Autor Tópico: Máfia Left 4 Dead - Vitória da Cidade!  (Lida 80351 vezes)

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Offline samita

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Re:Máfia Left 4 Dead - Vitória da Cidade!
« Resposta #405 Online: Junho 22, 2014, 10:33:46 am »
EU JA FALEI BIXO
Como de cara achei o mafioso, eu e o Boing decidimos ver a postura dele o máximo possível, pra ver quem ele acusa/defende pra conseguir achar outro parceiro. Mas dai com a morte do Boing, fiquei com medo e já revelei antes que morresse com essa informação. E como achávamos o Rain suspeito também, nem falamos nada pra no dia seguinte já ter outro mafioso pra linchar!

Eu não acho que o pensamento de vocês foi totalmente ruim. Mas tenho 2 observações, uma delas vcs não fazem ideia xD

1. Foi certo pensar em pegar outros mafiosos no pulo do MVerde, mas vocês poderiam ter revelado isso ou no final do dia, ou então no máximo no dia seguinte. Olha as implicações que tiveram: 1. O dia 02 não teve linchamentos e no dia 03 o Rain (Cidade) foi linchado. Sendo que um mafioso poderia ter ido pro espaço.

2. A Noara, se não me engano foi na noite 02, ela agiu como Cop no MVerde. Ela foi impedida de agir pelo Macnol, mas vamos pensar que ela não foi alvo de ação noturna. Ela gastou uma das poucas cargas que tinha pra "desvendar" um mafioso que vocês já tinham certeza de quem era...
Foi como se vocês estivessem jogando de cidade sozinhos, sendo que tinha mais um monte de gente aqui que poderia ajudar!  :victory:

E sério, a insistência em não linchar o Verde, chegando ao ponto de linchar o Rain A TOA, já tava me fazendo pensar em algum jeito de Noara e Macnol na verdade não serem cidadãos!  :b

Especialmente no caso da votação. Os jogadores não sabiam nem sequer se a votação seria algo benéfico ou maléfico. O voto era secreto e, como não era cobrado pelo narrador durante o dia e ninguém tinha a menor ideia de que efeito teria (se algum), aposto que muita gente até esquecia de mandar o voto. Acabou não sendo assunto decente pra discussões, e o fato de não ter o seu efeito revelado abertamente fez com que se tornasse apenas uma incógnita extra que não adicionou nada ao jogo. Se os jogadores soubessem o efeito da votação, isso poderia ser um elemento de discussão e manipulação muito mais impactante, e teria sido incorporado na estratégia de várias pessoas.
Isso foi uma verdade, tanto é que se eu cheguei a votar duas vezes foi muito, ainda mais depois que descobri que minhas cargas eram influenciadas pelo cenário. Tentar descobrir a funcionalidade dos votos já estava parecendo perda de tempo. Mas no mais, gostei do jogo, ficou divertido. Achei que a máfia acabou sofrendo mais, mas até que equilibrou bem mesmo com os erros.


Offline Arquimago

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Re:Máfia Left 4 Dead - Vitória da Cidade!
« Resposta #406 Online: Junho 22, 2014, 11:28:31 am »
Rpz... acho que só pecou nesse excesso de mecanicas ocultas... de resto o jogo foi muito bom!! 

E... melhor jogador?

Voto: MVerde Culhões de Aço
Dança do Arquimago... dança do Arquimago... teste de reflexo para não ficar queimado, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball...

Online Assumar

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Re:Máfia Left 4 Dead - Vitória da Cidade!
« Resposta #407 Online: Junho 22, 2014, 11:46:13 am »
Realmente foi legal.
Pena que morri cedo.
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Offline Ielena

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Re:Máfia Left 4 Dead - Vitória da Cidade!
« Resposta #408 Online: Junho 22, 2014, 12:04:11 pm »
Né puxando sardinha pra o nosso lada não, mas...

voto: MVerde

 :victory:

"Vão te dizer quem você é a vida toda. Você tem que revidar dizendo "não, eu sou eu!" Quer ser vista de outra forma? Faça acontecer. Se você quer mudar as coisas, corra atrás, mude elas, porque não existe fada madrinha nesse mundo".

Offline Macnol

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Re: Máfia Left 4 Dead - Vitória da Cidade!
« Resposta #409 Online: Junho 22, 2014, 12:30:28 pm »
Assumar, concordo sobre os cenários. Eles  adicionaram um elemento concreto ao jogo naquela máfia, mesmo que os efeitos específicos de cada um fossem desconhecidos. Isso se deu principalmente porque a votação era aberta no tópico, a lista de cenários possíveis foi dada e as opções tinham uma ligação forte com certas facções.

Já a posse do Silmaril eu acho que teria rendido mais se fosse informado no tópico que estaria com alguém toda noite, e que consequências isso teria. Como as estrelas no Sonic.

Samita, você não entendeu a estratégia de deixar o Verde vivo? A gente sabia que tinha outro anticidade vivo além dele. Se deixássemos o outro anticidade vivo naquele dia e o Verde fosse linchado, esse anticidade poderia matar alguém importante à noite. Se deixássemos o Verde vivo e matássemos o anticidade, o jogo estaria ganho e o Verde não poderia ter matado ninguém à noite.

O plano quase deu certo, estava 50% de chance entre matar o Arcane e o Rain. Se morresse o Arcane, game over. :)

Aliás, falando nisso... Coitado do Rain. Dois Ultra Vanilla era foda, hein. Quando você não tem poder nenhum e um RC nada convincente, é foda mesmo jogar.

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Offline Aquela Sem Nick

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Re:Máfia Left 4 Dead - Vitória da Cidade!
« Resposta #410 Online: Junho 22, 2014, 12:59:27 pm »
@Noara, logo mais postarei as MP`s, mas a Bomba do MagoCego não matava, apenas espancava... Mas acredito que falhei na distribuição de cargas e poderes. Eu queria ter colocado Médico e BLoqueador como um jogador só, e assim com alguns outros poderes, mas aí metade dos cidadãos ficaria sem, e se acontecesse desses que morressem cedo fossem os com poder, acabaria ficando pesado pro outro lado. Concordo que não foi o jogo mais equilibrado que a Spell já viu, mas acho que ambos os lados teriam boas condições de ganhar o jogo. MAs a sorte acabou pendendo bem mais pra cidade.
''Apenas espancava''. Bom, foi o que eu disse: A máfia já tem que suar pra pegar o médico primeiro pra conseguir atingir o COP, depois tem que inventar uma desculpa caso seja rastreado/observado e ainda morre na tentativa de matar o maldito? Foi um poder overpower demais. Se eu fosse maldita, poderia dizer ''sou um COP bomba! Se foderam, mafiosos!''. Imagina o desanimo maior que a facção não teria? :P

Já conversei com você sobre os personagens falsos, claro que devíamos ter lido sobre os papeis, mas dar personagens que na verdade não existem no jogo (Charger), ou que já possuem dono (Hunter) mais atrapalham do que ajuda. A ideia de fornecer personagens para a máfia é justamente tirar a preocupação dos jogadores em procurar isso, como eu conheço a história pelo segundo jogo, onde você pode jogar as missões do primeiro, e lá aparecem todos os zumbis eu pensei que todos participavam, ainda mais com aquele pacote de personagens que você nos entregou.
Isso foi realmente um tiro no pé da Máfia. Quando você dá personagens falsos pra facção, você assegura pra ela que aqueles personagens NÃO estão em jogo e TERIAM potencial de estar. Hunter seria logo desmentido e linchado, o Charger seria suspeito por não ser do jogo 1. Foi uma atitude bem troll da sua parte, Rafa. de onde tirou isso de dar RCs falsos? Porque as únicas máfias que fizeram isso foi a minha e a do Nibelung. E não fizemos isso que você fez. Uma boa jogada era dar um RC falso de Smoker. Ele não estava no jogo e pela cabeça da galera seria facilmente inocentado e ATÉ protegido por acharem que todos os especiais tem poderes. Isso seria legal para ensinar a galera a não confiar em tudo e todos só pelo RC. :)

Sobre os CQSONS... EU RI!  :rolando:

Sobre o melhor jogador... cara, estou em dúvida entre Verde e Arcane:haha:

Verde foi o mafioso descoberto no primeiro dia que morreu no penúltimo dia.  :bwaha:
Mas o Arcane fez o BBZ e aquilo fez ele ser linchado DEPOIS no Verde. Foi um ótimo meio de se manter vivo até o fim.

Voto: Arcane.  :laugh:
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Todos nós usamos máscaras. Algumas tão fixadas na alma que se confundem com a face.
O importante é não esquecer da pessoa que a usa.

Re: Máfia Left 4 Dead - Vitória da Cidade!
« Resposta #411 Online: Junho 22, 2014, 01:14:54 pm »
Q raiva fiquei do Verde. Kkkkkkkkkkk. Tava apreensiva já.

Voto: M. Verde

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Offline Ielena

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Re:Máfia Left 4 Dead - Vitória da Cidade!
« Resposta #412 Online: Junho 22, 2014, 02:06:08 pm »
Noara, o Smoker estava no pacote de RCs falsos que o Rafa deu pra gente, mas até pelo fluf estava claro na nossa cabeça que TODOS os RCs seriam confiáveis. Erramos em não pesquisar e confiar plenamente no Rafa, mas a gente já esculhambou ele no chat com relação a isso.... rsssrrs
"Vão te dizer quem você é a vida toda. Você tem que revidar dizendo "não, eu sou eu!" Quer ser vista de outra forma? Faça acontecer. Se você quer mudar as coisas, corra atrás, mude elas, porque não existe fada madrinha nesse mundo".

Offline Rafa

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Re:Máfia Left 4 Dead - Vitória da Cidade!
« Resposta #413 Online: Junho 22, 2014, 02:09:30 pm »
@Macnol se tudo correr bem ainda hoje a tarde vou colocar as MPs. E eu entendo o que você quis dizer, e em partes eu concordo. Eu queria colocar algumas coisas pra dar pano pra discussão, mas se eu colocasse tudo bem escancarado ngm ia debater, pq estaria tudo ali de mão beijada. Eu não soube intermediar isso e acabou ficando oculto demais.
Sobre os votos, acho que se eu tivesse dado os espancamentos ao fechar do dia, logo seria descoberto. Pq no dia seguinte a pessoa reclamaria que "no fechamento do dia foi espancado, alguém tem poder dirunos?" ninguém ia se manifestar e iriam sobrar 2 alternativas: Mafioso com poder diurno ou os votos secretos...

Já sobre os cenários, talvez eu poderia ter falado algo sobre como um cenário muda, mas sobre o que ele dava não era nada difícil. 2 cenários foram ativados ao longo do jogo e nos dois casos quem foi afetado pelo cenário teve informações CLARAS sobre o que ele fazia. O que poderia ter sido diferente é a Samita saber que ela não gastaria cargas de médico em função do cenário. Aí também dependeria dela falar ou não o que um cenário pode fazer...

@Noara, logo de início já tinha percebido que dar bomba pra um RC que quando fosse descoberto seria logo alvo de ação noturna foi um erro... Mas depois que o papel tava dado não tinha o que fazer né? kkk não podia mandar uma MP pra ti dizendo "Você perdeu a bomba porque sim":/

E sobre os RC`s falsos, eu achei que antes de usar algum RC os mafiosos iriam pelo menos pesquisar sobre... E eu coloquei o Hunter pra não ficar tudo tão fácil. E a máfia tinha o smoker como RC tb. E a intenção do Charger era justamente eles pesquisarem e perceberem que o Charger era um RC do segundo jogo, ou seja, os RC`s não eram seguros. Eu sei, aqui alguém vai falar que "não se deve pensar que os jogadores vão fazer exatamente o que o narrador deseja", mas na minha cabeça o mínimo que seria feito era pesquisar sobre o RC. ALias, no primeiro dia essa ideia foi levantada entre os mafiosos, mas um foi empurrando pro outro "Será que os infectados do 1 e do 2 são iguais?" - "Pois é, não sei... Será?" e ninguém se deu o trabalho de pesquisar.

Mas confesso, eu errei. Aqui eu poderia ou ter dado apenas RC`s usáveis, ou então ter alertado os mafiosos, nem que falasse algo tipo "Desses RC`s, tem 2 que vcs não podem usar" , alguma coisa nesse sentido.. Algo que induzisse eles a dar uma pensada sobre os RC's e os deixassem avisados que não era simplesmente ir ali e usar... :(

MAs tudo isso serviu pra que eu aprendesse algumas coisas, e meu próximo jogo deve vir bem mais polido do que esse... Muitos cuidados que não tive aqui eu terei no próximo, inclusive na questão de eu me organizar...

Offline Macnol

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Re:Máfia Left 4 Dead - Vitória da Cidade!
« Resposta #414 Online: Junho 22, 2014, 02:54:18 pm »
@Macnol se tudo correr bem ainda hoje a tarde vou colocar as MPs. E eu entendo o que você quis dizer, e em partes eu concordo. Eu queria colocar algumas coisas pra dar pano pra discussão, mas se eu colocasse tudo bem escancarado ngm ia debater, pq estaria tudo ali de mão beijada. Eu não soube intermediar isso e acabou ficando oculto demais.
Sobre os votos, acho que se eu tivesse dado os espancamentos ao fechar do dia, logo seria descoberto. Pq no dia seguinte a pessoa reclamaria que "no fechamento do dia foi espancado, alguém tem poder dirunos?" ninguém ia se manifestar e iriam sobrar 2 alternativas: Mafioso com poder diurno ou os votos secretos...

Sim, o efeito dos votos seria logo descoberto e... isso seria ruim? Acho que não. :) Do jeito que ficou, acabou que ninguém deu a mínima pros votos, tirando uma discussão rápida no primeiro dia. Sério, a gente não sabia nem se estava votando pra ajudar ou atrapalhar uma pessoa. É difícil descrever o quanto isso deixa a votação fútil, do ponto de vista do jogador.

Se o post inicial deixasse claro que seria uma votação pra atrapalhar alguém, viraria um elemento estratégico. A cidade provavelmente usaria o dia pra tentar decidir quem seria neutralizado à noite, e o resultado disso seria motivo pra começar as discussões no dia seguinte. Enquanto isso, a máfia poderia tentar manipular a votação a seu favor ou mentir que votaria em alguém mas combinar o voto em outro. 

Já sobre os cenários, talvez eu poderia ter falado algo sobre como um cenário muda, mas sobre o que ele dava não era nada difícil. 2 cenários foram ativados ao longo do jogo e nos dois casos quem foi afetado pelo cenário teve informações CLARAS sobre o que ele fazia. O que poderia ter sido diferente é a Samita saber que ela não gastaria cargas de médico em função do cenário. Aí também dependeria dela falar ou não o que um cenário pode fazer...

Pois é, quem foi afetado pela mudança de cenário saberia o efeito deles. Os outros 13 jogadores, não. Continuaria sendo uma pura incógnita. E mesmo o jogador beneficiado não teria como saber se isso afetou outros jogadores (ou não). Aí eu volto no que disse no começo daquela mensagem: máfia é um jogo focado em jogadores ocultarem informações uns dos outros. Quando o narrador também começa a ocultar informações demais dos jogadores, esculhamba. :P

Mas enfatizo que só estou pegando esse jogo de exemplo, porque na verdade meus comentários são mais voltados pros outros narradores que, espero, estão lendo, e podem levar isso em consideração pras próximas máfias que planejarem.

Offline Rafa

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Re:Máfia Left 4 Dead - Vitória da Cidade!
« Resposta #415 Online: Junho 22, 2014, 03:19:37 pm »
Sim, o efeito dos votos seria logo descoberto e... isso seria ruim? Acho que não. :) Do jeito que ficou, acabou que ninguém deu a mínima pros votos, tirando uma discussão rápida no primeiro dia. Sério, a gente não sabia nem se estava votando pra ajudar ou atrapalhar uma pessoa. É difícil descrever o quanto isso deixa a votação fútil, do ponto de vista do jogador.

Me deu a impressão que vc entendeu que eu disse que isso seria algo ruim. Mas não disse isso, pelo contrário, teria sido melhor descobrir isso logo do que acontecer o que aconteceu, de chegar até o final do dia 07 e ninguém fazer ideia do que se trata...

E sobre isso:

Pois é, quem foi afetado pela mudança de cenário saberia o efeito deles. Os outros 13 jogadores, não. Continuaria sendo uma pura incógnita. E mesmo o jogador beneficiado não teria como saber se isso afetou outros jogadores (ou não). Aí eu volto no que disse no começo daquela mensagem: máfia é um jogo focado em jogadores ocultarem informações uns dos outros. Quando o narrador também começa a ocultar informações demais dos jogadores, esculhamba. :P

Acho que vc está se contradizendo ou eu não entendi bem claro o teu ponto...
"máfia é um jogo focado em jogadores ocultarem informações uns dos outros."

Com quem fosse afetado pelos cenários ocultando ou não a informação, a tua frase definindo um jogo de máfia teria efeito... E digamos que eu escondi informações da grande massa, mas caso quem as recebeu revelasse isso em tópico, todos teriam conhecimento. É questão de estratégia... Ou eu penso assim, ou eu não entendi o que vc quis dizer kkk :T

Offline Macnol

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Re:Máfia Left 4 Dead - Vitória da Cidade!
« Resposta #416 Online: Junho 22, 2014, 03:33:50 pm »
No primeiro ponto, é isso mesmo. Achei que você tinha considerado que seria negativo. :)

No segundo, olha só, na prática isso foi algo oculto de 93% dos jogadores, só o narrador e 1 jogador (a cada mudança de mapa) sabiam que teria algum efeito e qual seria. O resultado foi que os jogadores nem deram bola pro cenário. Mais ainda porque a mudança de cenário não era algo previsível nem possível de ser influenciado pelos jogadores (era uma CQSONS), então ficou mais descartável ainda. Você teve um baita trabalho pra escrever descrições dos cenários, decidir que efeito teriam e qual seria o critério pra mudança... e na hora do jogo isso acabou sendo desperdiçado.

É tipo quando um mestre de RPG cria uma história enorme de background pro velhinho na taverna, inventa um segredo oculto que ele traz e vai revelar pra um personagem um dia, decide que a bengala que ele usa na verdade é um item mágico antigo... e na hora do jogo o velhinho só dá um mapa da caverna do tesouro pros jogadores, eles vão embora e nunca mais falam com o maldito NPC. Todo aquele trabalho foi perdido e não melhorou a aventura em nada. É assim que eu me sinto quando tem uma CQSONS em jogo. :P

EDIT: Não sei se já tinha contado o meu "Voto pra Mafia Awards" durante o linchamento, mas só pra deixar claro, o voto pra melhor jogador foi no Arcane mesmo. Aquele post foi caprichado demais pra não ganhar. XD
« Última modificação: Junho 22, 2014, 03:36:27 pm por Macnol »

Offline MVerde

  • Olha...
  • Esqueci.
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Re:Máfia Left 4 Dead - Vitória da Cidade!
« Resposta #417 Online: Junho 22, 2014, 03:56:32 pm »
A formas de ocultar, mas que explicam ao mesmo tempo.

Por exemplo você poderia ter informado que cenários iriam auxiliar alguns jogadores, revelar qual foi o auxílio ficaria por conta do jogador.

Sobre a votação nesse caso acho que você pensou no ponto de vista do narrador, você queria ver discussão no tópico. Mas teria gerado muito mais estratégias se isso fosse revelado de primeira, talvez não em tópico, mas fora do jogo muitos fariam jogadas diferentes.

Eu gosto de gatilhos, mas você precisa pensar antes:

 :seta: Isso vai atrapalhar o andamento do jogo?
 :seta: Deixar informado que há poder oculto? Se sim, informar o que vai ativar o gatilho, se não quer informar o gatilho é melhor não dizer que há poder oculto.

E pra melhor jogador:

Vot: Arcane

Só por causa daquela imagem. :wub:
Se for jogar Máfia, não use o termo RC, ou se for usar use de forma correta. RC é seu papel(poder) em jogo e não personagem.

Offline Arcane

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Re:Máfia Left 4 Dead - Vitória da Cidade!
« Resposta #418 Online: Junho 22, 2014, 05:24:34 pm »
Para empatar e Rafa dar um prêmio de consolação para os dois...

Voto: MVerde Steel Balls

... um dia desenvolvo essa capacidade de não ser linchado por dias.  :haha:
Somos todos bots!

Offline Rain

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Re:Máfia Left 4 Dead - Vitória da Cidade!
« Resposta #419 Online: Junho 22, 2014, 06:54:18 pm »
Já eu vou votar no Boing

Ganhou este jogo sozinho  XD
"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância."
"Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância."

                                                        Sócrates