Autor Tópico: Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões  (Lida 215804 vezes)

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Offline MVerde

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #1110 Online: Abril 12, 2014, 05:07:22 pm »
O Neutro é o Independente.
Se for jogar Máfia, não use o termo RC, ou se for usar use de forma correta. RC é seu papel(poder) em jogo e não personagem.

Offline Malena Mordekai

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #1111 Online: Abril 12, 2014, 05:08:11 pm »
Uma coisa que não podemos misturar é Facção e Condição de Vitória. Por exemplo, você pode ser da Facção Máfia, mas seu poder é Usurpador, sua Condição de Vitória será diferente do habitual, para ganhar além de ter o 50%+1, você precisa que o GF morra.

Verdade, mas veja que: isso é um ADICIONAL às condições de vitória, adicional esse que é definido por algo chamado Poder Negativo, na classificação da wiki.
Fora um exemplo particularizante como esse, exceção que confima a regra, condições de vitória são definidas pela facção.
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Offline MVerde

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #1112 Online: Abril 12, 2014, 05:11:41 pm »
Uma coisa que não podemos misturar é Facção e Condição de Vitória. Por exemplo, você pode ser da Facção Máfia, mas seu poder é Usurpador, sua Condição de Vitória será diferente do habitual, para ganhar além de ter o 50%+1, você precisa que o GF morra.

Verdade, mas veja que: isso é um ADICIONAL às condições de vitória, adicional esse que é definido por algo chamado Poder Negativo, na classificação da wiki.
Fora um exemplo particularizante como esse, exceção que confima a regra, condições de vitória são definidas pela facção.

Sim, normalmente os Independentes/Neutros, precisam chegar vivos no final do jogo. Essa é a condição de vitória deles, se não me engano só cultistas podem ter o luxo de morrer.

E se não me engano foi usado o termo sobrevivente justamente para diferenciar esse papel da facção. Isso me veio em mente agora.
Se for jogar Máfia, não use o termo RC, ou se for usar use de forma correta. RC é seu papel(poder) em jogo e não personagem.

Offline Malena Mordekai

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #1113 Online: Abril 12, 2014, 05:12:59 pm »
Anyway: toda essa discussão começou pq Macnol reclamou de Vampiro ñao poder ser papel oculto por não estar nas regras, e DEPOIS a Noara disse que Sobrevivente, uma Condição/Poder Passivo, não poder ser oculto.

Independnete do que vcs resolverem sobre wiki e terminologias, fica bem claro que é IMPOSSÍVEL o Sobrevivente ter sua "condição" oculta. Como é que o jogador saberia o que fazer pra ganhar o jogo? Esse, pra mim, junto com o fato de que Sobrevivente não dá NEM VANTAGEM NEM DESVANTAGEM em jogo, ao contrário do que fazem os poderes, é que faz Sobrevivente ser facção. Isso além da definição de facção que eu explanei acima.

E teria que ver nos fóruns velhos, mas na antiga lista tinha alguma coisa dizendo "Oculto" pra se referir a um poder que a pessoa não sabe que tem. Qualquer que fosse. E se não tinha isso, a própria tradição aqui dos nossos jogos tem tornado possível -- se é algo CHATO, é que nem o caso do MUDO, questão de gosto.
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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #1114 Online: Abril 12, 2014, 05:19:51 pm »
Sobrevivente não é um poder, é uma condição, mas não deixa de ser o papel que o jogador deve desempenhar no jogo.
« Última modificação: Abril 12, 2014, 05:23:11 pm por Noara Fox® »
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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #1115 Online: Abril 12, 2014, 05:21:33 pm »
também já houve uma discussão grande sobre papel x poder

é outra confusão lexical, tipo RC = personagem, quando seria ROLE CLAIM

vcs q são (literalmente) brancos q se entendam agora rs
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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #1116 Online: Abril 12, 2014, 05:23:24 pm »
PS: E só começamos a discutir porque você bateu demais da tecla que Sobrevivente é FACÇÃO. Foi você que alegou isso, por isso batemos o pé dizendo que NÃO é a facção. É a condição, o papel do jogador.
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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #1117 Online: Abril 12, 2014, 05:27:39 pm »
O que eu falei foi em reação a isto aqui

Anyway: toda essa discussão começou pq Macnol reclamou de Vampiro ñao poder ser papel oculto por não estar nas regras, e DEPOIS a Noara disse que Sobrevivente, uma Condição/Poder Passivo, não poder ser oculto.

E já que tem tanta reação a favor da ambiguidade, sou voto vencido!!! [modo ciggie on]
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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #1118 Online: Abril 12, 2014, 05:31:52 pm »
E o que eu falei foi em relação a isso aqui:

Sobrevivente é FACÇÃO, não poder.

Mas ok, mudanças serão feitas na wiki de qualquer forma. Só não prometo fazer tudo ainda esse mês. :P

Edit: Consertei o quote. XD
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Offline Macnol

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #1119 Online: Abril 12, 2014, 05:52:10 pm »
Anyway: toda essa discussão começou pq Macnol reclamou de Vampiro ñao poder ser papel oculto por não estar nas regras, e DEPOIS a Noara disse que Sobrevivente, uma Condição/Poder Passivo, não poder ser oculto.

Na verdade isso começou porque você disse que qualquer poder podia ser oculto, e eu dei vários outros casos onde isso não funcionaria direito. Por exemplo, Suicida [poder oculto].

Você falou que não faz sentido colocar Sobrevivente como poder oculto porque o jogador vai estar jogando sem saber sua condição de vitória. Oras, eu acho ruim Vampiro como poder oculto exatamente por esse motivo. O jogador tem uma condição de vitória especial e não sabe sobre ela (só descobre "por acidente"). Citei as regras do mafiascum como exemplo, e não as nossas, porque acho que a implementação deles é mais divertida (e está entre uma das coisas que tendem a tornar o jogo lá muito mais baseado em estratégia e dedução que em uso de poderes noturnos pela cidade).

Offline Malena Mordekai

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #1120 Online: Abril 12, 2014, 06:01:01 pm »
Qualquer "condição" poderia ser oculta, se o narrador quiser.

Suicida não é o cara que morre automaticamente no Dia X? Paciência pra ele, não saber.

Eltor, veja só. VAMPIRO NÃO ALTERA A CONDIÇÃO DE VITÓRIA. Só se o cara for convertido. Se ele for LINCHADO, ele morre como cidadão. E normalmente o tema vai dar essa ambiguidade pro vampiro oculto desconfiar.

Veja que o jogo vai transcorrer de modo diferente se for ou se não for oculto. Se não for oculto, o cidadão vai de alguma forma tentar manipular a máfia pra ser convertido, ou pra NÃO ser, caso a máfia esteja perdendo. Se for oculto a estratégia será outra.

Já um Sobrevivente oculto simplesmente fica sem saber o que fazer em nenhum dado momento. Nâo saber as condições de vitória é foda. Jà não saber que elas PODEM MUDAR DEPOIS, é outra coisa.

Qualquer outro tipo de conversão se presta a ser ou não ser oculto. Por exemplo, um linchador que se a máfia toda morrer antes que o linchador ganhe o jogo, vira um SK.
E lembrando que sempre pode haver o meio termo: dicas de fluff -- que mais uma vez são uma questão de GOSTO.
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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #1121 Online: Abril 12, 2014, 06:06:24 pm »
Isso me lembrou a micromáfia Resident Evil... eu era campista, tinha duas cargas mas não podia usar as duas cargas seguidas ou algo aconteceria (eu deduzi que seria recrutado pela máfia e me recrutei)  a estratégia muda com certas condições ocultas acho que algumas coisas funcionam bem mas nem tudo fica legal...
Dança do Arquimago... dança do Arquimago... teste de reflexo para não ficar queimado, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball...

Offline Malena Mordekai

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #1122 Online: Abril 12, 2014, 06:09:29 pm »
Sim! É questão de equilíbrio, experiência, bom senso, coisa que se constrói com o tempo.

E TAMBÉM ouvir os jogadores.
Eu mesmo pretendo fazer uma Marvel Avengers Alliance: Segunda Temporada, MAS nao vou de jeito nenhum pôr a combinação de regras jokenpo + custo em energia.

Aliás, o feedback deve acontecer não só no fim do jogo mas via MP. Às vezes certas coisas podem ser consertadas com o jogo já iniciado -- outras coisas, não.
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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #1123 Online: Abril 12, 2014, 06:11:22 pm »
Qualquer "condição" poderia ser oculta, se o narrador quiser.

Suicida não é o cara que morre automaticamente no Dia X? Paciência pra ele, não saber.

Se você acha tranquilo colocar um "Suicida Oculto" em jogo, me lembra de nunca jogar uma máfia sua.  :eca:

Offline Malena Mordekai

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #1124 Online: Abril 12, 2014, 06:20:54 pm »
SE o narrador quiser.

Não quer dizer que eu queira. Mas dá pra acontecer.

Se vc quer dar exemplo de PODER que é impossível ser oculto, diga alguma restrição que o jogador tem de cumprir pela própria volição. POr exemplo, MUDO.



P.S. Não, eu não faria isso. Acho sacanagem, e provavelmente eu acharia mais emocionante pôr um suicida num jogo de cargas/pontos desses que vc depende de doações pra conseguir, e a vida do cara poderia ser prolongada gastando pontos/cargas.
Imagina o desespero e o malabarismo  :pidao:
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