ÁREA SOCIAL > Off-Topic

Estado da Palestina

(1/3) > >>

Skar:
Bem eu estou num momento Assumar, me aguentem.

Como todos que acompanham alguma noticia devem ter percebido essa semana foi entregue o pedido de reconhecimento do Estado Palestino. Muito embora já na segunda feira os palestinos tenham recebido a noticia que o projeto será vetado pelos EUA no conselho de segurança.

Pois bem eu estou querendo saber as opiniões dos usuários sobre o tema.

Alguns links

(click to show/hide)http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,abbas-pede-reconhecimento-de-estado-palestino-pleno-em-discurso,776558,0.htm

http://www.reuters.com/article/2011/09/23/us-palestinians-israel-un-idUSTRE78H28J20110923

http://www.reuters.com/article/2011/09/23/us-un-assembly-israel-idUSTRE78M55I20110923

http://www.reuters.com/article/2011/09/23/us-palestinians-israel-issues-idUSTRE78M3NR20110923

Smaug:
Eu sou contra enquanto continuarem a mandar spam no meu email para ajudar a Palestina...

Elven Paladin:
Bom, eu não vejo motivo algum para me opor ao Estado Palestino. O clamor por sua existência me soa legítimo pelos critérios clássicos de autodeterminação (ou seja, identidade nacional, desejo popular ou ao menos não-oposição a ele e lideranças que iniciem isso) e por mais que me simpatize muito mais por Israel do que por todas nações ao redor dele, nessa questão eu apoio o "outro lado".

Contudo, eu ainda acho que a questão Israel-Palestina (y arredores) só será resolvida por meio de MAD, Conquista Externa ou Conquista Total por uma das partes. Há rancores demais em ambos lados para que um processo de relativa paz se estabeleça.

Skar:
Eu também acho que a paz só pode ser alcançada na região pelo vitória completa de um dos lados. Muito sangue foi derramado por muito tempo para ser esquecido por qualquer um dos lados.

Eu entretanto acho que o Estado da Palestina ser feito por resolução da ONU só vai gerar mais mortes. Diversas partes do território palestino estão sobre controle israelense, o Estado pode acabar gerando mais problemas que soluções no final.

Smaug:
Mas não dá pra pedir que a ONU cruze os braços entregue armas pros dois lados e diga: vamos lá, resolvam isso, quem ficar vivo leva tudo! Nessas horas, ela tem sim que agir como a tia do parquinho que ensina todo mundo a brincar no balanço sem briga. Mesmo pq, qualquer decisão vai resultar em sangue derramado a curto prazo, mas talvez em um fim de hostilidades a longo prazo.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa