Autor Tópico: Lexicon, alguém?  (Lida 56448 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Lexicon, alguém?
« Resposta #30 Online: Dezembro 17, 2012, 10:22:58 am »
Pelo que vi em outros jogos do gênero, é normal pessoas entrarem em outros turnos que não o primeiro...


EDIT:
O kinn falou comigo pelo telefone e pediu pra se inscrever, ele confirma aqui quando voltar do serviço, mais tarde.

EDIT2:
Thales (outro amigo pessoal meu) pediu pra sair, isto é, nem entrar; aconteceu um problema com ele e deve demorar pra aparecer na Spell.
« Última modificação: Dezembro 17, 2012, 12:06:51 pm por püblicano »
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline Ciggi

  • Vénis Pagina
  • Enviado do meu PC
    • Ver perfil
Re:Lexicon, alguém?
« Resposta #31 Online: Dezembro 17, 2012, 12:20:02 pm »
Madruga pediu pra entrar, agora o bicho vai pegar!

Eu concordo com o Publicano, um canto com todas as regras explicadinha e tal ia ajudar muito.

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Lexicon, alguém?
« Resposta #32 Online: Dezembro 17, 2012, 12:21:23 pm »
Exatamente como é na wiki linkada.

Eu tou traduzindo as regras básicas exatamente como estão lá; e vou postá-las aqui, mas é "responsabilidade" do Editor da Enciclopédia, i.e., Speranza, criar uma seção lá na wiki!


EDIT: eis a parte das regras básicas -- posto as variações outra hora.

************************

Jogo: Lexicon

Adaptado a partir do The Original Lexicon: The RPG, de Neel Krishnaswami. As regras quase não foram modificadas, embora tenham sido esclarecidas e expandidas. Diversas variações e regras caseiras podem ser encontradas no final, coletadas a partir de pesquisas na internet. A ideia básica de um Jogo de Lexicon é que cada jogador assume o papel de um erudito, de uma época anterior à profissionalização dessas pesquisas acadêmicas (ou, talvez, de uma época posterior ao fim dessas práticas). Você é mal-humorado, cheio de opiniões e preconceitos, além de excêntrico. Também está colaborando com alguns colegas – os outros jogadores – na construção de uma enciclopédia.
Esta enciclopédia é histórica, descrevendo um dado espaço limitado – um mundo, ou uma nação, ou evento histórico, ou talvez uma pessoa ou objeto. Seu erudito terá seu próprio verbete na Wiki, e em geral, você deve permanecer com esse erudito por todo o jogo. Os eruditos podem perfeitamente ser jogados novamente no decorrer de vários jogos de Lexicon, às vezes até mesmo por jogadores diferentes.

Regras
Antes do começo do jogo, o coordenador deve estabelecer o tema geral – de preferência de maneira vaga, mas dando orientações suficiente para que os jogadores não comecem a partir do nada. “Vocês são todos eruditos debatendo sobre como a Rebelião do Vácuo Fantasma levou à derrocada da teocracia e ao estabelecimento da Terceira República.” O que quer dizer essa teocracia, e ou o que aconteceu às duas primeiras repúblicas, ou o que é a Rebelião do Vácuo Fantasma, é tudo desconhecido – são coisas nomeadas especificamente para evocar uma atmosfera e inspirar a criatividade dos outros jogadores.
O coordenador decide então quantos dias dura cada rodada, e o que são os índices. Cada índice é composto de uma rodada, de modo que o Jogo de Lexicon padrão lida com um índice para cada letra do alfabeto, o que resulta em 26 turnos. Deve então haver um pequeno período de tempo onde os jogadores podem anunciar suas intenções de joog, e escolher um autor/erudito para interpretar.

1. Na primeira rodada, cada jogador escreve seu primeiro verbete, no primeiro índice. Você bola o nome do verbete, e escreve de 100 a 200 palavras sobre o assunto. No final do artigo, assina com o nome do erudito que está trabalhando, e no corpo do verbete faz duas citações a outros verbetes na enciclopédia.
Esses verbetes serão fantasmas – seus nomes existem, mas o conteúdo será preenchido apenas na rodada apropriada. De forma geral, nenhuma categoria pode mais verbetes que o número de jogadores – e todas as citações feitas na primeira rodada devem estar em categorias posteriores.
Os verbetes têm um formato padronizado, ao que deve-se adesão; as páginas dos eruditos também têm seu próprio formato. Sempre adicione um link para qualquer verbete que você escrever, na página de seu erudito!

2. Na segunda rodada e subsequentes, continue a escrever verbetes. Mas agora, é necessário fazer três citações – uma deve ser uma referência a um verbete já escrito, e as outras duas devem ser a verbetes ainda não escritos (sejam novos fantasmas, sejam fantasmas já existentes citados em verbetes anteriores). Citações retrógradas adicionais são permitidas, mas você não pode ter mais de duas citações fantasmas.
Na última rodada, você não deve citar nenhum verbete fantasma, e na penúltima rodada, somente cita um verbete fantasma.
É um pecado acadêmico citar a si mesmo, de modo que seu erudito jamais pode citar outro verbete que ele mesmo escreveu, e nunca pode escrever em um verbete fantasma que ele mesmo citou. Já que o número de verbetes por rodada tende a ser limitado, os verbetes fantasmas devem ser escritos primeiro, quando possível, e os verbetes livres, apenas depois. Os eruditos são também encorajados a evitar citar fantasmas que já citaram antes. Não é, todavia, uma regra estrita.
Apesar do fato de que seus colegas são cabeças duras de visão estreita e arrogantes, são eruditos honestos. Não importa o quão estranhas sejam suas interpretações, seus FATOS são tão precisos quanto a pesquisa histórica os permite. De modo que se você citar um verbete, tem de tratar seu conteúdo factual como verdadeiro!
(Embora você possa argumentar contra a interpretação e pode introduzir novos fatos para cobrir essa interpretação.)

3. Um jogador pode alegar DIBS (“cheguei primeiro”) em qualquer verbete fantasma, seja no índice atual, seja no seguinte. Quem alegar primeiro ganha. Não se pode alegar 'dibs' num espaço vazio, e não se pode alegar dibs em mais de um índice adiante.

4. Um autor normalmente pertence a um dado jogador por toda a duração de um Lexicon, e é encorajado a falar com sua voz peculiar. Os jogadores não devem mudar de autor por capricho – existem inúmeras técnicas de variar o estilo de escrita e apresentação, sem sacrificar a continuidade do personagem. É claro que o coordenador do Jogo de Lexicon é o árbitro final.


Variações de Ordem
(...)
« Última modificação: Dezembro 17, 2012, 12:42:26 pm por püblicano »
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Ielenia Náilo

  • Visitante
Re:Lexicon, alguém?
« Resposta #33 Online: Dezembro 17, 2012, 01:09:43 pm »
Valeu Publicano!
Sou meio devagar no inglês.... tradução pra mim é uma dor de cabeça! Eu ia demorar um tempinho considerável pra ler isso.

Gente, só vou poder responder de fato amanhã, parece que estão fazendo algum tipo de reforma aqui na rede. Estou só com o modem e sem paciência pra net lenta rsrsrsrs
Mas vou pensando em algumas coisas aqui!

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Lexicon, alguém?
« Resposta #34 Online: Dezembro 17, 2012, 01:11:34 pm »
Hehehehe recomendo NÃO pensar muito enquanto não comece a primeira rodada.

Como falou o Speranza, haverá SORTEIO de três letras, logo mesmo que eu já tenha pensado em alguns verbetes interessantes de minha autoria (i.e., da autoria de Primaldi), pode ser que as letras simplesmente não sejam adequadas kkkkk
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:Lexicon, alguém?
« Resposta #35 Online: Dezembro 17, 2012, 01:35:37 pm »
Acho que quero entrar, mas só vou postar depois do ano novo. Pode?

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Offline Barão

  • Darin @truismer
    • Ver perfil
Re:Lexicon, alguém?
« Resposta #36 Online: Dezembro 17, 2012, 02:23:48 pm »
Eu nem entendi a proposta, por isso não vou participar deste primeiro

Offline crudebuster

  • nham
  • Not so alone anymore
    • Ver perfil
Re:Lexicon, alguém?
« Resposta #37 Online: Dezembro 17, 2012, 05:45:37 pm »
Citar
3.3) Desmentir: a palavra dos outros enciclopedistas é lei. Tudo que for fato nas entradas é verdadeiro no universo que estivermos criando. Para isso... temos que estar atualizados nas entradas que os outros enciclopedistas escrevem, se não é inevitável que nos acotovelemos nos nossos fatos. Na dúvida, pergunte!
Eu acho que teria mais a ver com a proposta original se pudessemos escrever "muitos acreditam que [verbete] ocorreu por ..., mas a maioria dos indícios aponta para ...", não?

Mas se alguém acabou de criar uma citação, seria no mínimo um desrespeito e uma indelicadeza, senão uma grosseria mesmo desmentir assim, se jactando.

Não que isso esteja fora do escopo de um erudito ególatra, é simplesmente desagradável.

Fora que me dá uma coceira no cerebelo danada porque sei que alguém está louco pra fazer isso comigo.

É bom não tentar.

deve ser muito estranho ser normal

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:Lexicon, alguém?
« Resposta #38 Online: Dezembro 17, 2012, 05:54:25 pm »
Eu confirmo, quero participar
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Re:Lexicon, alguém?
« Resposta #39 Online: Dezembro 17, 2012, 07:03:58 pm »
Galera, não estou ignorando vocês, vou esclarecer todas as dúvidas mais tarde! Estou agora no trabalho, mas estou acompanhando a discussão (silenciosamente).

Offline crudebuster

  • nham
  • Not so alone anymore
    • Ver perfil
Re:Lexicon, alguém?
« Resposta #40 Online: Dezembro 17, 2012, 07:12:51 pm »
Galera, não estou ignorando vocês, vou esclarecer todas as dúvidas mais tarde! Estou agora no trabalho, mas estou acompanhando a discussão (silenciosamente).

Você acabou de voltar à Spell, não se incomode em parecer ativo o tempo todo. Pessoas normais tem obrigações diárias e não precisam se desculpar por isso.
deve ser muito estranho ser normal

Re:Lexicon, alguém?
« Resposta #41 Online: Dezembro 17, 2012, 11:32:28 pm »
Pronto, aqui estou!

Antes de tudo, queria agradecer ao püblicano pela tradução! Muito obrigado! :)

Quanto aos novos integrantes, sejam bem vindos! A lista atualizada de jogadores é (se eu esqueci de alguém, me avisem):

Speranza
crudebuster
püblicano
Lelëco
Aluriel de Laurants
Ielenia Náilo
YHVH Tzevaot
Madrüga
kinn


Vamos as questões do dia:

Quanto ao limite de 200 palavras, vamos manter esse limite pois facilita. Com um grupo de 8 jogadores, teremos 1400 palavras para ler a cada 3 dias, e 200 para escrever. É para facilitar a manutenção.

Quanto a duração de cada turno, caso o povo ache que, ao contrário do que havia pensado, 3~4 dias é pouco, podemos aumentar esse prazo. A vantagem desse prazo é que conseguimos realizar uma partida em um mês, o que é bom para manter o interesse dos jogadores.

Sobre jogadores entrando mais tarde, não vejo problema não. Prevejo um número grande de pessoas entrando e saindo da partida ao longo de um mês.

Quanto a incontestabilidade das entradas: sem uma forma para que se quantifique a veracidade ou probabilidade dos verbetes (o Lexicon não possui essa mecânica), permitir que os jogadores contestem a veracidade das entradas por completo se torna um jogo de índios e cowboys, onde vale o que fala cada um. Logo, negar, contestar ou contrariar DIRETAMENTE não será considerado kosher.

CONTUDO... é perfeitamente válido em um verbete seu citar outro e se aproveitar dos lugares inexplorados nas 200 palavras do artigo original, bem na linha do "sim, mas..." já mencionado.

Exemplo:

Um autor escreve o artigo "Ruínas de Moraazeb, As", no qual se narra que nessas ruínas mora um Djin, responsável por ter roubado um artefato de feiticaria antigo, que o defende com unhas e dentes.

Um segundo autor pode se envolver nesses fatos através de "expansão" (e não negação) do cenário de muitas formas. No Artigo 1, o autor não teve palavras o suficiente para explicitar o destino do Djin. Pode-se criar um artigo sobre o artefato, então, que explica que ele na verdade é um exemplar enfeitiçado de um livro sagrado que captura Djins, mencionando o velho destino do Djin das Ruínas de Moraazeb (sua citação). Poderia também criar um artigo sobre o Djin em questão, caso ainda não tenha sido feito, dando um nome para ele e fazendo-se o que bem entender do artefato.

Re:Lexicon, alguém?
« Resposta #42 Online: Dezembro 17, 2012, 11:32:56 pm »
Se eu não cair duro de sono hoje, coloco a tradução do püblicano na wiki, junto com padrão de verbete.

PS: Bom, coloquei a tradução feita pelo püblicano aqui http://spellrpg.com.br/wiki/index.php?title=Regras_do_Jogo_Lexicon. Caso esse não seja o lugar ideal para ele, por favor, avisem-me.

PS2: no site do Twisted Confessional que mencionei no primeiro post, existem dois modelos, um para artigos e outros para eruditos, que, pelo que pude sacar, se integrados corretamente à ferramentas wiki, podem servir para automaticamente preencher as citações feitas. Nossa wiki é assim programável? Seria ótimo!

« Última modificação: Dezembro 18, 2012, 12:49:05 am por Speranza »

Offline crudebuster

  • nham
  • Not so alone anymore
    • Ver perfil
Re:Lexicon, alguém?
« Resposta #43 Online: Dezembro 18, 2012, 01:28:05 am »
Não seria Kosher... hehehehe!

Olha, você pode editar seus posts pra evitar double post e indiretamente flood.

Ao menos isso foi o que me disseram quando fiz sem querer, passo adiante o aviso.
deve ser muito estranho ser normal

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Lexicon, alguém?
« Resposta #44 Online: Dezembro 18, 2012, 05:12:32 pm »
Speranza, procure um dos moderadores e veja onde melhor se encaixa esse verbete da wiki... e onde é que todos os verbetes criados pelo Léxicon se enquadrarão... pq se vc notar, esse verbete NÃO TEM CATEGORIA e a vamos precisar disso pra poder discernir os verbetes de um jogo do outro, etc.

O ideal seria que tivéssemos uma seção separada como as Máfias tem, mas eu não lembro exatamente como gera isso na wiki da spell...
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE