Antes do homem (ou da felicidade, que é humana) os animais eram felizes?
Não mais do que são hoje, eu aposto.
De acordo; mas minha questão estava focada na notícia. Não acho que exista felicidade animal. Existem homens achando que podem fazer os animais mais felizes [e tá lá grifado que o metro pra isso é (como só poderia ser) a felicidade no entendimento humano].
Eu honestamente não lembro de nenhum ativista em defesa dos animais que acha devemos fazer os animais serem mais felizes, mas sim que que é desejável que nós evitemos torná-los ainda mais infelizes (e eu acho bizarro usar o termo felicidade aqui, aliás).
Talvez isso posso incomodar os que se focam em ética biocêntrica, mas eu não consigo levar essa posição a sério para comentá-la.
Claro que sou um animal, mas não exatamente um macaco.
Na verdade, você (e eu) não é um Macaco (Monkey), mas sim um Símio (Ape).
A ciência moderna não é uma filosofia? Não tem uma ideologia?
Acreditar numa neutralidade científica é ser ingênuo...
Cientistas não são neutros - já o conteúdo científico é o mais próximo de neutralidade que eu conheço. A Lei da Gravidade ou o Ciclo de Krebs são verdadeiros para qualquer pessoa de qualquer inclinação filosófica, assumam isso ou não.
A filosofia da ciência moderna é essa de dominar a nautureza, de aplicar a ela os conceitos humanos.
Ahn, somente uma divindade
dominaria a Natureza (Physis). Seres Humanos tem que se curvar diante suas regularidades e no máximo, jogar de acordo com as regras do jogo,