Autor Tópico: Lexicon - discussão  (Lida 11978 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Lexicon - discussão
« Resposta #30 Online: Janeiro 29, 2013, 12:06:07 pm »
Ele tem razão nessa argumentação INCLUSIVA, crude.

Veja quantas possibilidades se abrem.

Olha, a partir disto decidi não editar meu verbete do Lamnarquês. PARA MIM, até segunda ordem, o lamnarquês ser aglutinante significa que cada morfema dele tem um significado distinto e as palavras são formadas por agrupamentos desses morfemas inteiros (em vez do português que, por exemplo na palavra comi, o -i representa pessoa, número, tempo, modo, etc. trocentos significados num único morfema; pra termos de comparação o japonês é aglutinante, com aqueles -chan e -kun); e ser ergativo significa distinguir o "sujeito" de um verbo transitivo em contraste com o "sujeito" de um verbo intransitivo, que seria equivalente a um objeto (na nossa língua, sujeito é sujeito, marcado da mesma forma, mas nas línguas ergativas como o basco, o conceito de alguém/algo agindo sobre outro alguém/algo é muito forte). PORÉM, se alguém por acaso for redefinir essa terminologia dentro do cenário de Oníria, tudo bem!!! Embora eu duvide que aconteça  XD

EDIT
Porém vejam que não colocar link da wikipedia pra mim agora é algo DESEJÁVEL, mas continuo não vendo problema em alguém fazer isso se realmente der na telha.
« Última modificação: Janeiro 29, 2013, 12:08:19 pm por publicano »
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline crudebuster

  • nham
  • Not so alone anymore
    • Ver perfil
Re:Lexicon - discussão
« Resposta #31 Online: Janeiro 29, 2013, 12:58:18 pm »
Eu daria razão a ele se estivesse usando meus exemplos da forma que usei, e não da que ele imagina que seriam uma trapaça mesmo, como concordo que parecem os exemplos hiperlativos dele.

Repito novamente, se eu como erudito digo que tal coisa é quadrada e tem cinco furos, nada impede de que outra pessoa diga que há outra versão redonda e com dez furos.

O que não dá é pra eu me limitar a serviço de uma suposta não-invasão à criatividade alheia.

Se bem que é uma regra básica o fato de que o que um erudito diz é correto em primeira análise, logo essas hipérboles de verbetes atrelados à wikipédia sendo usados como uma maneira de encarcerar o significado das coisas são muito distantes da realidade.

Por exemplo, quando alguém diz que uma espada usada por um guerreiro matou um demônio, mesmo sem a definição externa do que seja espada, guerreiro ou demônio há um "trilho" a ser seguido.

Como por exemplo assumir que uma espada é uma arma, um guerreiro é alguém "do bem" e um demônio alguém "do mal".

Se algum erudito se prestar a confundir redefinindo essas peças simples de metalinguagem pode ser tanto um recurso criativo bem interessante como uma crassa tentativa de desdizer o que foi afirmado usando verborragia.

Portanto, enquanto eu mesmo usar as referências externas como adições informativas como estou usando e não como o Hades propõe que seriam digressões da regra do jogo, estamos concordando que há um limite razoável de polidez nesse aspecto.

Seria realmente fácil pra mim ofuscar tanto os parágrafos com palavras e expressões rebuscadas que acho até que estou pegando leve nesse ponto.

Me agradaria ver o Hades usando dessa eloquência hermética em seus verbetes, já que manifestou essa indignação com uma coisa tão banal como um instrumento de navegação ter escala cromática.
deve ser muito estranho ser normal

Re:Lexicon - discussão
« Resposta #32 Online: Janeiro 29, 2013, 01:44:29 pm »
Se buscais eloquência, rebusco, e uso de formas gramaticais corretas segundo a norma antiga da língua culta portuguesa, saibas tu, que o sei fazer.

Todavia não me é interessante tornar cada testículo uma charada, e cada elemento de uma frase algo a ser pensado e meditado antes de vislumbrar a verdade contida em suas palavras.

Minha personagem é Handriel Picard, explorador e arqueólogo. Ele atravessa os ermos cantos do Arquipélago em busca de relíquias, com suas mãos utiliza instrumentos que não danifiquem achados históricos, e com seu intento lidera grupo de companheiros em expedições e defende-os das mais adversas situações.

Ele é, em sua mais evidente definição, um aventureiro, e será retratado em seus escritos como tal.

Agora, algumas observações que eu não gostaria de fazer, mas de alguma forma parecem que precisam ser colocadas de forma clara.

1) Quando você não cita falhas no argumento, mas falhas na interpretação do argumento feitas pelo argumentador, você não contra-argumenta, mas põe em dúvida a capacidade mental do argumentador. Essa forma de descreditar um argumento (através do descrédito do argumentador) é ofensiva.

2) Enquanto definir informativamente algo é permitido, deve-se fazer isso no limite de palavras, dentro do verbete, não em uma fonte externa.

3) O Fato de que tentar redefinir algo comum com um sentido diferente pode ser, segundo suas próprias palavras, 'crassa tentativa de desdizer o que foi afirmado usando verborragia', isso não lhe dá direito de definir o termo sem usar dos limites impostos pela regra do jogo, que são (um numero qualquer) de palavras.

4) Em nenhum momento se fala que, através da prática contestada, um erudito é impossibilitado de dizer 'que há outra versão redonda e com dez furos', mas da derrota de um dos propósitos do jogo, que é um erudito possa indiretamente interferir no verbete do outro, através da elaboração do verbete fantasma. Essa prática é nociva a visão da escrita colaborativa da enciclopédia, e favorece que o significado absoluto de todos os aspectos de um verbete esteja na mão de quem originalmente escreveu, e retira esse elemento do jogo.

Por fim

Meu argumento nunca foi sobre o "seu" instrumento naval, e eu certamente teria descrito um plano cartesiano de 17 coordenas, só porque eu gosto disso, caso eu estivesse no lexicon original, e o "P" viesse depois do "N".
Whatever you are capable of doing, do with all your might because there’s no work, thought, knowledge, or wisdom in the Hades, which is where you are headed.

Offline crudebuster

  • nham
  • Not so alone anymore
    • Ver perfil
Re:Lexicon - discussão
« Resposta #33 Online: Janeiro 29, 2013, 01:57:25 pm »
Depois de todo esse tempo até que enfim você se faz claro e sucinto.

Meus parabéns, você tem o seu modus operandi e eu tenho o meu. Você explanaria as coordenadas cartesianas e a escala cromática, eu citei wikipédia, e o faria novamente.

Agora não me parece mais que uma tentativa de me achincalhar esse embuste como um todo, mas até o ponto em que a hipérbole serviu de mau-exemplo, permaneci atento.

Vir com essa de "eu faria melhor" a essa altura da argumentação me faz refletir se foram sérias suas acusações, mas vou relevar pelo bem da sanidade dos editores.

Talvez essa discussão dê em alguma coisa que não estou bem certo.


deve ser muito estranho ser normal

Re:Lexicon - discussão
« Resposta #34 Online: Janeiro 29, 2013, 02:16:34 pm »
Ta, mas como ficou isso em termos de regra? O Speranza se manifestou? Eu sei que eu e o hades somos contra citação a wikipedia, crude é a favor, publicano é neutro (tendendo a favor), mas não lembro da opinião do resto.

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Lexicon - discussão
« Resposta #35 Online: Janeiro 29, 2013, 02:27:32 pm »
Acho que Speranza vai se pronunciar a favor pelo simples fato de que ELE MESMO usou esse recurso, sabe.

Eu acho que crude e Hades estão reclamando da mesma coisa em âmbitos diferentes: um crê que citações à wikipedia podem limitar a criatividade na tecelagem do mundo ficítico, outro crê que não podemos nos prender a padrões D&D na elaboração dos elementos de nossa fantasia medieval.

Lembro daquela questão de "raças jogáveis" e se estamos bolando um cenário de RPG. Pois é, eu prefiro não me prender aos padrões, mas também se quiser posso usá-los, logo, crude, se eu quiser escrever um verbete chamado "elfos", poderei perfeitamente. Assim como qualquer um poderia citar wikipedia, se quisesse, E MESMO ASSIM outro criar um verbete definindo a tal coisa no nosso cenário fictício.

Essas citações de wiki são totalmente acessórias, eu não as usarei mais, porém, veja, Hades, você NÃO precisa se sentir constrangido quando alguém o fizer. Creio que é só um lembrete no caso de algo pouco conhecido, como a satrapia citada pelo Speranza. Eu mesmo uso o termo sátrapa, no meu cenário Saga dos Prodígios, como uma elite burocrática totalmente composta por mulheres. Nada a ver com a satrapia dicionarizada, não é mesmo? Eu poderia delinear aqui esse mesmo conceito num verbete, citando retroativamente satrapia.

Equilíbrio e harmonia é a chave pro jogo continuar fluindo.
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline crudebuster

  • nham
  • Not so alone anymore
    • Ver perfil
Re:Lexicon - discussão
« Resposta #36 Online: Janeiro 29, 2013, 03:36:59 pm »
Ok, entendi seu ponto.

O que não gosto é bem o uso de clichês preguiçosos ou mesmo certo elitismo, a gente pode muito bem esticar os conceitos pra fazer de palavras velhas algo novo, mas como nesse quesito eu usei conceitos até o momento bem elásticos ou de fácil entendimento, não vejo motivo pra tanto alarde e temor.

Tanto que quando o Speranza mandou o sátrape, eu até cocei a cabeça e pensei de que modo a palavra iria caber no contexto, mas pela peculiaridade acho que valeu, e nem precisou de wikipédia ou mesmo uma Britânica pra esclarecer.

Ou simplesmente ninguém deu muita bola e fiquei mesmo na loucura de achar algo absurdo.
deve ser muito estranho ser normal

Offline Arquimago

  • Desaurido
  • o.O
    • Ver perfil
    • @Arquimago
Re:Lexicon - discussão
« Resposta #37 Online: Janeiro 30, 2013, 12:01:36 am »
as vezes eu acho que não jogo Lexicon... não leio 10% dessas discussões ... :P to esperando nova rodada!
Dança do Arquimago... dança do Arquimago... teste de reflexo para não ficar queimado, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball...

Re:Lexicon - discussão
« Resposta #38 Online: Janeiro 30, 2013, 12:10:55 am »
Minhas palavras como organizador do jogo:

Quanto ao limite de palavras, continua sendo 200 o limite oficial. Ultrapassagens de até 250 palavras serão toleradas: verbetes que contenham mais do que isso (leia-se 251 palavras ou mais) dão margem para que os editores requisitem edições da entrada para que seus autores façam com que se satisfaçam a este requisito. Essa edição do verbete é obrigatória, e tem por intuito garantir o Desafio 2 do jogo Lexicon.

Quanto às citações externas, li que os principais argumentos dado pelo grupo que defende a proibição de citações externas são:

  • Citações externas limitam a criatividade; e
  • Citações externas diminuem a imersão.

Acredito que os dois argumentos, de certa forma, possuam uma relação. Ambos assumem que a linguagem ou comunicação dos eruditos é coerente com o mundo onde vivem. Não sei se isso é um necessário do jogo Lexicon! :aham: Na nossa primeira partida, utilizamos vários conceitos que não foram internamente definidos (nem daria tempo definir todos!). O meu tão citado exemplo dos sátrapes, termo que trouxe emprestado do nosso universo. Acho que se fosse possível que alguém pudesse redefinir o que é um sátrape dentro do cenário da Guerra dos Treze Portais, como foi feito com o alexandrino, do Hades, porque não seria possível que um outro jogador redefinisse a palavra "espada"? Ou a palavra "água"? O que a palavra "sátrape" tem que "água" não tem?

Quanto a limitar a criatividade. Citações externas, da forma como eu coloquei, no início desse tópico, servem o propósito de fazer o leitor entender melhor o que está escrito. Gosto de ser capaz de visualizar o que estou lendo, nem que seja no campo abstrato das ideias. Esse é o tipo de citação externa que permitirei. Usar uma definição externa limita a criatividade? Sim. Lexicon é um jogo de limites. Sem eles, nos acotovelaremos e a última palavra será sempre a verdadeira. Outros limites são, por exemplo, usar no máximo 200 palavras, ou ser forçado a realizar citações obrigatórias.

Quanto a imersão: nenhum dos Desafios que considero importante do Lexicon abordam imersão diretamente, exceto para os jogadores que consideram imersão uma característica de enciclopédias boas (o Desafio 1 é realizar uma enciclopédia boa). Não considero. Sei que isso é importante para muitos jogadores. Sendo assim...

Proponho uma solução pragmática. Quero ver essa discussão terminar. Assumamos que essa é uma enciclopédia onde vamos avaliar se a utilização potencial de citações externas quebra o jogo. Ao final dela, vamos realizar uma votação, e será decidido de forma democrática: teremos três meses de jogo sob nossas cintas para fazer um julgamento mais embasado na realidade do sistema de jogo.

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Lexicon - discussão
« Resposta #39 Online: Março 07, 2013, 10:01:16 pm »
Temos apenas duas semanas da segunda partida de Lexicon.

Seria interessante começarmos a discutir o que seria o terceiro jogo...

Originalmente havia aquela ideia de uma continuação dos Treze Portais; mas também haviam uma série de propostas outras, sem necessariamente envolver fantasia medieval, e elas poderão ser debatidas. Até proque temos muitos outros jogadores agora.

Eu, inclusive, tenho uma proposta alternativa, para se colocar no lugar da continuação dos Treze Portais: uma ENCICLOPÉDIA DA MAGIA, redigida durante um conclave interplanar, tendo talvez entre seus eruditos aqueles que já apareceram em Oníria e em Treze Portais, e muitos outros, vindos do mundo onde estão esses locais ou de outros mundos. Assim veríamos teorias da magia, cosmologias, feitiços, rituais, criaturas mágicas, organizações místicas, arquimagos e outras personalidades dotadas de magia, encantamentos naturais, lugares mágicos, etc. etc. SEM a restrição geográfica que ficou patente nessas duas últimas partidas.

Que acham da ideia?

E por favor compartilhem suas próprias ideias também!
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Re:Lexicon - discussão
« Resposta #40 Online: Março 09, 2013, 09:15:52 am »
achei perfeito
"Palavras são, na minha nada humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia. Capazes de formar grandes sofrimentos e também de remedia-los."  Alvo Dumbledore

Offline Ielena

  • Continue a nadar....
    • Ver perfil
Re:Lexicon - discussão
« Resposta #41 Online: Março 10, 2013, 02:31:38 pm »
Amei a ideia da magia!!!

E isso me faz partir para a experiência de uma nova erudita também, Aquária não é muito fã de falar sobre essas coisas....  :) :cool:
"Vão te dizer quem você é a vida toda. Você tem que revidar dizendo "não, eu sou eu!" Quer ser vista de outra forma? Faça acontecer. Se você quer mudar as coisas, corra atrás, mude elas, porque não existe fada madrinha nesse mundo".

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Lexicon - discussão
« Resposta #42 Online: Março 10, 2013, 02:49:23 pm »
Apesar de que, a Academia Ametista talvz esteja interessada no caso...
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline Ielena

  • Continue a nadar....
    • Ver perfil
Re:Lexicon - discussão
« Resposta #43 Online: Março 10, 2013, 03:05:32 pm »
A Academia tem outra jovem interessada em magias e afins..... heheheh XD

Aquária é estudiosa da alma, das emoções, falas e sentimentos, a magia é somente uma consequência da sua arte interpretativa da mente. Ela já sofreu muito ao aprofundar-se nas histórias e ritos de Dimazzo e ficou meio traumatizada, e ao mesmo tempo encantada com isso rsrsrrs
"Vão te dizer quem você é a vida toda. Você tem que revidar dizendo "não, eu sou eu!" Quer ser vista de outra forma? Faça acontecer. Se você quer mudar as coisas, corra atrás, mude elas, porque não existe fada madrinha nesse mundo".

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Lexicon - discussão
« Resposta #44 Online: Janeiro 11, 2014, 01:05:21 am »
NECROPOST para discussão da próxima enciclopédia de Lexicon.

Discutiremos regras opcionais
http://www.twistedconfessions.com/confessional/index.php?n=Lexicon.HomePage
em especial a regra de ANOTAÇÕES (Credence) e FOLLOW THE PHANTOMS (que preenche todos os verbetes fantasmas e nao tem marcação por letras sorteadas)

Discutamos também o tema, e copio e colo do facebook



Como ponto de partida.
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE