Autor Tópico: Máfia Forever Red - Vitória da Cidade  (Lida 152710 vezes)

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Offline Lucita

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Re:Máfia Forever Red - Vitória da Cidade
« Resposta #765 Online: Janeiro 02, 2014, 01:46:42 pm »
Isso se refletiu no número absurdo de suplentes nesse jogo. Os que pediram suplência podem até argumentar que era por causa de tempo e tal, mas nunca ocorreu um número tão grande como agora. Particularmente, acredito que muitos não tinham mais o jogo como prioridade e isso se refletiu na decisão (não digo todos, mas alguns que pediram suplência apareceram bastante na Spell durante o jogo). Eu mesmo atarefado e fodido de trabalho, não pedia suplência em algumas máfias porque elas estavam divertidas demais para sair. Só pedi suplência uma única vez porque realmente não dava para continuar (a máfia bugada do Tetris).

Eu me enquadro no negrito. Eu tinha viagem programada pra minha antiga cidade, fiquei ocupada com arrumação de mudança definitiva pra Porto Alegre (resolver coisas sobre conta bancária, transferência de documentos para outro Estado [nas vésperas do natal, fazer essas coisas é o inferno na Terra], arrumar minhas coisas em caixas, etc) + ajudar minha mãe nos preparativos do casamento dela + correria típica de festas de final de ano (receber 4263142352416342543 parentes em casa e tal). O jogo estava numa fase em que cada saída que eu dava do fórum, quando voltava tinha 5 páginas novas de paredes de blablablá e enroleixon pra ler. Eu não tinha tempo pra acompanhar isso e o pouco tempo que eu tinha livre, queria passar fazendo coisas mais agradáveis do que ler o mesmo lero-lero de sempre e ficar quebrando a cabeça com o jogo que, no ponto que estava, pra mim, estava completamente sem sentido (por falta de uma palavra melhor). Não tinha no que se basear concretamente, tinha páginas demais pra serem lidas e basicamente o conteúdo dos posts de todo mundo era quase o mesmo. Das, sei lá, 2 horas por dia que eu tinha livre pra usar a internet depois de um dia exaustivo, eu realmente não queria gastar 80% desse tempo ou mais lendo aqueles posts.

DEPOIS que as coisas foram mudando, o pouco que acompanhei eu achei até bem interessante. O jogo ficou bem dinâmico e aparentemente divertido. Mesmo assim eu acredito que não teria tempo mesmo pra acompanhar como deveria, então foi bom que o Skar pode participar no meu lugar.

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Re:Máfia Forever Red - Vitória da Cidade
« Resposta #766 Online: Janeiro 02, 2014, 02:28:53 pm »
Final editado. Ações e MPs colocadas na primeira página.

De noite eu volto com meus comentários finais. Mas admito que o jogo funcionaria melhor se o setup fosse aberto desde o começo, e os poderes ganhos fossem secretos. Revelar aos poucos ajudou demais a cidade.
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Offline PowLyne

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Re:Máfia Forever Red - Vitória da Cidade
« Resposta #767 Online: Janeiro 02, 2014, 02:50:32 pm »
Eu também achei que a máfia ia ganhar algum poder de morte alternativo, ou que alguém virasse SK mediante a morte de alguém (para dar aquele clima de "começo low-power e cresce").

Offline Arquimago

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Re:Máfia Forever Red - Vitória da Cidade
« Resposta #768 Online: Janeiro 02, 2014, 03:13:31 pm »
Achei muito desequilibrado pra máfia e que a máfia levaria de lavada... até o chute certeiro no Nelio, e o Cebolituz pegar o Russell ...

Num determinado momento do jogo eu jurava que já estava linchado e joguei tudo pra cima, alguém citou trolada, mas eu simplesmente estava "desistindo" ... não tinha mais o que falar apenas esperar me lincharem, e como sabia que nao dava poderes pra máfia ia mais tranquilo...

Essa idéia dos maçons mortos não poderem se comunicar foi interessante... achei os dias longos e tal... mas foi bem interessante o experimento... sempre é bom testar essas mecanicas diferentes pra ver o que funciona bem ou não
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Offline Macnol

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Re: Máfia Forever Red - Vitória da Cidade
« Resposta #769 Online: Janeiro 02, 2014, 04:13:09 pm »
A máfia entregou o jogo. Feio.

Dito isso, achei que esse setup parecia um beholder. Bonitinho no papel, mas o lado que acertasse o primeiro ataque de save or die ganharia sem dificuldades. O efeito bola de neve de dar MAIS poderes pro lado que acertasse o linchamento (que já é uma vantagem por si só) garante que a balança desequilibra rápido demais.

Comento melhor quando eu estiver em casa.

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Offline Malena Mordekai

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Re:Máfia Forever Red - Vitória da Cidade
« Resposta #770 Online: Janeiro 02, 2014, 06:43:54 pm »
Engraçado que eu vinha pensando em algum setup com o efeito REVERSO, quanto mais numericamente prejudicada estivesse a facção, mais poderes ela ganharia.
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Offline Macnol

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Re:Máfia Forever Red - Vitória da Cidade
« Resposta #771 Online: Janeiro 02, 2014, 06:47:02 pm »
Essa é a filosofia por trás da mecânica de Ultra em Street Fighter 4, por exemplo. Ele serve como um efeito balanceador automático: se um jogador está apanhando muito, a barra de Ultra se enche e ele tem mais facilidade de dar um ataque devastador que vira o jogo, ou pelo menos deixa tudo mais equilibrado.

O setup de ganhar mais poderes quando já está indo bem tem o efeito contrário e aumenta o desequilíbrio.

Offline Malena Mordekai

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Re:Máfia Forever Red - Vitória da Cidade
« Resposta #772 Online: Janeiro 02, 2014, 09:06:15 pm »
Interessante, eu fiquei justamente pensando em que tema algo assim valeria...

Independente dos percalços, este jogo valeu muito a pena, no mínimo por gerar DUAS postagens no porraspell, uma delas ganhando 1o. lugar de loucura...

http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1642.msg69616;topicseen#new

Obrigado, nelio. Fico imaginando se você realmente acredita naquilo que disse... rsrsrs
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Re:Máfia Forever Red - Vitória da Cidade
« Resposta #773 Online: Janeiro 02, 2014, 09:50:34 pm »
Primeiro, eu não me arrependo dos dias longos. Por mais que o final tenha sido corrido, muita coisa "encaixou" fácil com base especificamente nas discussões anteriores. Então eu estou satisfeito com o prazo dos dias em 4-5 dias reais.

Segundo, originalmente esta máfia teria o setup completamente aberto. Os mafiosos saberem quais poderes eles liberariam estava na lista desde o princípio, mas por algum motivo, achei que revelar todos os possíveis poderes logo de cara ia atrapalhar o jogo, e resolvi colocar a mecânica de revelação por linchamento. Em retrospecto, acho que o setup aberto seria mais saudável pro jogo, porque a máfia saberia quais poderes foram liberados, e poderiam mentir algum poder que ainda não estivesse em jogo.

Terceiro, eu pensei em usar Super Sentai como base ao invés de Power Rangers, mas teve dois motivos pelo qual eu mudei de ideia: 1) Eu não tenho acesso fácil às séries inteiras para tirar screenshots como eu fiz, e 2) Eu conheço menos sobre o enredo geral de sentais (especialmente os da década passada) do que de PR, o que ia atrapalhar bastante na organização do jogo. Não, a quantidade de séries não ia atrapalhar, porque eu sempre poderia limitar o período de tempo de onde eu tiraria os personagens.

Quarto, durante a Máfia Sonic, o Eltor comentou que o jogo ficou "melhor" quando ele foi linchado e poderia se preocupar só com as conversas da máfia fora do tópico. Isso me colocou pra pensar, porque quando um cidadão ativo é morto, a cidade perde todos os insights que ele poderia ter a respeito do jogo (exceto se for maçom). Resolvi testar pra ver o que aconteceria se este mesmo "problema" acontecesse com a máfia. Logo, surgiu a regra de mafiosos mortos não poderem continuar conversando em off com os outros. Eu queria MUITO um feedback dos mafiosos (exceto o nelio, que foi o primeiro linchado) pra saber o quanto isso afetou as estratégias deles.

Por último, eu queria saber por que a máfia não matou a Noara quando ela se revelou como Jack. Sabe, o ranger vermelho daquela série com temática policial. Naquela hora não tinha observador nem médico em jogo.
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Re:Máfia Forever Red - Vitória da Cidade
« Resposta #774 Online: Janeiro 02, 2014, 10:57:51 pm »
Por último, eu queria saber por que a máfia não matou a Noara quando ela se revelou como Jack. Sabe, o ranger vermelho daquela série com temática policial. Naquela hora não tinha observador nem médico em jogo.
BUUUUURRRAAAA!

Era só ligar os pontos. Nem precisava ligar muito, na verdade. Eu me revelei como Jack no 2° dia, disse que Charlie (personagem do Russell) aparecia na minha MP. Obviamente eu dava poder pra máfia e tinha uma probabilidade muito grande do poder mais poderoso que Russell daria ao morrer (cop) vir parar nas minhas mãos.

Na primeira noite investiguei o Arcane e deu inocente. Não morri. Pensei: ''fodeu, o que me salvou foi o natal, mas na próxima eu não escapo''.

Na segunda noite investiguei o Khalim, deu culpado. Eu tinha absoluta certeza que não viveria pra contar a história, mas eis que amanhece o dia e lá estou eu mais uma vez para presenciar o brilho do sol.

Eu já tinha certeza sobre a culpabilidade do Kinn, só precisava achar o último mafioso. Quando amanheceu o dia e eu e Arcane entregamos os dois, pensei: "CARAAAALHO!  XD''

Um jogo que tinha TUDO pra estar nas mãos da Máfia reverteu-se estranhamente para o nosso lado depois que Cthulhu apareceu para dar seu ar da graça. Isso é para mostrar como a insanidade é bem vinda nos momentos que mais precisa de lógica, ou melhor... de uma CIÊNCIA EXATA, 100% À PROVA DE FALHAS! :cthulhu:
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Offline Malena Mordekai

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Re:Máfia Forever Red - Vitória da Cidade
« Resposta #775 Online: Janeiro 02, 2014, 11:38:07 pm »
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Re:Máfia Forever Red - Vitória da Cidade
« Resposta #776 Online: Janeiro 03, 2014, 01:19:18 am »
Primeiro, eu não me arrependo dos dias longos. Por mais que o final tenha sido corrido, muita coisa "encaixou" fácil com base especificamente nas discussões anteriores. Então eu estou satisfeito com o prazo dos dias em 4-5 dias reais.

Pra mim isso teve um preço muito grande. As primeiras 30 páginas do jogo foram de um TÉDIO mortal.

Trinta.

Fuckin'.

Páginas.

Sendo que tinha 20 jogadores. Sem nada de útil pra ser dito, porque ninguém tinha nenhum poder e os mafiosos tinham personagens falsos, então nem sequer o tema da máfia tinha alguma utilidade pra motivar conversas úteis.

O maior motivador pra eu fazer a jogada aleatória foi uma tentativa desesperada de cortar esse tédio e A) fazer algo engraçado/memorável pro jogo e B) dar qualquer coisa de concreta pra cidade trabalhar que não fosse aquela conversa fiada dos 450 posts anteriores.

Quarto, durante a Máfia Sonic, o Eltor comentou que o jogo ficou "melhor" quando ele foi linchado e poderia se preocupar só com as conversas da máfia fora do tópico. Isso me colocou pra pensar, porque quando um cidadão ativo é morto, a cidade perde todos os insights que ele poderia ter a respeito do jogo (exceto se for maçom). Resolvi testar pra ver o que aconteceria se este mesmo "problema" acontecesse com a máfia. Logo, surgiu a regra de mafiosos mortos não poderem continuar conversando em off com os outros. Eu queria MUITO um feedback dos mafiosos (exceto o nelio, que foi o primeiro linchado) pra saber o quanto isso afetou as estratégias deles.

Tá, deixa ver se eu entendi... eu te falei que a única parte que eu achei divertida naquela máfia foi conversar com alguns parceiros fora do tópico, aí numa tentativa de melhorar você vai e tira isso do jogo?  :bwaha:

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Re:Máfia Forever Red - Vitória da Cidade
« Resposta #777 Online: Janeiro 03, 2014, 01:27:59 am »
Quarto, durante a Máfia Sonic, o Eltor comentou que o jogo ficou "melhor" quando ele foi linchado e poderia se preocupar só com as conversas da máfia fora do tópico. Isso me colocou pra pensar, porque quando um cidadão ativo é morto, a cidade perde todos os insights que ele poderia ter a respeito do jogo (exceto se for maçom). Resolvi testar pra ver o que aconteceria se este mesmo "problema" acontecesse com a máfia. Logo, surgiu a regra de mafiosos mortos não poderem continuar conversando em off com os outros. Eu queria MUITO um feedback dos mafiosos (exceto o nelio, que foi o primeiro linchado) pra saber o quanto isso afetou as estratégias deles.

Tá, deixa ver se eu entendi... eu te falei que a única parte que eu achei divertida naquela máfia foi conversar com alguns parceiros fora do tópico, aí numa tentativa de melhorar você vai e tira isso do jogo?  :bwaha:
Agora que li isso direito. Tu tá doido, Nibe? Uma das principais armas da Máfia e você tirou isso deles? Agora é compreensível porque passou a impressão que os mafiosos ''abandonaram'' o jogo.
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Re:Máfia Forever Red - Vitória da Cidade
« Resposta #778 Online: Janeiro 03, 2014, 01:45:14 am »
Sendo que tinha 20 jogadores. Sem nada de útil pra ser dito, porque ninguém tinha nenhum poder e os mafiosos tinham personagens falsos, então nem sequer o tema da máfia tinha alguma utilidade pra motivar conversas úteis.

Isto foi outro problema, mas que eu não acho que seja relacionado com o tamanho do dia por si só.

Tá, deixa ver se eu entendi... eu te falei que a única parte que eu achei divertida naquela máfia foi conversar com alguns parceiros fora do tópico, aí numa tentativa de melhorar você vai e tira isso do jogo?  :bwaha:

Sim, é o que eu acreditei ser um dos motivos pelo qual tanta gente prefere jogar como mafioso do que como cidade. Um deles é que eles continuam jogando mesmo morto. Foi só um teste pra ver como isso ia afetar o andamento das coisas. Mas se serve de consolo, a mesma regra afetava os maçons. Tanto o Assumar quanto o Thales falaram isso no tópico.
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Re:Máfia Forever Red - Vitória da Cidade
« Resposta #779 Online: Janeiro 03, 2014, 03:48:15 am »
- RC falsos -> a cidade não tem esse artifício a seu favor
- Completa falta de poderes -> não temos um mínimo artifício embasador de "verdade": por mais coerente ou incoerente que pareça, qualquer argumento no jogo pode ser tanto um cidadão defendendo a si mesmo ou a sua ideia ou um mafioso agindo estrategicamente e não temos nada que sirva de comparativo
- Cidadãos jogam no escuro -> nada mais natural do que cidadãos desconfiando de outro cidadão porque ninguém sabe quem é o quê, [isso faz parte do jogo, dã] isso não dá força o suficiente para culpabilidade de ninguém
- Experiência de jogo -> já tivemos máfias o suficiente pra mafiosos listarem todo tipo de coisa que as pessoas consideram como atitudes suspeitas [que eram os argumentos usados contra eles no passado] e camuflá-las muito bem quando o jogo se trata somente de análise de comportamento e mais nada [mentir, forçar linchameto de cidadão, etc]
- Grande número de jogadores -> fica fácil camuflar-se quando o jogo se baseia e posts muito grandes de um número muito grande de pessoas, já que isso é algo que demanda um longo tempo de leitura e análise individual, muitas vezes linha a linha, de muitos textos, muito grandes, de muitas pessoas, o que torna tudo muito cansativo, ora maçante, ora impossível [dada a vida offgame de todo mundo] e prejudica a atenção e dedicação necessária para pegar sutilezas entrelinhas.
- Mecânica particular -> o jogo começou "desbalanceado" em favor da máfia e tendia a criar uma avalanche favorável pro lado que começasse bem: se a cidade tivesse tido uma sorte do caramba de linchar um mafioso no primeiro dia que concedesse algum poder FODA pra cidade E/OU os mafiosos estivessem cometendo erros demais, as vantagens da cidade aumentariam gradativamente; caso a máfia soubesse tirar vantagem do que tinha no começo, seu poder cresceria exponencialmente. Em outras palavras, na minha opinião, a mecânica já começou favorecendo uma das duas facções e conforme o jogo evoluísse, a menos que a cidade tivesse tido sorte no primeiro dia, os benefícios da máfia só tendiam a aumentar.
- Ninguém sabe que poder tem ou a quem dará poder caso morra -> a cidade tem nada pra se basear concretamente pra poder garimpar uma vantagem aleatória, e a máfia, desde que mate alguém todo dia, tem garantida uma probabilidade de vantagem para si: seja matando um cidadão com poder forte antes mesmo dele ter chance de usa-lo, seja ganhando um poder concedido pela morte do mesmo.

Estou resgatando esse post que a Lucita fez no meio do jogo, porque ali resumiu a maior parte dos motivos que me levaram a achar que o jogo começou MUITO desequilibrado a favor da máfia. E quando ela escreveu isso a gente nem sabia ainda que eles tinham MPs falsas!

Eu ainda acho que a máfia entregou totalmente esse jogo. Não tinha motivos pra começarem a cair feito dominós só porque o Russel meio que se atirou abraçado com o Nelio. (Apesar que aí também entra o efeito bola de neve que eu mencionei, quanto mais um lado linchasse certo mais o poder dele cresceria geometricamente...)

Sendo que tinha 20 jogadores. Sem nada de útil pra ser dito, porque ninguém tinha nenhum poder e os mafiosos tinham personagens falsos, então nem sequer o tema da máfia tinha alguma utilidade pra motivar conversas úteis.

Isto foi outro problema, mas que eu não acho que seja relacionado com o tamanho do dia por si só.

Não foi causado pelo tamanho dos dias, mas foi muito agravado por ele. A parte mais chata de qualquer máfia é o primeiro dia, porque não há resultados noturnos e o pessoal só fica conversando sem nada de concreto.

Aí, graças a essa mecânica em que a cidade era totalmente sem poderes até pegar o primeiro mafioso...o resultado é que houve, basicamente, 3 "primeiros dias". E cada um levou 5 dias de tempo real, mais 2 dias pra cada noite.

Ou seja, foram quase 3 semanas de um jogo chato pacarai. Tanto que o comentário mais frequente depois que o jogo finalmente engrenou foi "eu não vou ter saco de reler essa porra toda!".


Tá, deixa ver se eu entendi... eu te falei que a única parte que eu achei divertida naquela máfia foi conversar com alguns parceiros fora do tópico, aí numa tentativa de melhorar você vai e tira isso do jogo?  :bwaha:

Sim, é o que eu acreditei ser um dos motivos pelo qual tanta gente prefere jogar como mafioso do que como cidade. Um deles é que eles continuam jogando mesmo morto. Foi só um teste pra ver como isso ia afetar o andamento das coisas. Mas se serve de consolo, a mesma regra afetava os maçons. Tanto o Assumar quanto o Thales falaram isso no tópico.

Pois então, caraio! Você foi pelo pensamento inverso do que eu esperava.  :bwaha: "Elemento X é algo legal no jogo, mas só um grupo tem... então o que fazer? Dar ele pra mais gente, ou retirar de todo mundo pra equilibrar? Isso, vou tirar de todo mundo!"

Pelo contrário, acho que mais gente tem que poder continuar participando do jogo depois que morrer. Na cidade isso é complicado, porque ter mais cabeças trocando informações é uma das grandes vantagens da máfia... mas não é impossível.

Por exemplo, que tal alguma máfia onde as pessoas mortas viram tipo uma "hidra espectral", em que podem conversar entre si no pós vida e participar do tópico (sem poder de voto) através de uma pessoa específica... digamos, o primeiro cidadão que tenha sido morto pela máfia?

(Existe algum role de "médium" na máfia, em que o cara pode ouvir as vozes dos cidadãos mortos e passar recados deles no tópico? Isso seria engraçado.)
« Última modificação: Janeiro 03, 2014, 03:51:18 am por Macnol »