Autor Tópico: [Discussão] Primeiro dia  (Lida 10048 vezes)

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[Discussão] Primeiro dia
« Online: Abril 28, 2013, 12:33:44 pm »
Embora nós tenhamos um tópico sobre discussão de mecânicas em geral, tem alguns pontos que ficam melhores se discutidos separadamente ao invés de serem perdidos no meio de um tópico maior sem foco específico. Pensando nisto, eu pensei em experimentar abrir alguns tópicos para discutir coisas específicas, até para ajudar a criação de futuros guias e afins. Eu pretendo abrir um tópico novo a cada 15 dias para discutir assuntos diferentes e ver até onde eles vão.

Pra começar, eu escolhi o tema que é um dos mais polêmicos nos jogos da Spell: O primeiro dia.

Há um hábito aqui de tornar o primeiro dia "menos importante" do que os outros, porque não há resultados noturnos, não há escorregadas, e muitas vezes, o dia passa em branco, ou termina sem linchamento. Nos últimos meses isso tem mudado um pouco, mas muita gente ainda insiste em ignorar o primeiro dia. Então coloquemos o tema em foco.

  • O que você acha que pode ser feito no primeiro dia pra ajudar sua facção? (como cidade ou máfia ou independente)
  • Linchar no primeiro dia é importante, ou o risco de linchar errado é muito alto?
  • Compensa reduzir o tamanho do dia votando propositalmente em "sem linchamento", ou dá pra discutir com o tempo que se tem?
  • Como usar o primeiro dia para definir suas ações na primeira noite?
  • Você acha que começar os jogos numa "Noite Zero" seria mais interessante do que no "Dia Um"?

Muita gente conhece minhas opiniões sobre isso, mas pra evitar tornar a discussão tendenciosa logo no começo, vou me abdicar de responder por enquanto.
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Offline Cebolituz

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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #1 Online: Abril 28, 2013, 12:50:19 pm »
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O que você acha que pode ser feito no primeiro dia pra ajudar sua facção? (como cidade ou máfia ou independente)

Aqui eu acho um campo complicado porque o que eu posso dizer aqui é muito da minha postura de jogo e que pode me denunciar depois em jogos futuros. Mas no geral, é tentar contextualizar o jogo com o tema, com a mecânica e com as preferências do narrador de forma a buscar ajudar a sua facção o mais rápido possível.

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Linchar no primeiro dia é importante, ou o risco de linchar errado é muito alto?

Depende muito do jogo. Com poucos jogadores, um linchamento errado é perigosíssimo para a cidade. Um jogo maior, um linchamento pode até ser tentado durante o dia. Só me lembro de um jogo em que um linchamento no primeiro dia foi correto para a cidade (Máfia Marvel do Khalim, SK caiu no primeiro dia).

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Compensa reduzir o tamanho do dia votando propositalmente em "sem linchamento", ou dá pra discutir com o tempo que se tem?

Não. O erro de muitos jogadores é simplesmente a preguiça de discutir aspectos mecânicos e possíveis setups e que o primeiro dia é a oportunidade perfeita para isso. Especular, prever, calcular é importante para buscar uma ideia de como será o jogo, se será low power ou high power, se os RCs serão fáceis ou difíceis, etc.

O que eu não gosto são de dias e noites muito longos. Nos últimos tempos, pessoal se acostumou com dias de 72 horas (tanto o primeiro quanto o restante) e pra mim, dias devem ter entre 40 e 58 horas no máximo. Noites de 26 a 38 horas no máximo também.

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Como usar o primeiro dia para definir suas ações na primeira noite?

Se empenhar em analisar posturas e histórico de jogadores. Não no sentido de sempre bloquear o banned porque ele é conhecido por ser mafioso, mas ver exemplos anteriores, buscar memórias de jogos antigos e ver como o jogador se apresenta para definir como agir. E jogadores do estilo "oi, só passando por aqui" são os meus preferidos para agir na primeira noite.

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Você acha que começar os jogos numa "Noite Zero" seria mais interessante do que no "Dia Um"?

Não, pelos motivos anteriormente apontados.
---------------------------------------------------------------------------------------------------

A questão é o primeiro dia não ser muito longo e os jogadores se empenharem em fazer um primeiro dia produtivo. Se o primeiro dia tiver 72 horas, é um dia perdido. Mas se todos os primeiros dias se resumirem a um "só passando aqui" também será outro dia perdido. Não a toa, tenho costume de todos os jogos que eu participo de falar muito no primeiro dia que acho importante (e volta e meia, sou suspeito por isso, porque acabo tentando falar sobre a mecânica e posturas, negada acha algo que não entendi certo e depois viro suspeito no restante do jogo). Mas eu não reclamo disso, é parte do jogo.


GLADIUS - pergunta Gladius

Pergunta o Gladius joga máfia mas o RPG e Spell sendo que Gladius??

Offline Ciggi

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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #2 Online: Abril 28, 2013, 12:53:48 pm »
A Máfia da Spell é conhecida justamente por isso, preguiça de discutir. Concordo em praticamente tudo que o Cebola disse, exceto com a parte da duração dos dias e noites, pra mim dias tem que durar muito mais, o cerne do jogo é a discussão, e só se discute de dia, pra mim é obvio que quanto mais longo o dia mais qualidade vai ter o jogo. Infelizmente aqui isso não rola.

Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #3 Online: Abril 28, 2013, 12:58:32 pm »
Aqui eu acho um campo complicado porque o que eu posso dizer aqui é muito da minha postura de jogo e que pode me denunciar depois em jogos futuros.

Isso é um medo que eu acho que todos deveriam perder. Obviamente, todo mundo dentro do tópico joga como se fosse cidade. E uma boa parte da capacidade do jogador de jogar como máfia é manter essa postura enquanto age diferentemente fora do tópico. Então, por exemplo, falar "como máfia eu olho quem está mais ativo, ou que deu a entende que tem poderes, e mato de noite" não quer dizer que você, dentro do tópico, vai falar isso em aberto.

É claro que com o tempo que nós jogamos máfia juntos, eventualmente nos acostumamos com os vícios uns dos outros. Mas você não deveria ficar preocupado com "se eu falar, alguém vai me pegar no futuro". Lembre-se que estatisticamente na maioria das vezes que joga, você é cidade.
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Offline Cebolituz

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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #4 Online: Abril 28, 2013, 01:03:03 pm »
Aqui eu acho um campo complicado porque o que eu posso dizer aqui é muito da minha postura de jogo e que pode me denunciar depois em jogos futuros.

Isso é um medo que eu acho que todos deveriam perder. Obviamente, todo mundo dentro do tópico joga como se fosse cidade. E uma boa parte da capacidade do jogador de jogar como máfia é manter essa postura enquanto age diferentemente fora do tópico. Então, por exemplo, falar "como máfia eu olho quem está mais ativo, ou que deu a entende que tem poderes, e mato de noite" não quer dizer que você, dentro do tópico, vai falar isso em aberto.

É claro que com o tempo que nós jogamos máfia juntos, eventualmente nos acostumamos com os vícios uns dos outros. Mas você não deveria ficar preocupado com "se eu falar, alguém vai me pegar no futuro". Lembre-se que estatisticamente na maioria das vezes que joga, você é cidade.

A questão é justamente conseguir mudar ou manter uma postura jogando de cidade, máfia ou independente. É o mesmo que querer mudar a letra de mão ao escrever. Por mais que você tente e se esforce, você não vai conseguir fazer isso todo o tempo e uma hora ou outra, você volta a escrever do mesmo jeito de antes.

Sei que isso mata um pouco da discussão, mas é difícil cobrar isso de todos. Mesmo dos bons jogadores.


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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #5 Online: Abril 28, 2013, 01:05:39 pm »
Isso vai ser tema de um dos próximos tópicos. Mas vou evitar desvirtuar a discussão ainda na primeira página. Vamos esperar mais gente responder.
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Offline MVerde

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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #6 Online: Abril 28, 2013, 01:24:38 pm »
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Linchar no primeiro dia é importante, ou o risco de linchar errado é muito alto?
Acho que isso depende de como o dia decorreu, se não conseguiu discutir nada, não vejo como um linchamento pode ajudar. No caso de ter iniciado algumas pressões aleatórias, conseguido cobrar que tipo de postura alguns jogadores pretender seguir, nesse caso acho que um linchamento ajuda.

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Compensa reduzir o tamanho do dia votando propositalmente em "sem linchamento", ou dá pra discutir com o tempo que se tem?
Se o dia está se arrastando e ninguém quer falar nada, melhor fechar logo o dia. Por questão de economia de tempo perdido mesmo, quanto mais deixar as coisas esfriarem pior para a cidade, pois pode ter certeza que a máfia está fazendo planos. Se você for anti-cidade, dias longos e parados são ótimos. Poucos jogadores realmente relem o jogo para lembrar o que aconteceu.

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Você acha que começar os jogos numa "Noite Zero" seria mais interessante do que no "Dia Um"?
Se for para pensar no meu caso eu não gosto dessa ideia. Mas morrer sem ter chance de postar no primeiro dia, ou ter a chance de postar e mandar apenas um "Oi, estou no jogo", dá na mesma. Mas é complicado saber qual o efeito de um jogo começando pelo período noturno.

Mas se um narrador quer começar o jogo já disponibilizando resultados para os seus jogadores, você pode optar por poderes diurnos. Se não me engano o Madrüga fez uma micromáfia assim, os poderes diurnos serviam apenas para o primeiro dia.

Citação de: JM
A Máfia da Spell é conhecida justamente por isso, preguiça de discutir. Concordo em praticamente tudo que o Cebola disse, exceto com a parte da duração dos dias e noites, pra mim dias tem que durar muito mais, o cerne do jogo é a discussão, e só se discute de dia, pra mim é obvio que quanto mais longo o dia mais qualidade vai ter o jogo. Infelizmente aqui isso não rola.
Não adianta ter um dia longo, se não tiver discussão.

Citação de: Cebolituz
A questão é justamente conseguir mudar ou manter uma postura jogando de cidade, máfia ou independente. É o mesmo que querer mudar a letra de mão ao escrever. Por mais que você tente e se esforce, você não vai conseguir fazer isso todo o tempo e uma hora ou outra, você volta a escrever do mesmo jeito de antes.

Sei que isso mata um pouco da discussão, mas é difícil cobrar isso de todos. Mesmo dos bons jogadores.
Eu tento alternar sempre minha postura, e uso o primeiro dia para isso. Sempre há papeis padrão dentro do jogo:

  • Tem o Líder da cidade, em alguns jogos tem espaço para dois;
  • Tem os lukers, nunca é bom se fazer de luker quando já tem muito luker;
  • Tem o cara que está perdido no tema, pode ter mais de um;
  • Tem o conhecedor do tema, mas que não quer liderar a cidade, serve de suporte para os líderes;
  • Tem o cara do contra, esse vai sempre discordar da opinião da maioria, pra fazer isso você precisa ter certeza no que fala, se for anti-cidade é bom anotar sempre que falar uma mentira e começar, para não cair em contradição. Esse papel é bom para quando você é cidade, pois vai obrigar que anti-cidades infiltrados precisem sempre explicar nos mínimos detalhes a razão de tomar essa ou aquela decisão


Entre outros papéis que não me lembro agora, eu uso o primeiro dia para ver que tipo de papel está faltando no jogo e tento ser um deles, independente da minha facção.
« Última modificação: Abril 28, 2013, 01:27:47 pm por MVerde »
Se for jogar Máfia, não use o termo RC, ou se for usar use de forma correta. RC é seu papel(poder) em jogo e não personagem.

Offline Madrüga

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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #7 Online: Abril 28, 2013, 01:30:48 pm »
Alguém falou em "dias de 72 horas" e isso já me deu um arrepio. Dias longos demais tendem a se arrastar, sendo o primeiro ou não. Mas se o primeiro dia tiver um prazo muito grande, já dá uma broxada muito grande. Discordo do Cigano ali dizendo que dias maiores levariam a discussões de maior qualidade, não vejo isso acontecendo.

Quanto a ter uma "noite zero", não gosto tanto da ideia. Porque, a menos que a cidade dê uma sorte tremenda, alguém não vai poder jogar o jogo. Se tiver SK, duas pessoas não vão poder jogar o jogo.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline MVerde

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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #8 Online: Abril 28, 2013, 01:36:05 pm »
Alguém falou em "dias de 72 horas" e isso já me deu um arrepio. Dias longos demais tendem a se arrastar, sendo o primeiro ou não. Mas se o primeiro dia tiver um prazo muito grande, já dá uma broxada muito grande. Discordo do Cigano ali dizendo que dias maiores levariam a discussões de maior qualidade, não vejo isso acontecendo.

Quanto a ter uma "noite zero", não gosto tanto da ideia. Porque, a menos que a cidade dê uma sorte tremenda, alguém não vai poder jogar o jogo. Se tiver SK, duas pessoas não vão poder jogar o jogo.
É o que eu acho. Mas vem aquela questão, se a pessoa usa o primeiro dia para postar apenas "Oi, estou no jogo", morrer na Noite 0, ou na Noite 1 não faz diferença.
Se for jogar Máfia, não use o termo RC, ou se for usar use de forma correta. RC é seu papel(poder) em jogo e não personagem.

Offline Madrüga

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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #9 Online: Abril 28, 2013, 01:38:36 pm »
Daí o legal seria usar o primeiro dia para algo útil. A discussão é cíclica. Eu acho que é uma questão de postura da galera, coisa que tem que mudar mais organicamente.

Igual a dependência de ação noturna.
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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #10 Online: Abril 28, 2013, 01:38:50 pm »
Mas se um narrador quer começar o jogo já disponibilizando resultados para os seus jogadores, você pode optar por poderes diurnos. Se não me engano o Madrüga fez uma micromáfia assim, os poderes diurnos serviam apenas para o primeiro dia.

Mas tem que se pensar que deixar SÓ a cidade começar com resultados tende a prejudicar a máfia. Isso teria que ser levado em consideração no setup. Uma noite zero, numericamente falando, é a mesma coisa que um dia 1 sem linchamento.

A menos que a máfia também tivesse uma morte diurna só podendo ser usada no primeiro dia. Mas aí tem a mesma chance de alguém morrer sem ter postado.

Daí o legal seria usar o primeiro dia para algo útil. A discussão é cíclica. Eu acho que é uma questão de postura da galera, coisa que tem que mudar mais organicamente.

E é esse o motivo pelo qual esse tópico existe. Basicamente, é uma grande pergunta "O que VOCÊ faz pro primeiro dia ser útil?" ou "O que você acha que O NARRADOR deveria fazer pro primeiro dia ser útil?"
« Última modificação: Abril 28, 2013, 01:40:51 pm por Nibelung »
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Offline Ciggi

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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #11 Online: Abril 28, 2013, 01:59:28 pm »
Agente pode levar essa conversa de duração de dias e noite pra outro tópico depois, mas eu não vejo COMO discutir sobre a postura de cada jogador num dia limitado!

Eu particularmente nunca consegui e desisti de tentar, mas o primeiro dia deveria ao meu ver ser usado pra cada um dos jogadores ser inquerido sobre o jogo, o que ele espera, se gostou do papel, qual postura vai tomar, quem ele acha que é suspeito, etc.

Como eu disse, Spellianos tem preguiça de discutir em jogos de Máfia, basta ver que o dia só corre quando A) Alguem tem um resultado noturno bom, ou B) Está no fim do dia e não tem votos suficientes. Uma olhada em alguns jogos passados da pra ver que muitas vezes jogadores nitidamente tidos como culpados (e ao final do jogo realmente via-se que eram culpados) sobrevivem 2, 3 ou ate mais dias porque a Cidade não gosta de chegar junto no tópico e fazer uma parede de texto se necessário pra fazer valer um ponto.

Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #12 Online: Abril 28, 2013, 02:19:52 pm »
Sobre o que o JM disse acima: o problema é que os jogadores em geral estão mal acostumados com ações noturnas. São poucas as vezes que um linchamento ocorre sem que algum resultado noturno seja revelado ou sem uma grande escorregada.

Inclusive a maioria dos jogadores tem medo de dar a cara a tapa em acusar seus suspeitos, preferindo fazer aquele jogo morno à espera de um resultado ou de alguma acusação de outra pessoa ou, no caso de mafiosos, à mercê de uma pressão.

Offline Barão

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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #13 Online: Abril 28, 2013, 03:14:46 pm »

  • O que você acha que pode ser feito no primeiro dia pra ajudar sua facção? (como cidade ou máfia ou independente)
Sinceramente, eu nunca sou de jogar muito ativamente até ter algum indício do que eu devo saber, analisar quem está agindo de que forma. Eu raramente busco o histórico de cada jogador para tentar descobrir se ele é máfia ou cidade. Sempre vejo as evidências em cada jogo e jogo como se fosse o dia 0 (sobre informações particulares de cada um). Jogos passados já cheguei a morrer sem postar no primeiro dia. Eu só ajo propositalmente quando ninguém na cidade discute muito e algo precisa ser feito. É inclusive um dos problemas que tenho quando sou mafioso: sou muito mais proativo, tentando parecer cidade (vendo jogos meus anteriores, eu sempre votei no primeiro dia quando era máfia, mesmo num companheiro meu).

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  • Linchar no primeiro dia é importante, ou o risco de linchar errado é muito alto?
A chance é alta, mas o custo é quase nulo, então é um risco pequeno. Mas eu não curto linchar no primeiro dia por outros motivos. Há a chance bem alta de estarmos pressionando o médico ou o cop (sim, é superstição, mas a experiência é essa) e, geralmente, quando você é cidade e pressionado no primeiro dia, por ser uma pressão aleatória, a última coisa que você quer é se revelar, o que acabar escalando os votos e chega num momento irreversível, em que acaba mesmo em linchamento.

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  • Compensa reduzir o tamanho do dia votando propositalmente em "sem linchamento", ou dá pra discutir com o tempo que se tem?
Depende de jogo para jogo. Geralmente não tem muito o que discutir, mas quando aparecer o que discutir, tem que ser um dia normal. Mas isso depende de escorregão de alguém.

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  • Como usar o primeiro dia para definir suas ações na primeira noite?
Se tiver informações suficiente, as vezes pelo próprio linchamento, ajuda.

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  • Você acha que começar os jogos numa "Noite Zero" seria mais interessante do que no "Dia Um"?
Sim, dependendo do jogo. Talvez dando a possibilidade da máfia ter duas mortes na noite 1, para que todos tenham a chance de postar algo. E dando algum poder diferente para bloqueadores / médicos no primeiro dia, se necessário.

Offline kinn

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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #14 Online: Abril 28, 2013, 08:17:07 pm »
Uma ideia boa que pode partir daí é a seguinte: todos tem ações diurnas no dia 1; e elas tomam efeito somente após todos declararem ela. Assim, quem não quer morrer sem falar nada, posta algo antes de mandar a ação.

Se adiar, as ações do dia ficam travadas... ou ainda, deixa um prazo antes do fim do dia, por exemplo, dia de 48h e após 24h, as ações tomam efeito... :hum:
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Offline Arquimago

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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #15 Online: Abril 28, 2013, 08:50:57 pm »
  • O que você acha que pode ser feito no primeiro dia pra ajudar sua facção? (como cidade ou máfia ou independente)
  • Linchar no primeiro dia é importante, ou o risco de linchar errado é muito alto?
  • Compensa reduzir o tamanho do dia votando propositalmente em "sem linchamento", ou dá pra discutir com o tempo que se tem?
  • Como usar o primeiro dia para definir suas ações na primeira noite?
  • Você acha que começar os jogos numa "Noite Zero" seria mais interessante do que no "Dia Um"?

Vamos responder sem ler mesmo :P

1 - Ler, tomar notas e estar ativo o suficiente pra não floodar, sendo mafioso é bom estar bem dentro do tema pra ajudar nos RCs... :P

2 - Linchar no primeiro dia, vareia, depende de vários fatores e um deles é o posicionamento dos jogadores se algo realmente fez valer a pena o linchamento que o faça, para tanto é necessário que se movimente o dia e não ficar na maresia "ah é o primeiro dia"

3 - Não compensa... sempre dá pra arrancar algo de alguém...

4 - Lendo atentamente o que todo mundo falou, analisando posturas

5 - Não
Dança do Arquimago... dança do Arquimago... teste de reflexo para não ficar queimado, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball...

Offline Aquela Sem Nick

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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #16 Online: Abril 28, 2013, 10:01:45 pm »
  • O que você acha que pode ser feito no primeiro dia pra ajudar sua facção? (como cidade ou máfia ou independente)
Se a mecânica for muito diferente, creio que tudo que deve ser discutido sobre a mesma deve ser feito no primeiro dia para que não arraste para os próximos. Se for um jogo padrão, minha opinião é que devemos questionar certos pontos que nos permitam analisar certas posturas de jogadores, sem a necessidade de revelação ou voto para tal.

  • Linchar no primeiro dia é importante, ou o risco de linchar errado é muito alto?
Através das primeiras análises feitas, decidiremos se alguém merece ou não ser linchado.

  • Compensa reduzir o tamanho do dia votando propositalmente em "sem linchamento", ou dá pra discutir com o tempo que se tem?
Relativo. Se as discussões - seja sobre o tema ou questionamentos - estiverem fluindo bem, não apoio o encurtamento do dia. Mas se ninguém colaborar com porra nenhuma e o dia se arrastar, o que podemos fazer? Linchamento em massa é o que não dá.

  • Como usar o primeiro dia para definir suas ações na primeira noite?
Através das posturas e discussões apresentadas durante o dia, podemos escolher nossos alvos noturnos.

  • Você acha que começar os jogos numa "Noite Zero" seria mais interessante do que no "Dia Um"?
Não, porque agiríamos aleatoriamente e isso recaí ao um erro gravíssimo que recentemente tem sido muito comum nos jogos: basear suspeitas em apenas ações noturnas. Esse não é, nunca foi e nunca será o objetivo do jogo.

E sobre ações diurnas no dia 1: Ridículo. O jogo de Máfia tem regras. Podemos até aceitar mecânicas loucas para sair do comum, mas padronizar ações diurnas no 1° dia destrói a essência do jogo: A dissimulação dos jogadores.
Ruiva da Spell



Raposas Selvagens do Condado de Fox.
Todos nós usamos máscaras. Algumas tão fixadas na alma que se confundem com a face.
O importante é não esquecer da pessoa que a usa.

Offline Madrüga

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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #17 Online: Abril 29, 2013, 12:32:15 am »
A ideia de ações diurnas é até bacana, mas padronizar é besteira. Isso é só uma muleta para escapar do verdadeiro problema: discussões diurnas não rolam como deveriam.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
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Offline Ciggi

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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #18 Online: Abril 29, 2013, 12:58:04 am »
Considere que o post do Madruga ganhou um joinha

Offline PowLyne

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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #19 Online: Abril 29, 2013, 04:35:26 pm »
Então vamos lá responder.

  • O que você acha que pode ser feito no primeiro dia pra ajudar sua facção? (como cidade ou máfia ou independente)
O primeiro dia sempre foi um campo árido, seja pela falta de resultados noturnos, seja pela falta de estímulo para gerar comportamentos (é raro alguém mostrar como age ou como se comporta logo no primeiro dia, justamente por não haver nada engrenado). Como cidade, o que pode ser feito é discutir o tema e o que pode ser esperado do jogo em termos de mecânica (principalmente porque ultimamente a cidade tem feito um festival de desinformação no que diz respeito a novas mecânicas - até a máfia One Piece foi alvo disso, tendo poucas pinceladas de inovação numa carcaça predominantemente "clássica" de máfia). Como máfia, o jeito é se aproveitar da morosidade dos cidadãos e tentar manipular as discussões de mecânica a seu favor - levantando dúvida sobre possíveis papeis, gerando informações dúbias sobre mecâncias novas etc.

  • Linchar no primeiro dia é importante, ou o risco de linchar errado é muito alto?
Não é importante. O importante é não ter um posicionamento extremado - não defender o não-linchamento quando houver um mafioso sambando na cara da cidade, e nem avançar pra cima de alguém por uma vírgula errada. Se houver alguém que vá fazer pouco benefício para a cidade, não vejo necessidade de adiar um linchamento só porque sim. Da mesma forma, linchar alguém no primeiro dia (aliás, em qualquer dia) apenas por sede de sangue é pura burrice.

  • Compensa reduzir o tamanho do dia votando propositalmente em "sem linchamento", ou dá pra discutir com o tempo que se tem?
Pra mim cada caso é um caso. Como já disseram, dias extremamente longos acabam arrastando o jogo, principalmente no começo, quando o ritmo é mais lento. Se houver um consenso, uma queda de ritmo por falta de discussão relevante, é válido votar em "no lynch" sim; afinal, silêncio só é bom pra máfia falar merda e desestabilizar a cidade. E entre as duas opções, desnecessário dizer que partir logo pra noite é bem mais proveitoso.

  • Como usar o primeiro dia para definir suas ações na primeira noite?
Aleatoriedade fica pra último caso. Primeiro dia, por menos informação que traga, serve pra no mínimo despertar algum instinto, alguma desconfiança - ou confiança. Em caso de proteção/watcher, seja porque a pessoa pensa como você, seja porque ela se mostrou mais eficiente e disposta a ajudar, ou esclarecida o suficiente para ser útil guiando a cidade em casos de conflito. Claro que a gente pode acabar ajudando um mafioso assim, mas são riscos que a gente toma que fazem parte do jogo.

  • Você acha que começar os jogos numa "Noite Zero" seria mais interessante do que no "Dia Um"?
Não, de forma alguma. Uma pessoa vai perder a chance de jogar - efetivamente, já que nem direito a palavra ela terá, porque não terá sobrevivido por nenhum dia. Se fosse para evitar mortes nessa hipotética noite zero, a fim de evitar esse "anti-jogo" para o morto nessa noite, quem estaria em desvantagem seria a máfia, já que essa é a principal função dela.

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #20 Online: Abril 29, 2013, 06:05:14 pm »
Muito boa a ideia de fazer tópicos sobre uma questão específica... até sugiro que estes poderiam a estar num índice de debates, em algum lugar, seja em Tópicos Importantes, seja na wiki, que tal?

Quanto aos questionamentos....

  • O que você acha que pode ser feito no primeiro dia pra ajudar sua facção? (como cidade ou máfia ou independente)

Acho que não dá pra discutir só por discutir. É importante prestar bem atenção ao primeiro dia, tanto pra possíveis alvos de ações noturnas (em especial se você for anticidade) como pra notar certas falhas nos raciocínios alheios, que podem ser suspeitas.
Uma vez ou outra você pode tentar uma manobra mirabolante mas isso não pode ocorrer sempre e você tem que cimentar sua posição antes ou depois de fazê-la, porque pode acabar sendo linchado, ou dar merda, ou ambos.
Uma coisa clássica minha é que toda vez que eu sou suspeito ou sobrevivente eu anuncio isso. E eu não teria coragem de mentir isso, por sinal...

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  • Linchar no primeiro dia é importante, ou o risco de linchar errado é muito alto?

Não acho que seja importante nem essencial, mas não acho que seja algo idiota ou proibitivo.
Eu aprendi com o Nibelung que cada linchamento sempre traz indícios. Por outro lado não sou muito a favor de sair linchando inativos por linchar.

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  • Compensa reduzir o tamanho do dia votando propositalmente em "sem linchamento", ou dá pra discutir com o tempo que se tem?

Acho que se existe um dia de 72 horas (esse era o padrão quando havia DUAS MÁFIAS ROLANDO AO MESMO TEMPO, lembrem... hoje em dia isso não dá muito certo), um primeiro dia é favorecido se durar apenas 48 horas. Citei números pra ter uma ideia de proporção e eu já fiz isso, acho que dá certo inclusive pq é suficiente pra ter discussão assim mesmo.
Quanto a isso de duração de dias, eu sou CONTRA dias infinitos, porque eu acho que PODEM levar a marasmo, e se existe essa chance eles não deveriam ser feitos. Além disso eu sou a favor de PRAZOS, eles dão TENSÃO ao jogo.

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  • Como usar o primeiro dia para definir suas ações na primeira noite?

Se eu sou mafioso tento pegar alguém intermediário pra matar -- nem o que pode ser protegido, nem o que também foi tão brancas-nuvens que pode acabar sendo linchado depois.
Se sou cidade, vai depender totalmente da ação. No caso de ações informativas, tento checar alguém de quem tive dúvidas. Pelas razões do parágrafo acima não tendo a proteger quem tá liderando a cidade numa primeira noite, acho que os mafiosos não são tão idiotas de arriscar que o médico pense de maneira óbvia.
Se o jogo depende de cargas ou pontos, pode ser que eu não aja, pra acumular e ter menos alvos nas noites seguintes.

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  • Você acha que começar os jogos numa "Noite Zero" seria mais interessante do que no "Dia Um"?

Não mesmo.
A ideia das ações diurnas no primeiro dia é interessante mas não deve se tornar padrão.
Também o kinn deu boas ideias sobre limitar ações diurnas até terem ocorrido tantas horas de jogo (eu também poderia pensar em algo baseado no número de votos), e alguém,  não lembro se ele, falou de resolver-se todas as ações diurnas no fim do dia, de modo a mortes diurnas não prejudicarem ninguém...
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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #21 Online: Abril 29, 2013, 10:40:44 pm »
Yep.

Outra solução é obrigar a ter linchamento no dia 1.
E olhe que ofereço variantes, já que não penso que a mesma resposta cabe em todos os meus jogos (e olha que gosto de variação).

Poderia eu fazer um dia com noite 0? Poderia. Idem com ações diurnas dia 1.
Mas por exemplo, o Swat Cats que é meu próximo projeto, não teria nada disso.
Pesquisas provam:
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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #22 Online: Abril 29, 2013, 11:38:28 pm »
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O que você acha que pode ser feito no primeiro dia pra ajudar sua facção? (como cidade ou máfia ou independente)


Eu acho correto discutir sobre o tema e sobre possiveis configurações de setup no primeiro dia, mas não focar totalmente nisso. Eu nunca participo desse tipo de discussão pois eu nunca conheço do tema para contribuir (até hoje só joguei 2 máfias que dominava o tema , a Máfia Séries e a Máfia Lost ) , mas isso é legal de se fazer até para dar um norte aos cidadãos que estão perdidos no tema. Outra coisa que se deve fazer é analisar a postura e o quão disposta a pessoa está em contribuir com as pressões aleatórias que vão vir pra cima dela, isso dá pra dar uma clareada legal nas ações noturnas da primeira noite.

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Linchar no primeiro dia é importante, ou o risco de linchar errado é muito alto?

Isso não é regra. Não é importante , isso não vai determinar a vitória ou derrota de uma facção , mas isso pode vir a ser importante se da análise feita sobre os jogadores que votaram ou não puder se tirar alguma coisa. E para isso existir , a pessoa linchada deve dar algum motivo, mesmo que mínimo, e não simplesmente ser escolhida como boi de piranha.

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Compensa reduzir o tamanho do dia votando propositalmente em "sem linchamento", ou dá pra discutir com o tempo que se tem?

Não compensa votar em "sem linchamento" nunca. Só quando os dias são infinitos e não tem outra maneira de sair dele , mas se há tempo para discutir que se discuta ! Mesmo que a discussão esteja se arrastando , é papel da cidade movimentar o jogo afim de achar os culpados. Se a cidade não consegue fazer isso e deixa o dia se arrastar , é merecido que ela perca o jogo.

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Como usar o primeiro dia para definir suas ações na primeira noite?

Como disse , analisar como cada um reage a pressão sobre si ou sobre os outros dá uma boa ideia para sua primeira noite ser produtiva.

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Você acha que começar os jogos numa "Noite Zero" seria mais interessante do que no "Dia Um"?

Se você for mafioso sim , se for cidade não.

Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #23 Online: Maio 01, 2013, 11:03:25 am »
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O que você acha que pode ser feito no primeiro dia pra ajudar sua facção? (como cidade ou máfia ou independente)

Acho que a primeira coisa que você não deve fazer, caso seja cidade, é não criar listas com RC's. Como nunca entendo do tema, sempre que sou mafioso, pego meu personagem falso dessas famosas listinhas que só atrapalham a cidade. Sem contar que muitas as vezes elas dão rumo ao jogo. Pelo menos estou reparando que esse costume vem diminuindo com o tempo.

Acho que o ideal seria incentivar as discussões para facilitar uma análise no decorrer do jogo, mas o problema é que isso põe um alvo na sua testa logo cedo e, portanto, poucas pessoas o fazem.

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Linchar no primeiro dia é importante, ou o risco de linchar errado é muito alto?

Não é importante de forma alguma. Inclusive, acho, generalizando, desnecessário, já que provavelmente não vai dar pra tirar muitas conclusões a partir desse linchamento. Principalmente porque quase sempre o linchado é um cidadão que falou besteira. Os mafiosos da spell já se acostumaram a não escorregarem no primeiro dia.

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Compensa reduzir o tamanho do dia votando propositalmente em "sem linchamento", ou dá pra discutir com o tempo que se

Esse voto só existe quando são dias infinitos.

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Como usar o primeiro dia para definir suas ações na primeira noite?

Particularmente, comparo o comportamento do jogador com seu comportamento usual nas máfias. Principalmente dos novatos. Caso contrário vou no meu feeling mesmo.

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Você acha que começar os jogos numa "Noite Zero" seria mais interessante do que no "Dia Um"?

Com certeza não.

Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #24 Online: Maio 01, 2013, 11:53:30 am »
Eu sinceramente estou espantado com a unanimidade contra a Noite Zero. E acho que agora está numa altura segura pra dar minhas opiniões também.

  • O que você acha que pode ser feito no primeiro dia pra ajudar sua facção? (como cidade ou máfia ou independente)

Postar.

Não, sério. É só isso. Participe do maldito jogo. Não fique achando que só porque você não tem nada 100% garantido pra falar, suas opiniões não influenciam no jogo. Logou na Spell e leu o tópico do jogo? Poste alguma opinião. Especialmente no primeiro dia, estas opiniões a esmo dão material pra gente trabalhar, seja como máfia (já se sabe quem parece ser mais ativo/perigos) ou como cidade (Quanto mais as pessoas falam, mais fácil fica de caírem nas próprias mentiras).

  • Linchar no primeiro dia é importante, ou o risco de linchar errado é muito alto?

Ao meu ver, o único motivo pra passar um dia sem linchar alguém é se este linchamento errado der uma vitória automática pra máfia. Por exemplo, se tiver só 4 jogadores vivos, e só um mafioso/SK sobrando.

Fora disto, eu acredito que mesmo linchando um cidadão, isso já nos dá informações sobre o jogo. Quem começou puxando a votação, quem acompanhou a votação depressa, quem defendeu, quem desvotou, quem ignorou a defesa dele sem ouvir, quem mudou de ideia...

Dá pra usar como exemplo o post final gigante do Nelio na máfia Megaman. Ele chegou na conclusão que o Russell era mafioso com base nas votações dele. Isso se pega desde o primeiro dia. É parte do quebra-cabeça.

  • Compensa reduzir o tamanho do dia votando propositalmente em "sem linchamento", ou dá pra discutir com o tempo que se tem?

"Sem Linchamento" só é opção se for "Linche errado e perca durante a noite", como na situação de 4 jogadores vivos no final. Em qualquer outra situação, eu não considero linchamento opcional. Muitos narradores equilibram o jogo presumindo que haverá um linchamento por dia. Ficando sem linchar, você desequilibra o setup.

  • Como usar o primeiro dia para definir suas ações na primeira noite?

É muito tentador cair em lugar-comum aqui, e falar "eu presto atenção em quem posta o que e tal". Na primeira noite eu sempre evito os alvos óbvios (Os mais ativos e os mais inativos). Já houve casos em que praticamente TODO MUNDO na primeira noite foi no mesmo jogador (acho que foi o Banned). Se eu estiver de mafioso, eu só ataco jogadores importantes (policial, tracker, maçom) se for estritamente necessário, porque presumo que eles serão protegidos. Se eu for cidade, eu evito agir em gente que claramente vai ser alvo da máfia pra não correr o risco de pegar resultado sobre um morto (exceto, claro, se eu for um papel protetor).

A ideia é: Eu não trato a primeira noite diferente das outras noites. Exceto que eu tenho mais opções pra escolher porque tem mais jogadores vivos.

  • Você acha que começar os jogos numa "Noite Zero" seria mais interessante do que no "Dia Um"?

Eu acho que vale uma experiência. Não tenho como dizer se seria bom o suficiente pra virar padrão sem pelo menos testar antes. Eu sei que morrer sem ter como jogar pode ser chato pra cacete, mas a verdade é que o nossos jogadores estão viciados em resultados noturnos, e começar o primeiro dia com algum resultado pode fazer o primeiro dia ser mais ativo. Mas teria que testar pra ver.
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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #25 Online: Maio 01, 2013, 12:41:11 pm »
Se você fizer essa experiência em Eberron 2, incorporando-a na trama do jogo, eu vou achar muito bom  :cool:
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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #26 Online: Maio 01, 2013, 01:32:12 pm »
Estou pensando seriamente em tentar isso com a máfia CT. Fico sentido por jogador(es) não poder(em) jogar, mas pode ser válido.
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-- Stephen King, It (p. 916)


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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #27 Online: Maio 02, 2013, 08:40:38 am »
Espero que aquela minha ideia acabe sendo usada...  :pidao:
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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #28 Online: Maio 02, 2013, 12:25:23 pm »
Eu sinceramente espero que isso não aconteça. Como o Russell disse, a noite zero só é boa para facção mafiosa.
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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #29 Online: Maio 02, 2013, 12:30:14 pm »
Acho que para haver um jogo com noite 0, ele tem de ser planejado (bem planejado) em volta disso.
Haver ressuscitador no jogo talvez fosse um requisito... ou o morto pudesse dar um jeito de contribuir como um fantasma... ou haver médium em jogo para usar conhecimento do morto...

Acho que dá para fazer, mas não em qualquer jogo.
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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #30 Online: Maio 02, 2013, 12:41:49 pm »
Eu sinceramente espero que isso não aconteça. Como o Russell disse, a noite zero só é boa para facção mafiosa.

Discordo. Ela só é boa pra máfia se a maioria dos jogadores for Vanilla. Não é o caso da média das máfias da Spell.
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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #31 Online: Maio 02, 2013, 01:10:17 pm »
Eu sinceramente espero que isso não aconteça. Como o Russell disse, a noite zero só é boa para facção mafiosa.

Discordo. Ela só é boa pra máfia se a maioria dos jogadores for Vanilla. Não é o caso da média das máfias da Spell.

Eu e Madruga estávamos discutindo isso ontem. Considerando apenas o morto: bloqueador tem mais chances de atrapalhar a cidade do que ajudar com resultado conclusivo; qualquer investigativo vai morrer com a informação; drivers e redirecionadores ashotjptaopthnasjtartporqueessamerdaaindaexistepracidadão; protetores não podem se defender.

Não há nada útil a se fazer quando você morre na primeira noite. A não ser que você seja maçom ou sei lá, mas qualé, as chances acumuladas (contando tudo o que pode acontecer) de o morto da noite zero contribuir de alguma forma para o jogo são ínfimas.

Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #32 Online: Maio 02, 2013, 01:14:30 pm »
Respondendo tudo de forma rápida:

Discordo levemente de quem tem tanta certeza que o primeiro dia deva ser usado para dissecar o tema e seu possível efeito nas mecânicas. Acho que talvez possa ser melhor debater estes tópicos pontualmente, conforme forem surgindo ao longo do jogo. Os contras dessa estratégia são: tira tempo útil de dias em que o tempo é mais precioso para a argumentação; algum grande conhecedor do tema pode morrer antes de dar alguma contribuição significativa. Os prós, ao meu ver, são:
  • Jogadores que entendem do tema não se expõe tanto no inicio do jogo. Quando ninguém na máfia sabe os papéis da cidade, conhecimento do tema é um parâmetro a se levar em consideração na hora de escolher o alvo, justamente porque isso pode atrapalhar a máfia no futuro. Se a máfia não tiver noção de quantos conhecedores do tema estão do lado da cidade, nem o grau de conhecimento deles, maior a chance de serem pegos de surpresa.
  • Muitas coisas são "fixadas" no primeiro dia, e qualquer um que tente contradizê-las no futuro fica em uma posição difícil, mesmo que seja cidadão. Por exemplo, na máfia marvel, no primeiro dia todo mundo concordou que magneto seria vilão (acho que SK). Quando o Magneto se revelou como sobrevivente, ninguém acreditou e ele foi linchado. Talvez se não tivessem concordado tão veementemente no primeiro dia quanto a sua culpa, seria mais fácil para o Rafa se definir como sobrevivente depois.
  • As listinhas, conforme foi dito, só ajudam a máfia.

O que eu acho que vale a pena discutir, são mecânicas novas, de forma que a cidade possa traçar a melhor estratégia possível.

Acho que linchamento no primeiro dia só é justificável  se for motivado por uma forte bahamutada por parte do linchado. Sim, a cidade não pode depender de resultados noturnos, mas é difícil se basear em posturas no primeiro dia. No final a desculpa habitual para escolha do alvo acaba sendo participação/lurkagem, o que é um parâmetro bem ineficiente para pegar mafiosos. Mas acho que pressões no primeiro dia são perfeitamente justificadas. Não para descobrir detalhes sobre RCs, mas sim para tentar "pegar" a postura de um jogador. Nem que sejam perguntas que referenciem outros jogos em que o jogador participou. Na minha opinião, perguntas válidas são: "Se você fosse mafioso, quem você mataria, e porquê?" (obviamente um mafioso não daria a resposta correta); "O que você achou do post X do usuário Y?" (alguém completamente aleatório, de preferencia); "Você é a favor de linchamentos baseados apenas em conduta, ou prefere ter provas como resultados noturnos?" (e qualquer outra pergunta que possa demonstrar comportamentos incoerentes no futuro). Acho que perguntas como "o que você pode fazer pela cidade?" são manjadas e uma falsa forma de pressão, enquanto qualquer pressão que exija revelação de informações "você tem ação noturna?", "qual seu RC?" ajudam mais a máfia que a cidade, neste primeiro dia.

Quanto a noite zero, acho que ela é totalmente desfavorável a cidade em uma máfia low power, como a vanila. Em máfias com mais poderes, em que as facções sejam devidamente equilibradas, acho que seria válida uma noite zero "modo easy" (para ambas facções). Por exemplo, excepcionalmente na noite zero a ação de morte da máfia ser substituída por um envenenamento ou maldição (aquela ação da bruxa), ou a ação de morte funcionar normlamente mas as outras ações da máfia não. E pelo lado da cidade, a ação do cop seria nerfada também, dando falha automática ao investigar um mafioso, ou possuindo uma chance percentual de falha, ou o resultado da investigação chegar apenas na segunda noite, etc.

Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #33 Online: Maio 02, 2013, 01:22:28 pm »
Eu e Madruga estávamos discutindo isso ontem. Considerando apenas o morto: bloqueador tem mais chances de atrapalhar a cidade do que ajudar com resultado conclusivo; qualquer investigativo vai morrer com a informação; drivers e redirecionadores ashotjptaopthnasjtartporqueessamerdaaindaexistepracidadão; protetores não podem se defender.

Quem garante que investigadores vão ser mortos logo na primeira noite? Quem garante que o médico não pode dar sorte e evitar a morte da primeira noite? Quem garante que o bloqueador é cidade?

A questão não é a morte. É que como os jogos estão viciados em esperar resultados noturnos, já vai ter gente com algum resultado, mesmo um com base na aleatoriedade. Sim, vai ser uma merda pro morto. Mas vai agilizar o jogo? Vale a pena sacrificar um jogador por um jogo mais incisivo desde o primeiro dia?

Um problema maior é que Noite Zero é mais tranquila se não houver facções terciárias (SK, culto, segunda máfia). Se tiver 3-4 mortes na noite zero, aí sim eu acho que não vale a pena.
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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #34 Online: Maio 02, 2013, 01:34:38 pm »
Citação de: Nibelung
Sim, vai ser uma merda pro morto. Mas vai agilizar o jogo? Vale a pena sacrificar um jogador por um jogo mais incisivo desde o primeiro dia?

O problema é esse cara. Eu não quero ser o morto e acho que poucos aceitariam isso apenas por um primeiro dia mais produtivo (que não necessariamente irá garantir vantagens a sua facção).  E a gente está contando com um morto só, mas no geral, quase todos os jogos possuem uma máfia e um SK. Só aí, já podem morrer dois cidadãos ou mesmo os dois anticidades se matarem e o equilíbrio se esvair logo na noite 0.

Eu já sou um que gosta de colocar poderes que mexam com os mortos justamente para que eles não se sintam totalmente excluídos do jogo depois que morrem. Claro que sempre calculo tudo para tentar equilibrar, mas até agora nas duas máfias que eu testei, dá para se fazer algo sem problemas. Em uma máfia, a cidade se prejudicou e na outra, se beneficiou.

Óbvio que isso depende do narrador, do tema e daquilo que ele quer para o jogo dele. Mas em minhas máfias, eu sou um que gosta que os mortos possam voltar a ter alguma influência posterior no jogo.



GLADIUS - pergunta Gladius

Pergunta o Gladius joga máfia mas o RPG e Spell sendo que Gladius??

Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #35 Online: Maio 02, 2013, 01:41:50 pm »
Não vejo o porquê de um dia 1 completamente improdutivo com quase nenhuma postagem ser pior do que a inexistência do mesmo. O pior que pode acontecer é de, no final das contas, a noite 1, na prática, ser igual a noite 0.

Não vejo qualquer necessidade.

Offline Arcane

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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #36 Online: Maio 02, 2013, 01:58:11 pm »
Bem, se precisam de um morto para permitir algum argumento investigativo, porque não criar um então?

Assim, depois de criado o setup para os jogadores, crie mais um "NPC" [insira aqui a facção] e já inicie o dia declarando ele morto/linchado/whatever. Como esse personagem não vai ser jogado por ninguém, ninguém vai ficar de xororo. O importante é que este NPC tenha características similares à facção a qual ele faz parte.

Digo, se você colocar um mafioso morto no dia 1, já dá para argumentar que pode haver um SK, vigilante, PGO ou outra máfia em jogo. Se for um cidadão morto, já dá para saber como é o setup de cidadãos (mais ou menos como foi na máfia Cuthulhu). Se for um cultista/maçom, já sabemos que existe um recrutador em jogo, etc. O único cuidado que o narrador deve ter é não falar demais e atrapalhar a facção.
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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #37 Online: Maio 02, 2013, 02:15:53 pm »
Citação de: Arcane
Digo, se você colocar um mafioso morto no dia 1, já dá para argumentar que pode haver um SK, vigilante, PGO ou outra máfia em jogo. Se for um cidadão morto, já dá para saber como é o setup de cidadãos (mais ou menos como foi na máfia Cuthulhu). Se for um cultista/maçom, já sabemos que existe um recrutador em jogo, etc. O único cuidado que o narrador deve ter é não falar demais e atrapalhar a facção.
Muitos narradores fazem isso, ou pelo menos faziam.
Se for jogar Máfia, não use o termo RC, ou se for usar use de forma correta. RC é seu papel(poder) em jogo e não personagem.

Offline Aquela Sem Nick

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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #38 Online: Maio 02, 2013, 03:54:01 pm »
A pessoa se inscreve para jogar, não para morrer. Matá-la sem dar a oportunidade de, no mínimo, se expressar pelo menos uma vez diante os jogadores é ser muito...
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Offline PowLyne

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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #39 Online: Maio 02, 2013, 04:27:21 pm »
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Quem garante que investigadores vão ser mortos logo na primeira noite? Quem garante que o médico não pode dar sorte e evitar a morte da primeira noite? Quem garante que o bloqueador é cidade?

A questão não é essa. Eu me expressei mal, admito, mas eu estava dissertando sobre as possibilidades de papel do "morto zero" (zero mesmo, já que, como eu estava descrevendo, ele não vai sequer poder usar o resultado noturno que ganhou na noite zero).

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A questão não é a morte. É que como os jogos estão viciados em esperar resultados noturnos, já vai ter gente com algum resultado, mesmo um com base na aleatoriedade.

Você fala como se tivéssemos que fortalecer esse "vício", esse hábito de confiar quase que exclusivamente na noite. Se for assim, isso logo vai virar um jogo de tabuleiro, um jogo de estratégia simples, onde os dias são plenamente irrelevantes, as palavras são poucas e speedlynchs são mato.
Aqui sequer temos expressões faciais, tons de voz, respostas a queima-roupa sem tempo de pensar - por ser fórum, tínhamos que dar um foco AINDA MAIOR para as discussões, os argumentos.

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Sim, vai ser uma merda pro morto. Mas vai agilizar o jogo? Vale a pena sacrificar um jogador por um jogo mais incisivo desde o primeiro dia?
Já vi jogos com "sacrifícios heroicos", sim, e concordo que é lindo quando acontece. Mas sabe qual a diferença entre um "sacrifício" comum e um "sacrifício" na noite zero? O primeiro é uma atitude; o segundo, uma inevitabilidade. Pode ser melhor sim para o andamento do jogo, pode atropelar o estigma de morosidade do dia um - mas é antijogo demais para ser sequer viável.