Rafa, você vai postar as MPs ainda hoje? Tem coisas que eu precisaria entender melhor vendo todo o setup do jogo antes de poder comentar.
De qualquer forma já posso falar algumas coisas de modo geral. Foi a primeira máfia narrada, e pelo jeito o sentimento geral foi de satisfação, então, missão cumprida.
Mas tenho que comentar sobre algo que não aconteceu apenas nesse jogo, pelo contrário, tem sido frequente nas últimas máfias, e eu acho problemático.
É a síndrome do excesso de
CQSONS (
Coisas Que Só O Narrador Sabe). Máfia é um jogo todo centrado em mentiras, ocultação e revelação de informações que cada um tem... por isso, é muito importante que todos os jogadores tenham uma ideia clara do funcionamento do jogo, e possam se basear nisso pra interpretar as mentiras e verdades ditas no tópico.
Nesse jogo, tinha horas que eu sentia que estava jogando xadrez sem saber se um cavalo andava em L, ou nas diagonais, ou como peão...
Especialmente no caso da votação.
Os jogadores não sabiam nem sequer se a votação seria algo benéfico ou maléfico. O voto era secreto e, como não era cobrado pelo narrador durante o dia e ninguém tinha a menor ideia de que efeito teria (se algum), aposto que muita gente até esquecia de mandar o voto. Acabou não sendo assunto decente pra discussões, e o fato de não ter o seu efeito revelado abertamente fez com que se tornasse apenas uma incógnita extra que não adicionou nada ao jogo. Se os jogadores soubessem o efeito da votação, isso poderia ser um elemento de discussão e manipulação muito mais impactante, e teria sido incorporado na estratégia de várias pessoas.
Os cenários... bem, foi praticamente a mesma coisa. Os jogadores não tinham informação nenhuma sobre o efeito que o cenário tinha ou deixava de ter, muito menos o que fazer (ou não) para que o cenário mudasse. Também não adicionaram praticamente nada ao jogo.
Essa história de poderes desconhecidos também era
CQSONS. Eu já havia comentado isso contigo por MP, mas a minha dizia que eu teria um poder adicional que seria ativado automaticamente, bastando eu ficar vivo por algum tempo. Isso orientou minha estratégia (chamei atenção e corri riscos pra influenciar a máfia a não querer me linchar no começo do jogo) e no final das contas... sobrevivi até o
sexto dia sem descobrir qual o maldito poder!
Eu disse que essas duas coisas pareciam estar na moda porque teve elementos muito parecidos na máfia Silmarillion. Houve uma votação na noite zero que servia pra escolher qual jogador começaria com o Silmarillion, e isso era uma
CQSONS. Também tinha votações diárias pra escolher algum cenário que teria algum efeito em jogo, e esse efeito também era uma
CQSONS. (Pelo menos essa votação era feita em aberto e alguns cenários eram claramente "malignos" pra quem conhecia o tema, isso foi atenuante.)
Outro ponto parecido que já comentei foi do excesso de uso de poderes ocultos, principalmente quando alguém é vampiro sem saber (
CQSONS).
Também foi complicado não saber se votos de espancados contavam ou não para o limiar, e não saber a ordem em que as ações seriam resolvidas. Mas isso não é nenhum erro teu, é algo que devia estar mais claro na wiki. Estou trocando umas ideias com a Noara pra ver como a gente pode melhorar isso.
Compare com a máfia Sonic, por exemplo (e uma das minhas favoritas até hoje). Tinha uma mecânica exclusiva de toda noite algum jogador aleatório ganhar uma estrela que lhe daria um poder extra. QUAL seria esse poder era uma
CQSONS, porém
1) todos sabiam que isso aconteceria toda noite, e seria benéfico pro jogador
2) o poder ganho tinha a ver com o poder ganho pelo personagem quando pegava uma estrela no Sonic, então a cidade tinha dicas pra deduzir o efeito.
Na máfia Paranóia também tinha uma mecânica com
CQSONS (as missões diurnas e parceiros para ganhar rações), mas isso encaixava perfeitamente com o clima de Paranóia. A intenção era deixar todo mundo às cegas, e essa incerteza foi usada como elemento que adicionou ao jogo. Ainda assim, eu acho que escolher os parceiros por nome (e não aleatoriamente, escolhendo um número) teria sido mais interessante.
Ou seja, dá pra usar uma
CQSONS com moderação, mas eu acho que nas últimas máfias elas atrapalharam mais que ajudaram. Quando você pede pra um jogador fazer uma escolha
sem que ele tenha a menor ideia do efeito de cada opção, não é uma escolha. É só uma jogada aleatória de cara ou coroa. E isso não adiciona nenhum elemento de estratégia pra quem está fazendo a escolha.