RPG VIA INTERNET > Inscrições e Guias

Mesa de campanhas rotativas

<< < (2/16) > >>

kimble:
Ótimo!

Youkai X,

Dava. Não lembro direito a história dela, mas se vamos fazer um Heroes for Hire ela se encaixa no estilo low-level e street crime.

O Remy também pediu para entrar, então temos 3 jogadores já. Dá pra começar a planejar o grupo e escolher um dia pra começar.

O sistema é simples, vou fazer alguns posts depois pra explicar.

Estou pensando em começar esse final de semana ou no próximo, que tem feriadão. Quem poderia e quando?

Aquela Sem Nick:
Tenho disponibilidade em ambos horários e não tenho nada contra fazer um char já existente da Marvel. Seria um prazer participar dessa campanha-teste.

kimble:
 :dança:
E eu tinha achado que ia ser difícil conseguir gente.
Hoje no almoço eu já escrevo o resuminho das regras e a gente vê a questão dos personagens.

stinger957:
Tem vagas ainda? Se tiver ou houver uma lista de espera, topo jogar.

kimble:
Claro :)

Aviso, parede de texto:

Pra explicas as regras, vou usar uma ficha como exemplo. Estou usando essa aqui. A origem dela é esse site aqui. Aconselho a abrir a ficha do gambit numa janela separada para poder ir olhando enquanto eu explico.

O jogo resolve as ações formando paradas de dados, parecidas com Storyteller. Em Storyteller essas paradas normalmente eram Atributo + Perícia. Aqui, é um pouco diferente.

Primeiro, os dados que formam a parada podem variar. O jogo usa d4, d6, d8, d10 e d12 nas suas paradas.

A parada é formada usando os dados que foram anotados em uma série de características. Você separa esses dados, rola, escolhe os dois melhores e soma os resultados. Esse é o valor que você tirou no teste.

O padrão de uma parada é que você usa:
1 dado de Afilliation + 1 dado de Distinction + 1 dado de Powerset + 1 dado de Specialty.

Existem formas de mudar essa parada, mas não vou entrar em detalhes nisso agora. Em vez disso, deixa eu explicar o que significa cada uma dessas características:

Afilliation: serve para mostrar como seu personagem trabalha em grupo (Team), em dupla (Buddy) e sozinho (Solo). Personagens que trabalham melhor sozinhos tendem a ter um valor maior em Solo, personagens que costumam trabalhar em dupla tem um valor maior em Buddy e personagens que costumam trabalhar melhor em times tem um valor maior em Team.

Distinctions: São palavras ou frases que ajudam a definir o personagem. O Gambit é um ladrão profissional (Master Thief) e tem vários segredos no passado (Shady Past). Não existe uma lista pronta de Distinctions, os jogadores definem elas (se não pegarem um personagem que já tenha ficha).

Powerset: Os poderes de um personagem são agrupados em powersets, de forma a manter uma estrutura coesa, similar ao que se faz em M&M. Os poderes em si dão dados, que são usados na parada de dados. Além dos poderes, os powersets tem SFX, que são modificadores que permitem personalizar mais os poderes. E todo powerset tem pelo menos um Limit, que é uma forma de anular os poderes do personagem ou de alguma outra forma causar problemas pra ele.

Specialties: Seriam as perícias, contatos e recursos do personagem. Ter Crime Master significa que o Gambit é bom em conseguir informações sobre grupos criminosos, tem alguns objetos que facilitam realizar crimes e é um criminoso experiente.
O Demolidor também tem Crime Master. No caso, isso significa que ele tem bastante conhecimento sobre grupos criminosos, contatos com gente dentro e fora da lei e um bom domínio sobre as leis que se aplicam.
Então em vez de dar uma listinha pronta 'coisas que você pode fazer', cada Specialty é bem ampla e acaba sendo melhor definida e limitada de acordo com a história do personagem.

Isso é o básico. Sempre que eu mestro um sistema nas primeiras vezes eu faço um modo 'tutorial', onde vou explicando muita coisa durante o jogo. Isso facilita entender o funcionamento das regras. Vou deixar a parte de stress, combates e experiência pra esses momentos, a não ser que alguém queira conversar sobre isso antes.

Parece que a maioria prefere Heroes for Hire. Então vamos usar essa idéia como campanha :)

O ideal então seriam personagens que estão mais próximos das ruas, que poderiam lidar com crimes mais comuns. Então Luke Cage ou Demolidor, beleza. Sentinela, não.

O jogo não tem um sistema tradicional de construção de personagens. Em vez de distribuir valores numa ficha, a idéia é construir um conceito de personagem bem definido ANTES de começar a fazer a ficha, pra então para escolher livremente as características de acordo com o que foi imaginado.

O jogo também já traz uma série de personagens prontos pra escolher pra quem não quiser criar a ficha de um.

Minha sugestão pra ser mais rápido e fácil: vamos escolher personagens que já existam na Marvel que se encaixem na idéia de 'Heróis que aceitam ser contratados para ajudar outras pessoas', tendo ficha pronta ou não. Isso permite pegar fichas prontas quando elas existem e quando não existem, dão um conceito já bem estabelecido para trabalhar em cima e criar uma ficha.

Os personagens que não tiverem ficha ainda, a pessoa conversa comigo e construímos a ficha junto. Vou pegar a maior parte do trabalho mecânico pra mim, porque isso vai agilizar o processo. A pessoa só vai ter que se preocupar mais com os detalhes da história e conceito do personagem.

A lista de personagens prontos que tem no livro básico é:
Armor, Beast, Black Panther, Black Widow, Captain America, Colossus, Cyclops, Daredevil, Emma Frost, Human Torch, Invisible Woman, Iron Fist, Luke Cage, Mister Fantastic, Shadowcat, Spider-Man, Spider-Woman, Storm, Thing, Wolverine.

Exclui alguns que não se encaixariam no conceito como Iron Man e Sentry.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

[*] Página anterior

Ir para versão completa