Autor Tópico: [Discussão] Primeiro dia  (Lida 13448 vezes)

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Offline Arquimago

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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #15 Online: Abril 28, 2013, 08:50:57 pm »
  • O que você acha que pode ser feito no primeiro dia pra ajudar sua facção? (como cidade ou máfia ou independente)
  • Linchar no primeiro dia é importante, ou o risco de linchar errado é muito alto?
  • Compensa reduzir o tamanho do dia votando propositalmente em "sem linchamento", ou dá pra discutir com o tempo que se tem?
  • Como usar o primeiro dia para definir suas ações na primeira noite?
  • Você acha que começar os jogos numa "Noite Zero" seria mais interessante do que no "Dia Um"?

Vamos responder sem ler mesmo :P

1 - Ler, tomar notas e estar ativo o suficiente pra não floodar, sendo mafioso é bom estar bem dentro do tema pra ajudar nos RCs... :P

2 - Linchar no primeiro dia, vareia, depende de vários fatores e um deles é o posicionamento dos jogadores se algo realmente fez valer a pena o linchamento que o faça, para tanto é necessário que se movimente o dia e não ficar na maresia "ah é o primeiro dia"

3 - Não compensa... sempre dá pra arrancar algo de alguém...

4 - Lendo atentamente o que todo mundo falou, analisando posturas

5 - Não
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Offline Aquela Sem Nick

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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #16 Online: Abril 28, 2013, 10:01:45 pm »
  • O que você acha que pode ser feito no primeiro dia pra ajudar sua facção? (como cidade ou máfia ou independente)
Se a mecânica for muito diferente, creio que tudo que deve ser discutido sobre a mesma deve ser feito no primeiro dia para que não arraste para os próximos. Se for um jogo padrão, minha opinião é que devemos questionar certos pontos que nos permitam analisar certas posturas de jogadores, sem a necessidade de revelação ou voto para tal.

  • Linchar no primeiro dia é importante, ou o risco de linchar errado é muito alto?
Através das primeiras análises feitas, decidiremos se alguém merece ou não ser linchado.

  • Compensa reduzir o tamanho do dia votando propositalmente em "sem linchamento", ou dá pra discutir com o tempo que se tem?
Relativo. Se as discussões - seja sobre o tema ou questionamentos - estiverem fluindo bem, não apoio o encurtamento do dia. Mas se ninguém colaborar com porra nenhuma e o dia se arrastar, o que podemos fazer? Linchamento em massa é o que não dá.

  • Como usar o primeiro dia para definir suas ações na primeira noite?
Através das posturas e discussões apresentadas durante o dia, podemos escolher nossos alvos noturnos.

  • Você acha que começar os jogos numa "Noite Zero" seria mais interessante do que no "Dia Um"?
Não, porque agiríamos aleatoriamente e isso recaí ao um erro gravíssimo que recentemente tem sido muito comum nos jogos: basear suspeitas em apenas ações noturnas. Esse não é, nunca foi e nunca será o objetivo do jogo.

E sobre ações diurnas no dia 1: Ridículo. O jogo de Máfia tem regras. Podemos até aceitar mecânicas loucas para sair do comum, mas padronizar ações diurnas no 1° dia destrói a essência do jogo: A dissimulação dos jogadores.
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Offline Madrüga

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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #17 Online: Abril 29, 2013, 12:32:15 am »
A ideia de ações diurnas é até bacana, mas padronizar é besteira. Isso é só uma muleta para escapar do verdadeiro problema: discussões diurnas não rolam como deveriam.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
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Offline Ciggi

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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #18 Online: Abril 29, 2013, 12:58:04 am »
Considere que o post do Madruga ganhou um joinha

Offline PowLyne

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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #19 Online: Abril 29, 2013, 04:35:26 pm »
Então vamos lá responder.

  • O que você acha que pode ser feito no primeiro dia pra ajudar sua facção? (como cidade ou máfia ou independente)
O primeiro dia sempre foi um campo árido, seja pela falta de resultados noturnos, seja pela falta de estímulo para gerar comportamentos (é raro alguém mostrar como age ou como se comporta logo no primeiro dia, justamente por não haver nada engrenado). Como cidade, o que pode ser feito é discutir o tema e o que pode ser esperado do jogo em termos de mecânica (principalmente porque ultimamente a cidade tem feito um festival de desinformação no que diz respeito a novas mecânicas - até a máfia One Piece foi alvo disso, tendo poucas pinceladas de inovação numa carcaça predominantemente "clássica" de máfia). Como máfia, o jeito é se aproveitar da morosidade dos cidadãos e tentar manipular as discussões de mecânica a seu favor - levantando dúvida sobre possíveis papeis, gerando informações dúbias sobre mecâncias novas etc.

  • Linchar no primeiro dia é importante, ou o risco de linchar errado é muito alto?
Não é importante. O importante é não ter um posicionamento extremado - não defender o não-linchamento quando houver um mafioso sambando na cara da cidade, e nem avançar pra cima de alguém por uma vírgula errada. Se houver alguém que vá fazer pouco benefício para a cidade, não vejo necessidade de adiar um linchamento só porque sim. Da mesma forma, linchar alguém no primeiro dia (aliás, em qualquer dia) apenas por sede de sangue é pura burrice.

  • Compensa reduzir o tamanho do dia votando propositalmente em "sem linchamento", ou dá pra discutir com o tempo que se tem?
Pra mim cada caso é um caso. Como já disseram, dias extremamente longos acabam arrastando o jogo, principalmente no começo, quando o ritmo é mais lento. Se houver um consenso, uma queda de ritmo por falta de discussão relevante, é válido votar em "no lynch" sim; afinal, silêncio só é bom pra máfia falar merda e desestabilizar a cidade. E entre as duas opções, desnecessário dizer que partir logo pra noite é bem mais proveitoso.

  • Como usar o primeiro dia para definir suas ações na primeira noite?
Aleatoriedade fica pra último caso. Primeiro dia, por menos informação que traga, serve pra no mínimo despertar algum instinto, alguma desconfiança - ou confiança. Em caso de proteção/watcher, seja porque a pessoa pensa como você, seja porque ela se mostrou mais eficiente e disposta a ajudar, ou esclarecida o suficiente para ser útil guiando a cidade em casos de conflito. Claro que a gente pode acabar ajudando um mafioso assim, mas são riscos que a gente toma que fazem parte do jogo.

  • Você acha que começar os jogos numa "Noite Zero" seria mais interessante do que no "Dia Um"?
Não, de forma alguma. Uma pessoa vai perder a chance de jogar - efetivamente, já que nem direito a palavra ela terá, porque não terá sobrevivido por nenhum dia. Se fosse para evitar mortes nessa hipotética noite zero, a fim de evitar esse "anti-jogo" para o morto nessa noite, quem estaria em desvantagem seria a máfia, já que essa é a principal função dela.

Offline Malena Mordekai

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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #20 Online: Abril 29, 2013, 06:05:14 pm »
Muito boa a ideia de fazer tópicos sobre uma questão específica... até sugiro que estes poderiam a estar num índice de debates, em algum lugar, seja em Tópicos Importantes, seja na wiki, que tal?

Quanto aos questionamentos....

  • O que você acha que pode ser feito no primeiro dia pra ajudar sua facção? (como cidade ou máfia ou independente)

Acho que não dá pra discutir só por discutir. É importante prestar bem atenção ao primeiro dia, tanto pra possíveis alvos de ações noturnas (em especial se você for anticidade) como pra notar certas falhas nos raciocínios alheios, que podem ser suspeitas.
Uma vez ou outra você pode tentar uma manobra mirabolante mas isso não pode ocorrer sempre e você tem que cimentar sua posição antes ou depois de fazê-la, porque pode acabar sendo linchado, ou dar merda, ou ambos.
Uma coisa clássica minha é que toda vez que eu sou suspeito ou sobrevivente eu anuncio isso. E eu não teria coragem de mentir isso, por sinal...

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  • Linchar no primeiro dia é importante, ou o risco de linchar errado é muito alto?

Não acho que seja importante nem essencial, mas não acho que seja algo idiota ou proibitivo.
Eu aprendi com o Nibelung que cada linchamento sempre traz indícios. Por outro lado não sou muito a favor de sair linchando inativos por linchar.

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  • Compensa reduzir o tamanho do dia votando propositalmente em "sem linchamento", ou dá pra discutir com o tempo que se tem?

Acho que se existe um dia de 72 horas (esse era o padrão quando havia DUAS MÁFIAS ROLANDO AO MESMO TEMPO, lembrem... hoje em dia isso não dá muito certo), um primeiro dia é favorecido se durar apenas 48 horas. Citei números pra ter uma ideia de proporção e eu já fiz isso, acho que dá certo inclusive pq é suficiente pra ter discussão assim mesmo.
Quanto a isso de duração de dias, eu sou CONTRA dias infinitos, porque eu acho que PODEM levar a marasmo, e se existe essa chance eles não deveriam ser feitos. Além disso eu sou a favor de PRAZOS, eles dão TENSÃO ao jogo.

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  • Como usar o primeiro dia para definir suas ações na primeira noite?

Se eu sou mafioso tento pegar alguém intermediário pra matar -- nem o que pode ser protegido, nem o que também foi tão brancas-nuvens que pode acabar sendo linchado depois.
Se sou cidade, vai depender totalmente da ação. No caso de ações informativas, tento checar alguém de quem tive dúvidas. Pelas razões do parágrafo acima não tendo a proteger quem tá liderando a cidade numa primeira noite, acho que os mafiosos não são tão idiotas de arriscar que o médico pense de maneira óbvia.
Se o jogo depende de cargas ou pontos, pode ser que eu não aja, pra acumular e ter menos alvos nas noites seguintes.

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  • Você acha que começar os jogos numa "Noite Zero" seria mais interessante do que no "Dia Um"?

Não mesmo.
A ideia das ações diurnas no primeiro dia é interessante mas não deve se tornar padrão.
Também o kinn deu boas ideias sobre limitar ações diurnas até terem ocorrido tantas horas de jogo (eu também poderia pensar em algo baseado no número de votos), e alguém,  não lembro se ele, falou de resolver-se todas as ações diurnas no fim do dia, de modo a mortes diurnas não prejudicarem ninguém...
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Offline kinn

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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #21 Online: Abril 29, 2013, 10:40:44 pm »
Yep.

Outra solução é obrigar a ter linchamento no dia 1.
E olhe que ofereço variantes, já que não penso que a mesma resposta cabe em todos os meus jogos (e olha que gosto de variação).

Poderia eu fazer um dia com noite 0? Poderia. Idem com ações diurnas dia 1.
Mas por exemplo, o Swat Cats que é meu próximo projeto, não teria nada disso.
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #22 Online: Abril 29, 2013, 11:38:28 pm »
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O que você acha que pode ser feito no primeiro dia pra ajudar sua facção? (como cidade ou máfia ou independente)


Eu acho correto discutir sobre o tema e sobre possiveis configurações de setup no primeiro dia, mas não focar totalmente nisso. Eu nunca participo desse tipo de discussão pois eu nunca conheço do tema para contribuir (até hoje só joguei 2 máfias que dominava o tema , a Máfia Séries e a Máfia Lost ) , mas isso é legal de se fazer até para dar um norte aos cidadãos que estão perdidos no tema. Outra coisa que se deve fazer é analisar a postura e o quão disposta a pessoa está em contribuir com as pressões aleatórias que vão vir pra cima dela, isso dá pra dar uma clareada legal nas ações noturnas da primeira noite.

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Linchar no primeiro dia é importante, ou o risco de linchar errado é muito alto?

Isso não é regra. Não é importante , isso não vai determinar a vitória ou derrota de uma facção , mas isso pode vir a ser importante se da análise feita sobre os jogadores que votaram ou não puder se tirar alguma coisa. E para isso existir , a pessoa linchada deve dar algum motivo, mesmo que mínimo, e não simplesmente ser escolhida como boi de piranha.

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Compensa reduzir o tamanho do dia votando propositalmente em "sem linchamento", ou dá pra discutir com o tempo que se tem?

Não compensa votar em "sem linchamento" nunca. Só quando os dias são infinitos e não tem outra maneira de sair dele , mas se há tempo para discutir que se discuta ! Mesmo que a discussão esteja se arrastando , é papel da cidade movimentar o jogo afim de achar os culpados. Se a cidade não consegue fazer isso e deixa o dia se arrastar , é merecido que ela perca o jogo.

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Como usar o primeiro dia para definir suas ações na primeira noite?

Como disse , analisar como cada um reage a pressão sobre si ou sobre os outros dá uma boa ideia para sua primeira noite ser produtiva.

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Você acha que começar os jogos numa "Noite Zero" seria mais interessante do que no "Dia Um"?

Se você for mafioso sim , se for cidade não.

Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #23 Online: Maio 01, 2013, 11:03:25 am »
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O que você acha que pode ser feito no primeiro dia pra ajudar sua facção? (como cidade ou máfia ou independente)

Acho que a primeira coisa que você não deve fazer, caso seja cidade, é não criar listas com RC's. Como nunca entendo do tema, sempre que sou mafioso, pego meu personagem falso dessas famosas listinhas que só atrapalham a cidade. Sem contar que muitas as vezes elas dão rumo ao jogo. Pelo menos estou reparando que esse costume vem diminuindo com o tempo.

Acho que o ideal seria incentivar as discussões para facilitar uma análise no decorrer do jogo, mas o problema é que isso põe um alvo na sua testa logo cedo e, portanto, poucas pessoas o fazem.

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Linchar no primeiro dia é importante, ou o risco de linchar errado é muito alto?

Não é importante de forma alguma. Inclusive, acho, generalizando, desnecessário, já que provavelmente não vai dar pra tirar muitas conclusões a partir desse linchamento. Principalmente porque quase sempre o linchado é um cidadão que falou besteira. Os mafiosos da spell já se acostumaram a não escorregarem no primeiro dia.

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Compensa reduzir o tamanho do dia votando propositalmente em "sem linchamento", ou dá pra discutir com o tempo que se

Esse voto só existe quando são dias infinitos.

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Como usar o primeiro dia para definir suas ações na primeira noite?

Particularmente, comparo o comportamento do jogador com seu comportamento usual nas máfias. Principalmente dos novatos. Caso contrário vou no meu feeling mesmo.

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Você acha que começar os jogos numa "Noite Zero" seria mais interessante do que no "Dia Um"?

Com certeza não.

Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #24 Online: Maio 01, 2013, 11:53:30 am »
Eu sinceramente estou espantado com a unanimidade contra a Noite Zero. E acho que agora está numa altura segura pra dar minhas opiniões também.

  • O que você acha que pode ser feito no primeiro dia pra ajudar sua facção? (como cidade ou máfia ou independente)

Postar.

Não, sério. É só isso. Participe do maldito jogo. Não fique achando que só porque você não tem nada 100% garantido pra falar, suas opiniões não influenciam no jogo. Logou na Spell e leu o tópico do jogo? Poste alguma opinião. Especialmente no primeiro dia, estas opiniões a esmo dão material pra gente trabalhar, seja como máfia (já se sabe quem parece ser mais ativo/perigos) ou como cidade (Quanto mais as pessoas falam, mais fácil fica de caírem nas próprias mentiras).

  • Linchar no primeiro dia é importante, ou o risco de linchar errado é muito alto?

Ao meu ver, o único motivo pra passar um dia sem linchar alguém é se este linchamento errado der uma vitória automática pra máfia. Por exemplo, se tiver só 4 jogadores vivos, e só um mafioso/SK sobrando.

Fora disto, eu acredito que mesmo linchando um cidadão, isso já nos dá informações sobre o jogo. Quem começou puxando a votação, quem acompanhou a votação depressa, quem defendeu, quem desvotou, quem ignorou a defesa dele sem ouvir, quem mudou de ideia...

Dá pra usar como exemplo o post final gigante do Nelio na máfia Megaman. Ele chegou na conclusão que o Russell era mafioso com base nas votações dele. Isso se pega desde o primeiro dia. É parte do quebra-cabeça.

  • Compensa reduzir o tamanho do dia votando propositalmente em "sem linchamento", ou dá pra discutir com o tempo que se tem?

"Sem Linchamento" só é opção se for "Linche errado e perca durante a noite", como na situação de 4 jogadores vivos no final. Em qualquer outra situação, eu não considero linchamento opcional. Muitos narradores equilibram o jogo presumindo que haverá um linchamento por dia. Ficando sem linchar, você desequilibra o setup.

  • Como usar o primeiro dia para definir suas ações na primeira noite?

É muito tentador cair em lugar-comum aqui, e falar "eu presto atenção em quem posta o que e tal". Na primeira noite eu sempre evito os alvos óbvios (Os mais ativos e os mais inativos). Já houve casos em que praticamente TODO MUNDO na primeira noite foi no mesmo jogador (acho que foi o Banned). Se eu estiver de mafioso, eu só ataco jogadores importantes (policial, tracker, maçom) se for estritamente necessário, porque presumo que eles serão protegidos. Se eu for cidade, eu evito agir em gente que claramente vai ser alvo da máfia pra não correr o risco de pegar resultado sobre um morto (exceto, claro, se eu for um papel protetor).

A ideia é: Eu não trato a primeira noite diferente das outras noites. Exceto que eu tenho mais opções pra escolher porque tem mais jogadores vivos.

  • Você acha que começar os jogos numa "Noite Zero" seria mais interessante do que no "Dia Um"?

Eu acho que vale uma experiência. Não tenho como dizer se seria bom o suficiente pra virar padrão sem pelo menos testar antes. Eu sei que morrer sem ter como jogar pode ser chato pra cacete, mas a verdade é que o nossos jogadores estão viciados em resultados noturnos, e começar o primeiro dia com algum resultado pode fazer o primeiro dia ser mais ativo. Mas teria que testar pra ver.
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Offline Malena Mordekai

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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #25 Online: Maio 01, 2013, 12:41:11 pm »
Se você fizer essa experiência em Eberron 2, incorporando-a na trama do jogo, eu vou achar muito bom  :cool:
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Offline Madrüga

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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #26 Online: Maio 01, 2013, 01:32:12 pm »
Estou pensando seriamente em tentar isso com a máfia CT. Fico sentido por jogador(es) não poder(em) jogar, mas pode ser válido.
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Offline Malena Mordekai

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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #27 Online: Maio 02, 2013, 08:40:38 am »
Espero que aquela minha ideia acabe sendo usada...  :pidao:
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Offline Aquela Sem Nick

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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #28 Online: Maio 02, 2013, 12:25:23 pm »
Eu sinceramente espero que isso não aconteça. Como o Russell disse, a noite zero só é boa para facção mafiosa.
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Re:[Discussão] Primeiro dia
« Resposta #29 Online: Maio 02, 2013, 12:30:14 pm »
Acho que para haver um jogo com noite 0, ele tem de ser planejado (bem planejado) em volta disso.
Haver ressuscitador no jogo talvez fosse um requisito... ou o morto pudesse dar um jeito de contribuir como um fantasma... ou haver médium em jogo para usar conhecimento do morto...

Acho que dá para fazer, mas não em qualquer jogo.
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