A grande questão, Anatole, é que a polícia é supostamente treinada para lidar com essas situações. Ninguém treina tática de protesto (que eu saiba), enquanto a PM realiza treinamentos para abordagem, controle, confronto etc. Espera-se então que as atitudes racionais partam do Estado, não da população em protesto.
Nos países "civilizados", a polícia geralmente comparece em protestos e fica ali plantada, só pra garantir que a coisa toda não saia do controle. A iniciativa da agressão nunca parte deles.
Como aqui é o contrário, a câmera é um instrumento de segurança. Por que um policial se sentiria constrangido por ser filmado se está apenas "fazendo seu trabalho" com correção? Procura aí que você vai achar uma porção de vídeos feitos por pessoas em seus apartamentos, que mostra grupos de policiais arrastando manifestantes sozinhos pra zonas escuras da rua e metendo o cacete. Uma câmera na cara deles pode impedir esse tipo de abuso.
Edit: basta olhar o armamento e o tipo de proteção usado pelos policiais. Ninguém tava ali pra ouvir a população ou tentar controlar somente o que saísse do controle. Eles foram vestidos pra guerra, e guerra foi feita.