Autor Tópico: MegaMáfia - O Silmarillion - Vitória da Cidade!  (Lida 113127 vezes)

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Offline Arquimago

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Re:MegaMáfia - O Silmarillion - VITÓRIA DA CIDADE!
« Resposta #690 Online: Novembro 19, 2012, 01:50:50 pm »
E eu nunca tinha jogado de SK e pedi pro Assumar pra ser SK e adorei a experiência... ainda faltam alguns papeis que gostaria de jogar mas vamos ver os próximos jogos...
Dança do Arquimago... dança do Arquimago... teste de reflexo para não ficar queimado, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball...

Re:MegaMáfia - O Silmarillion - VITÓRIA DA CIDADE!
« Resposta #691 Online: Novembro 19, 2012, 01:52:45 pm »
Eu ainda acho que limitar revelações é tapar o sol com a peneira. É melhor usar um tema com um número mais razoável de RCs válidos do que pegar algo aberto demais (onde é muito fácil mentir) ou fechado demais (onde é muito fácil pegar a máfia só fazendo Mass RC).

Ou fazer como eu fiz na Máfia Eberron, e "maquiar" um jogo atemático com fluff próprio.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Offline Malena Mordekai

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Re:MegaMáfia - O Silmarillion - VITÓRIA DA CIDADE!
« Resposta #692 Online: Novembro 19, 2012, 01:56:27 pm »
E agora é o Frost com um tema que eu nunca ouvi falar: Demon's Souls.
Ou isso ou os Gárgulas do kinn...

Nibelung, talvez sua constatação seja válida,mas olha a quantidade de gente que se inscreve por causa de tema.
Logo, deixar alguns temas de fora seria uma pena e essa regra é um forma razoável de deter mass RCs.
Porém eu só apoio o seu uso em temas com  pouco espaço pra mentir (caso do meu He-Man & She-Ra).

No caso de jogo aberto demais, ou mesmo um pouco aberto, é um tiro no pé.
E em casos de jogos assim merece aquele artifício usado pelo Verde e outros narradores: matar um NPC a cada dia.

(Por sinal é o que usarem na Máfia Raças Caninas, o que torna meus dois próximos jogos bastante distintos entre si.)
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interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Re:MegaMáfia - O Silmarillion - VITÓRIA DA CIDADE!
« Resposta #693 Online: Novembro 19, 2012, 01:58:01 pm »
Nibelung, talvez sua constatação seja válida,mas olha a quantidade de gente que se inscreve por causa de tema.

E olha a quantidade de gente que começa o jogo falando "não entendo nada do tema".
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-Dom Pedro I

Offline MVerde

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Re:MegaMáfia - O Silmarillion - VITÓRIA DA CIDADE!
« Resposta #694 Online: Novembro 19, 2012, 02:14:59 pm »
Eu ainda acho que limitar revelações é tapar o sol com a peneira. É melhor usar um tema com um número mais razoável de RCs válidos do que pegar algo aberto demais (onde é muito fácil mentir) ou fechado demais (onde é muito fácil pegar a máfia só fazendo Mass RC).

Ou fazer como eu fiz na Máfia Eberron, e "maquiar" um jogo atemático com fluff próprio.
Outra forma de resolver isso é a pessoas entenderem que revelação não é a primeira forma de defesa.

Existem várias outras formas para se fazer isso. Por exemplo evitar entrar em contradição.

Se for jogar Máfia, não use o termo RC, ou se for usar use de forma correta. RC é seu papel(poder) em jogo e não personagem.

Re:MegaMáfia - O Silmarillion - VITÓRIA DA CIDADE!
« Resposta #695 Online: Novembro 19, 2012, 03:39:37 pm »
Agora, teve uma coisa que eu não entendi. Acho que foi a disputa do rafa x russel.

Um falou que o  Assumar disse x. O outro que o Assumar disse y.

Vale mentir usando o nome do narrador?

Offline Arcane

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Re:MegaMáfia - O Silmarillion - VITÓRIA DA CIDADE!
« Resposta #696 Online: Novembro 19, 2012, 03:52:06 pm »
Eu já me perguntei isso tb, mas acho que a resposta é "sim". A regra de não quotar as PMs do narrador inclusive deixa essa margem.  :hum:
Somos todos bots!

Offline Barão

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Re:MegaMáfia - O Silmarillion - VITÓRIA DA CIDADE!
« Resposta #697 Online: Novembro 19, 2012, 03:58:29 pm »
Pouco fiz no jogo, a gente como maçonaria dividia um poder meio ruim, principalmente no começo do jogo, quando tinha 20 pessoas xD. E não sobrevivemos até o final... Além de sermos princesa amada!

Mas o jogo em si foi legal. Ganhamos graças ao Thales, xD.

Offline MVerde

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Re:MegaMáfia - O Silmarillion - VITÓRIA DA CIDADE!
« Resposta #698 Online: Novembro 19, 2012, 04:07:24 pm »
Agora, teve uma coisa que eu não entendi. Acho que foi a disputa do rafa x russel.

Um falou que o  Assumar disse x. O outro que o Assumar disse y.

Vale mentir usando o nome do narrador?
Vale.

Eu já me perguntei isso tb, mas acho que a resposta é "sim". A regra de não quotar as PMs do narrador inclusive deixa essa margem.  :hum:
Exatamente, a mentira sempre é válida, se não copiar nada da MP nunca teremos certeza se o jogador está realmente falando a verdade.
Se for jogar Máfia, não use o termo RC, ou se for usar use de forma correta. RC é seu papel(poder) em jogo e não personagem.

Offline Rafa

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Re:MegaMáfia - O Silmarillion - VITÓRIA DA CIDADE!
« Resposta #699 Online: Novembro 19, 2012, 07:00:59 pm »
Cara, mas já que tocaram nesse assunto da regra, eu sei que o Russel estava certo, mas sinceramente, pra mim se ele tivesse bloqueado alguém que não tivesse agido teria que ter dado falha!
Por dois pontos, um pq ele não bloqueou nada, logo, falhou, e outro pq assim o Assumar praticicamente deu um mafioso pra vcs! hahaha

Mas também, foi uma baita coincidência o Russel me pegar já na primeira noite! kkkkk
:T

Re:MegaMáfia - O Silmarillion - VITÓRIA DA CIDADE!
« Resposta #700 Online: Novembro 19, 2012, 08:06:34 pm »
O jogo foi muito bom, apesar deu ficar perdido nele.
E jogar com o barão foi bacana, deu pra aprender muita coisa.

Re:MegaMáfia - O Silmarillion - VITÓRIA DA CIDADE!
« Resposta #701 Online: Novembro 19, 2012, 08:35:38 pm »
Cara, mas já que tocaram nesse assunto da regra, eu sei que o Russel estava certo, mas sinceramente, pra mim se ele tivesse bloqueado alguém que não tivesse agido teria que ter dado falha!
Por dois pontos, um pq ele não bloqueou nada, logo, falhou, e outro pq assim o Assumar praticicamente deu um mafioso pra vcs! hahaha

Mas também, foi uma baita coincidência o Russel me pegar já na primeira noite! kkkkk
:T

Sei lá , eu realmente discordo de você nesse ponto. E olha que não estamos no jogo, mas o que eu disse lá é o que eu realmente acho. Se uma pessoa A bloqueou uma pessoa B que não tem ação , a ação é sucesso , já que a pessoa é bloqueada. Eu não vejo como ser diferente , mas isso vai de narrador pra narrador, e o Assumar foi correto na minha opinião.

E o Assumar não nos deu um mafioso , sem querer pagar de fodão mas quase ninguém faria o que eu fiz na minha opinião. Tentar te bloquear 2x , sendo que na 1ª vez foi falha. Isso poucos aqui fariam, posso afirmar isso.

Offline kinn

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Re:MegaMáfia - O Silmarillion - VITÓRIA DA CIDADE!
« Resposta #702 Online: Novembro 19, 2012, 09:06:17 pm »
Aeee vencemos  :victory:

Fora ter espancado o médico na primeira noite, fui certeiro nos outros alvos. Pena que o custo era muito alto.
Não queria atrasar o linchamento do Tetris, mas era isso ou não agir.

Mas foi bom porque assim, tivemos a pegadinha do Malandro que quase enfartou a Noara XD
É bom ver que Assumar age como mafioso mesmo quando está narrando :twisted: :jester:

Vote: Assumar

Não a toa Noara sempre desconfia dele.
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Offline Assumar

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Comentários
« Resposta #703 Online: Novembro 20, 2012, 06:10:28 pm »
Comentários:

Gostei muito do jogo. Houve boa participação e muitas jogadas interessantes.
Infelizmente, alguns jogadores prejudicam suas facções em momentos importantes. O Heisenberg.exe desapareceu e morreu envenenado sem deixar chance para que se evitasse sua morte.
O Russell teve muita sorte em acertar o mafioso que não podia ser bloqueado logo na primeira noite. Manteve a ação e desconfiou do Rafa.
O publicano economizou pontos e usou o condutor duas vezes dando uma tremenda sorte. Embora não direcionasse as ações de morte, curiosamente seus alvos agiram nos alvos de morte, o que o levou a desconfiar, embora por uma percepção falsa, de anti-cidades verdadeiros. Além disso, impediu um envenenamento e um silenciamento.
E o Thales foi o SK mais vigilante da paróquia. Lembrei-me da minha primeira máfia (máfia Disney), onde fui SK e matei dois dos três mafiosos, para desespero do Willdice. E por muito pouco o Thales não venceu. Se não fosse o “Príncipe Odiado”, teria levado o jogo.
Não entendi a jogada do juggernault em se esconder no Tetris. Era arriscado. E a cidade amoleceu bastante, a ponto de deixar passar um dia sem linchamento, mesmo com tantas evidências para eliminar mais um anti-cidade.
A máfia jogou bem. O MVerde acertou na primeira noite um mafioso e se integrou à facção. Deu azar nas tentativas de interceptação e a conjunção de ações do Russell, publicano e Thales não permitiu que vencessem. Mesmo assim, se no penúltimo dia o linchado fosse o Thales, a máfia iria vencer.

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Nelio: esses jogos do Assumar são ótimos e possuem a melhor mecânica da spell, mas agora já deu. caiu na mesmisse. os poderes são os mesmos, é tudo muito semelhante.

Realmente, o método está um pouco batido. Eu sempre mudo alguma coisa, alterando culto e/ou SK, diabo ou traidor, mudando a combinação de poderes e as restrições de RC (por exemplo, neste jogo incluí o príncipe odiado, a princesa amada era “móvel”, retirei os roles duplos rastreador/observador, separei o bus driver do táxi driver e fundi os poderes de manipulação de pontos que antes eram divididos em três). Mas o esqueleto é o mesmo e não sei se pretendo mudar radicalmente. Acho que tenho alcançado um bom equilíbrio nos jogos e aqueles que se dedicam têm chance de sobressair.

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Arcane: Eu só pediria para o Assumar reestudar o poder do meu setup. Detector sem custo é bom, mas as restrições de uso me deixavam engessado em quem eu realmente queria ir. Não creio que o poder seja tão forte ao ponto em que estava restringido.

Eu fui detector de mentiras na máfia das séries. Houve RC em massa em com mais dois dias eu peguei os dois mafiosos e fim de jogo. Por isso, restrinjo bastante o poder. Até porque, a cidade acaba ficando dependente dele, assim como acontece com policiais.

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publicano: Bom... Assumar, como é que vc esquematiza essa matemática toda de pontos e custos cumulativos?
E diferencia as restrições?

Eu faço uma lista dos poderes presentes e meto custo inicial nos que acho que podem ter mais efeitos no jogo (como táxi driver). As restrições vão meio que no sorteio. Antes colocava mais restrições a partir de duas revelações. Neste jogo, a maioria tinha restrição a partir de três revelações. Alguns eu não coloquei restrição nenhuma e outros eu coloquei restrições diferentes para não ser uma arma para cidade num primeiro momento.

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Nibelung: Eu ainda acho que limitar revelações é tapar o sol com a peneira. É melhor usar um tema com um número mais razoável de RCs válidos do que pegar algo aberto demais (onde é muito fácil mentir) ou fechado demais (onde é muito fácil pegar a máfia só fazendo Mass RC).

A restrição de revelação não se prende, no meu caso, ao número de RC´s disponíveis. Eu incluí as restrições para evitar a chatice que estava tomando conta dos jogos. Não se passava mais de dois dias para que se insistisse em RC em massa e aí o jogo se resumia em qual RC era relevante, qual não era. Se alguém tinha um RC ruim, não tinha muita defesa pois o jogo nem tinha se desenvolvido. Nos meus jogos, se quiserem fazer RC em massa, vão ter que pagar um preço por isso.

No mais, é hora de escolher o melhor jogador. Aguardo votos até sexta-feira!
« Última modificação: Novembro 25, 2012, 09:32:44 pm por Assumar »
"Sonhos são o que temos." Jojen Reed

Re:MegaMáfia - O Silmarillion - Escolha do melhor jogador!
« Resposta #704 Online: Novembro 20, 2012, 09:07:06 pm »
Voto Melhor Jogador: Thales