Já chamei o Thales, que é biólogo
Smaug e Pichu também são.
Porque será que o Smaug e o Pichu não deram as respectivas carteiradas e encerraram o assunto então, me nocauteando definitivamente?
Será que não há mesmo consenso?[/edit]
bão, prá começar o Smaug é Paleontólogo e eu sou neurobiólogo-comportamentalista, então nada mais natural que termos visões diferentes.
Até onde eu me lembre a parte dos sisos tem mais a ver com o desenvolvimento das maxilas, que podem sofrer alterações com o consumo de alimentos sólidos mais duros do que genética e características puramente fenotípicas em si...
Ok, entendi. Eu acabei de ler um livro de odontologia (
MCDONALD AND AVERY'S - ODONTOLOGIA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES) a partir do capítulo 7, sobre vários defeitos que podem aparecer na dentição, e também não encontrei nada sobre herança epigenética de forma definitiva quanto ao comportamento de nascimento ou não dos sisos, porém anomalias no desenvolvimento e suscetibilidades à doenças, que são muitas, estão ligadas a genes, como o que o Smaug explicitou anteriormente o PAX9, porém o comportamento exato ainda não é sabido.
Dizer por exemplo que filhos herdam as "fraquezas" dos pais à cáries, não está errado. Se ambos tem fraquezas parecidas, seus filhos as herdam, caso contrário as herdam da mãe (observações familiares de Klein e Palmer).
Não é descartado que a epigenética possa ser a causa de menos dentes na boca por conta da mudança de alimentação, eu entendi isso claramente.
"Durante a Segunda Guerra Mundial, no inverno de 1944-1945, houve um período de severa fome na Holanda. Como esperado, os recém-nascidos das mulheres que estavam grávidas neste período nasceram com um peso em média 300g abaixo do normal (ver www.dutchfamine.nl). Quando estas crianças cresceram e por sua vez procriaram, seus bebês apresentaram peso ao nascimento menor do que a média, apesar de uma dieta perfeitamente adequada! Em outras palavras, a subnutrição das mulheres na guerra afetou não apenas a saúde de seus filhos, mas também de seus netos! Esta situação, confirmada recentemente em um outro estudo na Inglaterra, é evocativa dos camundongos agouti, mas do ponto de vista científico a evidência ainda é indireta e frágil. Caso confirmado, este fenômeno terá enorme relevância para a saúde publica, na medida em que fatores do ambiente materno como dieta e agentes tóxicos podem afetar negativamente não só seus filhos, mas também gerações posteriores."
Sabe, eu aceitaria numa boa a explicação amena de que "Olha Crude, não sabemos com certeza disso não, mas pode ser isso aqui e esse aqui outro também, ok?" ao invés de ser enxovalhado com essa SPM de "É herança epigenética e não é Seleção Natural PN seu FDP, cala boca, tá falando besteira".
Evitaria toda essa confusão que eu causei, mas se teve uma coisa boa foi a troca de informações, aprendi uma coisa nova e revi coisas que tinha esquecido lá no Orkut.