Autor Tópico: Ditadura militar no Brasil  (Lida 73988 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão vendo este tópico.

Offline Cebolituz

  • What am I fighting for?
    • Ver perfil
Re:Ditadura militar no Brasil
« Resposta #15 Online: Abril 26, 2013, 03:04:57 pm »
Citar
Não vou nem dizer que a inflação também é culpa do modelo econômico da ditadura, e que graças a ela provavelmente a família do Anatole hoje em dia está numa situação pior que na época da ditadura. A classe média foi a que mais perdeu na época da alta inflacionária.

Vamos ser justos aqui: o problema da inflação iniciou no governo do amado e idolatrado Juscelino Kubistchek, que apesar da boa intenção de tentar industrializar e desenvolver rapidamente o país, gerou também esse grave problema inflacionário que perdurou no Brasil durante 4 décadas.

Apesar do Brasil na época dele ser um país bem atrasado, Juscelino cometeu um erro de radicalizar os gastos e investimentos do que o Brasil ainda não tinha. Se JK fosse mais comedido, acredito que o Brasil não sofreria com a inflação exagerada, pois os 5 anos de crescimento econômico dele nos tirou 4 décadas de estabilidade.

Mas sim, os militares pouco faziam com relação a inflação.
« Última modificação: Abril 26, 2013, 03:20:45 pm por Cebolituz »


GLADIUS - pergunta Gladius

Pergunta o Gladius joga máfia mas o RPG e Spell sendo que Gladius??

Offline ferdineidos

  • - Alugo esse espaço -
    • Ver perfil
Re:Ditadura militar no Brasil
« Resposta #16 Online: Abril 26, 2013, 03:17:25 pm »
Cebola, tem razão. Confundi o JK e seu "avanço econômico vai invariavelmente equilibrar a inflação" com os milicos.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."

Offline Barão

  • Darin @truismer
    • Ver perfil
Re:Ditadura militar no Brasil
« Resposta #17 Online: Abril 26, 2013, 03:24:56 pm »
Depende do governo militar. Uma das causas do golpe foi a própria inflação; o Brasil cresceu muito na decada de 70, em parte, pelo planos de estabilização econômica e de abertura comercial do Castelo Branco.
E ela vem de bem antes. Desde o segundo governo Vargas, quando foi aprovado o aumento de 100% do salário mínimo. Isso fode a inflação de um tanto...

Re:Ditadura militar no Brasil
« Resposta #18 Online: Abril 26, 2013, 04:21:29 pm »
Citar
O próprio Geisel dizia que a abertura seria a única saída pra CORRUPÇÃO dentro do militarismo... nem a corrupção de hoje em dia é invenção dos civis... só com o sistema democrático é que é possível de fato desenraizar os escândalos de corrupção, é por isso que eles não apareciam na ditadura,  não que não existissem.

Imagino que esteja pensando nesse trecho, retirado daqui:

É fundamental levar em conta o apreço e apego de Geisel à ordem e à hierarquia. A verdade é que o sistema militar havia perdido o controle sobre o aparelho de segurança e de informação. Era preciso reprimir a repressão, conter seus excessos, enquadrá-la na hierarquia e disciplina militar. Impor-lhe a cadeia de comando. Para ele, a revolução envelhecera, estava na contramão da história. Mais que isso: desfigurara-se, deteriorara-se. A censura, travando a fiscalização da imprensa, facilitava a corrupção, inclusive de militares e ex-militares. Era essa a avaliação de Geisel, segundo o almirante Faria Lima: "Ele se instalou lá naquele Palácio do antigo Ministério da Agricultura para trabalhar na organização do seu programa de governo. Na verdade, ele já estava se preparando há muito tempo. Ele me disse, naquela ocasião que ia fazer a abertura. E eu disse a ele: 'O senhor acha que é a hora para fazer a abertura?' Ele me respondeu: 'É. Porque a corrupção nas Forças Armadas está tão grande, que a única solução para o Brasil é abertura.'"

Por outro lado, a repressão política criara um poder militar paralelo, autônomo, enfraquecendo os comandos, prejudicando a hierarquia e a disciplina, ameaçando a ordem dentro das próprias Forças Armadas. A concentração excessiva de poder no governo, se por um lado significava força, por outro expunha o governante. E a tão temida ameaça comunista mostrava-se cada vez mais improvável, distante, descartada.


Eu não tenho o livro citado, mas não parece muito diferente de outras declarações que aparecem no Ditadura Envergonhada e Ditadura Escancarada do Gaspari.
« Última modificação: Abril 26, 2013, 06:03:50 pm por Stormbringer »

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Ditadura militar no Brasil
« Resposta #19 Online: Abril 26, 2013, 04:28:43 pm »
É esse mesmo.
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline Barão

  • Darin @truismer
    • Ver perfil
Re:Ditadura militar no Brasil
« Resposta #20 Online: Abril 26, 2013, 04:35:43 pm »
Por mais que a ditadura não fosse um governo democrático, havia disputa política, principalmente entre os militares. O Geisel é de uma corrente mais "moralista" da ditadura, mais ligada ao PSD e a ESG, que buscava uma maior tecnocracia. Fazia parte também do discurso político que o elegeu esse combate da corrupção, o mesmo discurso que elegeu Jânio Quadros, por exemplo.

Offline Torneco

  • Starbounded
    • Ver perfil
Re:Ditadura militar no Brasil
« Resposta #21 Online: Abril 26, 2013, 05:03:47 pm »
Os professores sofreram muito com a ditadura. Você não tinha a liberdade de ensinar o seu conteúdo da forma que achasse mais importante, vinha tudo pré-definido, e sempre tinha alguém espionando as aulas para saber se o professor não estava ensinando nada "subversivo".

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:Ditadura militar no Brasil
« Resposta #22 Online: Abril 26, 2013, 05:50:34 pm »
Adorei um tópico que pude só ir dando obrigado, tão raro concordar com tanta gente da spell :victory:


Só uns centavos então. Sobre a segurança.

Boa parte dos problemas que vivemos hoje tem sua raiz nos militares as prisões arbitrárias deles de intelectuais deram aos criminosos um sangue novo e mudaram um pouco a perspectiva dos mesmos. O crime organizado é um lindo legado dos nossos queridos militares.

Fora que esquecemos um outro fator importante a população brasileira na década de 70 estávamos chegando aos 100 milhões [94 508 583] hoje nós estamos no patamar dos quase 200 milhões [190 755 799] fonte. Isso é uma mudança complexa por que os problemas econômicos que vivemos fizeram com que houvesse um número de pessoas que sem muitas opções escolhem a vida criminosa. Além de hoje termos uma cobertura de mídia muito maior. Então a criminalidade fica mais evidente.

Sobre a economia.

Em defesa do JK temos que levar em consideração que o tempo em que ele vivia essas eram boas politicas econômicas. Os militares em contra partido acharam que eram mais espertos que o mundo inteiro e foram fechando o Brasil para concorrência internacional, afinal o Brasil deve produzir tudo que é necessário  :doido:

Isso trouxe uma preguiça para nossos empresários que acham que eles ainda fazem as regras e se começam a ter problemas contra a concorrência internacional o Estado tem que ir ajudar. Eles não pensam em se melhorar. Toda essa culturatem sua raiz na ditadura.
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Re:Ditadura militar no Brasil
« Resposta #23 Online: Abril 26, 2013, 06:35:13 pm »
Bom vamos lá.
Muita gente falou mas rolou muito mais do mesmo, então vou resumir.

VA: Você disse "E tu acha mesmo que não existia pobreza naquele período? Só porque tua família se dava melhor, dane-se o resto do mundo?" e logo em seguida disse "Eu sustento minha casa com menos de 3 mil reais por mês. Consegui mobiliá-la por inteiro, tenho máquina de lavar, dois computadores, geladeira. Isso porque eu tenho 23 anos, moro só com minha esposa, e não tenho ensino superior. Mal tenho técnico. Quem é esse povo que tá ficando mais pobre?".

Quer dizer que minha família não pode servir de exemplo, mas a sua pode? Ah tá...
Eu tenho 32 anos e sustento minha própria casa. Eu vejo tantas coisas erradas nos dias de hoje que, sim, eu gostaria que algo radical acontecesse para mudar. Chegamos a um ponto onde cada um só se preocupa com si próprio e tá pouco se fodendo com o próximo. Eu vi um texto esses dias que descreve bem a minha insatisfação com nosso governo e país como um todo, espero que seja mais elucidativo:

"- Brasileiro é um povo solidário. Mentira. Brasileiro é babaca.
Eleger para o cargo mais importante do Estado um sujeito que não tem escolaridade e preparo nem para ser gari, só porque tem uma história de vida sofrida;
Pagar 40% de sua renda em tributos e ainda dar esmola para pobre na rua ao invés de cobrar do governo uma solução para pobreza;
...Aceitar que ONG's de direitos humanos fiquem dando pitaco na forma como tratamos nossa criminalidade. ..
Não protestar cada vez que o governo compra colchões para presidiários que queimaram os deles de propósito, não é coisa de gente solidária.
É coisa de gente otária.

- Brasileiro é um povo alegre. Mentira. Brasileiro é bobalhão.

Fazer piadinha com as imundices que acompanhamos todo dia é o mesmo que tomar bofetada na cara e dar risada.
Depois de um massacre que durou quatro dias em São Paulo, ouvir o José Simão fazer piadinha a respeito e achar graça, é o mesmo que contar piada no enterro do pai.
Brasileiro tem um sério problema.
Quando surge um escândalo, ao invés de protestar e tomar providências como cidadão, ri feito bobo.

- Brasileiro é um povo trabalhador. Mentira.

Brasileiro é vagabundo por excelência.
O brasileiro tenta se enganar, fingindo que os políticos que ocupam cargos públicos no país, surgiram de Marte e pousaram em seus cargos, quando na verdade, são oriundos do povo.
O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica indignado ao ver um deputado receber 20 mil por mês, para trabalhar 3 dias e coçar o saco o resto da semana, também sente inveja e sabe lá no fundo que se estivesse no lugar dele faria o mesmo.
Um povo que se conforma em receber uma esmola do governo de 90 reais mensais para não fazer nada e não aproveita isso para alavancar sua vida (realidade da brutal maioria dos beneficiários do bolsa família) não pode ser adjetivado de outra coisa que não de vagabundo.
- Brasileiro é um povo honesto. Mentira.

Já foi; hoje é uma qualidade em baixa.
Se você oferecer 50 Euros a um policial europeu para ele não te autuar, provavelmente irá preso.
Não por medo de ser pego, mas porque ele sabe ser errado aceitar propinas.
O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica indignado com o mensalão, pensa intimamente o que faria se arrumasse uma boquinha dessas, quando na realidade isso sequer deveria passar por sua cabeça.


- 90% de quem vive na favela é gente honesta e trabalhadora. Mentira..

Já foi.
Historicamente, as favelas se iniciaram nos morros cariocas quando os negros e mulatos retornando da
Guerra do Paraguai ali se instalaram.
Naquela época quem morava lá era gente honesta, que não tinha outra alternativa e não concordava com o crime.
Hoje a realidade é diferente.
Muito pai de família sonha que o filho seja aceito como 'aviãozinho' do tráfico para ganhar uma grana legal.
Se a maioria da favela fosse honesta, já teriam existido condições de se tocar os bandidos de lá para fora, porque podem matar 2 ou 3 mas não milhares de pessoas.
Além disso, cooperariam com a polícia na identificação de criminosos, inibindo-os de montar suas bases de operação nas favelas.

- O Brasil é um pais democrático.. Mentira.

Num país democrático a vontade da maioria é Lei.
A maioria do povo acha que bandido bom é bandido morto, mas sucumbe a uma minoria barulhenta que se apressa em dizer que um bandido que foi morto numa troca de tiros, foi executado friamente.
Num país onde todos têm direitos mas ninguém tem obrigações, não existe democracia e sim, anarquia.
Num país em que a maioria sucumbe bovinamente ante uma minoria barulhenta, não existe democracia, mas um simulacro hipócrita.
Se tirarmos o pano do politicamente correto, veremos que vivemos numa sociedade feudal: um rei que detém o poder central (presidente e suas MPs), seguido de duques, condes, arquiduques e senhores feudais (ministros, senadores, deputados, prefeitos, vereadores).
Todos sustentados pelo povo que paga tributos que têm como único fim, o pagamento dos privilégios do poder. E ainda somos obrigados a votar.

Democracia isso? Pense !

O famoso jeitinho brasileiro.
Na minha opinião, um dos maiores responsáveis pelo caos que se tornou a política brasileira.
Brasileiro se acha malandro, muito esperto.
Faz um 'gato' puxando a TV a cabo do vizinho e acha que está botando pra quebrar.
No outro dia o caixa da padaria erra no troco e devolve 6 reais a mais, caramba, silenciosamente ele sai de lá com a felicidade de ter ganhado na loto.... malandrões, esquecem que pagam a maior taxa de juros do planeta e o retorno é zero. Zero saúde, zero emprego, zero educação, mas e daí?
Afinal somos penta campeões do mundo né?
Grande coisa...

O Brasil é o país do futuro.
Caramba , meu avô dizia isso em 1950. Muitas vezes cheguei a imaginar em como seria a indignação e revolta dos meus avôs se ainda estivessem vivos.
Dessa vergonha eles se safaram...
Brasil, o país do futuro !?
Hoje o futuro chegou e tivemos uma das piores taxas de crescimento do mundo.

Deus é brasileiro.
Puxa, essa eu não vou nem comentar."

Micro Máfia Resident Evil chegando!

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Ditadura militar no Brasil
« Resposta #24 Online: Abril 26, 2013, 06:36:26 pm »
Porra, apareceu um texto daqueles que é falsamente assinado pelo Jabor.
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline ferdineidos

  • - Alugo esse espaço -
    • Ver perfil
Re:Ditadura militar no Brasil
« Resposta #25 Online: Abril 26, 2013, 06:41:10 pm »
Jesus, textinho fascista do cacete, hein? É tanta merda junta que dá até preguiça de responder.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."

Re:Ditadura militar no Brasil
« Resposta #26 Online: Abril 26, 2013, 06:45:52 pm »
Falar a verdade é ser facista? Uia!
E eu nunca disse que esse texto é do Jabor.  ^_^
Micro Máfia Resident Evil chegando!

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Ditadura militar no Brasil
« Resposta #27 Online: Abril 26, 2013, 06:48:34 pm »
Citar
Hoje o futuro chegou e tivemos uma das piores taxas de crescimento do mundo.
  :roll:

Só se for a SUA verdade. Como Ferdineidos falou, dá preguiça, fechem o tópico...

Obviamente que eu tenho nojo de você por repassar coisas do tipo "democracia é a lei da maioria" ou "bandido bom é bandido morto". Fui!
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Re:Ditadura militar no Brasil
« Resposta #28 Online: Abril 26, 2013, 06:50:42 pm »
Você tem nojo de mim? Que dó... vou dormir na pia hoje por causa disso. Só que não.
E sim, lugar de mala é na vala e bandido bom é bandido morto. Direitos humanos só serve para bandido nesse circo que chamamos de país.

Um adendo: "democracia é a lei da maioria" é errado? Cara, eu JURAVA que a MAIORIA em uma democracia é quem decidia as coisas. Devo ter aprendido tudo errado nessa minha vida, pobre de mim...

E por fim: a MINHA verdade? A BASE de um país decente é a educação, é o que faz com que animais "racionais" como nós sejamos capazes de viver em sociedade.
Levando isso em conta, temos:

http://filosofonet.wordpress.com/2013/01/09/por-que-o-brasil-tem-um-dos-piores-indices-de-educacao-no-mundo/

Um dos PIORES índices de educação do MUNDO! Meu Deus, é a MINHA verdade essa mesmo?
« Última modificação: Abril 26, 2013, 06:57:21 pm por Anatole »
Micro Máfia Resident Evil chegando!

Offline ferdineidos

  • - Alugo esse espaço -
    • Ver perfil
Re:Ditadura militar no Brasil
« Resposta #29 Online: Abril 26, 2013, 06:59:58 pm »
Falar a verdade é ser facista?

se tivesse alguma verdade naquele texto...

É tanto preconceito e desinformação junta que o que me deprime é ver gente que endossa o que tá escrito ali...mas acho que o pior mesmo é ver no texto o comando "Pense!", como se aquilo não fosse um amontoado de "mais do mesmo" de direitistas recalcados que cresceram tomando ovomaltine e leite-de-pêra.


Edit, pós edit do Anatole

Vivemos numa estado democrático de direito, isso é bem diferente de "a maioria manda". Então sim, aparentemente você aprendeu errado.

Engraçado que o texto não tem porra nenhuma a ver com o fato de estarmos mal em educação ou do país ser uma merda em vários quesitos. O texto é só o faniquito de um retardado, não traz soluções, causas, nem mesmo problemas.
« Última modificação: Abril 26, 2013, 07:06:20 pm por ferdineidos »
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."