Autor Tópico: Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões  (Lida 214343 vezes)

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Offline Malena Mordekai

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #690 Online: Agosto 20, 2012, 12:09:01 pm »
Então vou editar tudo agora nessa primeira "página" das primeiras máfias. Cigano, faz isso nas que vc mexeu.

Assim seria melhor
[[Máfia]] ([[Anti-Cidade]])
?
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Offline Madrüga

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #691 Online: Agosto 20, 2012, 12:10:00 pm »
Sobrevivente pró-máfia continua não fazendo sentido. Vai ter pró-cidade, pró-máfia, neutro e anticidade?
 
Aliás, gente, se for usar tem que ser correto: anticidade, tudo junto.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline Ciggi

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #692 Online: Agosto 20, 2012, 08:09:33 pm »
Sobrevivente pró-máfia continua não fazendo sentido. Vai ter pró-cidade, pró-máfia, neutro e anticidade?

Noara jogou com um na minha ultima Máfia. Ela jogava sozinha mas era da Máfia. De toda forma a ideia é facilitar a nomenclatura e entendimento, alem de permitir um maior leque de possibilidades ao Narrador.

Vai ter só os 3, Pró-Cidade, Anticidade, e Neutro. Encaixa as Filiações ai e seja feliz.

Offline Malena Mordekai

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #693 Online: Agosto 20, 2012, 08:15:00 pm »
Olha, eu não tenho como saber se cada sobrevivente é anticidade ou neutro.
Mesma coisa com o linchador que é algo bem subjetivo.


Logo, a partir de certo ponto eu não tentei adivinhar nem julgar, deixei como estava, estou copiando no formato antigo, MÁFIA, CIDADE, etc. se alguém tarimbado, depois dessas questões serem discutidas à exaustão, quiser ir editar, sinta-se à vontade.


A meu ver essas qualificações são um tanto errôneas. Começa o jeito com que alguns foram rotulados. Sobrevivente não é poder. É facção. A facção é definida pela condição de vitória.
Eu ganhei como Sobrevivente junto com Cidade, mesmo sendo Anticidade de acordo com a classificaçaõ do Cigano! E aí como fica?? Porque eu saía como culpado nas investigações, e era ainda por cima Vampiro.


A única coisa que eu acho que vale a pena nessa discussão são coisas como aquele culto merovíngeo que já tinha seus membros predefinidos e dispersos e ia se juntando... pelo que lembro a condição de vitória deles era igual à de Sobrevivente, e era culto no sentido de não serem maçonaria mas poderem conversar fora do tópico. Isso aí é um tipo de congregação totalmente diferente dos padrões.
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Offline Ciggi

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #694 Online: Agosto 20, 2012, 09:18:39 pm »
Cara, desfoca, usei um exemplo, posso usar vários outros. E nem eu to dizendo que sobrevivente É Máfia.

Basicamente o jogo é isso: Máfia Vs Cidade com alguns malucos no meio não definidos. O problema é que saindo do campo Máfia Vs Cidade a coisa se confunde, tanto que praticamente qualquer papel fora desse circulo é uma facção. Por exemplo, num jogo com Sobrevivente, Culto, e SK, temos 5 Facções basicamente. Agora me diz, pq?

Minha proposta é, 3 grupos distintos. Máfia, Cidade, e Nem um nem outro. Simples. Fica mais fácil dissosiar e juntar sem ter que a cada nova ideia se criar uma facção nova (Culto Neutro por exemplo). Inclusive isso foi motivo de discussão, pra mim Culto sempre foi identificado como Culpado, mas me lembro que outros não viam assim e na verdade FAZIAM diferente. Ok, no problem. Dois Narradores, duas interpretações! Ate ai normal, o problema é quando nenhum dos dois explica isso na PM, tu advinha o que o Narrador acha ou considera o que VC acha? Ou seja, classificando dessa forma o cara vê lá: "Culto é Neutro, Neutro sempre da Inocente, ok, não tem nada dizendo na PM deve ser isso mesmo!"


E tbm ajuda na hora de criar, eu detalhei ao Máximo meu Culto Merovíngio, o meu Sobrevivente Mafioso, e tantas outras aberrações que pensei, mas facilita MUITO ter uma classificação mais detalhada na base pra eu chegar e só inverter. Por exemplo, eu sempre enxerguei que Culto e Maçonaria são a mesma morda só mudam o lado, isso me deu a visão xiita de Culto = Mal, Maçom = Bom. Mas sempre pensei num grupo intermediário, qual o nome deles? Em essência um Culto e Maçonaria são a mesma merda (recrutam jogadores) e ambos podem ser usados fora da briga, vence se chegar vivo ate o final. Ou seja? Uma Maçonaria que ganha independente de quem ganhar, é igual a um Culto com a mesma condição de vitoria.


O que quero dizer é isso, Culto e Maçonaria não encaixam como Facções pq são a mesma coisa, ta mais pra um tipo de papel (recrutador) que dependendo de que lado encaixa se torna uma Facção diferente. Seria o mesmo que criar o Impedidor, ele é igual a um bloquer, só que da Máfia (mudo o lado do jogo mudo o nome do papel e crio uma facção nova)


Acho que agora me fiz mais claro. No meu entender a Classificação de Facção e Filiação é valida pq dissocia mais claramente o Papel da Facção, e permite vc a trabalhar melhor

Offline Malena Mordekai

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #695 Online: Agosto 20, 2012, 09:21:45 pm »
Seria bom termos "Recrutador" como um poder tanto pra maçons como pra cultistas, oficialmente, pq no manual está "Líder Cultista".
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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #696 Online: Agosto 20, 2012, 09:27:45 pm »
Seria bom termos "Recrutador" como um poder tanto pra maçons como pra cultistas, oficialmente, pq no manual está "Líder Cultista".

Eis meu ponto, Recrutador é o Papel do cara, se ele é Maçom ou Culto depende da Facção dele (Pró-Cidade ou Anticidade).

E sim, sou a favor de Recrutador ser um papel só com duas extensões, Maçonaria e Culto

Offline Malena Mordekai

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #697 Online: Agosto 20, 2012, 09:28:30 pm »
E é diferente de um culto com Inquisidor (este MATA e se o alvo sobreviver, é convertido).
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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #698 Online: Agosto 20, 2012, 10:17:03 pm »
Eu acho que teria que ser:

Definição do jogo: Um grupo grande sem contato entre si (Cidade) tendo que linchar outros grupos rivais.
Afiliação - Cidade, Anticidade ou Neutro
Facção - Facções da afiliação cidade: cidade; Facções da afiliação anticidade: Máfia, Independente, Culto; Facções da afiliação neutro: Independente, Culto (culto e independente podem ser neutros ou anticidade, a escolha do narrador. isso influenciará no resultado de investigações).


E também é interessante definir uma diferença entre "papel" e "poder". Bloqueio é um poder, bloqueador é um papel. Isso pode ser importante para, por exemplo, investigadores de papeis em jogos que usem itens que deem cargas de poderes. O fato de ter um poder (momentaneamente) não implica necessariamente em ter o papel correspondente.

Offline Ciggi

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #699 Online: Agosto 20, 2012, 10:57:54 pm »
Alguma sugestão pra essa identificação? Não consegui pensar em nada alem de um paragrafo extra com "Um Bloqueador Bloqueia". :P

Ok, vou fazer uma anotação no Tópico da Wiki com esses pequenos detalhes que devemos prestar atenção na ocasião que formos revisar a Wiki. postem por favor o que acham que deve ser revisto, eu sinceramente não lembro de mais nada, minha cabeça ta cheia de perdida já.


Offline Malena Mordekai

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #700 Online: Agosto 20, 2012, 10:59:12 pm »
Olhem as categorias de papéis... e agora pensem, que nome deve ter a categoria que inclui o MOTIVADOR? E o HABILITADOR? Seriam os dois da mesma categoria?
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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #701 Online: Agosto 20, 2012, 11:04:32 pm »
Eu imaginei que Social fosse uma classificação para Papeis com ligações, forçadas ou não, com a forma como os outros jogadores interagem com o jogo.


Habilitador/Motivador: Influenciam os poderes dos outros jogadores
Duplo votante/Governador: Influenciam o resultado dos votos (indiretamente o dos outros jogadores)
Princesa amada: Influencia o momento em que os outros jogadores vão postar
Amado/Odiado: Parecido com o Duplo votante.


E por ai vai, mas deixo isso com o Nib, ele quem tá mais ligado nisso

Offline Malena Mordekai

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #702 Online: Agosto 20, 2012, 11:07:48 pm »
Eu pensei em papel bonificador e deixar sociais só pros que influenciam votos ou linchamentos. E são MUITOS esses últimos, contando todas as permutações como Ator, Padre, Político, Embaixador e Difamador.


Vamos ver o que o Nibelung tem a dizer dessas sugestões nossas
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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #703 Online: Agosto 21, 2012, 01:05:09 am »
E também é interessante definir uma diferença entre "papel" e "poder". Bloqueio é um poder, bloqueador é um papel. Isso pode ser importante para, por exemplo, investigadores de papeis em jogos que usem itens que deem cargas de poderes. O fato de ter um poder (momentaneamente) não implica necessariamente em ter o papel correspondente.

Pra efeitos de arquivo, poder e papel são sinônimos. Você pode ter um poder limitado por algum fator externo, como cargas ou noites alternadas, mas você é considerado tendo aquele poder pra tudo que importa.

Por este mesmo motivo que eu achei melhor não criar uma página pra Faz-Tudo e Inventor, que basicamente são nomes pra poderes de uma carga só.

Eu imaginei que Social fosse uma classificação para Papeis com ligações, forçadas ou não, com a forma como os outros jogadores interagem com o jogo.

Social é exclusivamente pra poderes que afetam a votação e o linchamento diurno. Ainda estou na dúvida sobre motivador e afins. A ideia de papel bonificador é interessante. Vou ver se ela não ficaria pequena demais.
Vendo meus mangás
"O problema da internet é que nenhuma frase é creditada corretamente."
-Dom Pedro I

Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #704 Online: Agosto 21, 2012, 01:38:26 am »
Se puderem evitar a criação de categorias para os papéis, seria bom deixá-las no menor número possível (e da forma mais intuitiva também).

Citar
Pra efeitos de arquivo, poder e papel são sinônimos. Você pode ter um poder limitado por algum fator externo, como cargas ou noites alternadas, mas você é considerado tendo aquele poder pra tudo que importa.
Sim, mas isso em um jogo normal.
O que eu queria definir seria algo do tipo "Poderes e papéis geralmente são redundantes. A definição de poder só será utilizada em jogos mais complexos", para suprir situações como a abaixo:

João é um investigador de papeis: toda noite ele escolhe um alvo e descobre seu papel. Pedro é um cidadão comum, mas no meio do jogo conseguiu um item que lhe concedeu uma carga de bloqueador. Na noite em que pedro usa sua carga, é investigado por João. Qual o resultado da investigação de João?

Pelas regras normais isto não é claro. O papel de Pedro muda por possuir uma carga daquele poder? Afinal, existem formas de mudar a facção de um jogador (e com isso o papel as vezes muda também).

Seria possível, dessa forma, um bloqueador com apenas uma carga, e um cidadão normal com uma carga de bloqueador. Cada um teria um papel diferente.

Mas claro, seriam regras mais avançadas, que dificilmente seriam necessárias. Mas acho bom ter este tipo de definição, para caso elas venham a ser necessárias.