MP´s:publicano“Tempos críticos! sendo mal que tocava a muitos, a sensualidade pelo clima, a ambição pela necessidade, humores em que se pecou sempre a fatal constituição e harmonia do corpo político do Grão-Pará” Padre José de Moraes, S.J., 1759.
Você é Frei Lucas de Souza, superior do Convento de Nossa Senhora das Mercês de Belém do Pará, nascido em Louredo, no Bispado do Porto, por volta de 1591, filho de Miguel de Souza e Maria da Silva. Você é um sodomita, praticante do crime nefando (do qual não se deve falar). Considerado tão efeminado que se dizia mulher. Já em Portugal, quando capelão das tropas, seduziu Manuel de Brito, um jovem de 23 anos e se gabou de manter com ele mais de 200 cópulas, sempre na condição de “paciente”. Chegou ao cúmulo de afirmar que possuía um “vaso de mulher” e o sangue que eventualmente lhe corria, “mênstruo”. Sabe-se que praticou a sodomia na Alemanha, Nápoles, com quase 100 homens.
Poder:
Coito anal: a cada noite você pode escolher alguém para esta relação. Seu alvo ganha um ponto.
Importante:
Revelar seu RC impede que você aja por duas noites.
Revelar seu RC após a segunda revelação, num mesmo dia, ocasiona sua condenação à fogueira e você é retirado do jogo.
BarãoVocê é João Ferreira Matado, ferrador, natural e morador na vila de Abrantes, homem já penitenciado em 1715, em Coimbra, por dizer que matrimônio não era sacramento. Como se não bastasse, você se casou três vezes, em Abrantes, Castela e Santos, mudando de nome para propiciar seus crimes de bigamia.
Poder:
Dote nupcial: a cada noite você escolhe dois alvos. De um será retirado um ponto, que será passado ao segundo escolhido.
Revelar seu RC impede que você aja por duas noites.
Revelar seu RC após a segunda revelação, num mesmo dia, ocasiona sua condenação à fogueira e você é retirado do jogo.
Não importa se o RC é verdadeiro ou falso.
xuuh/KYUVocê é o Padre Gaspar Fernandes, da Companhia de Jesus, pertencente ao colégio Jesuíta de Portalegre, conhecido por “solicitar” pessoas que vão ao confessionário. Usar do sacramento da Confissão para satisfazer seus desejos sexuais é um crime grave, conhecido como solicitação! Seu assédio a Violante Tavares, a quem afirmou “palavras brandas e fora de propósito” e que “nunca vira mulher de tantas partes e perfeições e que, por seu amor iria ao cabo do mundo e faria todos os extremos”. E chegou mesmo ao extremo já que “lhe tomou a mão com a sua e lhe fez muita festa da parte de dentro do dito confessionário, chegando-a a seu rosto, beijando-a com muita brandura, metendo-a em sua própria boca e usando de muitas outras molicias”. Segundo a acusação você “não largou a mão a ela testemunha senão depois que mostrou ter satisfeito de seu apetite sensual.”
Poder:
Solicitação: A cada noite você pode escolher uma frase de um post de qualquer jogador e indagar sobre sua veracidade.
Custo: 1 ponto (+1 ponto a cada novo uso)
Você não pode escolher um post de alguém que responde ou respondeu, naquele dia, uma pergunta direta ou indireta sua. Não pode escolher um post de alguém em quem tenha votado.
Você não pode revelar seu poder e não pode acusar seu alvo de mentir ou perderá o poder. Nada impede que você invente uma forma de acusar seu alvo.
Revelar seu RC impede que você aja por uma noite. Você também não recuperará pontos no início do novo dia.
Revelar seu RC após a segunda revelação, num mesmo dia, ocasiona a perda do seu poder.
Você ganha 2 pontos no início de cada dia.
Pontos iniciais: 1
nelioVocê é D. Miguel da Anunciação, bispo de Coimbra, e inimigo do Marquês de Pombal. Sua luta pela reposição da reputação do clero e sua recomendação para que os seus diocesanos não lessem alguns livros, então muito em voga na Universidade de Coimbra, criou atrito com as atribuições da Real Mesa Censória.
Tais atritos lhe valeram a acusação de sigilismo. (Sistema ou prática da violação do sigilo da confissão, que alguns padres tentaram introduzir em Portugal no século XVIII, obrigando os criminosos penitentes a denunciar o nome e endereço dos seus cúmplices sob pena de lhes ser negada a absolvição).
Confissão: a cada noite você pode escolher alguém para que lhe confesse seus pecados. Seu alvo perde um ponto.
Revelar seu RC impede que você aja por duas noites.
Revelar seu RC após a segunda revelação, num mesmo dia, ocasiona sua condenação à fogueira e você é retirado do jogo.
Noara_FoxVocê é Maria Gonçalves, alcunhada de Maria “Arde-lhe-o-rabo”. Conhecida pelo uso de bruxaria, foi degredada de Aveiro para Pernambuco e daí para a Bahia. Você é acusada de fazer sortilégios para atrair casamentos, matar inimigos, conseguir fama e fortuna. Certa vez, disseram que: “era feiticeira diabólica e fazia feitiços com ajuda dos Diabos, e lhe mostrou uma chaga em um pé todo inchado, e lhe disse que em certos dias da semana os diabos lhe tiravam daquela chaga um pedaço de carne e que quando ela chamava os diabos, se lhe não dava muita ocupação, lhe tiravam dali então da dita chaga carne”, e “ia ao pego do mar de mergulho tirar certas cousas para fazer feitiços, e que com feitiços sabia e fazia o que queria”.
Uma cigana afirmou que você: “falava com os diabos, e lhe disse que lhe daria uma mesinha tal que quem tocasse com ele a outra pessoa, logo lhe fazia fazer quanto queria, e lhe mostrou uns ossos que trazia metidos nos cabelos da cabeça, dizendo que eram de enforcados, para as justiças não entenderem com ela”.
Poderes:
Curandeira: Cura pessoas envenenadas.
Custo: 1 ponto (+1 ponto a cada novo uso)
Oráculo: Escolhe um alvo toda noite. Quando o oráculo for morto, o escolhido a noite tem seu personagem revelado para todos na abertura do dia.
Custo: 1 ponto (+1 ponto a cada novo uso)
Revelar seu RC lhe retira um dos seus poderes (à sua escolha). Você também não recuperará pontos para o próximo dia.
Revelar seu RC após a segunda revelação, num mesmo dia, ocasiona a perda dos seus dois poderes.
Você ganha 2 pontos no início de cada dia.
Pontos iniciais: 1
KinnVocê é nada menos que o notável Pe. Antônio Vieira. Dono de uma oratória singular, seus discursos são conhecidos em todo o mundo. Contudo, você não conquistou apenas amigos, mas também inimigos. Inimigos poderosos, como a Inquisição.
Sua primeira rusga com o Santo Ofício se deveu ao momento em que adotou o Sebastianismo. Esta crença, considerada herética, afirmava que o rei D. Sebastião, desaparecido na batalha de Alcácer-Quibir, em 1578, retornaria dos mortos para fundar o Quinto Império. O sebastianismo inspirou outros movimentos, inclusive no Brasil, como o de Antônio Conselheiro, em Canudos.
Condições: Amado (mais um voto para ser linchado) e Padre (só pode votar se o seu voto não causar o linchamento de alguém, ou seja, não pode ser o último voto).
Você pode escolher, uma vez no jogo, tornar alguém odiado. Isso lhe retira a condição de amado.
Poder:
Político: A cada noite, o político pode escolher alguém de quem comprar o voto do linchamento. No dia seguinte, o alvo não pode votar e o político vota duas vezes.
Custo: 2 pontos (+2 pontos a cada uso)
Revelar seu RC lhe retira seu poder.
Revelar seu RC após a segunda revelação, num mesmo dia, o torna odiado.
Você ganha 2 pontos no início de cada dia.
Pontos iniciais: 1
Louc0Você é o escritor Bento Teixeira, filho de cristãos-novos, veio com a família para o Brasil por volta de 1567, com destino à capitania do Espírito Santo, frequentando o colégio dos Jesuítas. Em 1576 foi para o Rio de Janeiro e em 1579 para a Bahia. Em 1583 vai para Ilhéus onde se casa com Filipa Raposa, cristã-velha. Sem possibilidade de melhoria financeira, parte em 1584 para Olinda, abrindo aí a escola. Em 1588 vai para Igaraçu, dedicando-se ao magistério, à advocacia e ao comércio. Foi aí que a esposa começou a traí-lo sob pretexto de ele ser mau cristão e judeu. Foi aí também que blasfemou, sendo, em consequência, levado a auto-de-fé em 31 de julho de 1589, mas conseguindo a absolvição do ouvidor da Vara Eclesiástica. A 21 de janeiro de 1594 fez sua denúncia e confissão perante o Visitador do Santo Ofício, em Olinda. Em dezembro desse ano matou a esposa por adultério e refugiou-se no Mosteiro de São Bento daquela cidade. Continuando sob a mira da Inquisição por judaísmo, foi preso em Olinda em 20 de agosto de 1595 sendo embarcado para Lisboa, aí chegando em janeiro de 1596. Recolhido aos cárceres, negou a crença e prática judaicas, vindo a confessá-las depois.
Você é cidadão.
Poderes:
Rastreador: Segue um alvo à noite.
Custo: 1 ponto (+1 ponto a cada novo uso)
Observador: Observa um alvo à noite.
Custo: 1 ponto (+1 ponto a cada novo uso)
Revelar seu RC lhe retira um dos seus poderes (à sua escolha). Você também não recuperará pontos para o próximo dia.
Revelar seu RC após a segunda revelação, num mesmo dia, ocasiona a perda dos seus dois poderes.
Você ganha 2 pontos no início de cada dia.
Pontos iniciais: 1
manusouzaNão tema o Turco, não
Nesta sezão,
Nem o seu grande Mourismo,
Que não recebeu bautismo,
Nem o crismo,
E gado de confusão.
Firmai põe declaração
Nesta tenção
Chama-lhes animais sedentos
Que não têm os mandamentos,
Nem sacramentos;
Bestiais são, sem razão.
Você é António Alberto, casado com Isabel Fernandes “aquela de má vida”. Foi acusado de ter em casa do casal uma mulher moça, de nome Francisca Pires, a qual seria sua manceba. Segundo uma denúncia “quando da hum vestido ou calçado a molher da tambem outro a manceba e dizem que as trata ambas como suas molheres”. Perante esta situação e sua origem, foi acusado de mourismo. Você é cidadão.
Poderes:
Rastreador: Segue um alvo à noite.
Custo: 1 ponto (+1 ponto a cada novo uso)
Observador: Observa um alvo à noite.
Custo: 1 ponto (+1 ponto a cada novo uso)
Revelar seu RC lhe retira um dos seus poderes (à sua escolha). Você também não recuperará pontos para o próximo dia.
Revelar seu RC após a segunda revelação, num mesmo dia, ocasiona a perda dos seus dois poderes.
Você ganha 2 pontos no início de cada dia.
Pontos iniciais: 1 MVerdeVocê é Jerónimo de Liébana, conhecido como “Juan Calvo”. Falso clérigo e famoso feiticeiro. De vida aventureira, fazia todo tipo de sortilégios mágicos, passando-se por padre. Fazer-se de ministro da Igreja é uma grande heresia, já que faz os fiéis incorrerem em erro de idolatria. Você é cidadão.
Poderes:
Médico fraco: age como um médico normal, mas se proteger um mafioso, morre.
Custo: 1 ponto (+1 ponto a cada novo uso)
Médico: Protege um alvo de ações de morte.
Custo: 1 ponto (+1 ponto a cada novo uso)
Médico Paranóico: além de proteger o seu alvo, bloqueia suas ações noturnas.
Custo: 2 pontos (+2 pontos a cada novo uso)
Revelar seu RC lhe retira um dos seus poderes (à sua escolha). Você também não recuperará pontos para o próximo dia.
Revelar seu RC após a terceira revelação, num mesmo dia, ocasiona a perda de dois dos seus poderes.
Você ganha 2 pontos no início de cada dia.
Pontos iniciais: 1
SkarVocê é Gaspar Gonçalves, cristão-velho, de 60 anos, trabalhador em Almada e natural de Pombeiro. Você passaria despercebido pela Inquisição se não fosse seu costume de manter relações sexuais com uma burra, o que lhe valeu a alcunha de “O Burro” e a acusação de bestialidade. Você é cidadão.
Poderes:
Bloqueador: bloqueia a ação de um alvo.
Custo: 1 ponto (+1 ponto a cada novo uso).
Carceireiro: Escolhe um alvo DE DIA. Caso esse alvo ou o carcereiro não forem linchados nesse dia, o alvo não pode agir à noite, mas fica completamente imune a ações noturnas.
Custo: 2 pontos (+2 ponto a cada novo uso).
Revelar seu RC lhe retira um dos seus poderes (à sua escolha). Você também não recuperará pontos para o próximo dia.
Revelar seu RC após a terceira revelação, num mesmo dia, ocasiona a perda dos dois poderes.
Você ganha 2 pontos no início de cada dia.
Pontos iniciais: 1
VendettaVocê é Manoel de Moraes, mameluco de São Paulo do Piratininga. Serviu na guerra contra os holandeses quando estes conquistaram parte do nordeste brasileiro, mas, foi capturado e passou a colaborar com o inimigo, sendo funcionário por cerca de 08 anos da Companhia das índias Ocidentais. Foi expulso da Companhia de Jesus sob a suspeita de calvinismo. Você é cidadão.
Poderes:
Direcionador: Escolhe um alvo. As ações noturnas direcionas a você serão mandadas ao seu alvo.
Custo: 1 ponto (+1 ponto a cada novo uso)
Bus driver: Troca dois alvos de lugar.
Custo: 1 ponto (+1 ponto a cada novo uso)
Táxi driver: Troca as ações noturnas de dois alvos.
Custo: 2 pontos (+2 ponto a cada novo uso)
Revelar seu RC lhe retira um dos seus poderes (à sua escolha). Você também não recuperará pontos para o próximo dia.
Revelar seu RC após a segunda revelação, num mesmo dia, ocasiona a perda dos dois poderes.
Você ganha 2 pontos no início de cada dia.
Pontos iniciais: 1
CigannonVocê é o franciscano D. Diogo da Silva, bispo de Ceuta e confessor do rei e do seu conselho, foi o primeiro Inquisidor-Geral da história da Inquisição portuguesa. Aceitaria o cargo a pedido do rei, em nome do papa. A bula inquisitorial seria publicada em 1536, numa cerimônia na qual estariam incluídas a pregação do sermão da fé e a publicação do édito da graça. Para a cerimônia seriam convocados o Cabido da Sé, o clero e o povo. Você é mafioso!
O cargo mais importante da Inquisição, a posição de Inquisidor-Mor ombreava com o poder dos próprios reis.
Condição: Imune a ações investigativas.
ThalesVocê é Padre José de Sousa Ribeiro de Araújo, Comissário do Santo Ofício, que atuou na capitania do Espírito Santo, em meados do século XVIII. Atuou na repressão de feiticeiros, sendo conhecido por recolher provas contra índios. Você é mafioso!
Russell/MadrügaVocê é Anacleto Elias da Fonseca, natural de Lisboa, um comerciante de grosso trato. Iniciou suas atividades mercantis ainda em sua terra natal como comissário de fazendas. Em 1742, habilitou-se Familiar do Santo Ofício, quando ainda morava na referida cidade. Antes de se tornar um grande homem de negócio no Rio de Janeiro, iniciou suas atividades como sócio de José da Costa Pereira, um dos Familiares do Santo Ofício de Colônia de Sacramento. Você é mafioso!
SamitaVocê é Antônio Rodrigues de Carvalho, Familiar do Santo Ofício e homem de negócio, que participou em inquirições extrajudiciais realizadas no Rio de Janeiro, em 1754. Foi Capitão das fortificações da Praia da Cidade em 1791. Você é mafioso!
MogVocê é Bento Gomes Ramos, nascido na segunda metade da década de 1720, na Freguesia de São Nicolau de Sandim, conselho da cabeceira do Basto, na comarca de Guimarães, Arcebispado de Braga. Chegou às terras brasílicas com quinze anos de idade, e foi recebido por seu tio, já residente em Guarapiranga. O fato de ter algum parente próximo residindo na colônia foi motivador para muitos dos portugueses que aqui chegaram, pois tal situação implicava facilidades como moradia e até mesmo ocupação profissional encaminhada. Filho de agricultores do norte de Portugal, Bento tornou-se homem de negócios assim como o tio, era camboieiro de escravos, vivendo de “ir ao Rio de Janeiro buscar negros para vender nas Minas”. Você foi habilitado como Familiar do Santo Ofício e pretende colaborar com a Inquisição da melhor forma. Você é mafioso!
Poderes da máfiaInquisição:
Cigannon: D. Diogo da Silva, Inquisidor-Mor
Thales: Pe. José de Sousa Ribeiro de Araújo, Comissário do Santo Ofício
Russell: Anacleto Elias da Fonseca, Familiar do Santo Ofício
Samita: Antônio Rodrigues de Carvalho, Familiar do Santo Ofício
Mog: Bento Gomes Ramos, Familiar do Santo Ofício
A rede de informação do Santo Ofício lhes comunica que os heréticos, em geral, usam pontos para funcionar seus poderes. Eles recebem até 2 pontos a cada novo dia e seus poderes têm custos de que variam, em geral, de 1 a 2 pontos. Não se pode usar o mesmo poder duas vezes na mesma noite.
As mp´s dos heréticos são tituladas pelo nome e heresia, como no caso da máfia (nome e função).
No corpo da mp, o nome está em negrito e a heresia está em negrito e sublinhado.
Todos os heréticos possuem limitações se revelarem seus RC´s.
Cada Inquisidor vivo ganha 1 ponto a cada novo dia. Os pontos podem ser usados, separada ou conjuntamente, para comprar poderes.
Poderes da Inquisição:
Silenciador: 1 ponto (+1 a cada novo uso, não pode ser usado no mesmo alvo consecutivamente, não pode usar em quem foi envenenado)
Envenenador: 3 pontos (+1 a cada novo uso)
Bruxa ou interceptador: 4 pontos (+1 a cada novo uso. Devem escolher um deles, o custo aumenta para ambos)
Inspiração: 4 pontos (+1 a cada novo uso. Falam o nome de uma heresia e recebem a informação se ela está ou não no jogo)
Bloqueador: 1 ponto (+1 a cada novo uso)
Anular ponto: 2 pontos (+1 a cada novo uso. Anula os pontos de um alvo. PODER DIURNO)
Anular poder: 4 pontos (+1 a cada novo uso. Anula o poder do alvo. Se ele tiver mais de um, será escolhido algum, aleatoriamente)
Pontos atuais: 5 pontos