depois de ler esse link abaixo eu descobri como fazer, e fiz a seguinte hierarquia:
Enciclopédias Lexicon -> Guerra dos Treze Portais, A -> Guerra dos Treze Portais, A (?)
Vejam se ficou bom, dessa forma conseguiriamos organizar melhor a navegação da wiki.
Eu me disponho a ajeitar as demais páginas se for o caso, e mante-las no padrão, ou adequar os padrões para conformar os novos elementos
link:
http://www.portfolioofpb.com/blog/mediawiki-categories-tutorial-how-to-create-a-hierarchical-category-treePS.: (PS Grande e de conteúdo técnico. Eu avisei
)
Considerações e achados sobre minhas pesquisas a respeito
1) É possível criar uma subcategoria, colocando uma tag de categoria dentro da página de outra categoria. Para um exemplo de como fazer vejam a página
http://spellrpg.com.br/wiki/index.php?title=Categoria:Handriel_Picard(%3F)2) Não é possível modificar o nome que uma subcategoria aparece listada na categoria pai, exceto se ligado dois parametros da mediawiki dentro do próprio código. É possível mas quebra a convenção de nome = link padrão das wikis.
3) É possível trabalhar com a estrutura de páginas fantasmas por Partida, contudo será necessário uma categoria por Partida por Erudito. Por exemplo, no caso de Handriel para separar os verbetes fantasmas de 2 partidas seria necessário 2 categorias: Handriel_Picard(?)Partida_1 e Handriel_Picard(?)Partida_2, contudo ambas categorias ficariam Classificadas sob a letra "H", para resolver isso devemos inverter a lógica usada nas tags, colocando a parte variante primeiro, ficando Partida_1(?)Handriel_Picard e Partida_2(?)Handriel_Picard. Algo semelhante pode ser feito para os verbetes de cada Partida.
4) Existe uma "magic word" que esconde as categorias, contudo na wiki da spell ela não funciona apropriadamente. A categoria é adicionada dentro das "Categorias Ocultas", mas ela nao é escondida da Categoria Pai.
5) Se adotado os procedimentos acima, para os verbetes serem listados tanto por extenso quanto nas suas sub categorias, seria necessário adicionar o verbete a todas as categorias. Ex.: Supondo uma Página que foi proposta por Handriel Picard, e escrita por Sinuhe, o antigo ficaria as seguintes tags:
- Guerra dos Treze Portais, As
- Guerra dos Treze Portais, As(?)Handriel Picard
- Handriel Picard(?)
- Guerra dos Treze Portais, As(#)Sinuhe, o antigo
- Sinuhe, o antigo
6) Páginas das categorias podem ser usadas para colocar wikitexto, não necessitando uma página com o mesmo nome da categoria para conter os dados. Um link para uma categoria pode ser criado colocando : na frente do texto (ex.: [[:Category:Handriel_Picard(?)]]) e um texto para o link pode ser especificado após um | (ex.: [[:Category:Handriel_Picard(?)|Páginas Fantasmas propostas por Handriel Picard]])
ConsideraçõesPor mais organizado que fique, nós aglomerariamos de tags colocando todas as tags em cada verbete, restando-nos as seguintes opções:
i) Usar tags apenas nas categorias "filhas", nesse caso apenas a categoria Partida_1(?)Handriel_Picard lista os verbetes e ela pode ser linkada diretamente com a categoria Handriel_Picard, que pode servir de página do erudito, não necessitando de uma entrada separada na wiki para isso. Se cada jogador cuidar da página de seu erudito é possível colocar os dados listados dentro da página do próprio erudito, e ambas listas (completa, e categorizada) é mantida de forma ordeira. Requer mais trabalho mas é o mais apropriado.
ii) Não usar categorias filhas, e deixar os dados todos direto na categoria principal de verbetes fantasmas. Da menos trabalho mas vai ficar mais confuso com o passar do tempo, e das partidas.
iii) Outra alternativa que eu não pensei, mas que sempre há.
Eu sei que o post ficou longo, e possivelmente técnico. Se houver possibilidade eu crio uma estrutura de como eu pensei em deixar a partir de uma partida exemplo para exemplificar melhor.