Atualizei os dois primeiros posts com todos os links de linchamentos/mortes e MP's. Comecei a adicionar as ações diurnas/noturnas, mas não vou poder concluir agora.
Eu havia criado três setups para esta máfia.1. O primeiro com base em nosso revés ocorrido há alguns anos, onde os rivais seriam os asseclas do computador central A.L.L.E.F, mas com o tempo desisti dessa ideia. Era um ibope que eu não queria dar para a outra Spell (que hoje está sendo sugada pelo próprio limbo).
2. O segundo setup eu havia misturado um pouco. Criei algumas facções como os manifestantes rubros (máfia), Spellianos (cidade), Macnolianos (maçons), Ala Rosa (culto) e Lisbon (sobrevivente). Era bem similar a este que jogamos agora, mas a facção da máfia estava dando problema de fluff... o manifesto ao vermelhismo nunca foi uma ocorrência oposta a Spell, bem pelo contrário. Demorou um pouco a eu chegar no terceiro setup, o que jogamos.
3. Aqui eu resolvi o problema do fluff da facção oposta. Lembro que quando enviei uma MP ao pessoal avisando que eu iria usar o nick de vcs na máfia e tal, o Macnol deixou bem claro.
Tudo bem, contanto que "Aileron" não seja meu único nick em jogo. Foi aí que vi que Aileron seria um ótimo antagonista. Então mudei um pouco o setup, mas peguei bastante do segundo. A única coisa que eu não gostei foi as mútiplas indicações da utilização do "Eltor Macnol Aileron". Tinha jogador, computador central, RC e antagonista. Era muito elemento sobre o mesmo termo, mas naquele ponto não tinha mais como mudar.
Duas coisas que eu não gostei no andamento do jogo.1. O nível de controle. Adicionei muitas regras e elementos procurando permitir algumas coisas: um pouco da experiência de jogo de Paranoia RPG; um pouco da história recente da spell, salpicada de uns eventos antigos; mecânicas que eu queria testar em jogo. O resultado foi um quase afogamento de variáveis para gerenciar. Dificilmente eu farei outra máfia dessa forma. A transição dos dias 2 e 3 foi o pior evento, quando tive que dar uma prioriade aqui no trabalho e basicamente só lia o jogo em casa.
2. Ações múltiplas de morte da máfia. Digo, ao menos da forma como concebi. Eu removi o efeito de escolha estratégica de mortes, similar ao que foi feito na máfia "megaman clássico", e adicionei a opção de efetuar morte extra ao custo de carga. Entretanto os mafiosos nunca sabiam quem era o alvo, apenas o código. Achei que o envenenador poderia dar conta das mortes potenciais necessárias, já que poderia selecionar pelo nick, mas o andamento de jogo provou que isso ficou bem limitado. Terei que pensar numa solução diferente, embora a ideia é que
sempre haja
uma morte por noite ao menos.
Por fim.A dificuldade para a cidade não estava no poder dos mafiosos, ou do culto, ou do SK... independentemente, as facções até estavam relativamente equilibradas dentro de sua área. A dificuldade estava no total de facções existentes. Principalmente por haver dois possíveis SK, uma máfia progressiva e a erva daninha do culto. Acostumem-se... outras máfias terão condição similar, embora não tão drásticas como essa.
Como eu disse antes, tive que fazer escola em cima de máfias passadas e de outros narradores. Não lembro se foi alguém que disse em algum tópico ou se foi alguma conclusão tirada depois de conversar um tanto com o Publicano, Assumar e outros, mas tem uma frase sobre o jogo que eu costumo ficar replicando.
"Cidade tem que discutir e linchar. Máfia tem que mentir e matar." É um tanto óbvio, claro, mas pra mim foi um claro que eu tive que ler um tanto para enxergar. As facções
têm que fazer isso. Se for o caso, isso tem que ser manipulado ao mínimo para o jogo funcionar. Neste jogo, o médico e o curandeiro estavam lá apenas para diminuir o número de mortes, mas não necessariamente impedir. Enquanto a cidade tinha meios de evitar impedimento para linchar, como o poder da Ielena e do Bodine.
Menções.Parabéns ao Rafa que conseguiu aliar metajogo, relações de jogadores e coincidências para tirar suas próprias conclusões. Para quem sofria algumas críticas por ficar em cima do muro, a atuação nesta máfia foi bem impressionante.
A Ielena também me pareceu com o nariz apurado em relação ao setup. Não sei se por análise ou coincidência, mas algumas leituras foram bem precisas.
Parabéns ao Thales... altas risadas na thalarada da página 2.
![XD XD](http://spellrpg.com.br/home/Smileys/macnol/XD.gif)
(e sim, ele tinha vida extra e a perdeu)