Autor Tópico: Máfia MARVEL: AVENGERS ALLIANCE - VITÓRIA DO SINDICATO DE VILÕES!  (Lida 160196 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:Máfia MARVEL: AVENGERS ALLIANCE - VITÓRIA DO SINDICATO DE VILÕES!
« Resposta #825 Online: Março 30, 2013, 02:53:16 am »
Gente. Eu ATORON jogar de mafioso. Depois da máfia Hannah-Barbera e duma máfia em que eu era o Lex Luthor (ou algo assim, alguém lembra disso?) não lembro de me divertir tanto sendo mafioso.

Parabéns de novo ao grupo da máfia, que soube se coordenar MUITO BEM. Adorei jogar com essa galera. Mesmo com a inexperiência de Kath e Rafa (que inclusive usamos como arma, ê, beleza), ferdinbeidos e nelio se provaram umas raposas astutas. Essa máfia soube aproveitar cada oportunidade e conseguimos mentir MUITO. Adorei.

Sem gabolices, adorei minha própria atuação. Sinto que fazia tempo que eu não jogava bem (inclusive por causa daquela época em que eu morria na primeira noite com frequência).

Com relação às mecânicas, curti o lance da energia e da roleta (apesar de ter beneficiado a máfia em vários aspectos). Continuo não gostando de jokenpô (que deveria ser uma mecânica antiabuso, mas que virou uma mecânica da chatice) e achei absurdo três cidadãos morrerem de uma vez só, fora a cidade estar muito poderosa. Sem essas três mortes, acho que não conseguiríamos vencer.

Por fim, essa máfia me empolgou para continuar o projeto da MÁFIA CHRONO TRIGGER.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline Aquela Sem Nick

  • Moderador
    • Ver perfil
Re:Máfia MARVEL: AVENGERS ALLIANCE - VITÓRIA DO SINDICATO DE VILÕES!
« Resposta #826 Online: Março 30, 2013, 03:08:36 am »
Por fim, essa máfia me empolgou para continuar o projeto da MÁFIA CHRONO TRIGGER.
Devia se empolgar para continuar o projeto da MÁFIA USUÁRIOS DA SPELL 2, que há muito estou dormindo embaixo da pia de tanta ansiedade, vontade e curiosidade para jogar.
Ruiva da Spell



Raposas Selvagens do Condado de Fox.
Todos nós usamos máscaras. Algumas tão fixadas na alma que se confundem com a face.
O importante é não esquecer da pessoa que a usa.

Offline Assumar

  • Quid inde?
    • Ver perfil
Re:Máfia MARVEL: AVENGERS ALLIANCE - VITÓRIA DO SINDICATO DE VILÕES!
« Resposta #827 Online: Março 30, 2013, 10:32:26 am »
É uma coisa que eu queria acrescentar: Gostei muito da sua atuação, Madrüga. Embora eu teria te pressionado mais se tivesse tempo, eu provavelmente teria embarcado no voto contra a Ielena.
"Sonhos são o que temos." Jojen Reed

Offline Rafa

  • Rafa
  • Easy peasy lemon squeezy!
    • Ver perfil
Re:Máfia MARVEL: AVENGERS ALLIANCE - VITÓRIA DO SINDICATO DE VILÕES!
« Resposta #828 Online: Março 30, 2013, 07:07:32 pm »
Por fim, essa máfia me empolgou para continuar o projeto da MÁFIA CHRONO TRIGGER.
Devia se empolgar para continuar o projeto da MÁFIA USUÁRIOS DA SPELL 2, que há muito estou dormindo embaixo da pia de tanta ansiedade, vontade e curiosidade para jogar.

Escuta quem sabe das coisas :p :p

Offline Barão

  • Darin @truismer
    • Ver perfil
Re:Máfia MARVEL: AVENGERS ALLIANCE - VITÓRIA DO SINDICATO DE VILÕES!
« Resposta #829 Online: Março 30, 2013, 08:01:16 pm »
Estou sem muito tempo para postar, mas acho que confundiram o MagoCego comigo.
Não vi que cidadãos votaram na Ielena, mas estava óbvio que eu sabia do que falava. Era questão de tempo até perdermos.

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:Máfia MARVEL: AVENGERS ALLIANCE - VITÓRIA DO SINDICATO DE VILÕES!
« Resposta #830 Online: Março 30, 2013, 08:38:39 pm »
Achei que o Madruga deu um show nessa máfia só agi nele por instinto. Kath se escondeu muito bem por trás da parte de sou noob.

Agora duas coisas pro publicano:

1- Tenho ressalvas com mecânicas novas, só que colocar diversas delas jogadas numa mesma máfia faz com que a cidade fique muito perdida. Ao contrário dos mafiosos que podem conversar e criar teorias entre eles a cidade na noite a cidade perde o dia, na busca de um pleno entendimento, das regras.

2 Três maçons recrutadores? E cinco mafiosos? Era bem lógico que maçons iriam acabar sendo linchados e colocar que quando um deles morre leva todos os outros, não foi uma boa forma de equilibrar as coisas. Depois que o Assumar foi linchado a cidade já tinha perdido naquele momento. No dia do linchamento de Madruga ou Ielena, não tinha como a cidade ganhar o jogo.

No total me diverti durante o jogo, mas achei que o número de surpresas que foram colocadas na máfia acabaram prejudicando e muito a cidade.

Sinceramente, acho que deviam fazer uma mecânica unificada para todas as máfias. Essa não foi a primeira máfia de energias para usar poderes, só que são sempre formas diferentes de recuperar essa pontuação que trazem uma complicação desnecessária para o jogo. Acho que foi o Cigano que falou isso, máfia é pra se jogar vendo o comportamento não só olhando os resultados noturnos.

Esses extras que parecem ser legais só são assimilhados pelos jogadores lá pro terceiro dia e com alguns dias perdidos só em discussão de mecânica.
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Offline Cebolituz

  • What am I fighting for?
    • Ver perfil
Re:Máfia MARVEL: AVENGERS ALLIANCE - VITÓRIA DO SINDICATO DE VILÕES!
« Resposta #831 Online: Março 30, 2013, 09:05:19 pm »
Eu até gosto de mecânicas novas, dão um diferencial para cada jogo. Só que colocá-las em prática demanda muito planejamento e tentativa de equilíbrio. Por exemplo, eu acho apenas que a máfia seria muito mais agradável se tivesse somente as cargas e não o jokenpo. Ou o inverso.

Ambos deixaram uma sensação de frustração. Era direto com falhas e mais falhas. E sem contar que tínhamos um monte de poderes com a maioria sendo subaproveitado.

Quanto aos roles ocultos, tem que se tomar muito cuidado com eles. Quando eu os coloquei na minha máfia, eu dava em meio as situações, possibilidades de como a pessoa se curar, do que aconteceria caso algo assim ou assado ocorresse. Além disso, o próprio tema lida com essas situações já avisando os jogadores que quando um jogador vira cultista, algo X acontece e todos tem noção das coisas.

Tipo, ninguém imaginava uma morte tripla de uma hora só. A temática da máfia e as mecânicas não davam essa impressão.

Tem gente que prefere máfias básicas e volta e meia algumas aparecem. Eu gosto de máfias com algumas coisas diferentes. Porém, eu não gosto dessas limitações em excesso. Eu por exemplo, odeio qualquer poder que faça com que o jogador limite a fala de dia (só pode votar, tem número específico de caracteres, etc).


GLADIUS - pergunta Gladius

Pergunta o Gladius joga máfia mas o RPG e Spell sendo que Gladius??

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Máfia MARVEL: AVENGERS ALLIANCE - VITÓRIA DO SINDICATO DE VILÕES!
« Resposta #832 Online: Março 30, 2013, 10:07:25 pm »
Era só isso que era oculto, simplesmente porque se não fosse oculto, não funcionaria.

Não acho que deva haver unificação de mecânicas, Skar. Cada narrador faz como for melhor pra sua proposta e pro equilíbrio do jogo. Pra isso existem os verbetes da wiki e as regras do jogo, que contém o padrão de cada papel, além de alguns verbetes com a ideia de algumas mecânicas muito usadas (veja que existe verbete de pontos, cargas, revelações restritas, etc.).

Por exemplo, eu sei que Thales está maturando uma mecânica de Mario Kart que só permite que as ações sejam feitas contra quem estiver "perto" de você na lista de inscrições (ordem alfabética, entrada, sorteio, não sei como vai ficar), salvo naturalmente a ação de morte.

Isso em si já gera discussões diferentes. Vale a pena ver como fica na prática...
Embora nem todo bom resultado com uma mecânica signifique bons resultados numa segunda vez, e vice-versa. Por exemplo aqui eu esperava mais discussões com o jokenpo, como rolou na máfia Alex Kidd, e isso não ocorreu.

Talvez pelo fato de haver duas mecânicas diferentes principais.

E respondendo a esse feedback eu decidi manter apenas uma delas na continuação desse jogo.  O jokenpo parece interessante pela temática, MAS como ele acabou gerando frustração em vários (mais no começo do que antes), deverá ser a Energia que permanece. Vamos ver como fica.

A outra diferença para a continuação é que muito provavelmente, já que este jogo terminou com Nova York dominada e a S.H.I.E.L.D. temporariamente desfeita, os Vilões sejam a Cidade e não a Máfia.

Vai ser engraçado se os Vilões vencerem de novo mesmo sendo cidade...  :haha:
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:Máfia MARVEL: AVENGERS ALLIANCE - VITÓRIA DO SINDICATO DE VILÕES!
« Resposta #833 Online: Março 30, 2013, 11:31:55 pm »
Acho que foi o Cigano que falou isso, máfia é pra se jogar vendo o comportamento não só olhando os resultados noturnos.

Olha, eu achei que essa máfia teve muito de discussão, blefe, mentiras, ameaças, RCs, etc. Não achei que ficou condicionada a poderes noturnos principalmente pelo fato de muitos não terem funcionado.

Concordo que menos é mais, e poderes demais acabam até atrapalhando o que deveria ser importante: discutir. Mas não foi bem o que rolou.

O divisor de águas foi realmente o linchamento triplo. Com ele, parece que a máfia ganhou fácil (embora estivéssemos achando que o jogo estava perdido a um certo ponto). Sem ele, acho que a cidade ganharia muito fácil (muito papel protetor, vigilante, bloqueador/carcereiro, etc).

Por fim: DRIVER NÃO É PAPEL DE CIDADÃO, CARALHO! SÓ FODE JOGO!
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Máfia MARVEL: AVENGERS ALLIANCE - VITÓRIA DO SINDICATO DE VILÕES!
« Resposta #834 Online: Março 30, 2013, 11:40:14 pm »
Bloqueador também não é papel de cidadão, Madruga.
Observador também não.

Opinião do Nibelung e eu concordo... não tem que existir isso de papel cidadão, exceto em casos muito bem definidos como um maçom.
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:Máfia MARVEL: AVENGERS ALLIANCE - VITÓRIA DO SINDICATO DE VILÕES!
« Resposta #835 Online: Março 30, 2013, 11:41:54 pm »
Não necessariamente. Bloqueador pode agir em mafioso, observador pode descobrir quem agiu no morto, etc.

Agora bus driver e taxi driver são papéis cuja única função é espalhar desordem. Papel de mafioso, de culto, de sobrevivente que quer ferrar com tudo, papel do Coringa, sei lá. Mas não tem muita serventia para cidadão.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:Máfia MARVEL: AVENGERS ALLIANCE - VITÓRIA DO SINDICATO DE VILÕES!
« Resposta #836 Online: Março 31, 2013, 12:58:26 am »
Skar, como Madruga disse, teve muita discussão.
Eu tinha desconfiança do Madruga e ia pedir a cabeça dele.
Nélio também não estava inocentado. Então não estava assim.

O que a máfia fez certo foi acusar uns aos outros, e fazer ruído para no final de cada dia forçar linchamento de cidadão.
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:Máfia MARVEL: AVENGERS ALLIANCE - VITÓRIA DO SINDICATO DE VILÕES!
« Resposta #837 Online: Março 31, 2013, 01:11:16 am »
@Kinn e Madruga

MEu ponto é que houveram em diversos momentos discussões que envolviam as regras do jogo e que a cidade antes de realmente começar a discutir teve que assimilar essas regras. Fora que gerou uma desculpa para todos sobre a falta de ação.
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Máfia MARVEL: AVENGERS ALLIANCE - VITÓRIA DO SINDICATO DE VILÕES!
« Resposta #838 Online: Março 31, 2013, 01:28:45 am »
Essas discussões maiores sobre regras praticamente só ocorreram no primeiro dia.

As regras não eram sumamente complicadas. Eu na verdade reconheço que eu as expressei mal, da próxima vez serei mais conciso e explícito. Mas em si não eram complicadas: jokenpo e Energia.

As discussões que envolvessem essas regras e que poderiam ajudar a cidade a descobrir melhor quem eram os mafiosos foram poucas, na verdade. Poderiam ter ocorrido, enquanto os mafiosos souberam enrolar. E isso não tem nada a ver com as regras em si e sim com os jogadores.
Como já citei, na Alex Kidd o tipo de conversa foi totalmente diferente, com a mesma mecânica.

Eu, pessoalmente, não acho que opiniões como a do Skar devam prevalecer.
Fico em um ponto intermediário, o melhor é que tenhamos um misto de máfias com mecânicas inovadoras e/ou diferentes, junto a máfias mais tradicionais. Assim todos são satisfeitos, e... faço minhas as palavras do Cigano, que as repetiu várias vezes, máfia é máfia. E eu jamais deixaria de jogar uma máfia por causa de mecânicas. Se você acha que as pessoas perdem tempo discutindo as mecânicas, mude isso em jogo.


EDIT
Isto dito, eu creio que algumas mecânicas desviam a atenção e outros a focam.
Minha INTENÇÃO com essas duas mecânicas foi de fomentar discussão, e não desviar. Já quando criei coisas como as histórias de Cthulhu Mythos, reconheço que lá estavam só pra representar o tema, e nem de longe chegaram a ter a mesma relevância das missões de Eberron.
« Última modificação: Março 31, 2013, 01:31:59 am por publicano »
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:Máfia MARVEL: AVENGERS ALLIANCE - VITÓRIA DO SINDICATO DE VILÕES!
« Resposta #839 Online: Março 31, 2013, 02:46:57 am »
MEu ponto é que houveram em diversos momentos discussões que envolviam as regras do jogo e que a cidade antes de realmente começar a discutir teve que assimilar essas regras. Fora que gerou uma desculpa para todos sobre a falta de ação.

Desculpa de aleijado é muleta. O jogador razoavelmente decente não fica choramingando pela mecânica, ele vai tentar o arroz-com-feijão de sempre para tentar pegar uns mafiosos, e foi isso que aconteceu. Gera uma desculpa pra quem é preguiçoso, burro ou vagabundo.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)