Autor Tópico: O que você está lendo?  (Lida 53119 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Re:O que você está lendo?
« Resposta #120 Online: Julho 24, 2014, 11:50:12 am »
Citar
A bateria pode acabar, o negócio pode dar um tilt, ou os alienígenas podem mandar um pulso electro-magnético e acabar com a parada. E a não ser que você mantenha sua biblioteca nas nuvens, você corre o risco de perder a bagaça toda.

As páginas podem ser molhadas, você pode derrubar café, sua casa pode ser incendiada e sua biblioteca, queimada. Livros físicos podem ser tão vulneráveis quanto suas contrapartes digitais. E tecnicamente, ninguém precisa de um gadget para ler seu livros, especialmente se eles estão formato .epub ou o imortal .pdf, que podem ser lidos e copiados até em uma geladeira.  :P

E não é uma questão de substituir livros físicos - cada qual tem suas funções e vantagens, na qual cabe ao leitor decidir qual é mais interessante para si.

Citar
Isso é execrável

Porque seria?

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:O que você está lendo?
« Resposta #121 Online: Julho 24, 2014, 12:14:43 pm »
Agora, pra livro, amigos, é insuperável. Se não fosse o meu amado Kindle bundão de 70 obamas com capinha com luz pra ler na cama, eu não teria lido a tonelada de livros que li ano passado. Eu recomendo demais que todo ser humano arrume um. É o tipo de coisa que revoluciona a vida de alguém.

Madrak mata a charada aqui: desde que eu comprei o Kobo, eu sinto que li MUITO mais livros do que teria lido sem ele. É realmente insuperável, fácil pra carai e, pela portabilidade e facilidade, você está o tempo todo lendo alguma coisa. Ainda mais pra mim, que gosto de reler livros, é só deixá-los na memória e pronto.

Na faculdade (e quanto terminei), eu estava sem ler nada que não fosse obrigação. Agora que posso ler por prazer, é uma maravilha.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:O que você está lendo?
« Resposta #122 Online: Julho 24, 2014, 01:09:58 pm »
Citar
A bateria pode acabar, o negócio pode dar um tilt, ou os alienígenas podem mandar um pulso electro-magnético e acabar com a parada. E a não ser que você mantenha sua biblioteca nas nuvens, você corre o risco de perder a bagaça toda.

As páginas podem ser molhadas, você pode derrubar café, sua casa pode ser incendiada e sua biblioteca, queimada. Livros físicos podem ser tão vulneráveis quanto suas contrapartes digitais. E tecnicamente, ninguém precisa de um gadget para ler seu livros, especialmente se eles estão formato .epub ou o imortal .pdf, que podem ser lidos e copiados até em uma geladeira.  :P

E não é uma questão de substituir livros físicos - cada qual tem suas funções e vantagens, na qual cabe ao leitor decidir qual é mais interessante para si.

Citar
Isso é execrável

Porque seria?

Se você quer discutir por migalhas, então digo que não. Não pode, porque eu não tomo água nem café perto dos meus livros.

E é execrável porque o que interessa é o conteúdo, né? Isso é coisa de quem nunca PRECISOU ler um determinado livro.

Offline Roderick Usher

  • a.k.a. Heliot
    • Ver perfil
Re:O que você está lendo?
« Resposta #123 Online: Julho 24, 2014, 01:36:42 pm »
Eu entendo não gostar da dependência de eletricidade pra ler um livro. Mas, dada a organização da nossa sociedade, com um mínimo de preparo, é bastante improvável que você não tenha acesso aos seus livros por falta de bateria (o kindle fica SEMANAS sem precisar recarregar...).

E meu trauma com livros físicos foi quando perdi a maior parte dos que eu tinha para cupins, alguns anos atrás. Não importa o cuidado que você dispensa a eles, livros de papel são mais frágeis que livros eletrônicos. E hoje, com recursos como dropbox e afins, perder seus livros mais importantes em definitivo é uma tarefa, no mínimo, desafiadora.

Em tempo: eu não tenho frescura nenhuma com relação ao suporte do texto. Já li livros inteiros em xérox, em .jpg e até em .txt. Mas acho incrível como hoje eu não preciso de papel pra mais nada - alguns anos atrás, eu achava chato não conseguir fazer anotações, rabiscar, ou sublinhar meus arquivos em .pdf. Agora até isso eu consigo.   

Re:O que você está lendo?
« Resposta #124 Online: Julho 24, 2014, 02:07:52 pm »
Citar
E é execrável porque o que interessa é o conteúdo, né?

Não apenas. Um livro (sentido amplo) não é apenas o que está escrito nele, mas também a maneira na qual o conteúdo é apresentado, incluindo a organização do texto, a diagramação e mesmo a escolha da capa, o que é fácil de notar pela diferente experiência ao ler uma (foto)cópia mal-impressa, um arquivo mal diagramado, algo em formato .txt e um livro impresso comum.

Offline MaNdRaK

  • Num sabia que dava pra trocar o nome!
    • Ver perfil
Re:O que você está lendo?
« Resposta #125 Online: Julho 24, 2014, 02:27:43 pm »
Agora, pra livro, amigos, é insuperável. Se não fosse o meu amado Kindle bundão de 70 obamas com capinha com luz pra ler na cama, eu não teria lido a tonelada de livros que li ano passado. Eu recomendo demais que todo ser humano arrume um. É o tipo de coisa que revoluciona a vida de alguém.

Madrak mata a charada aqui: desde que eu comprei o Kobo, eu sinto que li MUITO mais livros do que teria lido sem ele. É realmente insuperável, fácil pra carai e, pela portabilidade e facilidade, você está o tempo todo lendo alguma coisa. Ainda mais pra mim, que gosto de reler livros, é só deixá-los na memória e pronto.

Na faculdade (e quanto terminei), eu estava sem ler nada que não fosse obrigação. Agora que posso ler por prazer, é uma maravilha.

Cara, eu lia esporadicamente durante a faculdade. A biblioteca do meu padrasto tem mais livros do que a biblioteca municipal de onde a gente morava, então, eu tinha acesso irrestrito a todos os clássicos. Tipo, todos mesmo. Praticamente todos os grandes livros lançados antes de, sei lá, 1950, ele tinha várias cópias. Sabe como é, amante de sebo, conta em diversas livrarias, escritor e tal.

Mesmo com todo esse acesso a livros, eu ficava em no máximo uns 5 por ano, e não é porque eram chatos não. Nessa época eu li "100 anos de solidão", "o velho e o mar", "nada de novo no front" e tal. Só livrão.

Depois do kindle (que eu comprei pra ler logo o 5o livro do Game of Thrones), eu passei a ler muito mais, mas MUITO mesmo. Ano passado, foram 28. Isso pra mim, como o Madruga disse, é uma comunhão de 2 fatores:

1- O acesso a livros digitais é muito fácil. Em 2h, procurando direito, eu pesquisei atores de realidade fantástica e encontrei toda a bibliografia dos caras. Foi coisa de 30 livros. Puff, upload to kindle e golaço, meses e meses de diversão garantida.

2- A tela do kindle me agrada aos olhos. Pode parecer besteira, mas muita gente diz "Ahhh eu não consigo ler no tablet" e coisa do tipo. Gente, quem nunca usou um, não consegue imaginar como é agradável. Sério, é muito gostoso de ler ali. Não cansa os olhos, não pesa, não precisa segurar a lombada do livro pra dobrar as páginas, e muito mais coisa.

Esses dois motivos juntos, acabaram fazendo com que eu lesse por prazer. Antes, eu lia por passatempo. "Ahh, 2h de ônibus pra ir e voltar da faculdade, vou levar esse livro aqui". Hoje, eu em casa, deito no sofá, pego o kindle e penso "poxa, não tô afim de jogar videogame, tô afim de ver como termina aquela história que eu comecei a ler".

Cara, isso pra mim, é muito impactante. É uma mudança muito grande por causa de um gadget. Até minha mulher quando viu como eu estava lendo comentou que 'não sabia que eu gostava tanto', e a diferença é essa:

Eu passei a gostar muito mais de ler no kindle.

Re:O que você está lendo?
« Resposta #126 Online: Julho 24, 2014, 03:00:54 pm »
Citar
E é execrável porque o que interessa é o conteúdo, né?

Não apenas. Um livro (sentido amplo) não é apenas o que está escrito nele, mas também a maneira na qual o conteúdo é apresentado, incluindo a organização do texto, a diagramação e mesmo a escolha da capa, o que é fácil de notar pela diferente experiência ao ler uma (foto)cópia mal-impressa, um arquivo mal diagramado, algo em formato .txt e um livro impresso comum.

Não sei quem foi quem disse que livro é só o que está escrito nele. Eu me referi ao conteúdo. E em se tratando de diagramação de apresentação de texto, não tenho a menor dúvida de que é muito melhor ler um livro diagramado num papel do que numa telinha que cabe na sua mão. Não vejo como diabos a escolha da capa pode afetar no conteúdo. O único efeito que tem é causar alguma impressão em quem assa olhando pela vitrine. Quanto à diagramação e a organização do texto, não se perderão num xerox ou num livro velho conservado.

Offline Bodine

  • Loffon/Ace/Beefheart
    • Ver perfil
Re:O que você está lendo?
« Resposta #127 Online: Julho 28, 2014, 10:35:32 am »
Acho esse tipo de discussão ou... ou uma besteira. Eu não vejo isso entre os amantes de música, por exemplo. Quem ouve num iPod não precisa convencer aquele que coleciona vinis, ou CDs, sobre as supostas vantagens do artefato tecnológico. E vice-versa. E também não creio que uma nova tecnologia, por si só, possa fazer alguém ler mais: do contrário, eu poderia igualmente chamar o Mandraque e o Madruga de fetichistas  :b

Meu caso: tenho um Kindle e compro livros físicos. Chamem de fetiche ou o que for, mas eu gosto de ter minha coleção na prateleira. A matéria dos livros impressos é muito mais apta a guardar memórias, marcas ("customizadas", se quiserem) que tornam mais rápidas e eficientes as buscas e consultas em livros já lidos, especialmente os teóricos/de estudo. Por outro lado, o Kindle é ótimo para adquirir livros importados que demorariam meses para chegar até aqui, e para ler obras muito volumosas.

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:O que você está lendo?
« Resposta #128 Online: Julho 28, 2014, 12:16:51 pm »
Eu já presenciei essa briga entre pessoas que curtem mídias diferentes de música, a galera do vinil que diz que o som é mais true e mais completo em detrimento do cd e outros formatos digitais que para deixarem o som limpo e mais leve retiram elementos da música, do outro lado o argumento praticidade melhor qualidade do pessoal digital, inclusive chamando a galera do vinil de fetichista (não entendo bulhufas de música, mas foi o que consegui absorver da discussão). No fim continua-se vendendo vinil, cd e mídias virtuais porque o mercado é capaz de abraçar todos os gostos... sério, duvido muito que o livro físico vai ser morto pelos ebooks, no máximo vai se tornar artigo de luxo ou colecionador... eu prefiro livro físico a ebook, principalmente pela praticidade em encontrar uma informação rapidamente e poder colocar marcadores personalizados nas páginas que me digam o que tem ali de importante. Não sei se dá pra fazer isso no kindle, mas no leitor do Galaxy não dá... A princpal vantagem do ebook pra mim está sendo poder carregar todos os artigos científicos para qualquer lugar que eu vá, então estou adiantando bem minha leitura...
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Offline MaNdRaK

  • Num sabia que dava pra trocar o nome!
    • Ver perfil
Re:O que você está lendo?
« Resposta #129 Online: Julho 28, 2014, 02:02:56 pm »
Meu caso: tenho um Kindle e compro livros físicos.

Eu tamnbém. Os que eu gosto muito, eu compro.

A princpal vantagem do ebook pra mim está sendo poder carregar todos os artigos científicos para qualquer lugar que eu vá, então estou adiantando bem minha leitura...

Aí nós nos diferenciamos. Exclusivamente para artigos científicos, exatamente pelo fato de marcar/rabiscar eu prefiro o papel. Até desisti de imprimir a última leva estudada (42) e fiz marcação virtual em arquivo de texto de metadado, mas não é meu normal.

Agora, para organizá-los, recomendo o Mendeley. Além de ter toda as comodidads de seus artigos na nuvem e etc, o plugin de bibliografia dele pro Word é sensacional.

ps: Eu ia escrever off-topic e falar dos artigos, mas aí vi que é extremamente on-topic já que eu estou lendo esses artigos!  :hum:

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:O que você está lendo?
« Resposta #130 Online: Julho 28, 2014, 02:59:48 pm »
Citar
Aí nós nos diferenciamos. Exclusivamente para artigos científicos, exatamente pelo fato de marcar/rabiscar eu prefiro o papel. Até desisti de imprimir a última leva estudada (42) e fiz marcação virtual em arquivo de texto de metadado, mas não é meu normal.
Bom, isso eu consigo fazer no leitor do google play, então não estou tendo problemas, com a vantagem que eu não faço anotações com meus garranchos que meia hora depois nem eu sei mais o que está marcado ali...
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:O que você está lendo?
« Resposta #131 Online: Julho 29, 2014, 12:59:43 am »
Acho esse tipo de discussão ou... ou uma besteira. Eu não vejo isso entre os amantes de música, por exemplo. Quem ouve num iPod não precisa convencer aquele que coleciona vinis, ou CDs, sobre as supostas vantagens do artefato tecnológico. E vice-versa. E também não creio que uma nova tecnologia, por si só, possa fazer alguém ler mais: do contrário, eu poderia igualmente chamar o Mandraque e o Madruga de fetichistas  :b

O pior é que eu acho que, se a gente parar de fla-fluizar, dá pra sair uma discussão muito interessante daí. É o lance do suporte versus formato. Por exemplo: o vinil de 72 rotações, dividido em Lado A e Lado B, com mais ou menos 20 minutos em cada lado, produziu um formato de álbum que continuou a ser copiado até depois da invenção do CD e do DVD, que eram suportes e mídias que permitiam outras possibilidades.

Fazendo essa analogia pra questão dos livros físicos e e-books: quais foram os escritores que aproveitaram o formato virtual pra escrever um livro que só faria sentido se fosse lido assim? Em outras palavras: quem aproveitou isso pra produzir ganhos estéticos? Acho que dá pra fazer muita coisa interessante mesmo, aproveitando esse lance de ficção interativa.

Offline Afrodite

  • First born unicorn
  • Fabulous
    • Ver perfil
    • Porra, Spell!
Re:O que você está lendo?
« Resposta #132 Online: Julho 29, 2014, 09:51:50 am »
eu prefiro livro físico a ebook, principalmente pela praticidade em encontrar uma informação rapidamente e poder colocar marcadores personalizados nas páginas que me digam o que tem ali de importante. Não sei se dá pra fazer isso no kindle, mas no leitor do Galaxy não dá

Dá pra incluir marcadores e anotações no kindle e no play books. No kobo não tenho certeza, mas acredito que sim.
Aliás, uma outra vantagem do app do play books pra mim é o dicionário interno, coisa que uso muito quando leio em inglês e encontro uma palavra que não conheço. Vale pra português também.
(click to show/hide)

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:O que você está lendo?
« Resposta #133 Online: Julho 29, 2014, 11:51:40 am »
No play books os marcadores não podem ser nomeados, então pra mim não tem muita utilidade. Quando coloco um marcador em um livro costumo anotar nele o porque  marquei aquela página. Dá pra fazer isso no kindle?
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Offline MaNdRaK

  • Num sabia que dava pra trocar o nome!
    • Ver perfil
Re:O que você está lendo?
« Resposta #134 Online: Julho 29, 2014, 04:29:10 pm »
eu prefiro livro físico a ebook, principalmente pela praticidade em encontrar uma informação rapidamente e poder colocar marcadores personalizados nas páginas que me digam o que tem ali de importante. Não sei se dá pra fazer isso no kindle, mas no leitor do Galaxy não dá

Dá pra incluir marcadores e anotações no kindle e no play books. No kobo não tenho certeza, mas acredito que sim.
Aliás, uma outra vantagem do app do play books pra mim é o dicionário interno, coisa que uso muito quando leio em inglês e encontro uma palavra que não conheço. Vale pra português também.

Eu gosto muito do dicionário interno.

Nao gosto de marcar porque o meu é o Kindle 1, então pra escrever é uma bosta. Por isso não marco nada nele.