Muito boa a ideia de fazer tópicos sobre uma questão específica... até sugiro que estes poderiam a estar num índice de debates, em algum lugar, seja em Tópicos Importantes, seja na wiki, que tal?
Quanto aos questionamentos....
- O que você acha que pode ser feito no primeiro dia pra ajudar sua facção? (como cidade ou máfia ou independente)
Acho que não dá pra discutir só por discutir. É importante prestar bem atenção ao primeiro dia, tanto pra possíveis alvos de ações noturnas (em especial se você for anticidade) como pra notar certas falhas nos raciocínios alheios, que podem ser suspeitas.
Uma vez ou outra você pode tentar uma manobra mirabolante mas isso não pode ocorrer sempre e você tem que cimentar sua posição antes ou depois de fazê-la, porque pode acabar sendo linchado, ou dar merda, ou ambos.
Uma coisa clássica minha é que toda vez que eu sou suspeito ou sobrevivente eu anuncio isso. E eu não teria coragem de mentir isso, por sinal...
- Linchar no primeiro dia é importante, ou o risco de linchar errado é muito alto?
Não acho que seja importante nem essencial, mas não acho que seja algo idiota ou proibitivo.
Eu aprendi com o Nibelung que cada linchamento sempre traz indícios. Por outro lado não sou muito a favor de sair linchando inativos por linchar.
- Compensa reduzir o tamanho do dia votando propositalmente em "sem linchamento", ou dá pra discutir com o tempo que se tem?
Acho que se existe um dia de 72 horas (esse era o padrão quando havia DUAS MÁFIAS ROLANDO AO MESMO TEMPO, lembrem... hoje em dia isso não dá muito certo), um primeiro dia é favorecido se durar apenas 48 horas. Citei números pra ter uma ideia de proporção e eu já fiz isso, acho que dá certo inclusive pq é suficiente pra ter discussão assim mesmo.
Quanto a isso de duração de dias, eu sou CONTRA dias infinitos, porque eu acho que PODEM levar a marasmo, e se existe essa chance eles não deveriam ser feitos. Além disso eu sou a favor de PRAZOS, eles dão TENSÃO ao jogo.
- Como usar o primeiro dia para definir suas ações na primeira noite?
Se eu sou mafioso tento pegar alguém intermediário pra matar -- nem o que pode ser protegido, nem o que também foi tão brancas-nuvens que pode acabar sendo linchado depois.
Se sou cidade, vai depender totalmente da ação. No caso de ações informativas, tento checar alguém de quem tive dúvidas. Pelas razões do parágrafo acima não tendo a proteger quem tá liderando a cidade numa primeira noite, acho que os mafiosos não são tão idiotas de arriscar que o médico pense de maneira óbvia.
Se o jogo depende de cargas ou pontos, pode ser que eu não aja, pra acumular e ter menos alvos nas noites seguintes.
- Você acha que começar os jogos numa "Noite Zero" seria mais interessante do que no "Dia Um"?
Não mesmo.
A ideia das ações diurnas no primeiro dia é interessante mas não deve se tornar padrão.
Também o kinn deu boas ideias sobre limitar ações diurnas até terem ocorrido tantas horas de jogo (eu também poderia pensar em algo baseado no número de votos), e alguém, não lembro se ele, falou de resolver-se todas as ações diurnas no fim do dia, de modo a mortes diurnas não prejudicarem ninguém...