Sim, é... sempre foi um papel bem difícil de se jogar. E não é pelas facções não "se garantirem". Um voto do independente é a diferença de vida ou morte de um personagem de uma das facções. A mera presença do independente aumenta o limiar de linchamento. Isso beneficia exclusivamente a ele... mais ninguém. Pessoal tem que entender que ser independente é fazer de tudo para não se declarar como tal e, se descoberto, saber que pode ser linchado ou morto a qualquer instante.
Para a cidade linchar um mafioso ela é sempre obrigada a ter um voto a mais só pq um independente está em jogo. Para a máfia forçar um linchamento errado é obrigado ao mesmo pelo mesmo motivo. Um independente polarizado para um dos lados tende a ser alvo quase certo para o lado oposto.
O meu ponto é que não há vantagem para nenhum dos lados a existência de um independente. E o jogador independente tem que saber que ele está realmente sozinho, tanto sendo SK como sendo apenas um sobrevivente. É o papel perfeito para todo niilista.
Minha opinião não significa que eu não queira ver independentes em jogo, pelo contrário, justamente por essas qualidades é que acho ele um papel essencial de desequilíbrio necessário para a rivalidade máfia x cidade. Assim como um culto ou qualquer outro terceiro ponto de confronto que existir. O que eu quero dizer é justamente o que você citou no início, nem a cidade, a máfia ou, as vezes, o próprio jogador do independente sabem o que é ter um independente em jogo, mas no passado já souberam, e a relação era de reação quase imediata quando revelado.