Autor Tópico: MÁFIA CHANGELING: OS PERDIDOS - Vitória da Cidade  (Lida 72233 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Re:MÁFIA CHANGELING: OS PERDIDOS [Dia 1 até 22:00 de quarta, 25/09/2013]
« Resposta #15 Online: Setembro 24, 2013, 10:38:52 am »
Aparecendo por aparecer. Não sei nada de fadas, preciso ler algumas coisas.
14 jogadores. 3 máfia e 1sk? Ou 3 máfia e 1 independente? Ou 4 máfia?

Offline stinger957

  • Hotline Miami Feelings
    • Ver perfil
Re:MÁFIA CHANGELING: OS PERDIDOS [Dia 1 até 22:00 de quarta, 25/09/2013]
« Resposta #16 Online: Setembro 24, 2013, 10:46:34 am »
Oi gente, tamos aí de novo. Faz tempo que não jogo, mas é bom se esforçar.

A mecânica das Promessas pode ser uma boa ferramenta nas nossas mãos para ir revelando pouco a pouco sobre as personagens, ainda que seja meio arriscada - é pesar se vale a pena entupir alguém de Glamour em troca de verificar se a pessoa está falando a verdade ou não.

O linchamento compulsório me preocupa um pouco, porque ele parece beneficiar a máfia sobremaneira - dá pra fazer um pseudo-speedlynch só para lotar alguém de interesses com mais votos do que os outros, levar o dia com a barriga e esperar o linchamento acontecer de qualquer jeito. Acho que a mecânica do desvoto mitiga um pouco esse problema, mas de toda maneira é melhor tomarmos cuidado com os votos apressados...

Re:MÁFIA CHANGELING: OS PERDIDOS [Dia 1 até 22:00 de quarta, 25/09/2013]
« Resposta #17 Online: Setembro 24, 2013, 10:47:58 am »
Citar
Khalim, voce ja jogou? parece bem inteirado do assunto... e o Kinn tb... fee verdadeiro wtf?
Não, nunca joguei Changeling os Perdidos. Falta o com quem.

Tenho o livro em português. Já li de cabo a rabo. Coloquei elementos do jogo na campanha de Mago o Despertar que mestro (muito de vez em quando) com só um jogador.

Tenho também quase todos os demais livros da linha em PDF. É o meu jogo do New World of Darkness preferido, só não tenho jogadores dispostos a testar...

Citar
[zoeira]por mim a gente começava linchando o banned só pelo lol [/zoeira]
Bem, já que a gente tem que linchar alguém mesmo...  :twisted:

Mas primeiro quero ver se minha pressão dá alguma coisa.

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:MÁFIA CHANGELING: OS PERDIDOS [Dia 1 até 22:00 de quarta, 25/09/2013]
« Resposta #18 Online: Setembro 24, 2013, 11:17:41 am »
REGRAS DO FADO


---------------

Enfim, estou aqui. Não ia jogar, mas o publicano pediu, etc.

Acho importante declarar para quem todos devem mandar glamour, pois é mais um mecanismo para impedir que mafiosos fiquem no circlejerk eterno do poder. Ainda vou ler as mecânicas (sério, estou começando a detestar esses jogos com mecânicas demais).
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline Rafa

  • Rafa
  • Easy peasy lemon squeezy!
    • Ver perfil
Re:MÁFIA CHANGELING: OS PERDIDOS [Dia 1 até 22:00 de quarta, 25/09/2013]
« Resposta #19 Online: Setembro 24, 2013, 11:21:01 am »
Sobre o tema: Vou estudar um pouco, nunca joguei nem li nada a respeito
Sobre o Banned: Todos sabem como a gente se abraçou na máfia da monica  :wub:
Sobre a Mecânica: Se não me engano o assumar já tinha feito algo parecido né? Ou alguém outro, enfim..

E sim, concordo em dizer para quem foi enviado os "glamours", mas dizer o motivo? Fica tipo Big Brother assim? haha

Offline Afrodite

  • First born unicorn
  • Fabulous
    • Ver perfil
    • Porra, Spell!
Re:MÁFIA CHANGELING: OS PERDIDOS [Dia 1 até 22:00 de quarta, 25/09/2013]
« Resposta #20 Online: Setembro 24, 2013, 11:29:47 am »
Não vejo vantagem em levar o dia com a barriga e esperar o linchamento acontecer de qualquer jeito, apesar da dificuldade em escolher uma cabeça pra linchar nesse primeiro dia. O jeito é combinarmos um alvo pra revelar na Mascarilha e torcer pra ser suspeito.

Por enquanto só o Kinn comentou, mas na minha MP também consta uma pista de um possível personagem.
(click to show/hide)

Offline Arquimago

  • Desaurido
  • o.O
    • Ver perfil
    • @Arquimago
Re:MÁFIA CHANGELING: OS PERDIDOS [Dia 1 até 22:00 de quarta, 25/09/2013]
« Resposta #21 Online: Setembro 24, 2013, 11:35:25 am »
o detalhe de levar o dia com a barriga e ninguem votar pra linchar alguem escolhido pela cidade é um mafioso chegar no final e linchar alguem com 1 voto no ultimo minuto do segundo tempo... percebam esse detalhe
Dança do Arquimago... dança do Arquimago... teste de reflexo para não ficar queimado, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball...

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:MÁFIA CHANGELING: OS PERDIDOS [Dia 1 até 22:00 de quarta, 25/09/2013]
« Resposta #22 Online: Setembro 24, 2013, 11:36:34 am »
Seguinte. Publicano largou um resumo, mas farei outro.
Por algum motivo em especial (descrito nas nossas mps) chamamos a atenção de um true fey (fée verdadeiro, não fada verdadeira) que é uma entidade volúvel imensamente poderosa limitada apenas por regras estranhas. Essa entidade nos levou lá e nos transformou no que somo hoje, em algo belo, útil, bestial, ogrocida, elemental ou sombrio.

A maioria que é levada nunca volta - mas nossos elos eram fortes demais para serem rompidos e fugimos. Aqui, apartados de nosso mundo natal, não somos mais humanos nem fadas, mas um changeling - um meio termo e fazemos o possível para evitar sermos levados de volta.

As cortes criam regras e estruturas que tornam a vinda dos fées complicada pra eles - fora os métodos que tentam usar para garantir que não seremos levados de volta - seja se fortalecendo através da luta, usando magias tão poderosas como as deles, se escondendo que ninguém vai achar ou apenas aproveitando o dom que receberam e curtindo sua nova vida, como se supõe que os fées unicamente fazem.

Um dos problemas é que há traidores entre nós. Changelings que não fugiram de verdade e estão aqui a serviço deles... ou até tipos que vem de Árcadia atrás de nós.
===
No jogo os fées não tem ficha só regras que precisam cumprir antes de poder agir livremente.
Mas changelings traidores podem ser detidos e vencidos. Por isso que acredito na máfia sem os fées - não há como linchar e matar com certeza uma entidade dessas.

E eles já estão presentes na mecânica de sequestro - parece o suficiente para colocar eles diretamente em jogo, enquanto a máfia deve trabalhar para eles.
===

Lembrem também que se a máfia concentrar o glamour todo com ela, é um deles que será levado - então não dá pra fazer como na máfia do Assumar onde a máfia só doa ponto entre si - porque a cidade doando sem anunciar pra máfia - pode inesperadamente sobrecarregar um deles e será um deles que será votado.

Esse é um dos critérios do sequestro, além dos votos que não fecham linchamento.
Se anunciarmos em quem vamos doar os pontos a máfia pode guiar a cidade e prevenir isso não doando pontos entre eles para evitar o risco.

Outra coisa que a máfia vai querer fazer é garantir o linchamento do dia, porque podem empurrar um cidadão sem muita dificuldade. Essa mecânica do sequestro é ruim pra cidade, mas não é boa pra eles.
===

E cuidado com o que vão revelar sobre vocês em meia revelações. Publicano já deixou claro que dá pra deduzir poderes e outras coisas através destas pistas (por exemplo médico e cop).
Vamos ter de fazer revelações eventualmente, mas façamos isso direito e somente quando pressionado.
===

Não sou contra revelar a quem enviamos o glamour, mas comentar no mesmo dia pode ajudar a máfia a coordenar suas ações e distribuição diurna para o menor risco pra eles. Podemos deixar pra falar amanhã ao invés.
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Offline Afrodite

  • First born unicorn
  • Fabulous
    • Ver perfil
    • Porra, Spell!
Re:MÁFIA CHANGELING: OS PERDIDOS [Dia 1 até 22:00 de quarta, 25/09/2013]
« Resposta #23 Online: Setembro 24, 2013, 11:56:28 am »
@Kinn, nesse caso, dá pra descartar as "pistas de mafiosos" nas MPs?
(click to show/hide)

Re:MÁFIA CHANGELING: OS PERDIDOS [Dia 1 até 22:00 de quarta, 25/09/2013]
« Resposta #24 Online: Setembro 24, 2013, 12:17:00 pm »
Descreveu bem o jogo, Kinn. Vou me focar em outros aspectos:

Os Feés Verdadeiros são chamados também de os Outros, o Povo Belo, os Gentis, e vários outros eufenismos. Eles são criaturas incapazes de compreender a humanidade; eles são amorais e incapazes de sentir empatia, sociopatas completos. Não pense apenas em fadinhas ou elfos; qualquer criatura de pesadelos, de mitos antigos e lendas urbanas, ou mesmo coisas como aliens cinzentos e diabos sedutores, pode ser o disfarce de um Feé.
Eles vivem em Arcádia; entre Arcádia e o mundo mortal existe a Sebe.

Um changeling é um humano raptado por um Feé (dito seu "Protetor") para servir como escravo, servo, mascote, brinquedo, amante, decoração, o que for. Isso muda você fisicamente, deixando você meio feérico também.
A maioria dos que escapam (os Perdidos) se reúnem em Feudos Francos, a comunidade local de changelings; o Feudo é dividido em Cortes, como o Kinn explicou. As Cortes dividem o poder no Feudo (cada corte lidera durante sua estação), pois isso confunde os Feés (eles não entendem esse conceito de dividir o poder). Todos temem serem capturados novamente.
Para um mortal, você ainda parece humano, devido à Mascarilha. Em geral apenas outros changelings podem ver sua Feição feérica.

Os mafiosos devem ser Legalistas (changelings ainda sob controle de um Feé, enviado para sabotar o Feudo) ou Corsários (mercenários, capturam outros changelings para os feés como forma de se manterem livres). Ambos os tipos podem se infiltrar como membros de Cortes e tem os mesmos poderes.

Mas existem também os Insanos (ficaram loucos por sua experiência em Arcádia), os Desalmados (não recuperaram sua alma ao voltar de Arcádia, ficando tão sociopatas quanto os feés), os Duplos (uma cópia do futuro changeling, deixada pelo feé que o sequestrou, feita com um pedaço de sua sombra e material encontrado no chão, como lixo, gravetos ou barro; ele vive sua vida enquanto você está em Arcádia, e quando você volta pode ter que lidar com esse impostor), os hobgoblins (criaturas nativas da Sebe), os Charlatães (feés verdadeiros banidos de arcárdia; esses sim tem ficha e podem ser motos, Kinn), os milicianos (changelings terroristas, dispostos a sacrificar inocentes, humanos ou changelings, na luta contra os feés)...
Eu posso ver qualquer um desses aí como SK nesse jogo. Também posso imaginar um Culto baseado nos milicianos.

Re:MÁFIA CHANGELING: OS PERDIDOS [Dia 1 até 22:00 de quarta, 25/09/2013]
« Resposta #25 Online: Setembro 24, 2013, 12:19:05 pm »
@Kinn, nesse caso, dá pra descartar as "pistas de mafiosos" nas MPs?
Já que falaram disso, eu não tenho nenhuma pista ou dica de outro jogador na minha MP.

***

Vou deixar Voto e Promessa só na tarde de amanhã, seja em que for. Quero ao menos ver todos postando.

Offline Aquela Sem Nick

  • Moderador
    • Ver perfil
Re:MÁFIA CHANGELING: OS PERDIDOS [Dia 1 até 22:00 de quarta, 25/09/2013]
« Resposta #26 Online: Setembro 24, 2013, 12:21:48 pm »
e tô vendo que algumas coisas estão diferentes (morte no dia 1?).
Era NPC, Lina.

Pois é... eu não entendo PN de changeling nenhum e to aqui..
Somos dois.

14 jogadores. 3 máfia e 1sk? Ou 3 máfia e 1 independente? Ou 4 máfia?
Acredito em 3 máfias e 1 independente e/ou 1 vampiro. Mas com esse linchamento compulsório, talvez a primeira opção seja a mais válida.

(sério, estou começando a detestar esses jogos com mecânicas demais).
Somos dois.

Não sou contra revelar a quem enviamos o glamour, mas comentar no mesmo dia pode ajudar a máfia a coordenar suas ações e distribuição diurna para o menor risco pra eles. Podemos deixar pra falar amanhã ao invés.
Apoiado. Penso o mesmo.

Eu posso ver qualquer um desses aí como SK nesse jogo. Também posso imaginar um Culto baseado nos milicianos.
Num setup de 14? Pouco provável ao meu ver, mas veremos.

Quanto ao Banned: Não concordo com o linchamento ''só porque é o Banned''. Sei que começou com uma brincadeira, mas já tem gente querendo levar a sério. E a criatura nem deu as caras ainda.
Ruiva da Spell



Raposas Selvagens do Condado de Fox.
Todos nós usamos máscaras. Algumas tão fixadas na alma que se confundem com a face.
O importante é não esquecer da pessoa que a usa.

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:MÁFIA CHANGELING: OS PERDIDOS [Dia 1 até 22:00 de quarta, 25/09/2013]
« Resposta #27 Online: Setembro 24, 2013, 12:26:37 pm »
Exceto se pelo comentário de outro puder ajudar-nos a descobrir de quem se trata - pode ser a informação que complete o quebra-cabeça e nos ajude a descobrir um mafioso ou inocentar um suspeito.

Não posso dizer com todas as letras, porque só sei do que diz na minha mp.
E vai depender da forma da revelação e da necessidade. Por exemplo, se o cara precisou se revelar cop ou doc pra se salvar, há necessidade de esconder algo mais?

Mas se foi apenas a corte ou a frátria e dar certas pistas pode revelar o poder, aí é prudente não cuspir tudo.
Teremos de ver caso a caso. Não sabemos o panorama geral das fichas que o Publicano criou, nem a lógica que compõe as fichas da máfia, então é muito prematuro para decidirmos algo.
===

Não conhecia os charlatães, Khalim. Comecei a jogar agora com o Publicano e não pude ler todos os livros ainda. Mas gostei muito da complementação.

Desalmados são excelentes opções para SK, na minha opinião. Junto com os charlatães. Somos 14 se não me engano... se usarmos o esquema do terço, 12 = 3 mafiosos e 2 independentes... 1 poderia ser o SK e outro culto, sobrevivente (não faço ideia de quem) ou alguma outra coisa, mas é pura especulação.
===

Ou isso que a Noara disse.
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Re:MÁFIA CHANGELING: OS PERDIDOS [Dia 1 até 22:00 de quarta, 25/09/2013]
« Resposta #28 Online: Setembro 24, 2013, 12:46:21 pm »
Eu não me importo com jogos complexos; mas realmente não concordo de regras caseiras mudando como se vota, desvota e lincha.
Mas no geral, pelo bom andamento do jogo, acho melhor deixar as reclamações para depois do fim. Por enquanto, vamos entender, seguir e usar essas regras a favor da cidade.

Offline Ielena

  • Continue a nadar....
    • Ver perfil
Re:MÁFIA CHANGELING: OS PERDIDOS [Dia 1 até 22:00 de quarta, 25/09/2013]
« Resposta #29 Online: Setembro 24, 2013, 01:28:49 pm »

Ao invés disso, eu prefiro me focar no histórico, pois é isso que faltaria em um mafioso Feé Verdadeiro e que justifcaria um mafioso changeling ser Lealista, Corsário ou outra forma de traidor.
Assim, usando um jogador aleatório pra começar: Ielena, minha cara. Como todos nós, você foi levada pelos Outros (para depois escapar). Por quê? Qual motivo fez seu personagem ser sequestrado? De que forma ele/ela chamou atenção indesejada para ser sequestrado?
Não copie a MP. Resuma com suas palavras. No aguardo.

Caramba, demorei pra entender essa história toda.... mas né que gostei do enrendo?!! Esses livros tem em português? Queria jogar isso com um grupo meu!
Alguns comentaram ai sobre pista de outro jogador na MP. Na minha não tem não.

Antes de responder às perguntas mais diretamente, Kinn e Khalin, vocês que tem mostrado conhecer o tema, até que ponto alguma revelação do histórico pode facilitar uma dedução de poder?

Vou expor algo que não sei se é relevante ou não... lá tem dizendo que eu não lembro o que fui antes do meu cárcere, e na MP nem nome eu tenho, aparece apenas a nomeação de demônio (ou diabinho)  :P Também não tem exatamente o por que fui sequestrado pelo primeiro "protetor" (sim, tive dois), só tem dizendo que ele me prendeu em uma garrafa e quando ele me sacudia os meus gemidos o diziam sobre o futuro. Depois de uma história lá fui parar com outro protetor e ai diz que depois de anos de alguma forma eu fugi, mas não diz como.

é mais ou menos isso.

Não concordo em dizermos pra quem vamos dar os glamours agora, acho que no dia seguinte é o mais exato como disse o Kinn.
"Vão te dizer quem você é a vida toda. Você tem que revidar dizendo "não, eu sou eu!" Quer ser vista de outra forma? Faça acontecer. Se você quer mudar as coisas, corra atrás, mude elas, porque não existe fada madrinha nesse mundo".