Bom, a gente ganhou, mas pra mim não teve muito gostinho de vitória... =/
O jogo foi basicamente decidido pelos dados. Quem fosse envenenado pelo efeito de cenário definiria a facção vencedora. A sorte caiu do nosso lado, máfia ganhou. Se envenenasse um de nós, cidade ganharia.
Eu costumo me divertir jogando como máfia, mas nesse caso foi uma sensação forte de "está TUDO contra nós" desde o começo do jogo, e isso me deixou meio desanimado conforme as complicações do setup iam aparecendo.
Pra começo de conversa, nós começamos o jogo
sem saber quem eram os outros mafiosos. Pra descobrir, teríamos que mandar algum sinal no tópico e tentar adivinhar um dos outros mafiosos à noite, aí poderíamos falar com ele (e apenas ele). O primeiro dia foi bem complicado, por pouco não linchamos um companheiro por acidente.
(Por isso eu falei que você tinha se enganado sobre a "cortina de fumaça", Mog... não rolou nenhuma cortina de fumaça pra proteger a Kath, na verdade eu achei que o mafioso era o Joshua.
Aliás, quem eu tinha CERTEZA que era mafioso era você. Achei que aquele "VEM NIMIM, MÁFIA" tinha sido a mensagem em código pra tentar identificar outros mafiosos mais descarada do jogo, tanto que me esforcei pra proteger VOCÊ no primeiro dia...
)
Nem sequer o primeiro alvo noturno nós pudemos escolher direito. Cada um votou meio às cegas, e o alvo foi decidido nessa "votação". (Parabéns, Roderick!) Também não pudemos escolher quem faria a morte.
Graças a muita sorte, conseguimos nos identificar corretamente e começar a conversar entre a máfia a partir do segundo dia. Exceto o quinto "mafioso", que A) não sabíamos quem era (Boing) e b) não tínhamos como nos comunicar direito, exceto quando (por sorte) o cenário permitia, e mesmo assim só em mensagens filtradas através do narrador, sem poder nos identificarmos diretamente.
Além dessa dificuldade inicial, outros motivos pra sentir que estava tudo contra nós:
Não tínhamos nenhuma informação sobre quais cenários seriam bons pra nós ou pra cidade.
Só podíamos nos comunicar com o Boing em alguns deles.
Não tínhamos NENHUM poder pra compensar isso. Nada. Nem mesmo um mísero godfather.
Nossos RCs falsos eram uma porcaria. Witch errante? Estava na cara que a cidade não ia engolir essa e a Witch normal estaria em jogo. Dito e feito. Zumbis incomuns? Logo ficou na cara que todos os zumbis incomuns que estavam em jogo ERAM DA MAÇONARIA, o restante da cidade eram todos zumbis especiais, e todos estavam em jogo. Qualquer zumbi incomum era um RC fraquíssimo.
(Sério, maçonaria tripla. Tripla! São 3 jogadores automaticamente inocentados, além da porrada de combinações fortes de personagem/poder que já inocentavam vários outros. Não existia nenhum vanilla em jogo!)
O único RC falso que prestava foi o Hunter... e ele foi anulado pelo Rafa ter anunciado que o poder especial sorteado em um dos cenários (Observador)
era algo que não estava em jogo. Aí quebrou nossas pernas, e entregou a Kath de bandeja pro Verde.
Só deu pra virar o jogo porque a sorte (de novo) trouxe uma carga de Amado e uma de veneno na hora exata em que fariam mais diferença. E porque tivemos sorte (de novo) de nenhuma das ações noturnas ser bloqueada ou redirecionada. O jogo tinha tudo pra estar perdido desde o terceiro dia, mas a sorte evitou que acontecesse.
E ganhar na sorte não tem graça. =/
Tá, a gente fez algumas jogadas boas. E a cidade cometeu alguns erros (dois dias sem linchamento, principalmente), e parece que o MVerde jogou fora a chance de agarrar a vitória pra cidade com um redirecionamento. Mesmo assim, na maior parte do tempo eu senti que estávamos com as mãos atadas e sem muitas opções do que fazer, especialmente nos últimos dias e noites. Só tínhamos um curso de ação a tomar, e esperar a rolagem de dados pra ver o que aconteceria.
Mog, eu achei que você jogou bem, e foi o que mais incomodou. Nossa estratégia principal foi minar a tua perseguição à Kath, que estava certa desde o primeiro dia (embora pelos motivos errados... sério, não houve cortina de fumaça e eu prometi que voltaria no fim do jogo pra te explicar isso.
)
O único erro que tu cometeu foi ter anunciado aos quatro ventos que tinha imunidade à ação de morte. Esse é um poder que você NÃO deve falar, pelo contrário, tem que ficar quietinho e deixar a máfia tentar te matar. Se tivesse feito isso, com certeza teríamos desperdiçado uma ação de morte em você, porque estava sendo o puxador da cidade.
Enfim. Eu tenho ciência que sou bem mais reclamão que a média em termos de máfia, tanto que reclamo até quando ganho... mas achei que essa tinha potencial pra ser mais divertida se a gente não se sentisse tão "nadando contra a maré".