Autor Tópico: Máfia Sherlock - VITÓRIA DA MÁFIA (PERFECT).  (Lida 51488 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Rafa

  • Rafa
  • Easy peasy lemon squeezy!
    • Ver perfil
Re:Máfia Sherlock - VITÓRIA DA MÁFIA (PERFECT).
« Resposta #300 Online: Abril 27, 2015, 11:35:58 am »
Rafa, você foi o único a declarar que suspeitava de mim XD
E te matar na noite em que você me acusasse seria muito óbvio, então seja mais ousado.

Então, mandei isso aqui pra Noara no dia 20/04 xD


*Ignorem o nome do Kinn nos suspeitos, foi sem querer kkkk

O meu problema é justamente não saber pressionar, e não conseguir achar fundamentação pra justificar a minha intuição, e nessa máfia, especificamente, eu tive uma série de imprevistos que me prejudicaram relativamente bastante... E eles vão continuar aparecendo, por isso a pausa nas máfias xD

Mas quem sabe depois de umas férias forçadas consigo colocar a cabeça no lugar e jogar direito.
Embora eu tenha deixado de agir em duas noites, em nenhuma delas minha ação faria efeito. Nessa última noite, que poderia ter evitado a derrota da cidade, eu agiria no Kinn, justamente por considerar ele o Cop, e quem foi o alvo noturno foi a Ielena, então não teria resolvido, infelizmente. Isso me alivia um pouco, se o Kinn tivesse sido morto eu me culparia eternamente kk

Offline Ielena

  • Continue a nadar....
    • Ver perfil
Re:Máfia Sherlock - VITÓRIA DA MÁFIA (PERFECT).
« Resposta #301 Online: Abril 27, 2015, 12:46:57 pm »
Rapaz, assim como o Bigão, estou começando a me convencer de que linchar no primeiro dia realmente é a melhor coisa a se fazer.
A gente depende muito da sorte, mas pelo menos temos com o que trabalhar no próximo dia. Nessa máfia isso ficou evidente. Eu, além de não ter tido tempo suficiente pra postar e pra ler, estava agindo completamente na intuição, isso é terrível. Eu abria o tópico e não sabia o que postar. Porque nem eu, nem ninguém falava nada.

Enfim, não irei participar da próxima máfia, pra tentar organizar minha vida qui, mas na máfia Sandman eu tô na área!
"Vão te dizer quem você é a vida toda. Você tem que revidar dizendo "não, eu sou eu!" Quer ser vista de outra forma? Faça acontecer. Se você quer mudar as coisas, corra atrás, mude elas, porque não existe fada madrinha nesse mundo".

Re:Máfia Sherlock - VITÓRIA DA MÁFIA (PERFECT).
« Resposta #302 Online: Abril 27, 2015, 01:04:35 pm »
No fim das contas, reforça minha opinião que máfias só funcionam com temas que tenham muitos personagens, abrindo dúvidas de quais estariam em jogo e/ou se são cidade ou máfia. Quando tem poucos personagens bons, especialmente tendo vários que são "garantidos" de ter em jogo, fica tudo muito amarrado porque tanto os mafiosos (com poucas opções de mentiras seguras) quanto os cidadãos (com medo de revelar quem tem poderes óbvios) reluta em falar seus personagens durante o dia.

Não diria só temas com muitos personagens, mas o número de jogadores tem que estar bem próximo do número de protagonistas + secundários importantes pra ser equilibrado. A jogada pra manter esse equilíbrio é só quem narra saber exatamente o que é considerado um "secundário importante".

Um exemplo pessoal, na última máfia Order of the Stick, eu sei com antecedência que os seis principais podem se revelar e ganhar inocência instantânea. Como eu resolvi isso? Roy estava morto (pelo período), Durkon é claramente o médico (logo se revelar era besteira), Vaarsuvius virava pro "lado negro" na parte final da história (tinha condicional pra virar SK) e poderia levantar desconfiança de quem conhecesse o tema. Com isso eu reduzi o número de papéis seguros de seis pra três.

Então agora a questão era confirmar que eu tinha personagens secundários suficientes para a máfia ter margem de manobra pra mentir. E eu tinha: Celia, Thanh , Niu, Isamu, Hinjo, Lien, O-Chul, Daigo, Kasumi, Oráculo, Inkyrius, Old Blind Pete, o clérigo de Loki sem nome, e em caso de necessidade, Banjo, Blackwing, e Mr. Scruffy. Isso é suficiente pra um jogo com 15-20 jogadores sem ficar extremamente óbvio.

Quando o universo é pequeno demais (Digamos... Silent Hill), nada impede os jogadores de simplesmente revelarem tudo no primeiro dia (até comendo eventuais "penalidade de revelação" pra isso), e desmascararem a máfia de forma estupidamente rápida. Se o universo é grande demais (digamos... X-men), acontece o contrário: A máfia pode mentir impunemente, e o personagem de cada um é menos relevante.

Por isso que eu digo que é responsabilidade do narrador de saber o tamanho do tema que está assumindo, e restringir o período (se o universo for muito grande) ou diminuir o número de jogadores (se for pequeno) para que fique num patamar aceitável.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Offline Bigão

  • Headarlic
  • Wheelfoot
    • Ver perfil
Re:Máfia Sherlock - VITÓRIA DA MÁFIA (PERFECT).
« Resposta #303 Online: Abril 27, 2015, 01:37:40 pm »
pergunta muito burra agora: os papeis não são sorteados? são escolhidos?
(click to show/hide)

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:Máfia Sherlock - VITÓRIA DA MÁFIA (PERFECT).
« Resposta #304 Online: Abril 27, 2015, 01:50:32 pm »
Geralmente são sorteados. Mas, a critério do narrador, alguns podem ser escolhidos (a pedido do jogador ou por algum outro motivo, por exemplo, colocando um jogador novato na máfia ou maçonaria pros companheiros explicarem o jogo).

Se o universo é grande demais (digamos... X-men), acontece o contrário: A máfia pode mentir impunemente, e o personagem de cada um é menos relevante.

Eu não vejo isso como defeito - na verdade, acho uma grande vantagem. Aí depende da máfia inventar uma combinação de personagem + poder convincente, arriscar ser desmentida quando for cobrada sobre ações noturnas, e a cidade tem que discutir mais durante o dia pra ver quais jogadores são mais convincentes.

Na real, pra mim isso é o jogo de máfia perfeito. xD

Offline Arcane

  • Power Beard
  • [Organização dos PbFs]
  • Fidalgo Burguês Aldeão e Bot
    • Ver perfil
Re:Máfia Sherlock - VITÓRIA DA MÁFIA (PERFECT).
« Resposta #305 Online: Abril 27, 2015, 03:32:43 pm »
e na boa... acho que vou começar a mudar essa minha ideia de "não linchar ninguem no primeiro dia". Como disse o Nibe... tentar parar de ficar esperando resultados noturnos...
Em todos os casos... tem uma pessoa a menos pra Cidade se preocupar em agir a noite. Hehehehehe

Geralmente, o argumento por trás de não linchar no primeiro dia é que "a chance de acertar um cidadão é maior do que acertar um mafioso", só que a gente tem que considerar que o jogo vai CONSTANTEMENTE perder cidadãos todas as noites, a menos que aconteça alguma coincidência do médico ou bloqueador impedir uma morte. Desta forma, o primeiro dia nós temos X jogadores. Se não linchar ninguém, no segundo dia temos X-1 jogadores, e praticamente o mesmo número de informações que tínhamos antes, porque provavelmente a máfia vai matar alguém incospícuo, de forma que a gente não pode deduzir quem é mafioso com base em quem foi morto.

Agora, com base em que foi LINCHADO, temos muita coisa que dá pra tirar. A forma que o linchado se defendeu, a forma que os vitandes acusaram/defenderam o linchado, quem votou e quem não votou, e por aí vai. São informações que se tu parar pra analisar antes de mandar sua ação noturna ajudam PACAS. E se você for vanilla, é sua única forma de desencavar mafiosos.

Ficar sem linchar no primeiro dia só favorece a máfia. Sério.


Começo a concordar....

É a versão explicada do que eu costumo repetir...

Cidade tem que discutir e linchar;
Máfia tem que mentir e matar;
Se uma das duas facções não fizer uma de suas incumbências, é ponto para a outra.

De qualquer forma, parabéns para a máfia. Jogaram com um puta 10 estampado na testa. Faz tempo que não vejo um grupo mafioso jogando assim.
Somos todos bots!

Offline Bigão

  • Headarlic
  • Wheelfoot
    • Ver perfil
Re:Máfia Sherlock - VITÓRIA DA MÁFIA (PERFECT).
« Resposta #306 Online: Abril 28, 2015, 07:59:26 am »
mas enfim... muito bom o jogo... curti o tema... e agora comecei a me viciar nessa série que é doidona!
:)


esperando sair a 4ª temporada
(click to show/hide)