ÁREA SOCIAL > Off-Topic

Estado da Palestina

<< < (2/3) > >>

Agnelo:
Eu ainda acho que tinha duas soluções possíveis pra lá:

A primeira seria transformar a terra santa num território internacional administrado por um colegiado de judeus, muçulmanos e cristãos. Nesse lugar não viveria ninguém, mas seria aberto pros cultos/peregrinações/seja lá o que for de todo esse pessoal e mandar o resto do pessoal pra terras próximas e bem delimitadas.. Essa saída é a utópica, se desse certo seria maravilhoso mas ninguém aceitaria isso.

A segunda seria explodir uma três ogivas bem localizadas por lá e murar tudo...

Skar:

--- Citar ---Mas não dá pra pedir que a ONU cruze os braços entregue armas pros dois lados e diga: vamos lá, resolvam isso, quem ficar vivo leva tudo! Nessas horas, ela tem sim que agir como a tia do parquinho que ensina todo mundo a brincar no balanço sem briga. Mesmo pq, qualquer decisão vai resultar em sangue derramado a curto prazo, mas talvez em um fim de hostilidades a longo prazo.
--- Fim de citação ---

O problema é: Se o Estado da Palestina for criado ele pode pedir para ONU ir lá e forçar a retirada das tropas israelenses do território palestino. Tal medida é possível em razão de precedências como a que foi feita para resguarda o Kwait em 91. E se eles não forem lá para tornar a resolução deles real, qual o motivo de se fazer a resolução?
Israel não iria simplesmente sair dos territórios ocupados pq a ONU mandou, força teria que ser empregada. E não podemos esquecer Israel tem arsenal nuclear.

Smaug:

--- Citar ---Israel não iria simplesmente sair dos territórios ocupados pq a ONU mandou, força teria que ser empregada. E não podemos esquecer Israel tem arsenal nuclear.
--- Fim de citação ---
Mas se a gente for pensar por esse lado, é um problema sem solução alguma. Pq se for deixado pra eles resolverem, o que impede do usarem o dito arsenal nuclear?
Não acho que Israel peitaria o conselho da ONU e manteria as tropas ali caso a decisão seja tomada em prol dos Palestinos. Sei que a ONU não manda nada e talz, mas ela perderia demais em imagem e apoio externos com isso.

Skar:

--- Citar ---Não acho que Israel peitaria o conselho da ONU e manteria as tropas ali caso a decisão seja tomada em prol dos Palestinos. Sei que a ONU não manda nada e talz, mas ela perderia demais em imagem e apoio externos com isso.
--- Fim de citação ---

Não sei se essa seria uma aposta que ONU gostaria de entrar. Lembra que a pressão pelos assentamentos não é só do governo israelense tem uma parcela considerável da população a favor dessa ocupação, um primeiro ministro já foi morto por tentar obter a paz.
Fora que tem que ser levado em consideração que Israel já não conta com muito apoio internacionalmente [ sue único aliado declarado são os EUA, que ironicamente seriam a cabeça de lança da ONU]. O que abriria uma nova questão se fossem força a retirada dos assentamentos quem ia chefiar a operação e arcaria com os custos em vidas e dinheiro para ela?

 

ferdineidos:
Ouvi um análise interessante outro dia (não lembro onde) onde dizia que se Israel efetivamente absorver a Palestina (o que na prática, vem acontecendo), seria o fim do estado judeu.

Isso se daria por que os palestinos são maioria e no momento em que percebessem que a única alternativa legal para eles seria requerer direito a voto, Israel seria forçado a conceder isso. Sendo maioria, os palestinos dominariam politicamente.

Sem dúvida é uma questão interessante.

Com relação ao pedido feito na ONU acho muito difícil de ser aceito, a ONU se colocaria em mais uma situação onde se comprova que ela só manda em peixe pequeno.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

[*] Página anterior

Ir para versão completa