Autor Tópico: Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões  (Lida 215249 vezes)

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Offline Madrüga

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #180 Online: Março 08, 2012, 09:21:29 am »
Eu costumava colocar 48 horas de dia e 24 de noite. Galera tem que checar pelo menos uma vez ao dia, senão não pode se comprometer a jogar.

O problema que eu vejo com dias longos ou infinitos é que a máfia também joga com a apatia da cidade. Se você tem uns três cidadãos mais incisivos (digamos, um combo Banned + Publicano + Assumar), o dia infinito facilita um esgotamento de RCs, revelações, acusações que, além de cansativo, ainda pune quem não pode postar o tempo todo (como o Nibe já falou aí do Publicano).
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
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Offline banned_guardian

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #181 Online: Março 08, 2012, 09:33:19 am »
Fato é: o ideal mesmo para um jogo de máfia é 1-3 posts de cada jogador por dia. Mais do que isso, tem-se as aberrações de 1 dia de 30 páginas (34).

Se o Publicano, somente a título de exemplo, claro (:mrgreen:), ao invés de fazer 20 posts, concentrasse em 1 post grande, 1 post de resposta e por fim 1 post de fechamento (com voto/sem voto), já seriam -3 páginas por dia de máfia.

Claro, excepcionalmente, passar de 3 posts por dia é admissível. Agora fazer 10-20 posts por dia, por jogador.... No no.
..

Offline Malena Mordekai

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #182 Online: Março 08, 2012, 09:42:00 am »
De fato o "problema" está não só em quem fala demais (meu caso) mas quando há alguma controvérsia e a discussão se torna um chat em tempo real, com várias pessoas logadas e discutindo. Isso pode praticamente duplicar o tamanho, em páginas, de um dia.

Quanto ao que o Nibelung e Banned falaram das micro... há um outro motivo, com o qual creio que o Nibe concordará, já que ele mesmo me atentou uma vez a esse fato: A FALTA DE PERSONAGENS NUM TEMA. O Banned falou de Diablo, bem, Diablo 2 dá pra ter uma máfia grande e está aí na lista de espera; mas Diablo 1, a não ser que a cidade fosse composta de monstros únicos obscuros do jogo (seria bizarro), não comporia lastro de RCs suficientes.

Já foi foda fazer a máfia Indiana Jones, 12 jogadores e apertadíssimo pra máfia mentir. o Madrüga quer mestrar Rocky agora; há espaço de RCs pra uma máfia grande? Eu duvido.

Outras questões são de playtest mesmo, como foi Viagem no Tempo. Talvez haja uma máfia grande do tema, mas de qualquer forma eu testei a combinação tema amplo com morte de NPCs + poderes da cidade gerando pontos de paradoxo + anticidades se beneficiando desses pontos.
Depois desse jogo, fiquei muito mais ciente de todas as variáveis que conduzem a um desequilíbrio.
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Offline Madrüga

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #183 Online: Março 08, 2012, 09:51:48 am »
Publicano, mas convenhamos: todo mundo já falou e só você não quer admitir. Você tem que se conter mais, ser menos prolixo e postar as coisas de uma vez só. Controle-se.

Eu ia falar da falta de bonecos no tema e esqueci. Realmente, não tem como mestrar uma MÁFIA ROCKY. A máfia não teria RCs. A micromáfia Hannibal foi um exemplo também, simplesmente não tinha personagem sobrando, só se pegasse uns terciários.

Playtest eu acho ridículo. É a justificativa para arruinar um jogo e fazer um monte de merda só para depois dizer "eu tava testando".
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Offline Malena Mordekai

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #184 Online: Março 08, 2012, 09:59:59 am »
Não sei pq vc tá falando isso de playtest, visto que vc praticamente fez um, com Planeswalkers.
Ou nega que ninguém sabia direito como dariam certo as coisas numa micro com 9 pessoas, e ainda mais com trocentos poderes a rodo, marcadores e cenários?

Não é como se fosse uma coisa for the LuLz etc. e sim um experimento. Basta o narrador não ser irresponsável.
Pra mim essa sua opinião não passa de opinião pessoal, coisa tipo Cebolituz que não bota papéis dúbios como usurpador, mafia mason, etc. ou Nibelung que teoricamente não faz role madness.

E por falar em irresponsável, caramba, há um tempo eu tava vendo umas máfias velhas, que isso, maçonaria em micromáfia, e trocentas outras coisas que eu não pensaria nem no meu primeiro setup.

***
Quanto à prolixidade, eu melhoro e depois pioro. Depois dos bate-bocas da Máfia Séries, estou realmente incentivado a me conter.
***

Então ROCKY vai ser a próxima, né?
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Offline Ciggi

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #185 Online: Março 08, 2012, 10:46:47 am »
Só pra deixar meu ponto bem claro!

Mesmo que eu concorde que a duração de micros tenha que ser ... micro. Essa só é a opinião geral da sessão porque é a da maioria também. A hora que quiserem por isso em pauta de novo e se chegar ao resultado inverso agente muda a coisa. Mas por hora essa é a vontade da maioria, ao menos das que postaram aqui.

Quanto as micros eu tenho uma opinião parecida com a do Madruga. Experiencias e temas pequenos são mais ou menos o que imagino ser o foco das Micros, mas, na boa veio! Se o tema é pequeno só vale a pena fazer se for algo foda, do contrario não vale o esforço. E por experimentar algo, é meio idiota pensar que uma mecânica pra Máfia grande pode ser testada numa Micro, porque ela não pode! São dois cenários diferentes, com vetores diferentes. Sinceramente quando eu falo em experimentar algo, é experimentar algo fora dos padrões, algo que tu não botaria numa Máfia grande, ou algo muito diferente. Aquelas vibes de uns anos atras de tudo antes passar por uma Micro (Ei tetris, tu já tentou isso antes filho XD), as porras serem feitas no mais do mesmo, e tudo sem um cuidado bacana, pra mim não valem a pena serem feitas de micro!

Offline Madrüga

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #186 Online: Março 08, 2012, 11:05:16 am »
Eu não vou fazer uma máfia grande de planeswalkers. Aquilo era um setup de micro que infelizmente foi feito às pressas por ansiedade minha.

Agora é foda ouvir do narrador que isso "é um teste pruma máfia grande". Parece que ele está fazendo nas coxas para só depois fazer direito.
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Offline Malena Mordekai

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #187 Online: Março 08, 2012, 11:13:36 am »
Calma, duas coisas:

1) ALGUNS elementos podem sim ser testados em micro. Uma mecânica de pontos, por exemplo. É só ter noção de proporção.
Já outros, são impossíveis.

2) Madruga, pode até parecer. Só que às vezes vc tem uma ideia pra um conceito e a partir desse conceito vc pode ajustar as coisas, só que vc não tem ideia de como sairiam as coisas com o conceito original.
Exemplo prático: minha micro de Viagem no Tempo. Eu NÃO SEI se quero mestrar uma máfia grande no tema, mas testei as mecânicas novas, e minhas conclusões foram
a - ter posto um covarde foi idiotice e falseou meus resultados
b - a combinação de revelar ficha + pontos de paradoxo conduz as ações da máfia
c - morte de NPCs é interessante, pra tema muito amplo
d - substituindo-se o covarde por campista (era uma carga só), tirando-se UMA das mecânicas combinadas (revelar ficha OU pontos de paradoxo beneficiando as ações da máfia) tudo fica equilibrado. E fora o caso do covarde que só se aplica a micromáfia, o resto vale totalmente pruma máfia grande... CONTANTO que bata com o tema, e eu consigo pensar em mais de um tema em que os pontos de paradoxo funcionem.

E aí pronto, foi um playtest, mas não foi algo feito nas coxas, tive esmero ao bolar o setup e tentei o máximo de mim.
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Offline Ciggi

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #188 Online: Março 08, 2012, 11:25:18 am »
Não foi Publicano.

Quando tu muda pra uma Máfia grande tudo muda de figura. A presença do covarde pode ser quase nula em uma máfia maior, isso só pra citar um exemplo.

Não tem como, acredite, já foi tentando e não funciona!

Offline Malena Mordekai

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #189 Online: Março 08, 2012, 11:30:18 am »
Cigano, eu justamente excluí o covarde da equação quando transpondo pra uma máfia grande, veja direito o que eu disse acima.

O que se testa não são coisas exatas e sim conceitos: o conceito no caso era: cada poder da cidade gera pontos "negativos" que eu vou contabilizando.
A máfia recebe benefício(s) de acordo com estes pontos.
That's all. Não vi esse conceito em máfia nenhuma que li, e preferi ir primeiro numa micro com ele, se preferem que me expresse assim ao invés de "playtest". É como no próprio caso da experiência de um narrador individual -- eu jamais narraria uma máfia grande sem antes tentar uma micro!
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Offline Lumine Miyavi

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #190 Online: Março 08, 2012, 11:41:29 am »
Até onde eu sei, Micro não é pra servir apenas de playtest pra ideias na fila.  :P

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Offline Ciggi

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #191 Online: Março 08, 2012, 02:54:15 pm »
Então pra que a Micro?

Publicano, o que tu quer negar é que o universo em que as Micros giram é completamente diferente dos de uma Máfia maior. Todos os fatores são diferentes. Mesmo uma Máfia grande pode varias assustadoramente como uma com 12 cabeças e uma com 24! Todo conceito "testado" numa Micro perde os sentido quando sai desse cenário especifico!

Offline Malena Mordekai

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #192 Online: Março 08, 2012, 03:11:02 pm »
Pra começar me provou que juntar as duas mecânicas de paradoxo de uma só vez era terrivelmente overpower -- eu poderia cometer esse erro numa máfia maior, seria o mesmo erro.

Além disso, eu QUIS NARRAR UMA MICRO. O tema servia tanto pra micro como pra máfia grande.

Como eu já falei, discordo disso de TODO conceito perde o sentido. Em muitas situações, você tem completa razão; deve lembrar que te dei razão quando eu pensei, tempos atrás, em narrar uma micro que tivesse XP...  mas não nesse caso.
Não é uma questão de números, tanto que se fosse assim, os poderes básicos do manual difeririam radicalmente em micros e máfias, e sabemos que o que acontece é só que uma série de coisas em máfia grande é desaconselhável em micromáfia, como maçonaria, vigilante, etc.

De qualquer forma essa discussão não vai chegar a lugar algum pq as partes ficam irredutíveis em  sua opinião, então queria aproveitar ela pra puxar um assunto similar...

... o Cigano falou das diferenças entre um setup de 12 pessoas e outro de 24.
Na experiência de vocês que já narraram muitas máfias, ou mesmo de quem jogou muitas máfias, quais são as melhores opções pra modificar setups de acordo com número de pessoas?
Já vimos aqui vários casos em que o narrador foi "obrigado" a diminuir o setup (e às vezes nem isso deu certo... vide Firefly)... e às vezes há bastante procura. Às vezes o narrador põe que quer "entre 12 a 20 pessoas", às vezes ele nem bota número algum.
Minha pergunta como narrador iniciante é, como é que vcs se viram?
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Offline Tetris

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #193 Online: Março 08, 2012, 04:25:39 pm »
Realmente eu era adepto de testar coisas em micros antes de colocar nas máfias grandes e, por experiência própria digo, NÃO DÁ CERTO!!!!!!!! Que o diga os set-ups que fiz para a máfia d'A Noite mais Densa, nas micros guerra da luz I e II, a mecânica foi linda, na máfia grande, fugiu do meu controle e ficou totalmente desequilibrado.

Agora eu só pretendo fazer micros como esquentas pras minhas máfias grandes(com exceção da tentativa de continuar as micros de kamen rider, que já foi por água abaixo), sempre que uma máfia minha estiver chegando, e quando aplicável, vou tentar narrar uma micromáfia com o intuito de preparar o terreno pra máfia. Um exemplo vai ser quando a máfia Arkham City estiver se aproximando: narrarei uma micro Arkham Asylum pra ir preparando os ânimos da galera que pretende jogar, e sem a pretensão de testar qualquer coisa que usarei na máfia grande.
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Offline Ciggi

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Re:Jogos Sociais: Espaço para discussão e sugestões
« Resposta #194 Online: Março 08, 2012, 05:56:35 pm »
Tae o Tetris que não me deixa mentir Publicano!

... o Cigano falou das diferenças entre um setup de 12 pessoas e outro de 24.
Na experiência de vocês que já narraram muitas máfias, ou mesmo de quem jogou muitas máfias, quais são as melhores opções pra modificar setups de acordo com número de pessoas?
Já vimos aqui vários casos em que o narrador foi "obrigado" a diminuir o setup (e às vezes nem isso deu certo... vide Firefly)... e às vezes há bastante procura. Às vezes o narrador põe que quer "entre 12 a 20 pessoas", às vezes ele nem bota número algum.
Minha pergunta como narrador iniciante é, como é que vcs se viram?

Simples, penso em tudo em cima da hora!