Spell

OUTROS JOGOS => Jogos Sociais => Tópico iniciado por: Nibelung em Junho 09, 2015, 02:09:00 am

Título: Resistance - Regras do jogo
Enviado por: Nibelung em Junho 09, 2015, 02:09:00 am
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A Resistência é o board game original de onde a variação Avalon (que conheci no Carnaspell 2015, acho que foi o Madruga que levou) saiu. As similaridades com o nosso clássico jogo de máfia são bem aparentes, e por isso, eu acho que ele também tinha um bom potencial para ser jogado via fórum. E assim como o Macnol, também pesquisei e descobri que obviamente outras pessoas já tinham pensado nisso antes. Estou disposto a fazer um jogo-teste, e preciso de 5 a 10 voluntários.

(http://i57.tinypic.com/hth89z.jpg)

Resumo do jogo:

"O Império deve cair. Nossa missão não pode falhar. Ao destruir suas bases principais, nós iremos abalar as bases do Império e libertar nosso povo. Porém, espiões se infiltraram em nossas tropas, prontos para nos sabotar. Precisamos desmascará-los. Nas próximas cinco noites nós iremos reescrever o destino, ou morrer tentando. Nós somos a Resistência!"

A Resistência é um jogo social de dedução. Ele é designado para um grupo de 5 a 10 jogadores (idealmente, 7), e não há eliminação de jogadores durante a partida. A Resistência é baseada em Máfia, mas possui mecânicas próprias, que aumentam as informações com base em decisões ponderadas, amplifica a interação entre jogadores, e remove a morte noturna.

(click to show/hide)

Lembrem-se que apesar de tudo, este jogo é social. Ele não pode (ou deveria) ser solucionado usando puramente a lógica. Perguntar as motivações por trás das votaçõs dos jogadores é essencial. Usar a lógica para determinar quem pode ou não ser um espião com base nas missões que falharam também.

A Resistência precisa acusar as pessoas, e se mostrarem confiáveis. Os Espiões devem mentir sem serem pegos. Se não houver discussões, o jogo é basicamente sorte, com algumas variáveis que aumentam as chances. E na maioria das vezes, o jogo não permite que você filtre os espiões com base em pura lógica. Lembre-se que eles ainda podem optar por não sabotar uma missão de propósito.

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Duração dos turnos:

Como o jogo tende a ficar mais tenso nos finais, pelo menos inicialmente eu pretendo fazer turnos progressivamente maiores. Mas no geral, vale a regra de 24 horas para votações, então recomendo que todos tenham disponibilidade de checar o fórum pelo menos uma vez por dia.

Na primeira rodada, o líder tem 12 horas para determinar o time. O tempo é o mesmo para os líderes seguintes, caso a proposta seja rejeitada pelo grupo. A partir da segunda rodada, o líder tem 24 horas para decidir o time, e isso se mantém até o final.

A partir do momento que o líder definir o time da missão, o grupo tem 24 horas para aceitar ou rejeitar a proposta. Votos não enviados dentro do período serão considerados uma aceitação. Em caso de empate (quando o número de jogadores é par), a rejeição vence. A votação pode acabar mais cedo, caso todos votem antes do prazo fatal.

Na terceira e na quarta rodada, os jogadores tem 48 para definir a votação. Na quinta rodada, o tempo-limite é de 72 horas.

Quando for aceito pela maioria o time, então apenas os integrantes do time tem 24 horas para enviar a mensagem de sucesso ou sabotagem. Mensagens não enviadas nesse período são consideradas Sucesso. Esse período nunca será reduzido, para dar uma folga aos jogadores para pensar.

Sábados e Domingos contam como "24 horas". Ou seja, se qualquer etapa começar ou terminar em um fim de semana, o prazo automaticamente se estende por mais 24 horas.

(http://i62.tinypic.com/2ij2hir.jpg)

Regras Alternativas:

O jogo possui diversas variações (como a Avalon), e algumas regras opcionais, como o uso de cartas para aumentar as informações ganhas pela Resistência (ou ajudar os espiões a blefar mais). Inicialmente, eu não pretendo usar nenhuma destas regras inicialmente, para ver como o jogo se comporta em um ambiente de fórum. Se o primeiro jogo tiver um feedback bom, o segundo pode ser feito sob a variante Avalon, com um Merlin, e talvez outros.
Título: Re:Resistance - Regras do jogo
Enviado por: PowLyne em Junho 09, 2015, 02:49:08 pm
Dentríssimo! Amo esse jogo :3
Título: Re:Resistance - Regras do jogo
Enviado por: Macnol em Junho 09, 2015, 03:56:03 pm
Quero testar!  :homem: :positivo:

Mas já haviam me perguntado se valia a pena adaptar Avalon pro fórum, e eu sempre mencionei que o maior empecilho é não ter como limitar as comunicações entre os espiões/servos de Mordred. No jogo original, eles não podem se comunicar, e isso é praticamente a única dificuldade que enfrentam: podem se denunciar desnecessariamente colocando mais de uma falha na mesma missão, ou todos ficarem com medo de se exporem e a missão ter sucesso porque ninguém enviou uma falha.

Você vai fazer alguma adaptação pra compensar isso?
Título: Re:Resistance - Regras do jogo
Enviado por: Nibelung em Junho 09, 2015, 07:35:32 pm
Mas já haviam me perguntado se valia a pena adaptar Avalon pro fórum, e eu sempre mencionei que o maior empecilho é não ter como limitar as comunicações entre os espiões/servos de Mordred. No jogo original, eles não podem se comunicar, e isso é praticamente a única dificuldade que enfrentam: podem se denunciar desnecessariamente colocando mais de uma falha na mesma missão, ou todos ficarem com medo de se exporem e a missão ter sucesso porque ninguém enviou uma falha.

Você vai fazer alguma adaptação pra compensar isso?

Não existe comunicação fora do tópico entre jogadores, mesmo entre os espiões. O jogador que fizer isso estará trapaceando, e infelizmente não dá pra controlar isso. Da mesma forma que não dá pra controlar dois cidadãos confirmados num jogo de máfia de conversarem entre eles em particular sobre o jogo.

Título: Re:Resistance - Regras do jogo
Enviado por: Aquela Sem Nick em Junho 12, 2015, 08:07:30 pm
Eu vou testar também =D
Título: Re:Resistance - Regras do jogo
Enviado por: Ielena em Junho 12, 2015, 11:18:04 pm
Opa, eu querooooo!!!!
Título: Re:Resistance - Regras do jogo
Enviado por: kinn em Junho 13, 2015, 12:00:47 am
Só não entendi como faz pra pressionar alguém se optou por fazer missão fracassar, se ela é mandada por mp
ou tem mais detalhes que esses apresentados?

Posso participar também.
Título: Re:Resistance - Regras do jogo
Enviado por: Nibelung em Junho 13, 2015, 11:49:27 am
Só não entendi como faz pra pressionar alguém se optou por fazer missão fracassar, se ela é mandada por mp
ou tem mais detalhes que esses apresentados?

Quando a missão terminar, o narrador fala em aberto quantos sucessos e quantas sabotagens tiveram, mas não quem escolheu cada opção. Se houver uma única sabotagem, a missão falha (exceto na missão 4, e houver 7 ou mais jogadores. Aí precisa de duas) e os espiões ganham um ponto.

Se houver uma sabotagem na missão, você sabe que uma das pessoas que foi enviada pra missão é um espião. A questão é descobrir quem é essa pessoa. Geralmente isso significa que nas missões seguintes você não vai enviar ninguém daquele grupo. Só que com o tempo, o número de pessoas que deve ir em missão cresce. E se vocês chegarem na missão 5, isso também significa que houve pelo menos duas missões com falhas, e boa parte dos jogadores estava em uma missão que falhou.
Título: Re:Resistance - Regras do jogo
Enviado por: joaoffb em Outubro 22, 2015, 04:30:10 pm
Vai ter mais jogos de resistance?

Desde que li as regras do jogo tava doido pra participar =D
Título: Re:Resistance - Regras do jogo
Enviado por: Nibelung em Outubro 23, 2015, 02:50:57 am
Vai ter mais jogos de resistance?

Da minha parte, não. O ritmo do jogo foi muito mais lento do que eu esperava, e eu não consegui achar uma forma de implementar as regras variantes sem que o jogo basicamente se torne indistinguível de Máfia.

Se mais alguém quiser tentar, pode ficar à vontade.
Título: Re:Resistance - Regras do jogo
Enviado por: joaoffb em Outubro 23, 2015, 10:33:55 am
Que pena...
vou tentar participar dos máfias por aqui então...