Autor Tópico: 7 Wonders - Proposta  (Lida 2814 vezes)

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Offline Rafa

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7 Wonders - Proposta
« Online: Abril 28, 2015, 11:47:17 am »

7 Wonders é um boardgame que tem mecânicas simples e facilmente conversíveis a jogos via fórum. Visto a demanda da galera em jogar o Betrayal, andei conversando com o Gilnei a possibilidade de trazer outros boards para o fórum. Existem diversos nomes em minha cabeça, mas de todos o mais simples e intuitivo me parece ser esse.

Bem como o Gilnei fez, estou aqui expondo a ideia do jogo e propondo um jogo-teste. Este board suporta até 7 jogadores em sua caixa básica, embora eu não veja onde, virtualmente falando, exista algum limite de jogadores, visto sua mecânica.


Resumo do jogo:

Em 7 Wonders, cada jogador assume o papel do líder de uma das nações antigas, aqui representadas por uma das 7 maravilhas do mundo antigo. O objetivo do jogo é simples e óbvio, se tornar a nação mais forte ao término do jogo (No final do jogo são somados os pontos, quem tiver mais: vence). O que é interessante são as possibilidades de chegar até lá. Existem 7 formas diferentes de pontuar, e cada jogador pode utilizar livremente delas pra fazer a estratégia que achar melhor, focando em ciência (é difícil, porém mais compensador), focando em riquezas, estratégias militares, etc...

Antes do início do jogo, cada jogador escolhe uma entre as 7 maravilhas (ou é realizado um sorteio, fica a critério) e fica com a cartela dela. Em seguida, cada jogador receberá X cartas que possuem recursos (pedra, madeira, tijolo, etc...). Então o jogador escolhe uma das cartas que recebeu e passa as demais adiante, recebendo assim X - 1 cartas. E assim o jogo segue até acabarem as cartas. Esta mecânica é conhecida como Draft.

As Cartas são divididas em 3 eras, o processo citado no parágrafo acima (*exceto a parte da escolha da maravilha) ocorre 3 vezes, uma vez para cada era.

As interações são sempre com os jogadores exatamente ao seu lado, o logo a direita e logo a esquerda. Você pode comprar/vender recursos para eles e as guerras serão sempre contra eles.

Ao final de cada era, ou seja, 3 vezes, acontecerá a etapa militar. Cada jogador lutará contra os jogadores imediatamente ao lado dele, e vencendo ele acumulará pontos, perdendo ele perderá pontos.
Isso é mais um resumo, regras detalhadas eu posto caso a ideia vá para frente.


Dá pra jogar via fórum?

Sim. Não vejo onde o jogo poderá trazer maiores problemas, visto que todos os turnos são simultâneos e não dependem de sorte para nada durante o jogo. Diferente do Betrayal, o 7 Wonders não necessita de narração, embora um narrador ainda seja necessário para organizar as coisas. E este serei, por enquanto, eu.

Embora exista a possibilidade de deixar ele todo bonitinho, meus dotes photoshopais não são tão elevados, então os primeiros jogos seriam na base de textos, onde cada rodada eu atualizaria o tópico inicial com a situação de cada jogador, facilitando assim a visualização da mesa de jogo. Mais pra frente, se a ideia do jogo de fato pegar, podemos pensar em modernizar o design do mesmo.

Ainda estou analisando a divisão entre MP e Tópico, mas este jogo utilizará as MP's de forma mais frequente que o Betrayal.


Duração dos turnos:

Este é um fator importante a ser decidido. Como o número de jogadores não importa, e como o jogo utiliza da mecânica de Draft, não existe possibilidade do jogo acabar mais cedo ou demorar mais, ele vai ter um número X de rodadas e é isso, não mais, não menos. Vai depender única e exclusivamente do tempo de resposta dos jogadores. Nesse caso penso em implementar um sistema de aleatoriedade ou de preferência, onde o jogador passa pra mim uma lista de preferência de recursos (Madeira > Pedra > Argila > Vidro > Lã > etc...) e caso ele não responda no prazo determinado ele fica com: 1. Uma carta aleatória; 2. A carta da ordem de preferência dele. Mas caso o jogo ocorra eu posto em detalhes como será feito no primeiro teste.

Penso em fazer um teste com turnos de 24h, mas caso a gente perceba que não é tempo suficiente, podemos tranquilamente aumentar. Mas quero evitar que o jogo se torne cansativo e demorado.

Em 7 Wonders todos os jogadores jogam simultaneamente, então a partir do momento em que eu abrir a rodada e todos jogadores postarem suas ações, já poderemos ir para a próxima rodada.


Com isso pergunto, existe interesse por parte do pessoal?  :xonado:
« Última modificação: Abril 28, 2015, 11:51:12 am por Rafa »

Re:7 Wonders - Proposta
« Resposta #1 Online: Abril 28, 2015, 12:39:09 pm »
Eu tenho interesse, Rafa, embora ainda nao sei bem como será o controle e o sigilo das cartas de cada um. E segue o link da resenha do 7 Wonders, caso alguem tenha interesse:

http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg74711#msg74711

Offline Rafa

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Re:7 Wonders - Proposta
« Resposta #2 Online: Abril 28, 2015, 12:52:00 pm »
Eu tenho interesse, Rafa, embora ainda nao sei bem como será o controle e o sigilo das cartas de cada um. E segue o link da resenha do 7 Wonders, caso alguem tenha interesse:

http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1750.msg74711#msg74711

Obrigado Victor! :D

Eu penso em enviar as cartas que cada um possui via MP, assim que o jogador escolher ele pode postar em tópico a escolha dele, e eu atualizo o tópico inicial.
A maior dificuldade está justamente nessa "resposta" por parte dos jogador. Por um lado:
- Os jogadores podem ficar esperando que os vizinhos postem suas construções antes de decidirem a deles, o que pode dar certa vantagem ao jogador que construir por último, porém;
- O jogador que fizer o recurso de interesse dos vizinhos por primeiro, possivelmente vai receber mais moedas e, com isso, poder comprar de volta recursos dos vizinhos.

Acredito que em todos os casos o efeito é quase nulo, exceto militar e talvez científico.
Mas eu já sei como realizar o jogo teste. Penso em utilizar de formas diferentes:

Era 1 - Cada jogador recebe via MP as cartas que dispõe, então posta em tópico a carta que escolher. No término da rodada, eu elimino as cartas usadas das MP's, e envio as novas cartas para todos os jogadores, que novamente postam em tópico as decisões, etc.

Era 2 - O mesmo processo da era 1, exceto que cartas militares só podem ser jogados até determinada hora do dia. Por exemplo, se as rodadas são de 24h, quem quiser jogar carta militar só pode fazer isso até a metade do tempo, ou seja, após 12h da rodada ter sido iniciada.

Era 3 - Todas as cartas jogadas são enviadas para o narrador e ao final da rodada eu posto todas elas em conjunto.

Ainda não está 100% decidido, mas a base será essa. Assim posso estudar as 3 formas e ver qual se encaixa melhor no jogo :)

Offline Ielena

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Re:7 Wonders - Proposta
« Resposta #3 Online: Abril 28, 2015, 10:42:02 pm »
Oh My God!!!!

,e coloca nesse jogo teste, por favor!!!
Esse é um jogo que eu não canso de jogar nunca, é um dos meus xodós!

A única coisa que me preocupa Rafa, é essa questão da revelação simultânea de ações. Tem que ser simultânea mesmo, pois isso influencia muito a jogada dos outros jogadores, principalmente com a mecânica de influenciar no jogo de quem está diretamente do seu lado "esquerdo e direito". Acho que a melhor solução é o uso intensivo da MP pra isso. Tipo, só o narrador saberia as ações que teriam um tempo determinado a serem enviadas, e então o próprio narrador revelaria as ações de cada um no tópico.

Enfim, não se fui clara...  :shoray:
É um jogo que vai usar até mais a MP do que o próprio tópico.
"Vão te dizer quem você é a vida toda. Você tem que revidar dizendo "não, eu sou eu!" Quer ser vista de outra forma? Faça acontecer. Se você quer mudar as coisas, corra atrás, mude elas, porque não existe fada madrinha nesse mundo".

Offline Rafa

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Re:7 Wonders - Proposta
« Resposta #4 Online: Abril 28, 2015, 11:27:17 pm »
Oh My God!!!!

,e coloca nesse jogo teste, por favor!!!
Esse é um jogo que eu não canso de jogar nunca, é um dos meus xodós!

A única coisa que me preocupa Rafa, é essa questão da revelação simultânea de ações. Tem que ser simultânea mesmo, pois isso influencia muito a jogada dos outros jogadores, principalmente com a mecânica de influenciar no jogo de quem está diretamente do seu lado "esquerdo e direito". Acho que a melhor solução é o uso intensivo da MP pra isso. Tipo, só o narrador saberia as ações que teriam um tempo determinado a serem enviadas, e então o próprio narrador revelaria as ações de cada um no tópico.

Enfim, não se fui clara...  :shoray:
É um jogo que vai usar até mais a MP do que o próprio tópico.

Foi sim! E estava comentando sobre isso justamente com o Gilnei, mas eu quero fazer cada era uma forma diferente de jogar, justamente pra testar.
E sobre influenciar é relativo, pq ambos os lados podem ganhar com isso... Vai ser um plus na jogada, hehe.
Mas é um jogo teste, depois haverá espaço pra feedback e aí a gente vai adaptando o jogo pra ver como fica.

Acho que o tópico tem que ser usado, já que o bacana seria justamente a interação com os jogadores :p

Re:7 Wonders - Proposta
« Resposta #5 Online: Abril 28, 2015, 11:32:26 pm »
Concordo com a Ielena. Em publico recomendaria descrever as cartas baixadas, recursos e dinheiro disponíveis, força militar etc. Em MP seria uma troca de mensagens para cada jogador saber que cartas tem, qual ela escolhe e o destino dela.

So que isso vai dar trabalho para o narrador coordenar isso tudo, alem de dar a impressão de um jogo "parado" para quem esta só lendo as mensagens...

EDIT: Queria dar uma curtida na primeira mensagem do tópico, elogiando a iniciativa, mas não vi o icone de "thank you". Ele nao existe mais?
« Última modificação: Abril 29, 2015, 08:22:43 am por Victor »

Offline Macnol

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Re:7 Wonders - Proposta
« Resposta #6 Online: Abril 29, 2015, 09:12:18 am »
(Thank you existe, só está desativado nessa seção por causa das máfias. Mas tô pensando seriamente em reativar. xD )

Re:7 Wonders - Proposta
« Resposta #7 Online: Abril 29, 2015, 10:21:21 am »
Ah, valeu pela explicação, Gilnei. Seria uma boa essa inclusão, desde que não atrapalhe as máfias de vocês ("Ei! Por que o Macnol deu um thank you na mensagem do a-ser-linchado-Rafa? Só pode ser mafioso!Pau ele!" - by Noara)