Spell

RPG => Sistemas & Cenários => Tópico iniciado por: Elven Paladin em Março 18, 2015, 03:26:06 am

Título: [nWoD 2e] Lobisomem: Os Destituídos Segunda Edição
Enviado por: Elven Paladin em Março 18, 2015, 03:26:06 am
(http://www.tabletopgamingnews.com/wp-content/uploads/2015/03/Werewolf-FB-Header.jpg)

Criei esse tópico aos interessados em perguntar e comentar sobra revisão/nova edição do RPG da White Wolf/Onyx Path que saiu recentemente e cujo PDF está no final do processo de errata (vide aqui (http://forum.theonyxpath.com/forum/main-category/main-forum/the-new-world-of-darkness/werewolf-the-forsaken/427917-forsaken-2e-errata-thread)). Também entendam esse tópico como um "Where I Read" e  especialmente, "Primeiras Impressões". Eu comecei a ler o PDF recentemente e por enquanto apenas li a Introdução e os Auspícios. Sobre eles:

Introdução

Antes de tudo, algo difícil de quantificar - o feeling. Algo que eu gostei muito na Segunda Edição de Vampiro: O Réquiem é como eles abraçaram a ideia que ser um Vampiro pode ser algo divertido e interessante. Eu não tenho essa mesma impressão com Os Destituídos, que tem uma apresentação mais sóbria, que deixa claro um aspecto do jogo: Você é um Caçador. Tudo mais é Presa em Potencial.

Se existe algo que esse livro parece que irá insistir, é nisso. Ser um Lobisomem é ser uma criatura que vive em função da Caçada, enfrentando uma série de Presas que não aceitam seu lugar como tais. Eu me referi algumas vezes a Lobisomens como "Policiais Espirituais", agora eles me lembram mais "SWAT Espiritual".

Auspícios

E após uma curta introdução, chegamos a primeira faceta mecânica do jogo, os Auspícios. Eu vou me focar no que me parece diferente da edição anterior:

Cahaliths focam mais no aspecto "Guerreiro guiado por Glória" do que antes. Ou talvez devido ao tratamento mais profundo dado aos Auspícios (3-4 páginas são usadas para descrever cada auspício), esse aspecto é tão visível quanto o de "Visionários" e "Acompanhamento Psicológico" que era claro na primeira edição.

Mecanicamente, a habilidade de Sonhos Proféticos recebeu uma implementação bastante decente - se os sonhos trazem boas novas ao grupo, o Cahalith pode dar +3 em uma jogada de um aliados ou dar uma penalidade de -3 a jogada de um oponente. E se os sonhos trouxerem notícias ruins, os jogadores podem falhar em uma ação e receber um "Beat" ("Ponto de XP") por isso. Seu aspecto da caçada é Monstruoso.

Elodoth são menos focados no papel de "Juízes" e mais de "Mediadores" - eles, junto com os Cahaliths, tendem a saber sobe pessoas e lobisomens que vivem ao seu redor e usam esse conhecimento para favorecer sua matilha.

Eu adorei a habilidade de auspício que eles possuem. Sai o bônus para lidar com espíritos, entra a habilidade de controlar a Fúria Mortal. Um Elodoth pode tanto remover um Peludinho em Fúria Mortal para uma condição controlável, como pode incitar a Fúria Mortal em um Peludinho (aparentemente, ele não induz necessariamente a "Fúria Mortal na forma Gauru", mas uma versão mais fraca dela, Wasu-Im). Seu aspecto da caçada é a habilidade de Isolar e Separar os Alvos.

Irrakas podem ser descritos como "Paranoicos Justificados". Menos focados em serem "Inovadores" e "Questionadores", eles preferem conhecer todo o mundo natural (tipicamente) ao redor deles e maneiras de utilizá-los contra qualquer alvo. A descrição chega a níveis "Batman", onde Irraka tendem a saber maneiras de inutilizar mesmo seus aliados e sua matilha.

Mecanicamente, eles recebem a habilidade de Estar Mais Próximo do que se Pensa. Irrakas sabem como ferir você. Seja aparecendo subitamente ao lado da pessoa (sem teste, aliás), seja conhecendo maneiras de extrair favores (O alvo tem -2 "Doors" em Combate Social). Seu aspecto de caçada é Agradável/Bem Aventurado - eles atacam oponentes quando menos se espera, em seus momentos de alegria e sorte.

Se você notou um padrão, Cahaliths conhecem bem sua Matilha, Elodoths conhecem bem Outras Pessoas, Irrakas conhecem bem o Mundo Natural, não irá ficar surpreso ao descobrir que Ithaeur são aqueles que conhecem bem o Mundo Espiritual. Eles não me parecem ser distintos da primeira edição em descrição - xamãs, místicos, estranhos, isolados, próximos dos espíritos e distantes do mundo natural.

Sua habilidade de auspício é o Uivo Espiritual, que é tão bacana quanto a que os Elodoth recebem. Um Ithaeur pode fazer com que espíritos mais fracos que ele se curvem ou fujam de sua presença e que espíritos mais fortes o respeitem como um igual - enquanto seus oponentes são atingidos com um temor que dificulta que se defendam contra ele.

E por fim, o auspício que curiosamente destoa do resto, o Rahu. Todos outros Auspícios são parte da Caçada, do Departamento de Inteligência e Investigação. O Rahu é Tropa de Choque. Curiosamente, eles lembram mais Paladinos e Cruzados do que Bárbaros. Outros auspícios se envolvem em trevas de uma forma o outra, o Rahu é pura luz radiante que arde nos Céus.

O poder dos Rahu é Tenacidade. Uma vez por capítulo, um Rahu pode ignorar os efeitos negativos de qualquer efeito que sofram por duas rodadas. Honestamente, embora possa ser muito útil, é a habilidade mais "tediosa" dos Auspícios - ao que parece, até aqui Guerreiros não podem ter Coisas Legais (Sim, Eltor - até aqui eu achei uma deixa para mencionar como ser Conjurador é melhor que Combatente.  :b). Seu aspecto da caçada é Dominate - Rahus não apenas caçam, eles tem que vencer, cumprir seus objetivos. O alvo é um meio para esse fim.

Detalhe Curioso - a relação entre Cahalith e Rahu é vista como algo que veria entre Leônidas e  Dílios em 300 - Cahaliths são aqueles que gostariam de ser protagonistas e fazem de tudo para aparecer, mas sempre são derrotados e lembrados pela audiência por aqueles que são protagonistas pelo mero fato que alguém tem que ser, os Rahu. Sim, Luna é fã de TvTropes.  :b
Título: Re:[nWoD 2e] Lobisomem: Os Destituídos Segunda Edição
Enviado por: Smaug em Março 18, 2015, 05:48:51 pm
Citar
Antes de tudo, algo difícil de quantificar - o feeling. Algo que eu gostei muito na Segunda Edição de Vampiro: O Réquiem é como eles abraçaram a ideia que ser um Vampiro pode ser algo divertido e interessante. Eu não tenho essa mesma impressão com Os Destituídos, que tem uma apresentação mais sóbria, que deixa claro um aspecto do jogo: Você é um Caçador. Tudo mais é Presa em Potencial.
Esse aspecto sempre esteve presente, pelo menos para mim, desde a outra edição. Sempre vi forsaken como um jogo objetivo, como você colocou, você é um caçador. E isso tornou incrivelmente fácil montar uma crônica ou aventura de forsaken (eu observei uma dificuldade tremenda dos narradores de outros títulos de darem um sentido ou direção para suas crônicas, especialmente Changelling). Gostei muito da habilidade nova dos Ithaeur, melhor do que pagar mais barato por rituais. Achei Tenacidade uma tosqueirinha por comparação, mas convenhamos que na caçada os outros auspices não vai se destacar tanto quanto Rahu em matéria de ataque e dano, talvez o Cahalit chegue perto, ms acho que os dons de Rahu vão acabar dando a vantagem para ele. Então acho que é justo não ter um poder que roube tanto a cena na hora do combate, como você mesmo colocou ele os Rahu são os protagonistas naturais da caçada.
Título: Re:[nWoD 2e] Lobisomem: Os Destituídos Segunda Edição
Enviado por: Elven Paladin em Março 18, 2015, 06:26:35 pm
Não tenho certeza ainda, Smaug. É levemente incômodo ver todos os Auspícios tendo habilidades muito interessantes e capazes de mudar os rumos de uma cena como Prever o Futuro, Fazer Espíritos se borrarem de Medo e controlar a Fúria Mortal, e então ver o suposto "Protagonista" da Caçada tendo... uma habilidade passiva? Sério?

Obviamente, é cedo dizer que Ahrouns são menos interessantes já que eu ainda tenho que ver os Dons e Facetas, mas seu poder de auspício para mim foi uma decepção - até mesmo a habilidade tosca da primeira edição era mais interessante que isso.
Título: Re:[nWoD 2e] Lobisomem: Os Destituídos Segunda Edição
Enviado por: Albertmestre em Maio 17, 2016, 07:54:38 pm
Alguém ai que viu a segunda edição sabe me dizer se as garrar e mordida continuam com índice de dano +1, e +2 ou houve alteração. E a blindagem como funciona o 1/1 da forma gaoru. O dano fica contuso? Se for bala.
Título: Re:[nWoD 2e] Lobisomem: Os Destituídos Segunda Edição
Enviado por: Elven Paladin em Maio 18, 2016, 02:43:34 am
Citar
Alguém ai que viu a segunda edição sabe me dizer se as garrar e mordida continuam com índice de dano +1, e +2 ou houve alteração

+2/Letal para ambos, e Mordida não exige um Agarrão prévio para causar Dano (pode iniciar um, aliás). Pode ser aumentado consideravelmente com a vantagem Living Weapon.

Citar
E a blindagem como funciona o 1/1 da forma gaoru. O dano fica contuso? Se for bala.

Se fosse como na 1e, a Armadura na forma Gauru reduziria 1 de dano balístico de Letal para Contusivo e depois reduz em 1 o dano em geral (começando com o tipo mais grave). Contudo, a forma Gauru não tem mais Armadura, e não precisa. O Uratha já recupera todo dano Letal e Contusivo no começo do turno ao lutar nessa forma, além de usar sua Defesa contra Armas de Fogo.

Se isso não for o bastante, pode conseguir Armadura por meio da vantagem Fortified Form (que permite ter Blindagem de 0/1 até 2/2) em uma forma não-Hishu.
Título: Re:[nWoD 2e] Lobisomem: Os Destituídos Segunda Edição
Enviado por: Albertmestre em Junho 18, 2016, 09:07:48 am
Obrigado.

Outra dúvida se um lobisomem sofrer amputação de membros ( braço, pernas , rabo) e a fonte do dano for agravado ele ainda assim vai recuperar os membros partidos após regenerar o dano ( quatro dias por ponto)?

E possivelmente manter a kuruth mesmo se os colegas de matilha conseguir imobilizar-lo para se necessário utilizar uma cura mágica antes a forma regrida níveis de vitalidade e o faça morrer.o lobisomem irá tentar resistir a cura?
Título: Re:[nWoD 2e] Lobisomem: Os Destituídos Segunda Edição
Enviado por: Elven Paladin em Junho 18, 2016, 01:26:19 pm
Citar
Outra dúvida se um lobisomem sofrer amputação de membros ( braço, pernas , rabo) e a fonte do dano for agravado ele ainda assim vai recuperar os membros partidos após regenerar o dano ( quatro dias por ponto)?

Não. A regeneração de um Lobisomem é tão forte que é capaz de devolver sentidos que um Lobisomem nunca teve antes da Primeira Transformação e é capaz de fazer o mesmo com membros perdidos por Dano Agravado. Vide a página 178:

When that point of damage is healed, the Tilt’s effects end. Tilts dealt with aggravated damage cause permanent disability — to humans, at least. A werewolf’s regenerative powers can re-grow even missing limbs.

Citar
E possivelmente manter a kuruth mesmo se os colegas de matilha conseguir imobilizar-lo para se necessário utilizar uma cura mágica antes a forma regrida níveis de vitalidade e o faça morrer.o lobisomem irá tentar resistir a cura?

Depende do estágio de Kuruth que o Lobisomem estiver. Se ele estiver em Wasu-Im (a "Fúria Suave"), ele pode até mesmo manter um certo semblante de controle e possivelmente não precisará ser contido antes de ser curado (e ele mesmo pode se controlar para sair desse estado).

Contudo, Basu-Im ("Fúria Grosseira") é uma situação distinta - assumindo que a Matilha não entre no mesmo estado que o "Esquentadinho" (Quando um membro da Matilha entra em Basu-Im, ele incita o mesmo em seus Aliados), controlar o Lobisomem é uma tarefa homérica.

Contudo, assumindo que os personagens consigam isso, curá-no não deve ser um problema - eu não vejo nenhuma indicação que alguém nesse estado resista a poderes de cura. Eu só me pergunto qual será utilizado, porque a única preocupação de um Lobisomem nesse estado é Dano Agravado.