Autor Tópico: Máfia Gárgulas - Vitória da Máfia e Linchador  (Lida 103547 vezes)

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Offline Skar

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Re:Máfia Gárgulas - Vitória da Máfia e Linchador
« Resposta #480 Online: Janeiro 30, 2013, 03:13:39 pm »
Li o jogo, e concordo com o que já disseram, muita coisa ao mesmo tempo. Acho que vale pro Narrador a mesma Máxima do jogador, menos é mais.

Eu discordo. Já tivemos jogos bem simples que foram um saco. A máfia do D&D foi diverrtida e olha que morri na segunda noite.

O problema real dessa máfia foi o fator do Assumar ter três vidas que tornou as coisas complicadas, além de itens que mudavam as condições de uso de poderes.
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Offline Assumar

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GANHAMOS?
« Resposta #481 Online: Janeiro 30, 2013, 03:46:23 pm »
:ops:

 :hmmm:

 :dança:

Ainda ganhamos? Sério, não contava com isso.
Na máfia D&D, houve diversão, mas eu já havia apontado ao Kinn sobre o perigo dessas coisas de itens, desejos e outras intervenções do Narrador. Desequelibram o jogo e podem estragar a diversão. Acho que foi o que ocorreu aqui.
Alguma aleatoriedade é bom, mas se for demais, não. E os jogadores nunca podem ficar sempre no escuro. Se tiver muita condição, imunidade, "mecanicices" para este poder funcionar, o jogo se torna frustrante. Aí começa um jogo de tentar adivinhar o absurdo.
De toda forma, kinn, acho que você tem boas idéias e é um narrador muito capaz. Se der uma simplificada nas suas mecânicas e evitar os "pucks" e "itens", seu jogo vai ficar perfeito.
"Sonhos são o que temos." Jojen Reed

Offline kinn

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Re:Máfia Gárgulas - Vitória da Máfia e Linchador
« Resposta #482 Online: Janeiro 30, 2013, 05:03:39 pm »
Se eu morresse por ação noturna, o Pandassa não seria linchado e morto nunca mais?  :haha:
Foi a impressão que deu e... que absurdo. XD

Se a Noara morresse ou fosse linchada, o SK ia junto. E todos os independentes apareciam como culpados pro cop no jogo.

Hm, eu achei a ideia do jogo interessante...
Eu estava curtindo ele até mesmo depois que eu morri...
Acho que ele levou um tempinho até embalar, e pouco depois começou a virar um enrola pra cá e enrola pra lá...

Começou a ficar meio lento, demorava pra abrir o dia, demorava pra fechar (pelo menos mais no começo) e etc... Isso talvez por conta de compromissos pessoais ou etc... Nem reclamo disso (Sem contar que o começo do jogo foi ali perto de ano novo e natal, são datas onde as pessoas não costumam ficar 24h na internet [pelo menos generalizando])

Sobre a questão do assumar, vc poderia ter colocado 3 vidas nele, mas ter colocado alguma restrição pra deixar mais justo, talvez deixa ele com 3 vidas, mas o linchamento tira 2 vidas dele e se ele fosse morto pelo SK ele perderia apenas 1 vida... Ou seja, se o SK tentasse matar ele 1 noite, e a cidade tentasse linchar, ele teria morrido... ou sei lá, algo nesse sentido! hehe

E a única reclamação que eu teria sobre o que aconteceu cmg é que desde o começo eu tinha entendido que o meu "observar" serviria pra mim saber com quem eu posso ou não me juntar, e não que pelo simples fato de ter observado alguém com quem eu poderia me juntar, eu já me juntaria... até foi por isso que mandei na MP "Se eu puder me juntar ao Assumar, eu não faço isso"... Vc deveria pelo menos ter me respondido tipo: "Se vc observar ele, automaticamente vc vai se juntar, vc tem certeza que quer osbervar?" Ou algo nesse sentido, pq assim vc não me responderia QUEM ele era, e ainda teria "explicado" o que minha ação faria...

Eu tava quase certo que o Assumar era mafioso, e queria tirar essa dúvida, pensei que se eu pudesse me juntar a ele, era pq ele era mafioso... E acabei me ferrando bonito por conta disso... :(

Gostei do esqueminha dos Desejos e dos Itens, :D

Acho que preciso deixar as coisas mais claras...
O que você ganhou não foi o poder observar e sim o poder de procurar aliados de facção - basicamente, você se unia caso procurasse o SK, qualquer mafioso ou o recrutador maçon. A recíproca era verdadeira: Lexington conseguia recrutar você e anticidade que lhe matasse lhe recrutava ao invés.
===

Vou realmente anotar os conselhos dados e olha que simplifiquei bastante o jogo do projeto original  :haha:
É que eu gosto de administrar complexidades. A mecânica ter essas firulas não foi o problema. O problema era mesmo os elementos causadores de grind, como os dificultadores da ação de morte e de linchamento.

O do SK tava de boa, porque o linchador ia se juntar em qualquer linchamento para vencer no jogo, fora que se ele fosse morto, o SK ia junto. O papel mais difícil do jogo era do SK que tinha que deixar o linchador por último ou usar o livro para unir sua essencia com Angela e assim ficar imortal, só morrendo se Ângela morresse.

Como a máfia só tinha 2 pessoas precisa de um elemento fortalecedor... e como eram 3 irmãs, 3 vidas pareciam justo. :roll:
Mas agora ficou claro que foi demais, apesar de a derrota da cidade foi também o fato dele acerta a princesa amada na última noite.
Se matasse outro, ficavam 3 vivos no último dia: 2 maçons e ele.

Aliás a cidade ficou composta de maçons :P

===

Vou me esforçar para fazer um jogo melhor - aguardem.
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Offline Rafa

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Re:Máfia Gárgulas - Vitória da Máfia e Linchador
« Resposta #483 Online: Janeiro 30, 2013, 05:29:32 pm »

Acho que preciso deixar as coisas mais claras...
O que você ganhou não foi o poder observar e sim o poder de procurar aliados de facção - basicamente, você se unia caso procurasse o SK, qualquer mafioso ou o recrutador maçon. A recíproca era verdadeira: Lexington conseguia recrutar você e anticidade que lhe matasse lhe recrutava ao invés.

Ah sim! Isso eu entendi, rs

O problema é que eu tava esperando que fosse algo tipo
*Rafa says*- Kinn, eu vou "observar" o Assumar
*Kinn says* - Se vc quiser, vc pode se juntar ao grupo de Assumar
*Rafa thinks* - Assumar é mafioso, como eu desconfiava :p

mas sem problemas xD
é que se soubesse que fosse do jeito que foi eu nunca teria agido no Assumar, pq eu tinha quaaase certeza dele ser mafioso (por pura desconfiança mesmo)

Offline kinn

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Re:Máfia Gárgulas - Vitória da Máfia e Linchador
« Resposta #484 Online: Janeiro 30, 2013, 05:59:27 pm »
Entendi... mas a mecânica original do poder diabo (no qual o poder que você ganhou é baseado) o recrutamento nunca é opcional...

Fora que essa descrição sua serviria como policial.
Mas eu poderia descrever que você poderia se unir a ele se quisesse - sem dizer que ele era mafioso - teria sido justo assim e a escolha de se unir a ele teria sido sua (e arriscar confirmar que ele era mafioso ou não).
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Offline Captain Kath

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Re:Máfia Gárgulas - Vitória da Máfia e Linchador
« Resposta #485 Online: Janeiro 31, 2013, 07:42:23 pm »
Queria dizer que como foi minha primeira máfia, aprendi bastante por já ser uma máfia bem ampla, com muitos poderes, itens, grupos, deu pra ter uma boa ideia!
Obrigada por me viciarem nessa porcaria  :parede:

Parabéns (?) máfia  :sobrancelha:
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Offline Assumar

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Agradecido
« Resposta #486 Online: Janeiro 31, 2013, 08:45:54 pm »
(...)

Parabéns (?) máfia  :sobrancelha:

Agradecido (!).  :haha:
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Offline Malena Mordekai

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Re:Máfia Gárgulas - Vitória da Máfia e Linchador
« Resposta #487 Online: Fevereiro 01, 2013, 10:53:58 am »
É uma coisa que andei pensando, @KINN

Você tende muito a inovar. Isso é legal; eu também faço isso e não poderia recriminar. MAS você também tem a mania de regras ocultas, INCLUSIVE de coisas que deveriam ser mais públicas. Quando se gera uma regra nova, oculta e ainda por cima subjetiva, as probabilidades do resultado não ser bom, ou simplesmente não agradar, são grandes.
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Offline kinn

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Re:Máfia Gárgulas - Vitória da Máfia e Linchador
« Resposta #488 Online: Fevereiro 01, 2013, 06:13:14 pm »
Já estava pensando nisso - na próxima máfia que fizer deixarei as regras públicas e se não estiverem claras o suficiente, irei re-explicando até todos entenderem. Assim não haverão dúvidas do que esperar no jogo.
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Re:Máfia Gárgulas - Vitória da Máfia e Linchador
« Resposta #489 Online: Fevereiro 01, 2013, 08:21:54 pm »
Ou faça como eu fiz com as regras das missões na Máfia Eberron. Tinha regras ocultas, mas durante o jogo eu fui revelando elas aos poucos pra deixar o pessoal especulando. Boa parte da graça de regras ocultas é a especulação. Se o pessoal não tiver como especular (por não saber que existe a regra, ou não ter interesse nela), ela não está servindo pra nada.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Offline Assumar

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Concordo plenamente!
« Resposta #490 Online: Fevereiro 02, 2013, 10:09:33 am »
É uma coisa que andei pensando, @KINN

Você tende muito a inovar. Isso é legal; eu também faço isso e não poderia recriminar. MAS você também tem a mania de regras ocultas, INCLUSIVE de coisas que deveriam ser mais públicas. Quando se gera uma regra nova, oculta e ainda por cima subjetiva, as probabilidades do resultado não ser bom, ou simplesmente não agradar, são grandes.

Ou faça como eu fiz com as regras das missões na Máfia Eberron. Tinha regras ocultas, mas durante o jogo eu fui revelando elas aos poucos pra deixar o pessoal especulando. Boa parte da graça de regras ocultas é a especulação. Se o pessoal não tiver como especular (por não saber que existe a regra, ou não ter interesse nela), ela não está servindo pra nada.

Concordo plenamente!  :aham:
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Offline kinn

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Re:Máfia Gárgulas - Vitória da Máfia e Linchador
« Resposta #491 Online: Fevereiro 02, 2013, 09:22:49 pm »
Essa realmente parece uma boa ideia para implementar - embora já penso pra próxima máfia deixar as regras em aberto e se possível reduzir a zero as mecânicas ocultas. No máximo o setup diferenciado.

Depois quando retornar ao formato habitual fazer desse jeito.
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