Autor Tópico: Traição na Casa da Colina - Regras  (Lida 31235 vezes)

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Offline Macnol

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Traição na Casa da Colina - Regras
« Online: Março 19, 2015, 04:13:18 pm »

Betrayal at House on the Hill é um board game que conheci no CarnaSpell graças ao John Roland, e... foi amor à primeira vista. Joguei várias vezes e fiquei fascinado pela imprevisibilidade dos acontecimentos e pela diversidade de cenários possíveis. Nenhuma partida foi igual à outra, e todas foram ótimas.

Desde aquele dia eu falei que via potencial pra jogar ele pelo fórum. Consegui o material necessário e estou disposto a tentar, preciso apenas dos voluntários. :)




Resumo do jogo:

Em uma noite tempestuosa, um grupo de pessoas está explorando uma mansão abandonada no topo da colina. Assim que passam pelo saguão, a porta se tranca atrás do último a entrar. Estão presos, a única opção é explorar os cômodos abandonados e procurar outra saída.

Cada um dos jogadores (de preferência 4-6) controla um personagem. São todos aliados, e podem explorar a mansão, que é composta de 3 andares (térreo, andar superior e subsolo), revelando salas novas e encontrando itens, obstáculos, armadilhas e, talvez, coisas um pouco mais macabras...

Em um determinado momento, algo acontecerá. A casa manifestará uma assombração, um evento sobrenatural que fará o jogo mudar completamente. Talvez um dos jogadores seja revelado como um traidor, e os outros terão que se unir contra ele. Talvez os jogadores apenas descubram que há um traidor entre eles... mas não saberão quem é. Ou talvez uma ameaça externa surja para tentar acabar com a vida de todos os jogadores. É impossível saber o que vai acontecer de antemão - e isso é uma das coisas mais legais no jogo!





Dá pra jogar via fórum?

Dá. Eu não fui o primeiro a ter essa ideia, e já vi que funciona - com pequenas alterações.

Normalmente o jogo não precisa de narrador. Todos os jogadores participam, cada um com seu personagem. Via fórum, para facilitar as coisas, eu vou assumir o papel de narrador externo e organizar as ações, criar o mapa da mansão conforme é explorado, atualizar as fichas dos jogadores, etc.

Eu vou fazer um resumo das regras contendo apenas o essencial que os jogadores precisam saber para jogar. Ele estará nesse tópico e na abertura do jogo. Mas, caso alguém queira ler as regras originais, vou anexar uma tradução do manual nesse post.

O jogo não existe em português, então alguns termos ainda podem ser usados em inglês, mas vou fazer o possível pra traduzir tudo nas descrições. A intenção é que seja 100% possível jogar sem ler o material original.



Duração dos turnos:

Quero manter o jogo o mais ágil possível, então temos duas opções.

Rodadas coletivas de 24 horas: Durante esse tempo, todos os jogadores postam suas ações. No final, o narrador resolve as ações dos jogadores em um único post, seguindo uma ordem de iniciativa pré-estabelecida.

Vantagens: É muito ágil. Pelas minhas estimativas, é bem possível que cada partida dure uma semana ou menos. Também é mais fácil para os jogadores participarem, pois assim que a rodada iniciar já podem postar sua próxima ação, não precisando esperar que chegue sua vez.

Desvantagens: Diminui um pouco a liberdade dos jogadores, pois normalmente as salas que fossem exploradas antes de chegar a sua vez também estariam disponíveis para a sua ação. Dessa forma, você só vai ver as salas novas depois que tiver agido. Também fica um pouco mais complicado fazer interações entre os personagens, já que agem todos simultaneamente.

Turnos individuais: Funciona como o jogo normal de mesa. Cada jogador age em seu turno, o narrador atualiza o jogo sempre que passar a vez para o próximo. Os outros jogadores podem postar livremente no tópico fora de seu turno, dando ideias ou interagindo entre os personagens. Só não podem agir.

Vantagens: É um modo mais "justo" e garante que o jogador sempre vai poder agir com base na informação que o personagem teria naquele momento.

Desvantagens: Exige mais agilidade dos jogadores, pois se um ficar atrasando o jogo os outros não podem agir. Dá mais trabalho pro narrador, que tem que fazer atualizações mais frequentes no mapa (mas o narrador não tá reclamando... ainda).

Em ambos os casos, jogadores que demorarem demais pra enviar a ação serão punidos com dano no personagem, só pra garantir que o jogo mantenha um ritmo legal. :)




O jogo já está rolando!

Procure o tópico mais recente na seção de Jogos Sociais:)
« Última modificação: Abril 28, 2015, 10:56:33 am por Macnol »

Re:Traição na Casa da Colina - Proposta
« Resposta #1 Online: Março 19, 2015, 05:16:53 pm »
Achei bacana a ideia e acharia melhor que jogásemos em turnos individuais.
 :)

Offline Led

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Re:Traição na Casa da Colina - Proposta
« Resposta #2 Online: Março 19, 2015, 05:31:01 pm »
Não sei se devo, mas...

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(individual ou coletivo pra mim tá ok, só que não fico o dia inteiro disponível no fórum XD)
« Última modificação: Março 19, 2015, 05:32:41 pm por Léderon »

Offline Macnol

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Re:Traição na Casa da Colina - Proposta
« Resposta #3 Online: Março 19, 2015, 05:41:12 pm »
Em caso de turno individual, uma alternativa seria dar aquela cutucada ( :hmmm:) via Telegram quando chegar a vez do jogador.

Offline PowLyne

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Re:Traição na Casa da Colina - Proposta
« Resposta #4 Online: Março 19, 2015, 06:23:20 pm »
Registrando meu interesse. Acho que se o mais fiel é fazer turno individual, dá pra testar pra sentir o ritmo dos jogadores.

Re:Traição na Casa da Colina - Proposta
« Resposta #5 Online: Março 19, 2015, 06:39:52 pm »
Eu topo, e acho melhor o primeiro jogo ser turno individual. Talvez depois, se ele se mostrar muito lento, mudamos pra rodada diária.
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Offline Aquela Sem Nick

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Re: Traição na Casa da Colina - Proposta
« Resposta #6 Online: Março 19, 2015, 06:44:13 pm »
Eu já te disse pessoalmente, mas repito aqui: vou jogar, tá? :P

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Ruiva da Spell



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Todos nós usamos máscaras. Algumas tão fixadas na alma que se confundem com a face.
O importante é não esquecer da pessoa que a usa.

Re:Traição na Casa da Colina - Proposta
« Resposta #7 Online: Março 19, 2015, 06:56:49 pm »
Eu gostaria de jogar, só não tenho muita experiencia com fóruns online. Venho de RPG de Facebook.

Offline Afrodite

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Re:Traição na Casa da Colina - Proposta
« Resposta #8 Online: Março 19, 2015, 07:59:46 pm »
Eu :victory:
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Offline PowLyne

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Re:Traição na Casa da Colina - Proposta
« Resposta #9 Online: Março 19, 2015, 08:15:16 pm »
Já somos oito... duas mesas?

Offline Macnol

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Re:Traição na Casa da Colina - Proposta
« Resposta #10 Online: Março 19, 2015, 08:31:21 pm »
Olá, Cristhine! Seja bem vinda.  :) Que tal criar um tópico de apresentação pra se enturmar com todo mundo?

Irish, são 7 interessados até o momento - o narrador não conta.  ;)

Tem 6 vagas no primeiro grupo, se for um sucesso a ideia é emendar um novo jogo assim que o primeiro terminar. Quem não entrar no primeiro já fica garantido no segundo grupo, claro.

Algum dos interessados acima está um pouco mais ocupado essa semana - ou prefere assistir primeiro pra ver como é - e se dispõe a ficar pro jogo seguinte?

Offline kinn

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Re:Traição na Casa da Colina - Proposta
« Resposta #11 Online: Março 19, 2015, 11:07:05 pm »
As regras são só estas expostas ou preciso ler o manual todo?
Edit - sim isso é um claro interesse em participar.
« Última modificação: Março 19, 2015, 11:21:57 pm por kinn »
Pesquisas provam:
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Offline Macnol

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Re:Traição na Casa da Colina - Proposta
« Resposta #12 Online: Março 19, 2015, 11:20:44 pm »
Não precisa ler o manual, eu estou preparando um textinho com as regras pra colocar em um post. Como eu vou manter o mapa, explicar os itens/eventos conforme surgirem e fazer as rolagens de dados, dá pra resumir as regras pros jogadores em uns 3 parágrafos.

Offline John Roland

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Re:Traição na Casa da Colina - Proposta
« Resposta #13 Online: Março 20, 2015, 12:29:33 am »
Vou ficar só observando e à disposição do Macnol pra matar dúvidas , se necessário. Acho que já joguei esse troço mais que quase todo mundo, afinal.

Offline Bigão

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Re:Traição na Casa da Colina - Proposta
« Resposta #14 Online: Março 20, 2015, 09:16:21 am »
Eu curti. Ja tinha falado no Telegram ontem... mas curti mesmo.


acho que a ideia de ter turnos individuais fazem mais sentido. (mesmo nao conhecendo o jogo)
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