Autor Tópico: Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões  (Lida 213966 vezes)

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #495 Online: Julho 10, 2012, 11:52:22 pm »
Limitar a duração total da máfia me parece ir na contramão de permitir apenas uma máfia simultânea. Se o número de jogadores por máfia aumentar, o número de dias médios também aumentará. E quando, por um azar cósmico, o jogo se estender por falhas nas ações de morte e número estrategicamente reduzido de linchamentos? Que culpa têm o narrador ou os jogadores?

Ao mesmo tempo, também sou contra proibirem mecânicas específicas, e dias infinitos se enquadram aí. Se o narrador quiser fazer um culto capaz de recrutar mafioso e maçom, e cujo recrutador ainda seja a prova de balas, que ele tenha a liberdade de o fazer. Os jogadores também mantém o direito de não se inscrever nos jogos deste narrador. E também é por isso que sou a favor de deixar dois jogos simultâneos: para que o cara possa se dar o direito de escolher qual jogo jogar.

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Não é o fim do mundo.
Bom, desde que uma micro minha foi cancelada por este motivo, abandonei os Jogos Sociais, desiludido.
Estou quase 100% recuperado, mas que foi traumático foi :P

Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #496 Online: Julho 11, 2012, 12:21:53 am »
O único problema é que atualmente a Spell tem o que? Uns 20, 25 jogadores de máfia em atividade?

É muito pouco pra sustentar duas máfias paralelas. Já teve várias épocas onde as máfias esfriaram na Spell, mas nos últimos meses, tirando por fluff, os jogos tem sido muito repetitivos (Publicano acusa o Kinn, Nelio descobre tudo que tem que ser feito e guia a cidade, Cigano faz sua listinha que ele nunca revela, Noara quer linchar o Assumar e Manu, Manu fica quieta o tempo todo, exceto se pressionada, etc). E em grande parte, essa percepção de repetitividade se dá por serem sempre a mesma meia dúzia de gatos pingados jogando em todos os jogos.

Limitar a duração total da máfia me parece ir na contramão de permitir apenas uma máfia simultânea. Se o número de jogadores por máfia aumentar, o número de dias médios também aumentará. E quando, por um azar cósmico, o jogo se estender por falhas nas ações de morte e número estrategicamente reduzido de linchamentos? Que culpa têm o narrador ou os jogadores?

Nenhuma. Mas se o Brasil não terminar os estádios a tempo, a Copa não vai ser aqui. O narrador de uma máfia tem que ter uma ideia de quanto tempo o seu setup fará o jogo durar. Isso faz parte da ciência de criar jogos. Não é só sortear nomes de personagens da série, e colocar poderes que "fazem sentido" sem pesar o quanto isso pode afetar o jogo.

Por exemplo, se ele tem 30 jogadores, e presume que seu setup vai durar em torno de dez dias, ele faz dias de 48 horas e noites de 24. Se tiver 15 jogadores, e for acabar de 5 dias, ele pode fazer dias de 72 horas e noites de 48.

Setup é responsabilidade do narrador. O jogo passar duas semanas sem matar ninguém é "culpa" dos jogadores.

Exceções acontecem (como a cidade ser ativa, mas não conseguir linchar por três dias seguidos, e o médico sempre acertar), mas pela própria condição de "exceção", é algo que, se necessário for, pode ser negociado diretamente com o moderador da seção pra postergar o tempo limite se a máfia provar que não teve culpa pelo estouro (narrador não demorou pra abrir os dias, o tópico sempre esteve movimentado, sempre tinham discussões rolando, etc).
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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #497 Online: Julho 11, 2012, 12:34:29 am »
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Por exemplo, se ele tem 30 jogadores, e presume que seu setup vai durar em torno de dez dias, ele faz dias de 48 horas e noites de 24. Se tiver 15 jogadores, e for acabar de 5 dias, ele pode fazer dias de 72 horas e noites de 48.
Ou seja, quanto mais jogadores, menores terão de ser os dias.

Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #498 Online: Julho 11, 2012, 01:02:45 am »
Agora olha a lista de máfias e me diga quando foi a última vez que tivemos uma máfia com 30 jogadores.

Vale lembrar também que conforme o jogo avança, os dias tendem a serem menores, porque o povo já abre o dia sabendo em quem votar, e sem a intenção de discutir por dias e dias.
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Offline Ciggi

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #499 Online: Julho 11, 2012, 02:38:12 am »
Sim, desculpe-me Cigano ou Nibelung, mas se isso se concretizar, as próprias regras deveriam proibir dias infinitos, pondo um máximo extremo de quatro dias por dia de jogo.

Tem uma solução bem mais simples: Limitar a duração máxima da máfia. É algo que eu já tinha sugerido pra micros, e pode ser usada pra macros. Algo como, digamos, limite de uma semana desde a inscrição até o início do jogo, e limite de um mês pro jogo inteiro. Com cada dia durando em média 4 dias reais (72 de dia, 24 de noite), um mês dá pra fazer uma máfia de 7-8 dias, que costuma ser a média.

Não é bem assim, Cigano, não joga se não quiser... exemplo, eu GOSTO MUITO dos jogos seus e do Nibelung, e os últimos temas de vocês foram quase obrigatórios pra mim: Matrix, Folclore, Eberron, OotS... eu jogo, mas como quem pega um jogo que adora, mas tá com um bug, entende?

Eu acho que se você não gosta de algo, seja pelo tema, mecânica, ou narrador (ou até porque jogador X se inscreveu... já aconteceu), vale mais a pena você não se inscrever e deixar a máfia morrer no período de inscrições. Isso serve como sinal pra várias coisas, e o narrador pode tentar depois com algo que agrade mais o público. Já teve vários casos de máfias canceladas no período de inscrição na Spell. Não é o fim do mundo.

Por exemplo, eu não entro em nenhuma máfia histórica do Assumar simplesmente porque acho o tema sacal, apesar dele ser um bom narrador. Assim como penso duas vezes antes de entrar em máfias do Tetris porque ele tem histórico de ser um narrador enrolado.

Assino embaixo!

E inteiro que não precisa necessariamente ter um calculo exato pra encerrar os jogos, mas uma sugestão de tempo de jogo Vs tamanho do jogo.

Acho que vale tentar, vamos ver o que a maioria acha agora

Offline Malena Mordekai

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #500 Online: Julho 11, 2012, 10:21:33 am »
Eu acho que seria bom é vocês mais experientes darem dicas de como conseguir esse equilíbrio de dias e jogadores, junto a outros fatores, de modo a não ultrapassar um mês ou quarenta dias.

E como é que o NIbe dá sugestão de duração de dias pra tantos jogadores, se o dia for infinito?
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Offline Assumar

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #501 Online: Julho 11, 2012, 10:44:16 am »
Acho que o limite para inscrição/abertura importante e não gosto de dias infinitos.
Acho que até 72h dia e até 36h noite, uma boa pedida.
Limitar a máfia em um mês pode ser interessante, mas com bom senso, pois as vezes o jogo pode se estender um pouco mais, dependendo da situação. Principalmente um jogo muito grande. O que não dá é o narrador ficar colocando mecânicas que dificultem demais as mortes noturnas/linchamentos, emperrando o jogo.
Mas ainda não vejo a necessidade de limitar a apenas um jogo por mês.
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Offline Barão

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #502 Online: Julho 11, 2012, 11:54:03 am »
Não limitar a duração dos dias, mas limitar a duração da máfia? Não faz muito sentido...

Ah não ser que seja algo objetivo "Até o dia tal, se a cidade não ganhar, a máfia ganha" ou o contrário.

Criar mecânica pro jogo ser mais curto é imprevisível. Jogo mais curto tem que ser um jogo desequilibrado... Se for um jogo com muitos jogadores. Porque ou a cidade morre toda duma vez, ou a máfia... E o "normal" (ou equilibrado) é morrerem mafiosos e cidadãos proporcionalmente na mesma quantidade.

Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #503 Online: Julho 11, 2012, 11:55:03 am »
Eu acho que seria bom é vocês mais experientes darem dicas de como conseguir esse equilíbrio de dias e jogadores, junto a outros fatores, de modo a não ultrapassar um mês ou quarenta dias.

O cálculo mais simples: Temos X jogadores, sendo Y mafiosos. A cidade pra vencer, precisa linchar certo Y vezes. A máfia pra vencer precisa que a cidade linche errado [(X-Y)/2] vezes. A duração mais longa do jogo é a soma dos dois prazos, menos um.

Usando a micro básica de exemplo, 7 jogadores, e 2 mafiosos. A cidade ganha se linchar certo duas vezes. A máfia ganha se a cidade linchar errado [(7-2)/2] = 2 vezes. A duração máxima do jogo (considerando que a cidade linche todo dia) é de 3 dias (2+2-1). Jogue uma variação de um dia a mais ou a menos do prazo máximo, e geralmente você acerta a duração do jogo.

Essa conta se complica mais quando você tem duas facções que matam (2 máfias ou máfia e SK) porque elas podem matar uma à outra.
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Offline Malena Mordekai

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #504 Online: Julho 11, 2012, 12:22:54 pm »
Bem básico, mas muito bom pra nós narradores iniciantes.
E só um adendo, isso se complica mais ainda com a inclusão de vigilante.
Vou lembrar dessa variável ao terminar de montar minha próxima máfia (He-Man & She-Ra; tou só esperando Heresias acabar pra roubar mais mecânicas de limitação de RC).

Aliás, por falar nela, parabéns ao Assumar pela elegância e praticidade dessas regras. Adiciona um novo feeling e creio que é especialmente recomendado pra qualquer setup em que RCs são relevantes e ao mesmo tempo apertados pra máfia mentir.
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Offline louc0

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #505 Online: Julho 11, 2012, 04:27:57 pm »
não dá pra esquecer que seguidamente tem dias sem linchamento.

Idéia: Pegar as médias de duração/jogador e usar como limite máximo, acrescido de um desvio padrão.

Offline Madrüga

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #506 Online: Julho 11, 2012, 07:00:09 pm »
Você teria a manha de fazer esse cálculo, Rub?

E, de acordo com a ideia do Nibe, o que acontece quando o limite for alcançado? Cancela-se a máfia?
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #507 Online: Julho 11, 2012, 07:19:38 pm »
não dá pra esquecer que seguidamente tem dias sem linchamento.

Eu considero isso uma falha dos jogadores. Muita gente tem mania de não discutir, e só falar alguma coisa se tiver um resultado noturno relevante. Então eles ficam servindo de massa de manobra pros jogadores que discutem mais. Idealmente, eu acho que todo dia deveria haver um linchamento. Dependendo da forma que as discussões de dia se desenvolvem, mesmo um linchamento errado dá alguma informação útil (com base em quem atacou ou defendeu o linchado, por exemplo).

Então se o jogo fica parado e no marasmo porque os jogadores não estão postando, o problema é deles. Não é culpa do narrador. Ele não pode visitar a casa de todo mundo com uma espingarda em mãos forçando eles a postarem.

E, de acordo com a ideia do Nibe, o que acontece quando o limite for alcançado? Cancela-se a máfia?

Cancelar a máfia pune os jogadores. A máfia estourar seu tempo-limite, pra mim, é uma falha do narrador. Não é justo punir os jogadores por isto. Como isso vai entrar experimentalmente, acho melhor a gente só manter o prazo como recomendação até poder mensurar o tempo médio de jogo pós-mudanças. Daqui a, digamos, três meses, podemos definir alguma punição.

Eu sugeriria congelar o narrador por algum tempo. Ele não pode entrar na fila de máfias ou narrar micros durante o período de punição. Mas não sei se seria o ideal.
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Offline Ciggi

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #508 Online: Julho 11, 2012, 08:24:31 pm »
Prefiro que a Máfia ganhe se o tempo estourar! Mais justo, a Máfia pode enrolar direto e é obrigação da Cidade matar a Mafia, acho que ate vai servir pra dar mais gás as discussões.

Offline Malena Mordekai

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #509 Online: Julho 11, 2012, 09:14:23 pm »
Acho interessante essa proposta... mas aí o narrador tem de cuidar, também, para levar em conta atrasos, fins de semana que provoquem extensão, etc. pra ficar tudo justo pra todos.
E ele tb não poderia deixar os dias muito pequenos, e o ideal seria nesse caso manter noites de apenas 24h (muitos usam de 48h; eu vou passar a gerar 24h nas minhas, salvo se cair em fds, depois de ver que está dando certo na máfia dos outros).
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