Autor Tópico: Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões  (Lida 213954 vezes)

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Offline Ciggi

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #390 Online: Maio 05, 2012, 03:26:29 pm »
Por regra, se o jogo não cumprir os requisitos listados lá no tópico de regras então não entra nem na fila! Mas como é você quem tá fazendo esse rank fica a seu criterio

Mas seria bom fazer um apêndice ao tópico, registrando que tais e tais máfias de tais e tais temporadas não foram padrão e por quais motivos.

Boa, vou anotar aqui!

Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #391 Online: Maio 08, 2012, 01:39:39 pm »
Como não houve mais argumentos contra, então estas cinco máfias não vão constar no Ranking: São Zumbis, Durarara, e Máfia no Escuro II, III, e IV. Vou remover os vencedores da São Zumbis do ranking, e continuar a edição assim que chegar em casa.

Dito isto, tem outro ponto que eu queria falar a algum tempo, mas uma postagem na máfia Redes Sociais me lembrou do assunto:

Como já falamos antes, nada impede dele ser mafioso e amado.
Já houveram anticidades amados antes. E mesmo que não fosse, não é como se fosse um papel tão pró-cidade assim, é como político, no manual tá como cidade, mas serve perfeitamente bem aos fins de mafiosos. Amado pior ainda, q até SK dá pra ser, pq é passivo. Assim como bulletproof tb tá como cidade.

Vou elaborar mais tarde, mas acho que já passou da hora de fazer uma revisão na lista de papéis da mafia.
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Offline Malena Mordekai

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #392 Online: Maio 08, 2012, 02:15:55 pm »
Gostaria muito de fazer parte dessa revisão e acho que o serviço que eu e Cigano estávamos pra fazer e que interrompi tem a ver com isso -- tabular dados sobre papéis de TODAS as máfias até agora, vejam essas máfias no tópico de registro, de onde eu começo para trás, tudo isso foi tabulado pelo Cigano e deve ter demorado, pq as primeiras são meio confusas na exibição do setup.

Por sinal, gente, é sempre bom usar "espaço reservado pra tal coisa". Deixar o setup e ações noturnas lá no fim do jogo pode ser ruim, se o pessoal ficar fazendo diversos comentários depois disso.
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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #393 Online: Maio 08, 2012, 03:40:54 pm »
Eu estava pensando em uma organização mais orgânica, ao invés de ser três listas duras "poder de cidade", "poder de mafia" e "poder de independente", que muitas vezes possuem o mesmo poder com nomes diferentes porque era o fluff da mafiascum. Tava pensando em lista sugerindo onde cada poder pode se encaixar melhor, e porque se ela estiver em outra facção pode ser problemática. Por exemplo, um mafioso imune a linchamentos, ou um cidadão bloqueador.

Por exemplo, podemos dividir entre papéis pró-cidade (que agem em outros, e trazem resultados que beneficiam primariamente a cidade, como policial), pró-máfia (que agem em terceiros, atrapalhando o trânsito de informações, e beneficiam primariamente a máfia, como redirecionador), individuais (que alteram o jogador em si, sem muita influência sobre o resto do jogo, como à prova de balas), e neutros (que trazem informações que podem beneficiar tanto a cidade quanto a máfia, como observador).

A ideia era expandir esta lista pra todos os papéis.
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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #394 Online: Maio 08, 2012, 04:47:20 pm »
Quanto a redirecionador... bem, nem sempre ele atrapalha fluxo de informações, eu mesmo prefiro ser honesto e se alguém for desviado (não os alvos do driver, mas quem foi cair no alvo errado) eu digo, "vc ia em Fulano, mas acabou parando em Sicrano e este é culpado".
Agora se o redirecionador for anticidade não vejo motivo pra fazer isso.
Tudo depende do setup no fim das contas... mas meu comentário foi só uma ressalva, porque achei sua ideia interessante.
Porém talvez seja melhor a ideia que foi dada ha´tempo atrás:
Lista de papéis, neutra, sem facções. Aí colocava-se "proibido pra tal facção, sugerido para tal facção) se realmente fosse necessário. E se for o caso com a razão pra isso. Nesse sentido é bom um cara experiente no projeto, pra ver coisas que os mais novos, como eu, não percebem. É bom que vc tenha desenterrado essa necessidade... inclusive pq de quando em quando aparece uma pessoa nova, digamos, o galdir, que só jogou uma máfia e recebeu um papel que ficou consgrado aqui em pouco tempo (motivador, que vc chamou de bardo em OotS 2) mas que não estava na lista de papéis. Bem, imagino que isso seria um fator pra atrapalhar a cabeça do cara que acabou de ler o manual. Sei que lá diz que o narrador pode inventar qualquer coisa, mas por outro lado o poder já existia, embora não citado no manual, e não se deve obrigar o jogador mais casual a fazer pesquisa de jurisprudência de máfias anteriores pra ter uma ideia de estratégias e etc., pq quando outro vem e diz "meu poder apareceu nas máfias tal e tal", o novato vai ter que ir olhar isso tudo pra entender direito. E não acho que isso tenha de ser uma necessidade, nem todos são tão viciados como eu. Justamente os viciados podem ajudar a tabular tudo, pra ajudar os fillers que afinal de contas estão aqui ajudando a gente a se divertir.

Enfim. Digressão à parte... creio que seja bom bolarmos uma lista mais neutra nos moldes que propus acima.
Assim que terminar Diablo II posso entrar de cabeça nessa tarefa (máfia desse tamanho, com cargas de poderes, dá trabalho), mas posso dar meus pitacos desde já.
E além do mafiascum havia esse outro site aqui, por sinal... http://wiki.epicmafia.com/index.php?title=Main_Page
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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #395 Online: Maio 08, 2012, 06:05:00 pm »
Já pensei em organizar uma lista neutra, mas percebi que, no final, ela ajuda muito quem já tem uma boa experiência mestrando máfias. Pra mestres iniciantes, dar algo mais mastigado é melhor.

Esta separação que eu proponho torna o objetivo do jogo bem claro ao determinar papéis específicos pra cada um: A cidade tem que sobreviver e descobrir quem é a máfia, a máfia tem que matar a cidade e evitar ser encontrada. Então ações que auxiliam a coletar informações e evitar mortes são, primariamente, pró-cidade. Ações que atrapalham as ações da cidade, ocultam os membros da máfia, e matam mais gente, são pró-máfia. E entre os dois temos uma vala com ações neutras que podem ser úteis para ambas as facções.

Não é uma lista completa, mas segue algumas recomendações que eu faria, e o motivo:

Pró-Cidade:

  • Policial (óbvio, é o papel mais básico pra descobrir máfia. Inclui aí qualquer variação pra achar culto, SK, e whatever)
  • Médico (óbvio também. Evita mortes)
  • Rastreador (descobrir se o fulano agiu no ciclano é mais útil pra cidade, já que a máfia sabe em quem todos os seus membros agiram)
  • Guarda-Costas (Recomendo transformar o guarda-costas de elite na versão padrão. O básico é só uma espécie de médico "fraco")
Pró-máfia

  • Bloqueador (função principal: atrapalhar alguém. Pode ser usado pela cidade, mas não é incomum um cidadão que acha que precisa agir toda noite acabar atrapalhando um papel investigativo. Melhor jogar o papel básico como máfia)
  • Chefão (Aparece como inocente)
  • Incriminador (atrapalha investigações policiais. Alternativamente, se o alvo for rastreado, ele pode ser visto agindo no alvo que a máfia atacou)
  • Faxineiro (atrapalha raciocínios ocultando a identidade de membros linchados. Alternativamente, o faxineiro ainda recebe a informação de quem morreu, e todos que ele limpou são revelados quando ele morrer. Basicamente, facilita RCs mafiosos)
Os poderes das próximas duas listas podem tanto ser usados por cidadãos ou mafiosos, mas podem ser formas úteis de dar valor a um sobrevivente, já que ele favorece tanto a cidade quanto à máfia.

Neutros

  • Observador (pode ser útil pra máfia descobrir protetores, ou pra cidade descobrir matadores)
  • Magistrado/Governador (especialmente se não esquecerem da limitação de uma imunidade por jogador, como o Kinn esqueceu na máfia D&D 4e)
  • Duplo-Votante/Político (útil pra ambos os lados, tanto pra tender um jogo nos momento finais, quanto pra linchar de surpresa com votos a menos)
Pessoais

  • À prova de balas
  • Covarde
  • Campista
  • Amado/Odiado
Claro, tem muita coisa que é complicado de classificar. Mas tem coisas na lista que são absurdamente redundantes, como Psicopata, Canibal e Incendiário, que nada mais são que SK com nome diferente.
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Offline Malena Mordekai

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #396 Online: Maio 08, 2012, 06:16:18 pm »
Já pensei em organizar uma lista neutra, mas percebi que, no final, ela ajuda muito quem já tem uma boa experiência mestrando máfias. Pra mestres iniciantes, dar algo mais mastigado é melhor.

Esse argumento me venceu. Vale muito a pena.
E sim, canibal e incendiário podem estar listados como variações de SK.
O nosso campista poderia ser oficialmente imune a todas as ações em noites alternadas, pois como está escrito é apenas um bulletproof alternado.
Ou também podemos tornar "oficiais" os "rótulos". Coisas como as sanidades para policial. caráter fraco (caso que só vemos aqui em médico) e principalmente alternado (assim Querubim sai da lista, pq é apenas um policial alternado).
Podemos pesquisar máfias anteriores nossas e esses sites exteriores pra dar boas sugestões de variação.
Por exemplo aqui o psiquiatra converte SK em cidadão, mas nesse site que passei o link mais acima ele não faz só isso, ele é incapaz de ser convertido por qualquer facção e protege seu alvo contra conversões (o que é bem melhor que desprogramador, papel do mafiascum que é altamente bugado).
O Incriminador e o Faxineiro acima são bons exemplos de papéis que devem incluir estas variações.
O Verde chama o Incriminador bombado de Incriminador-X, eu gosto de pensar nele como Corruptor. Enfim, podemos discutir também nomes para variações se for o caso, e se for necessário.
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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #397 Online: Maio 08, 2012, 08:32:48 pm »
Eu acho que refazer a lista tem que remover quase todas as descrições "varia de narrador pra narrador". Por exemplo, é muito importante definir de cara como o policial detecta independentes, já que isto influencia diretamente como grupos como culto e SK se defendem.

Também acho ESTUPIDAMENTE importante não mantermos na lista papéis que estão no mafiascum/epicmafia e nunca foram usados em máfias da Spell. Terrorista, Ator, Padre, Líder, etc...

Por último, analisar se tem formas de manter papéis clássicos que são problemáticos, equilibrando-os. Bobo é o exemplo mais clássico (é só o jogador fingir que é um mafioso vacilando, que ele ganha), mas culto também é (já que geralmente o líder ou é morto muito cedo, ou só há sinais do culto quando ele já é praticamente maioria), assim como SK (que ganhando imunidade a investigação policial ganha uma boa vantagem contra o problema de estar sozinho).
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Offline Malena Mordekai

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #398 Online: Maio 08, 2012, 08:56:13 pm »
Não sei Terrorista, mas Ator, Padre e Líder já foram usados várias vezes desde que eu jogo.
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Offline Ciggi

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #399 Online: Maio 08, 2012, 09:04:09 pm »
Essa é uma boa pedida sim. Mas por hora vou me ater as sugestões de mudanças na sessão. Meio complicado tu querer mudar o jogo sem definir como se portar no ambiente onde joga mais claramente.

Aliais, a principio o que eu tirei que poderia ser feito foi o seguinte:

 :seta: Um tópico com um apanhado geral de como funciona as coisas aqui, pra situar qualquer novato. Nesse tópico agente coloca links em todos os cantos possíveis facilitando a vida de quem ta começando e servindo como ponto norte sempre pros mais experientes.

 :seta: Um tópico pras regras da sessão, bem especifico com tudo que se pode ou não fazer aqui etc.

 :seta: Um tópico com as regras da brincadeira. Aqui acho que essa discussão sobre uma melhor descrição dos poderes cairia melhor. E se me permitem, mudar o modelo atual onde tem um ótimo guia de como criar uma Máfia o qual ninguém deve ler, simplesmente agente pega esse manual, turbina com o que ta se formando aqui e cria o Guia do Narrador, ou coisa assim (aliais, eu ate pensei nisso algumas vezes já)

 :seta: Por fim um tópico com o índice de onde ta tudo nessa bagaça.

O resto como a lista negra, dados dos jogos passados, etc, acho que estão funcionando bem!

Que acham? To sem tempo mas me comprometo a mandar brasa aqui se o povo fechar um modelo mais certinho pra sessão, que está sim uma zona!

E se não ficou claro eu aguardo opiniões sobre o caso

Offline Malena Mordekai

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #400 Online: Maio 08, 2012, 10:30:10 pm »
Sim, sim, diferenciar o Livro do Jogador do Guia do Mestre ajudará bastante rsrsrsrsrsrs
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Offline MVerde

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #401 Online: Maio 27, 2012, 01:14:50 am »
Pessoal, seguinte.

Vou cancelar a minha máfia. Me foi avisado que o Nib não poderia jogar a minha máfia por estar na lista negra (sei lá eu pq). Eu basicamente disse que da minha parte, isso não me incomodava, e que gostaria de contar com ele, pois o considero um bom jogador, que contribui para experiência como um todo.

Bom, me avisaram que não interessava, pois na verdade ele estava proibido de jogar.

Eu, pessoalmente, acho isso uma bobagem sem tamanho. Se eu, como mestre, não tenho a liberdade de escolher quem participa ou não do meu jogo, não quero mestrar.
Eu já estive por trás da JS há muito tempo, e historicamente, a lista negra sempre serviu apenas como um guia, para o mestre e jogadores poderem escolher jogar com um membro que estava na lista. E isso em uma época em que tinha coisas como mestre de jogo passando informações pra um time pelo MSN, ou jogadores trocando informações fora do jogo, apagando ou editando posts. Coisas que realmente estragavam a partida.
Mas a lista NUNCA proibiu ninguém de jogar. E eu sou contra isso. Pra mim, a única coisa que pode punir alguém ou limitar sua capacidade de participação no fórum são as regras que estão lá no linha direta, não um deslize qualquer em um jogo de máfia.
Cada um é livre para escolher se quer jogar ou não uma partida com alguém que considera mau jogador. Se eu não tenho essa liberdade, não vejo sentido em jogar aqui.

Então é isso. Eu sinto muito, mas não vou mais mestrar se houver essa limitação.
Peço desculpas por não estar a par das novas regras aqui, não sabia que a coisa havia mudado tanto.

Essas mudanças aconteceram, pois foi necessário, apenas avisos e colocar numa lista para que narradores e jogadores pudessem escolher se iriam permitir ele nos jogos (ou jogar no mesmo jogo) não estava adiantando, a cada momento alguém quebrava as regras, sempre. Essa foi mais uma escolha dos próprios jogadores, é realmente chato isso e não acho que precise durar para sempre, mas atualmente me parece necessário.
Se for jogar Máfia, não use o termo RC, ou se for usar use de forma correta. RC é seu papel(poder) em jogo e não personagem.

Offline Ciggi

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #402 Online: Maio 27, 2012, 01:38:40 am »
Pois é...

Bom, pra variar o advogado do diabo fui eu, e tenho que confessar que não é uma tarefa legal. Mas vamos aos meus 2 centavos

Por um lado eu concordo com o Rub, o jogo é dele e ele deveria ter liberdade total no jogo, mas por outro me incomoda saber que existem regras em que a maioria da sessão concordou e elas seriam infringidas. Na real passei um tempo desde que vi o nome do Nib lá pensando e ponderando no que fazer, era obvio que eu deveria intervir mas como? Não é uma tarefa agradável mandar uma PM proibindo alguem de algo, e sem desmerecer ninguem, menos ainda quando envolve duas pessoas que tu considera espetaculares e que certamente fariam muita coisa no jogo (Rub e Nib obviamente). Por fim passei pro Rub a situação e ate mencionei um possível congelamento do jogo dele ate o nome do Nib sair da lista, mas no final isso seria um paliativo e a verdade é que eu to bem cansado de dar "paliativos" nessa sessão.

Dois posts acima desse, a quase 20 dias, eu dei uma sugestão de como poderíamos melhorar a visualização da sessão e as mensagens a seguir foram do publicano concordando e o Verde levantando agora essa questão. Na moral, não da animo NENHUM tentar fazer algo assim, sem interesse dos jogadores/narradores, é foda porque dai quando da merda vem todo mundo aqui xingar!

Sinceramente isso aqui ta largado as moscas, e não por falta de coordenadores e sim por falta de jogadores que querem fazer algo pela sessão. Ta tudo muito longe de estar perfeito, temos que melhorar ainda bastante coisa, e ninguém comenta ou discute. E se não ficou claro, é bem CHATO ser coordenador, o que move e da vontade de te fazer querer ser o cara que vai ouvir merda e reclamação, e ter que ficar contornando as coisas é exatamente isso, ver que o povo se interessa e comenta, que é o que ta faltando aqui!

Offline louc0

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #403 Online: Maio 27, 2012, 01:55:40 am »
Essas mudanças aconteceram, pois foi necessário, apenas avisos e colocar numa lista para que narradores e jogadores pudessem escolher se iriam permitir ele nos jogos (ou jogar no mesmo jogo) não estava adiantando, a cada momento alguém quebrava as regras, sempre. Essa foi mais uma escolha dos próprios jogadores, é realmente chato isso e não acho que precise durar para sempre, mas atualmente me parece necessário.

Verde, me desculpe, mas tu tá numa tautologia, "aconteceu porque precisou acontecer" não justifica nada. E outra, limitar a liberdade dos outros não é solução para nada.
Se eu não me importo, e os jogadores que estão inscritos na máfia não se importam, já que se inscreveram (após o nib, inclusive, que foi o primeiro a se inscrever), quem é que tem direito de me proibir de rolar o jogo como eu quero?

Tá rolando um excesso de burocratização nessa seção. Tudo vira mimimi. A coisa é muito simples:

O jogo é MEU. Eu convidei todo mundo a participar. Participa quem QUISER. E eu acho que NINGUÉM tem o direito de me dizer quem pode e quem não pode participar.

Usar a lista negra como uma referência e um aviso é uma boa idéia.
Usar ela pra proibir gente de jogar só vai alienar gente.

E é o que aconteceu. Tiraram meu tesão de mestrar e participar disso aqui.

Aí vão ficar os mesmos 10 cabeças jogando as máfias e discutindo o sexo dos anjos.

Diminuam a burocracia e não tirem a autonomia das pessoas que querem rolar jogos aqui.
« Última modificação: Maio 27, 2012, 01:57:35 am por louc0 »

Offline samita

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #404 Online: Maio 27, 2012, 02:04:43 am »
Citação de:
Alguns eventos tornaram a criação desta lista inevitável, infelizmente.
Certos jogadores foram além da conta na sede de ter alguma vantagem para vencer o jogo, e acabaram transgredindo algumas regras.

A lista a seguir mostra quais usuários sabidamente transgrediram alguma regra, junto com a sua respectiva trapaça. Os mestres de jogo devem conferir esta lista para decidir se os jogadores presentes na mesma podem ou não participar de seu jogo.

Tá escrito isso lá, não sei se perdi essa época de tal discussão sobre a lista negra, (não sou participativa mesmo nas discussões mas sei que somos todos responsáveis pelas decisões tomadas, a culpa não é só sua Ciggi XD) mas eu achava também que ainda era critério do narrador permitir que um jogador participasse do jogo dele ou não...