agrada o seu grupo - e sei que existem grupos que esperam que algo aconteça quando se rola um "1" -, siga com ela.


PS: Tem regra pra Sucesso e Falha críticas em Skills também na mesma página do DMG citado acima. Elas dão bônus/penalidade de +5/-5 nas jogadas finais, ou contam com um sucesso/falha extra em Skill Challenges.


Offline Lumine Miyavi

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Re:Falha crítica!
« Resposta #39 Online: Outubro 24, 2012, 10:04:41 am »
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mas isso não dá um plot jeitosinho?
entendo que é muito interessante evitarmos regras que castiguem os jogadores por coisas (especialmente coisas sobre as quais eles não tem controle, como a sorte nos dados), mas não seria bacana se inclusive a sorte gerasse novas situações e, no fim, incrementasse o personagem?

as in: o grupo ir caçar (1) um artífice de bonecos para criar novos membros pro cara, ou (2) um extraplanar que aceitasse um pacto, ou (3) [...]
(Eras depois.)

Foi como o Torneco disse, é uma situação onde a resolução acaba dando mais trabalho que tudo.

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Offline Smaug

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Re:Falha crítica!
« Resposta #40 Online: Outubro 24, 2012, 02:33:29 pm »
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Foi como o Torneco disse, é uma situação onde a resolução acaba dando mais trabalho que tudo.
   Acho que isso se expressa em extremo em Mago: a ascensão.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.