Autor Tópico: Máfia Left 4 Dead - Vitória da Cidade!  (Lida 80187 vezes)

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Offline Rafa

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Re:Máfia Left 4 Dead - Vitória da Cidade!
« Resposta #390 Online: Junho 21, 2014, 10:38:08 pm »
Gente, vou atualizado o post que fiz ali com informações que julgar relevantes. Deem uma conferida que acabei de escrever mais coisas em todos os tóp[icos xD

Offline Aquela Sem Nick

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Re: Máfia Left 4 Dead - Vitória da Cidade!
« Resposta #391 Online: Junho 21, 2014, 10:45:47 pm »
Eu ainda acho que você exagerou nos poderes de proteção. Duas bombas, mais médico, mais tudo. Gente... Coitado e quem tentasse matar o COP. Já tem que achar o médico antes, aí o COP é bomba. De foder a máfia, né?

Agora a pergunta que não quer calar.: KATH, por que não disse logo que o Verde era culpado? XD
Ruiva da Spell



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Offline MVerde

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Re:Máfia Left 4 Dead - Vitória da Cidade!
« Resposta #392 Online: Junho 21, 2014, 10:47:15 pm »

Agora a pergunta que não quer calar.: KATH, por que não disse logo que o Verde era culpado? XD


O Verde nunca é culpado, tem que entender isso.  :P
Se for jogar Máfia, não use o termo RC, ou se for usar use de forma correta. RC é seu papel(poder) em jogo e não personagem.

Offline Ielena

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Re:Máfia Left 4 Dead - Vitória da Cidade!
« Resposta #393 Online: Junho 21, 2014, 10:56:21 pm »
O erro sobre o bloqueio e o Bus Driver, querendo ou não, afetaria toda a condução do jogo pós aquela noite. Simplesmente porque eu não seria envenenada. Você explicou as ações que ocorreram lá na noite seguinte, mas como a gente falou, a minha postura em jogo depois de um não envenenamento seria outra, e a dos outros mafiosos também. Não temos como prever o que a cidade iria fazer diante disso. O fato é que aquele envenenamento desestabilizou um pouquinho a máfia.

Enfim, eu também consideraria Bus Driver antes de bloqueio (papéis direcionadores em geral). Não por causa dessa jogada em questão, mas por eu achar mais lógico mesmo.
"Vão te dizer quem você é a vida toda. Você tem que revidar dizendo "não, eu sou eu!" Quer ser vista de outra forma? Faça acontecer. Se você quer mudar as coisas, corra atrás, mude elas, porque não existe fada madrinha nesse mundo".

Offline Arcane

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Re:Máfia Left 4 Dead - Vitória da Cidade!
« Resposta #394 Online: Junho 21, 2014, 10:56:55 pm »
Existe, mesmo que inconscientemente, uma questão de que é "bonito" a cidade ganhar. Tipo, como a cidade fosse o bem x mal (máfia). Nesse ponto dá para entender essa gana com poderes de proteção. Tb ocorreu isso na máfia Magic do Khalim (iirc).

Equilíbrio real é algo difícil de alcançar, e sensatez se ganha com o tempo. Para a primeira máfia do Rafa, achei mto boa. Achei tb que a máfia poderia ter mirado logo no Eltor e na Noara, que são doentes conhecedores desse jogo. Deixar gente assim vivo é sempre dor de cabeça. Vide a máfia Silmarillion, onde me mataram logo na primeira noite e o Banned ganhou a cidade por conhecer mto bem o tema tb.
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Offline Ielena

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Re:Máfia Left 4 Dead - Vitória da Cidade!
« Resposta #395 Online: Junho 21, 2014, 11:02:20 pm »
Pensamos várias vezes em ir na Noara e no Macnol, mas nas primeiras noites ficamos com receio de sermos observados ou rastreados. Por ironia do destino observaram o Assumar   :tsc:

"Vão te dizer quem você é a vida toda. Você tem que revidar dizendo "não, eu sou eu!" Quer ser vista de outra forma? Faça acontecer. Se você quer mudar as coisas, corra atrás, mude elas, porque não existe fada madrinha nesse mundo".

Offline Rain

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Re:Máfia Left 4 Dead - Vitória da Cidade!
« Resposta #396 Online: Junho 21, 2014, 11:03:14 pm »
Eu alcancei uma proeza daquelas neste jogo
Joguei de Vanilla duas vezes
Fui linchado pela cidade duas vezes

Minhas habilidades de jogo só ficam melhores  :bwaha:
Deveria ganhar o Awards  :haha:
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"Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância."

                                                        Sócrates

Offline MVerde

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Re:Máfia Left 4 Dead - Vitória da Cidade!
« Resposta #397 Online: Junho 21, 2014, 11:14:23 pm »
A ideia foi deixar a máfia forte, mas não saiu exatamente assim, pois os poderes que teoricamente eram para atrapalhar a cidade também podiam nos atrapalhar e foi o que aconteceu.

O policial ser bomba e o bloqueador espancar quem o matasse foi sacanagem. :p

Já conversei com você sobre os personagens falsos, claro que devíamos ter lido sobre os papeis, mas dar personagens que na verdade não existem no jogo (Charger), ou que já possuem dono (Hunter) mais atrapalham do que ajuda. A ideia de fornecer personagens para a máfia é justamente tirar a preocupação dos jogadores em procurar isso, como eu conheço a história pelo segundo jogo, onde você pode jogar as missões do primeiro, e lá aparecem todos os zumbis eu pensei que todos participavam, ainda mais com aquele pacote de personagens que você nos entregou.

Citação de: Arcane
Achei tb que a máfia poderia ter mirado logo no Eltor e na Noara, que são doentes conhecedores desse jogo. Deixar gente assim vivo é sempre dor de cabeça. Vide a máfia Silmarillion, onde me mataram logo na primeira noite e o Banned ganhou a cidade por conhecer mto bem o tema tb.

Nesse jogo, conhecer o tema não parecia ser um problema, Thales e eu também jogamos e dava para escapar de qualquer pressão em relação a isso. Estávamos buscando quem passava a impressão de ter algum tipo de poder, e logo de cara Macnol e Noara chamaram muita atenção, era arriscado tentar perder uma noite indo neles.

Citação de: Rafa
The Sacrifice: A máfia ganhou a habilidade de envenenamento (2 cargas) e ganhou 1 item que poderia ser usado que anularia TODAS as ações usadas naquela noite (Inclusive Ação de Morte.) Com o uso desse item, cargas seriam distribuídas de forma aleatória a personagens aleatórios.

A ideia dessa bomba era para nos ajudar? Pois isso seria uma mãe para a cidade.

O jogo foi divertido, Em certo momento eu quase liguei o foda-se e falei que era mafioso, mas foi mais engraçado me fazer de injustiçado, mesmo sabendo que não colava.  :linguinha:

Eu não fiz minha melhor participação, pouco tempo para postar e acabei não pegando o ritmo do jogo. Mas parabéns para a cidade e para o novato que nos zuou com esses redirecionamentos.
Se for jogar Máfia, não use o termo RC, ou se for usar use de forma correta. RC é seu papel(poder) em jogo e não personagem.

Re:Máfia Left 4 Dead - Vitória da Cidade!
« Resposta #398 Online: Junho 21, 2014, 11:52:37 pm »
Kath

Recusar a responder qualquer pergunta. Quando outro jogador faz isso o que VOCÊ faz? Coloca ele na sua lista de suspeitos ou deixa pra lá e vai atormentar outro jogador?


Rafa, gostei do jogo. E já conversamos por mp. Gordinho  :frenzied: :furioso: :frenzied:  :linguinha:

Offline Rafa

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Re:Máfia Left 4 Dead - Vitória da Cidade!
« Resposta #399 Online: Junho 22, 2014, 12:01:20 am »
@Noara, logo mais postarei as MP`s, mas a Bomba do MagoCego não matava, apenas espancava... Mas acredito que falhei na distribuição de cargas e poderes. Eu queria ter colocado Médico e BLoqueador como um jogador só, e assim com alguns outros poderes, mas aí metade dos cidadãos ficaria sem, e se acontecesse desses que morressem cedo fossem os com poder, acabaria ficando pesado pro outro lado. Concordo que não foi o jogo mais equilibrado que a Spell já viu, mas acho que ambos os lados teriam boas condições de ganhar o jogo. MAs a sorte acabou pendendo bem mais pra cidade.

@Ielena, realmente, você não seria envenenada. Mas o Russel teria sido pego no flagra. A Samita pensou muito certo em proteger a última maçom ao invés de proteger um envenenado, até mesmo pq vc tinha dito que era vanilla, mas esse "erro" (depende do ponto de vista) foi uma loteria, pq ele poderia ter pendido para os dois lados:
Cidade: Um mafioso envenenado que morreria na noite seguinte.
Máfia: O Médico perderia uma noite curando o mafioso, o Russel não foi visto pelo observador, e por ter sido envenenada vc tinha uma boa dose de inocência. A Kath falou no chat da maçonaria que não estava mais te considerando culpada (ela estava antes de ser envenenada) e o próprio arcane comentou aqui que ficou surpreso quando vc morreu envenenada, ou seja, ele também não desconfiava da tua culpabilidade.

@Rain hahahaha, foi muito bom xD Morreu demais esse garoto :p

@MVerde A ideia do item era estabilizar o jogo. Seria uma noite onde nada aconteceria, os cidadãos poderiam receber cargas e, como a máfia havia percebido, a morte do envenenamento aconteceria. Por isso juntamente com esse item vcs ganharam ação de envenenamento ;)

MagoCego Kkkkkkkk, eu pedi autorização pra te chamar assim hahaha

Offline Captain Kath

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Re:Máfia Left 4 Dead - Vitória da Cidade!
« Resposta #400 Online: Junho 22, 2014, 12:08:37 am »
Kath

Recusar a responder qualquer pergunta. Quando outro jogador faz isso o que VOCÊ faz? Coloca ele na sua lista de suspeitos ou deixa pra lá e vai atormentar outro jogador?

Eu tava zoando, tava com raiva das tuas ações mas eu tava rindo por fora  :bwaha:
Eu tbm passei por isso quando pedi à Ielena que respondesse meus questionamentos!

KATH, por que não disse logo que o Verde era culpado? XD

EU JA FALEI BIXO
Como de cara achei o mafioso, eu e o Boing decidimos ver a postura dele o máximo possível, pra ver quem ele acusa/defende pra conseguir achar outro parceiro. Mas dai com a morte do Boing, fiquei com medo e já revelei antes que morresse com essa informação. E como achávamos o Rain suspeito também, nem falamos nada pra no dia seguinte já ter outro mafioso pra linchar!

Pós-Rafa
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Concordo que não foi o jogo mais equilibrado que a Spell já viu
Relaxa, teve uma do Revenge ai que foi pior.
“Kaizoku ou ni ore wa naru!”

Offline MVerde

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Re:Máfia Left 4 Dead - Vitória da Cidade!
« Resposta #401 Online: Junho 22, 2014, 12:12:27 am »
Citação de: Rafa
@MVerde A ideia do item era estabilizar o jogo. Seria uma noite onde nada aconteceria, os cidadãos poderiam receber cargas e, como a máfia havia percebido, a morte do envenenamento aconteceria. Por isso juntamente com esse item vcs ganharam ação de envenenamento ;)

Só que distribuir cargas aleatórias tende a ser melhor para a cidade. É um item que mais iria nos atrapalhar do que ajudar, como por exemplo perdermos nossas habilidades na noite em que acontece o envenenamento.
Se for jogar Máfia, não use o termo RC, ou se for usar use de forma correta. RC é seu papel(poder) em jogo e não personagem.

Offline Rafa

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Re:Máfia Left 4 Dead - Vitória da Cidade!
« Resposta #402 Online: Junho 22, 2014, 12:17:59 am »
@MVerde, a ideia não era bem dar vantagens pra vocês, mas sim estabilizar. E vocês também receberiam cargas de envenenamento, por exemplo. Mas acho que esse item desequilibraria sim. A cidade estava quase sem cargas, se não fosse pelo último cenário era bem provável que o Arcane levasse o jogo.

EU JA FALEI BIXO
Como de cara achei o mafioso, eu e o Boing decidimos ver a postura dele o máximo possível, pra ver quem ele acusa/defende pra conseguir achar outro parceiro. Mas dai com a morte do Boing, fiquei com medo e já revelei antes que morresse com essa informação. E como achávamos o Rain suspeito também, nem falamos nada pra no dia seguinte já ter outro mafioso pra linchar!

Eu não acho que o pensamento de vocês foi totalmente ruim. Mas tenho 2 observações, uma delas vcs não fazem ideia xD

1. Foi certo pensar em pegar outros mafiosos no pulo do MVerde, mas vocês poderiam ter revelado isso ou no final do dia, ou então no máximo no dia seguinte. Olha as implicações que tiveram: 1. O dia 02 não teve linchamentos e no dia 03 o Rain (Cidade) foi linchado. Sendo que um mafioso poderia ter ido pro espaço.

2. A Noara, se não me engano foi na noite 02, ela agiu como Cop no MVerde. Ela foi impedida de agir pelo Macnol, mas vamos pensar que ela não foi alvo de ação noturna. Ela gastou uma das poucas cargas que tinha pra "desvendar" um mafioso que vocês já tinham certeza de quem era...


Aproveito pra reforçar:

Votem no melhor jogador ;D

Offline Macnol

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Re:Máfia Left 4 Dead - Vitória da Cidade!
« Resposta #403 Online: Junho 22, 2014, 12:31:20 am »
Rafa, você vai postar as MPs ainda hoje? Tem coisas que eu precisaria entender melhor vendo todo o setup do jogo antes de poder comentar.

De qualquer forma já posso falar algumas coisas de modo geral. Foi a primeira máfia narrada, e pelo jeito o sentimento geral foi de satisfação, então, missão cumprida.  :aham:

Mas tenho que comentar sobre algo que não aconteceu apenas nesse jogo, pelo contrário, tem sido frequente nas últimas máfias, e eu acho problemático.

É a síndrome do excesso de CQSONS (Coisas Que Só O Narrador Sabe). Máfia é um jogo todo centrado em mentiras, ocultação e revelação de informações que cada um tem... por isso, é muito importante que todos os jogadores tenham uma ideia clara do funcionamento do jogo, e possam se basear nisso pra interpretar as mentiras e verdades ditas no tópico.

Nesse jogo, tinha horas que eu sentia que estava jogando xadrez sem saber se um cavalo andava em L, ou nas diagonais, ou como peão...  :b

Especialmente no caso da votação. Os jogadores não sabiam nem sequer se a votação seria algo benéfico ou maléfico. O voto era secreto e, como não era cobrado pelo narrador durante o dia e ninguém tinha a menor ideia de que efeito teria (se algum), aposto que muita gente até esquecia de mandar o voto. Acabou não sendo assunto decente pra discussões, e o fato de não ter o seu efeito revelado abertamente fez com que se tornasse apenas uma incógnita extra que não adicionou nada ao jogo. Se os jogadores soubessem o efeito da votação, isso poderia ser um elemento de discussão e manipulação muito mais impactante, e teria sido incorporado na estratégia de várias pessoas.

Os cenários... bem, foi praticamente a mesma coisa. Os jogadores não tinham informação nenhuma sobre o efeito que o cenário tinha ou deixava de ter, muito menos o que fazer (ou não) para que o cenário mudasse. Também não adicionaram praticamente nada ao jogo.

Essa história de poderes desconhecidos também era CQSONS. Eu já havia comentado isso contigo por MP, mas a minha dizia que eu teria um poder adicional que seria ativado automaticamente, bastando eu ficar vivo por algum tempo. Isso orientou minha estratégia (chamei atenção e corri riscos pra influenciar a máfia a não querer me linchar no começo do jogo) e no final das contas... sobrevivi até o sexto dia sem descobrir qual o maldito poder!

Eu disse que essas duas coisas pareciam estar na moda porque teve elementos muito parecidos na máfia Silmarillion. Houve uma votação na noite zero que servia pra escolher qual jogador começaria com o Silmarillion, e isso era uma CQSONS. Também tinha votações diárias pra escolher algum cenário que teria algum efeito em jogo, e esse efeito também era uma CQSONS. (Pelo menos essa votação era feita em aberto e alguns cenários eram claramente "malignos" pra quem conhecia o tema, isso foi atenuante.)

Outro ponto parecido que já comentei foi do excesso de uso de poderes ocultos, principalmente quando alguém é vampiro sem saber (CQSONS).

Também foi complicado não saber se votos de espancados contavam ou não para o limiar, e não saber a ordem em que as ações seriam resolvidas. Mas isso não é nenhum erro teu, é algo que devia estar mais claro na wiki. Estou trocando umas ideias com a Noara pra ver como a gente pode melhorar isso.

Compare com a máfia Sonic, por exemplo (e uma das minhas favoritas até hoje). Tinha uma mecânica exclusiva de toda noite algum jogador aleatório ganhar uma estrela que lhe daria um poder extra. QUAL seria esse poder era uma CQSONS, porém
1) todos sabiam que isso aconteceria toda noite, e seria benéfico pro jogador
2) o poder ganho tinha a ver com o poder ganho pelo personagem quando pegava uma estrela no Sonic, então a cidade tinha dicas pra deduzir o efeito.

Na máfia Paranóia também tinha uma mecânica com CQSONS (as missões diurnas e parceiros para ganhar rações), mas isso encaixava perfeitamente com o clima de Paranóia. A intenção era deixar todo mundo às cegas, e essa incerteza foi usada como elemento que adicionou ao jogo. Ainda assim, eu acho que escolher os parceiros por nome (e não aleatoriamente, escolhendo um número) teria sido mais interessante.

Ou seja, dá pra usar uma CQSONS com moderação, mas eu acho que nas últimas máfias elas atrapalharam mais que ajudaram. Quando você pede pra um jogador fazer uma escolha sem que ele tenha a menor ideia do efeito de cada opção, não é uma escolha. É só uma jogada aleatória de cara ou coroa. E isso não adiciona nenhum elemento de estratégia pra quem está fazendo a escolha.
« Última modificação: Junho 22, 2014, 12:35:11 am por Macnol »

Offline Assumar

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Re:Máfia Left 4 Dead - Vitória da Cidade!
« Resposta #404 Online: Junho 22, 2014, 08:21:50 am »
Macnol, na máfia Silmarillion, a noite zero só ficou no escuro porque quem recebia a Silmaril, principalmente quem recebeu primeiro (nelio), não quis revelar o fato. É uma opção de estratégia.
No caso dos cenários, os efeitos eram ocultos, mas quem pesquisasse sobre o tema verificaria que eles tinham relação com a trama. O banned se beneficiou disso, principalmente no último dia, quando evitou o cenário que daria cargas para Ielena.
Concordo que há que se ter moderação nestas mecânicas para que o jogo não se sobressaia aos próprios jogadores, que devem ser os protagonistas. Mas acho que mecânicas ocultas ou semi-ocultas podem conferir um tempero especial, tornando o jogo mais divertido, dando mais opções de estratégia ou aleatoriedade e possibilidades de premiar os jogadores mais ativos.
"Sonhos são o que temos." Jojen Reed