Autor Tópico: Astronomia, física e outras coisas.  (Lida 5149 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Lucita

  • Bitch, I'm fabulous
  • Toda generalização é ruim.
    • Ver perfil
Re:Astronomia, física e outras coisas.
« Resposta #15 Online: Abril 26, 2013, 09:30:03 am »
FireJay, cara, que legal.. eu quis começar a "carreira" de astrônoma amadora uma vez, mas ficaria meio inviável pra mim, já que o lugar mais perto daqui onde eu poderia estudar mais profundamente sobre isso fica a 300km+ de distância. Tudo o que eu posso, procuro via internet mesmo, desde indicações de livros, foruns de astronomia, etc.

Inclusive, pra quem se interessa, tem um software planetário open source muito legal: http://www.stellarium.org/

Citar
LQG, Supersimetria e Teoria das Cordas são as super hot topic de atualmente.
Teoria das cordas é algo sobre o qual eu tenho lido bastante ultimamente, e parece que tem mesmo um hype enorme em cima disso. É um dos assuntos do momento, apesar de que isso ainda é um conceito que vai mudar muito com o tempo. É provável que não, mas eu gostaria de viver para ver a "conclusão"(por falta de uma palavra melhor) dessa teoria.

Citar
O nível de superciência que os aliens (que um tal canal de história adora comentar) precisam ter é absurdo para nossos padrões
Cara, engraçado você dizer isso, porque eu estava exatamente pensando nisso esses dias sobre "o tal canal de história". Ao mesmo tempo que ficam batendo tanto, tanto, mas taaanto na mesma tecla sobre aliens (que chega a irritar, até pra quem se interessa pelo assunto) eles têm uma série que eu acho muito legal "The Universe". Uns episódios são meio meh, mas a maioria deles são bem legais, com infos sobre planetas, galáxias e tudo mais. O modo com que exploram as coisas, com demonstrações, gráficos, etc é interessante para explicar certos conceitos para leigos. Só pecam quando começam com coisas como "a destruição da Terra", "o dia que o Sol vai explodir", "e se um asteroide bater na Terra", que são uns episódios bem sensacionalistas. Mas no geral, é algo que eu recomendaria pra quem gosta do assunto.

I feel pretty and witty and gaaaaay!

(click to show/hide)

Offline Lucita

  • Bitch, I'm fabulous
  • Toda generalização é ruim.
    • Ver perfil
Re:Astronomia, física e outras coisas.
« Resposta #16 Online: Julho 12, 2013, 09:40:58 am »
Citar
Nasa registra cauda do Sistema Solar pela primeira vez

Astrônomos da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) registraram, pela primeira vez, a cauda do Sistema Solar. Cientistas especulavam que, assim como os cometas que vagam no espaço ou os meteoros que atravessam a atmosfera terrestre, a heliosfera (uma espécie de bolha magnética que protege os planetas da radiação espacial) também deixa um rastro de partículas.

continua...

I feel pretty and witty and gaaaaay!

(click to show/hide)

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:Astronomia, física e outras coisas.
« Resposta #17 Online: Julho 12, 2013, 11:14:18 am »
Meio offtopic, mas se interessa alguém, estou lendo Hiperespaço; uma odisséia científica através de universos paralelos, empenamento do tempo e a décima dimensão, do Michio Kaku.

Livro de física pra leigos!  :linguinha:

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Offline Assumar

  • Quid inde?
    • Ver perfil
Empresa holandesa prepara para 2023 viagem a Marte... só de ida
« Resposta #18 Online: Agosto 16, 2013, 08:06:19 am »
Citar
Empresa holandesa prepara para 2023 viagem a Marte... só de ida

A partir de 2023 turistas poderão viajar a Marte com passagem de ida simples, que será financiada com a cobertura pela televisão da aventura, divulgou uma empresa holandesa, enquanto o veículo-robô Curiosity da Nasa faz as primeiras explorações no planeta vermelho.
"A conquista de Marte é a etapa mais importante da história da humanidade", disse à AFP Bas Lansdorp, engenheiro mecânico de 35 anos que criou a empresa "Mars One", decidido a prosseguir com sua ideia, apesar do ceticismo dos especialistas.
Uma particularidade do projeto é que, por enquanto, não haverá viagem de volta, impossível do ponto de vista técnico, explicou Bas Lansdorp.
empresário avalia o custo da viagem em US$ 6 bilhões, mais de duas vezes os US$ 2,5 bilhões da missão do robô americano Curiosity, que posou em Marte em 5 de agosto para investigar se o entorno do planeta foi propício à vida microbiana no passado.
A seleção de astronautas, sua vida diária em Marte e a viagem de sete meses serão material para programas de televisão destinados a financiar a aventura.
Bas Lansdorp explicou ter tido a ideia do financiamento do projeto ao conversar com o compatriota Paul Romer, um dos criadores do "reality show" Big Brother, exibido pela primeira vez na Holanda, em 1999.
Alguns especialistas se questionam sobre a ética do projeto ou sua possibilidade técnica, embora outro holandês, Gerard't Hoofd, prêmio Nobel de Física em 1999, apóie a empresa holandesa e seja um de seus embaixadores.
"Sempre houve aventureiros para lançar viagens ao desconhecido. Pensemos nos vikings que foram para a América, em Cristóvão Colombo", argumentou, em declarações à AFP.
O engenheiro Lansdorp, que trabalhou com energia eólica, admite que falta concretizar vários aspectos do projeto.
Só a metade das missões das grandes agências espaciais lançadas desde 1960 para pousar em Marte teve sucesso. Mas a "Mars One" prevê criar no planeta uma colônia a partir de 2023. O presidente americano, Barack Obama, estabeleceu como meta enviar homens a Marte antes de 2030.
Bas Lansdorp e sua equipe, formada por um físico, um desenhista industrial e um especialista de comunicação empresarial, contam em manter o controle sobre a "coordenação geral" do projeto. A realização técnica ficará a cargo de empresas privadas especializadas.
Possível na teoria
A seleção e o treinamento dos candidatos astronautas deveriam começar, em 2013, e o envio dos módulos habitacionais, das provisões e dos veículos robotizados estão previstos entre 2016 e 2022.
Em abril de 2023, os quatro primeiros homens e mulheres pousarão em Marte. Outros astronautas (21 no total em 2033) se somarão. A temperatura média no planeta é de 55 graus abaixo de zero e a atmosfera é composta em 95% de dióxido de carbono.
Os astronautas instalarão a colônia e realizarão pesquisas científicas. Seu oxigênio será produzido a partir da água presente sob a forma de gelo no subsolo.
"Penso que restam perguntas que não têm sido examinadas em profundidade", avalia Chris Welch, professor de engenharia espacial da Universidade Internacional para o Espaço (ISU), sediada em Estrasburgo (nordeste da França).
"De um ponto de vista técnico, diria que é metade/metade", acrescentou Welch, explicando que a produção de oxigênio a partir do gelo é "possível em teoria", embora extremamente incerta.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/08/empresa-holandesa-prepara-para-2023-viagem-a-marte-so-de-ida.html
"Sonhos são o que temos." Jojen Reed

Offline MaNdRaK

  • Num sabia que dava pra trocar o nome!
    • Ver perfil
Re:Astronomia, física e outras coisas.
« Resposta #19 Online: Agosto 16, 2013, 10:05:05 am »
Opa, eu curto muito isso, e vivo lendo notícias a respeito.

Meu irmão não, ele é astrônomo amador de carteirinha, inclusive fazendo cursos no Planetário do Rio com frequência. Se amarra.

Comprei isso aqui oh, pra dar de presente pra ele:

http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1410.0

Vcs que gostam deviam dar uma olhada também  :roll: