Autor Tópico: Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões  (Lida 216635 vezes)

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #195 Online: Março 08, 2012, 09:06:07 pm »
... o Cigano falou das diferenças entre um setup de 12 pessoas e outro de 24.
Na experiência de vocês que já narraram muitas máfias, ou mesmo de quem jogou muitas máfias, quais são as melhores opções pra modificar setups de acordo com número de pessoas?
Já vimos aqui vários casos em que o narrador foi "obrigado" a diminuir o setup (e às vezes nem isso deu certo... vide Firefly)... e às vezes há bastante procura. Às vezes o narrador põe que quer "entre 12 a 20 pessoas", às vezes ele nem bota número algum.
Minha pergunta como narrador iniciante é, como é que vcs se viram?

Em geral, já tendo um pré-plano antecipado. Toda máfia que eu faço eu me faço apenas duas perguntas: "Qual a proporção de cidade e máfia" (independentes eu desconsidero), e "qual a proporção de poderes especialmente perigosos que eu quero deixar em jogo" (coisas como vigilante, bomba, dono de arma paranóico, e culto). Usando de exemplo a máfia OotS, que é a que eu tenho mais fresca na mente, eu usei o seguinte:

Proporção inicial: 18 jogadores, 2 independentes. Aproximadamente 1 mafioso pra 3 cidadãos. Com dois independentes, o ideal seria ter 5 mafiosos. Mas como o grupo mafioso seria grande demais (e possível: xykon, redcloak, MitD, Tsukiko e Jirix), achei melhor dividir em duas máfias. Uma máfia de 2 seria desequilibrada, então coloquei um membro extra na máfia Kubota, e deixei este grupo... situacional.

A máfia Bozzok era uma máfia padrão: Um mandante, dois assassinos variantes. A máfia Kubota era cheia de truquezinhos, e eventuais fraquezas:  Therkla morrendo dá mais um doc pra cidade, se o Qarr ficar sozinho ele tem potencial de abandonar a máfia e ir pro lado do SK... em troca, Kubota poderia ficar imune a linchamento, exigindo que a cidade use seu vigilante, ou confie na outra máfia pra matá-lo.

Como a proporção numérica favorecia as máfias, os próximos três jogadores iriam ser indubitavelmente cidade. Se chegasse além disto, iria adicionar a terceira facção mafiosa (que na verdade seria SK + lacaios), e no final apenas somar mais cidades.

O maior problema de expandir uma máfia, na verdade, é manter os RCs dentro dos limites do possível. Não é bom um tema onde os mafiosos não tem por onde mentir (Digamos, uma micromáfia Capitão Planeta, com sete cidadãos e dois mafiosos), nem que não tenha risco dela mentir (como foi a máfia Hanna-Barbera). Pra mim, o jogo tem que ter RCs de cidade um pouco acima do número de jogadores. Se tem 20 jogadores, é bom ter 21 a 24 roles possíveis, de forma que se a máfia der sorte, pode mentir um RC plausível e ninguém contestar, mas a chance de errar é alta, e não compensa tanto ir em personagens terciários (justamente por ter primários suficientes).

Quanto menos jogadores possuir a máfia, mais próximo do número-limite é bom ficar. Uma micro de 7 jogadores pode ter 7 papéis "cidade" possíveis de serem usados. Se tiver 10, a chance de um mafioso se safar mentindo é alta (50%). Se tiver mais, é estupidamente vantajoso mentir. Mas se tiver 6 papéis possíveis, um mafioso vai ser obrigado a usar um personagem terciário pra mentir (tirando o valor de um bom blefe), ou um cidadão vai ter um RC terciário, e muito provavelmente vão duvidar dele (gerando um linchamento automático pró-máfia).
« Última modificação: Março 08, 2012, 09:08:19 pm por Nibelung »
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Offline Malena Mordekai

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #196 Online: Março 08, 2012, 09:18:12 pm »
E na sua opinião essas máfias de tema amplo (como foi o caso da Hanna-Barbera) podem ser equilibradas com paliativos como NPCs em buscas de cenário (HQ de Horror, Máfia Séries) ou NPCs morrendo a cada passagem de período (Micromáfia Monstros D&D, do Tetris, minha Micromáfia Viagem no Tempo; não sei se houveram outras), ou isso simplesmente não impede o jogo de se tornar quase atemático no que diz respeito a RCs?
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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #197 Online: Março 08, 2012, 09:25:01 pm »
Acho difícil. A Hanna-Barbera em si era ESTUPIDAMENTE abrangente. Talvez se colocasse a limitação de no máximo um personagem de cada série, mais um NPC morto por noite (pré-definidos antes do jogo começar, pra criar o risco pra mafiosos blefando), talvez desse certo. Teria que fazer as contas pra ver.

Mas no geral é bem mais simples achar um tema mais próximo do número certo do que pegar algo amplo pra afunilar.
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Offline Malena Mordekai

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #198 Online: Março 08, 2012, 09:28:59 pm »
Ainda há o caso daquelas máfias em que não existem RCs propriamente ditos. Caso da D&D 4e e da Máfia Star Wars que o Iuri mestrou.

Fico pensando em que mecanismos fazer pra contrabalançar isso, além do óbvio "tem que ter bons investigadores, especialmente policial".
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Offline Madrüga

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #199 Online: Março 08, 2012, 10:37:03 pm »
Isso quando as máfias ainda são máfias. Setups com muita firula mudam a percepção do jogo e acabam "sujando" tudo. Eu abandonei a máfia Chrono Trigger no meio por causa disso: olhei e tinha poder diurno, poder noturno, cenário, cargas e um monte de coisa, então achei complicado demais e joguei tudo no lixo.

Só que isso me deixou sem plano B e perdi meu lugar na fila. Agora é retomar tudo do zero.
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Offline Malena Mordekai

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #200 Online: Março 08, 2012, 10:40:29 pm »
Eu ainda pretendo fazer jogo com evolução de personagens e sem RCs famosos (provavelmente Vampiro: o Réquiem ou outro RPG), mas não haverá nada mais além desses dois elementos. Nada de cenários, itens, etc.
De qualquer forma um jogo assim só pode ser máfia grande. Não dá pra evoluir em micro.
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Offline banned_guardian

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #201 Online: Março 08, 2012, 11:04:23 pm »
Publicano: siga o planejamento do Nibelung.

Tá difícil achar composição de máfia tão boa quanto as dele. Tudo devidamente balanceado e jogo fluido. É simplesmente adorável e brilhante jogar máfias bonitas assim. (Vide Mortal Kombat / OotS / OotS 2)
..

Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #202 Online: Março 08, 2012, 11:21:07 pm »
Só outro exemplo que eu acabei esquecendo. Como a máfia oots ficou bem próximo do mínimo exigido, pra limitar os RCs, eu eliminei logo de cara toda a tropa celestial (Roy, Roy's Archon, e os parentes dele) matando o Roy em aberto.

E coisas não-mensuráveis, como a cidade ter 5 RCs estupidamente confiáveis (a OotS), mas em troca o Durkon ser o médico ser estupidamente óbvio. Além do caso do Belkar ter sido o SK da máfia anterior, e o Vaarsuvius ter pirado na batatinha deste arco.
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Offline Malena Mordekai

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #203 Online: Março 09, 2012, 12:03:13 am »
É legal e útil conhecer o processo de bolação de um setup, valeu mesmo!

Se algum outro quiser dar algum relatório, agradeço kkkkkk
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Offline Joshua_Crow

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #204 Online: Março 09, 2012, 12:11:48 am »
Só pra avisar, passo a vez. Vou deixar pra fazer a minha micro um pouco antes da minha máfia. Pra fazer sentido XD

Offline Ciggi

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #205 Online: Março 09, 2012, 01:28:08 am »
Madruga... Go com o Rock!

Eu adoro temas grandes, que matem esse vicio de RC. E a bem da verdade 90% dos meus jogos são com temas abrangentes demais, e nunca vi problemas com isso. Na verdade pelo que noto isso só força mais os jogadores a pensarem e participar.

Sinceramente acho que pedir RC é pá de cal, ninguém chega e pede RC sem motivo ou desconfiança, e se tu tem isso tu tem com o que trabalhar! A maioria dos mafiosos é pego com ação noturna ou escorregadas, e o RC vem só pra coroar a cereja do bolo. Então, não vejo necessidade dele, ate porque Máfia true de raiz se joga sem tema!

Ate pensei na minha primeira Máfia num esquema pra tentar ajudar a cidade com os RCs mas foi inútil no final. Ate vejo função pra um esquema desse tipo (ajudar a reduzir RCs) mas não vejo muita necessidade ainda!

No mais eu faço algo parecido com o Nib, mas mais simples, só que não posso falar agora sobre esse método!

Offline Malena Mordekai

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #206 Online: Março 18, 2012, 12:32:41 am »
E a micro do Rocky?

Gostei muito dessas dicas. São muito úteis pra mim, já que quero que meu setup de Diablo 2 (o rascunho e o conceito básico estão prontos) seja variável de 12 a 21 pessoas.
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Offline Madrüga

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #207 Online: Março 18, 2012, 10:06:47 am »
Rocky tá no forno, ainda tou pensando em tudo.
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Offline Ciggi

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #208 Online: Março 29, 2012, 09:12:00 pm »
O shoutbox é uma coisa linda de deus, mas só pra deixa claro:

Próximo que comentar sobre jogo rolando nele leva advertência verbal aqui no tópico, se persistir vai pra lista negra. Mesmo um comentário de inicio do dia só vou relevar se for o Narrador!

Offline Aquela Sem Nick

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #209 Online: Março 29, 2012, 09:40:39 pm »
O shoutbox é uma coisa linda de deus, mas só pra deixa claro:

Próximo que comentar sobre jogo rolando nele leva advertência verbal aqui no tópico, se persistir vai pra lista negra. Mesmo um comentário de inicio do dia só vou relevar se for o Narrador!

Ainda bem que naão fui que fiz isso!  :pidao:
Ruiva da Spell



Raposas Selvagens do Condado de Fox.
Todos nós usamos máscaras. Algumas tão fixadas na alma que se confundem com a face.
O importante é não esquecer da pessoa que a usa.