Autor Tópico: Rabisco de idéia de RPG  (Lida 2785 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Rabisco de idéia de RPG
« Online: Julho 30, 2014, 11:07:57 pm »
Rabisquei isso no facebook num grupo de discussão sobre RPGs indies hoje. Se alguém interessar interessante, conhecer algo com proposta similar ou tiver alguma sugestão, eu adoraria ler:

Citar
Estava pensando aqui sobre séries de livros como Game of Thrones onde existem um ou mais personagens que são POV (point of view) e normalmente tem cenas inteiras dedicadas a eles, onde suas opiniões e decisões são o combustível para aquele momento. Eles normalmente sobrevivem as cenas onde são os principais e os outros personagebs funcionam como extras ou protagonistas convidados.
Então estava pensando se o ideal para um jogo neste estilo não seria usar um modelo de troupe play, onde cada cena tenha um POV e os outros personagens sejam Extras controlados por outros jogadores. Cada jogador controlaria um POV e vários Extras (num número igual ao de outros jogadores no grupo). Os Extras seriam personagens q existem nas cenas de outros POVs. Quando vc está numa cena com seu POV, ele tem mais poder para decidir o rumo da trama. Quando vc está como Extra de outro jogador, vc interage com o POV dele.
Existe algum sistema q funcione assim ou q sirva de base para desenvolver algo do tipo?

Depois:

Citar
Resumindo minha ideia então: um RPG onde vc tivesse controle sobre um protagonista da história (POV) e pudesse influenciar com mais força as cenas que participa. Como esses protagonistas raramente se encontram, os outros jogadores poderiam criar NPCs que serviriam como Extras que seguiriam ou iriam interagir com esses POVs quando seu próprios POVs não estão em cena. POVs tem vantagens como maior controle do jogador sobre a sobrevivência do personagem e como as cenas se desenrolam. Extras morrem como moscas e não contam com essa influência.
Ex.: A cena é do Anão preso pela morte do Príncipe falando com seu antigo Guarda-Costas. O Anão é um POV, o Guarda-Costas é um Extra. O foco da cena é o Anão. Quando terminar a cena, o grupo pula pro próximo POV: o Bastardo na Muralha, que por coincidência é o POV do jogador que interpretou o Guarda-Costas na última cena. Dessa vez o jogador tem mais capacidade de influenciar na cena e decidir como ela anda. E de novo por coincidência, o Extra da cena é o amigo gordo do Bastardo, que é o interpretado pelo jogador do Anão da outra cena.

Estava pensando em usar algum tipo de mecânica que incentive sacrificar personagens Extras (não necessariamente matando, mas fazendo coisas ruins acontecerem) em troca de algum recurso que o jogador mais tarde possa usar nas cenas com seu POV, e vice-versa. E algo fácil de criar personagens, que permitisse rabiscar uma ficha enquanto você joga com o personagem, evitando assim a necessidade de criar os Extras com antecedência.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:Rabisco de idéia de RPG
« Resposta #1 Online: Julho 30, 2014, 11:22:19 pm »
Idéia bem foda de RPG essa, Kimble, embora eu admita que nem saiba como fazer ou onde tem um sistema re regras assim. Chamem o Silva, Korko ou o FireJay, heheheheeh. Quero ver essa idéia se desenvolver melhor.

Offline Atmo

  • Observe as estrelas, mas não largue seu coração
    • Ver perfil
    • Atmoland
Re:Rabisco de idéia de RPG
« Resposta #2 Online: Julho 30, 2014, 11:36:19 pm »
Acho que o Kancolle RPG usa algo parecido, só que todo mundo sempre usa o seu personagem e em cada Scene um jogador é escolhido como Main Character para que todo mundo tenha o seu momento de brilho. Não é meio como isso ai (que deve ter sido criado, inicialmente, em Dune) mas deve dar um pontapé inicial.
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Re:Rabisco de idéia de RPG
« Resposta #3 Online: Julho 31, 2014, 08:53:51 am »
 Nesse lance POV me vem a cabeça primeiro Dracula... Depois novelas em geral com sua estrutura narrativa de núcleos.

 Tem um sistema muito legal que simula o desenvolvimento de uma série de TV, Primetime Adventures, que tem uma mecânica de Spotlight por capítulo, mas ainda não é isso que vc propôs. Quando der eu vou dar uma olhada no Houses of the Blooded que se pá tem alguma coisa no mesmo naipe.

 Meu primeiro contato com "Troupe Play" foi com o Wraith (Jogo maravilhoso!) e seu sistema de Harrowings, quando um PC é mandado para um cenário mental controlado por sua Sombra (Outro jogador q interpreta o lado negativo da vítima). A Sombra arma a cena, os outros jogadores interpretam os coadjuvantes (espectros disfarçados) e a cena do pesadelo rola.

 No Fiasco (Que não tem Mestre) com sua mecânica de montar/resolver as cenas, faz os jogadores interpretarem os extras da cena no turno do protagonista em foco, esse seria legal que vc desse uma bisoiada... É o que lembro agora.

  Eu ainda toh masturbando mentalmente a uma adaptação de intrigas palacianas Shakespearianas para Apocalypse World com uma proposta de antagonismo entre os PCs. E algo estilo sua idéia seria legal para simular o backstabbing da corte, com os jogadores interpretando os extras "aliados/inimigos" dos POVs.

Re:Rabisco de idéia de RPG
« Resposta #4 Online: Julho 31, 2014, 04:36:32 pm »
Dá uma olhada no conceito de "Privilégio" do Blood & Honor (e também em Houses of the Blooded, embora considere o do B&H mais refinado). Acredito que esse sistema de resolução de conflitos no qual o "vencedor" descreve os resultados da cena pode servir para um jogo do tipo que você está sugerindo.

Re:Rabisco de idéia de RPG
« Resposta #5 Online: Julho 31, 2014, 11:24:22 pm »
Opa, vou ler tudo isso! Valeu as dicas!
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:Rabisco de idéia de RPG
« Resposta #6 Online: Setembro 03, 2014, 07:37:08 pm »
Minha experiencia limitada com o que agora eu entendo como se chama "troupe play" é com Wraith (jogo denso).

Rolou uma discussão muito foda sobre esse tipo de jogo a dificuldade de se desenvolver mecanismos que ajudem-no a desenvolver. Na oficina que fizemos faz um tempaãããoo (e agora me arrependo de nínguem ter tocado o barco) um cara teve uma idéia genial.

Antes de tentar lembrar de cabeça, quando chegar em casa tentarei encontrar os esboços que estão em um dos meus quatro mil cadernos de manuscritos).

A proposta é era resolver cena com um misto de dominó e once upon a time.
Que apresentam mecânicas abstratas de descarte e interligação aspectos e extras.

Re:Rabisco de idéia de RPG
« Resposta #7 Online: Setembro 19, 2014, 11:41:37 am »
 Dá uma olhada nisso aqui...

 http://www.areacinza.org/2014/09/playteste-apocalypse-world-dark-age-criacao-inicial/

 Eu peguei esse hack do AW, parece legal.