Autor Tópico: [Eberron] Carpe Noctem I - Casas Phiarlan e Thuranni  (Lida 4752 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

[Eberron] Carpe Noctem I - Casas Phiarlan e Thuranni
« Online: Fevereiro 12, 2015, 01:40:16 am »
Unidas por uma longa história que data desde antes da fuga dos Elfos de Xen’drik e da fundação de Aeranal, por laços de sangue e compartilhando uma cultura de esplendor artístico e vastos segredos, as Casas Phiarlan e Thuranni vivem uma curiosa situação – ambas compartilham a mesma Marca do Dragão – a Marca das Sombras.

Ao cidadão comum, ambas Casas apresentam uma imagem similar: a de artistas, geralmente itinerantes, se apresentando desde pequenas trupes circenses em vilarejos esquecidos de Aundair até elegantes companhias teatrais cujos ingressos e convites são disputados pelas elites de Metrol e Sharn. Seja a Rede das Sombras Thuranni ou a Guilda dos Artistas e Artesãos Phiarlan, ambas Casas vendem seus serviços nas mais diversas áreas artísticas.


Um dos motivos de eu adorar a Casa Phiarlan.

Entre elas existe certa animosidade e forte espírito de competição, que felizmente tem sido restrita à esfera profissional. Afinal, quem se preocuparia com a jovem elfa de sorriso largo que desenha caricaturas nas feiras de rua em Fairhaven ou com aquele grupo de elfos com roupas extravagantes e coloridas que todos jovens de Sharn adoram?


Sim, Motley Crue. Esperavam que eu colocasse o quê?

Como esperado pelo tipo de Marca que portam, tanto os Phiarlan quanto os Thuranni utilizam suas  Guildas para fins mais sombrios – coleta de informação e espionagem. Como seus agentes se misturam com facilidade com diversos grupos sociais e circulam entre eles, acabam aprendendo muito sobre relações sociais e pequenos segredos. Alguns tipos de informações sigilosas podem ser extraídas através de infiltração e extorsão, e quando os meios mundanos são esgotados, ambas as Casas possuem afinidade com práticas divinatórias. Esse tipo de atividade é especialidade da Távola Serpentina da Casa Phiarlan, um grupo de elite de espiões cujo conhecimento é restrito a figuras de grande poder (como agências de inteligência nacionais e altos escalões das Casas Marcadas pelo Dragão), enquanto a Casa Thuranni, com números limitados, transforma cada um dos seus artistas da Rede das Sombras em um espião.

Se espionagem em larga escala e à venda para qualquer pessoa muito bem informada e disposta a pagar o preço cobrado por ambas as Casas já não fosse algo assustador o bastante, há uma última atividade que ambas as Casas oferecem para um número incrivelmente seleto e limitado de clientes – assassinato. A Casa Thuranni em especial tem em sua organização aqueles que são provavelmente os melhores assassinos de Khorvaire, misturando os poderes sombrios e ilusórios da Marca com um treinamento implacável e uma das melhores fontes de informação do Continente. Curiosamente, o único alvo proibido para os assassinos Thuranni são suas contrapartes na Távola Serpentina da Casa Phiarlan, e a recíproca é verdadeira.


Elar Thuranni d'Phiarlan, futuro Barão Elar d'Thuranni

Não se enganem que essa restrição de alvos em ambas Casas servem para manter a civilidade e competição entre elas. Não é por cortesia ou respeito que isso é feito, mas sim pelo profundo temor em recriar o evento mais notável e perturbador na história recente dos portadores da Marca das Sombras: O Cisma das Sombras (Shadow Schism).

A história compartilhada das Casas Phiarlan e Thuranni até o momento do Cisma das Sombras e como esse evento transcorreu são o tema do próximo tópico.
« Última modificação: Fevereiro 12, 2015, 01:47:54 am por Khalid al-Walid »

Re:[Eberron] Carpe Noctem I - Casas Phiarlan e Thuranni
« Resposta #1 Online: Fevereiro 12, 2015, 07:45:19 am »
Citar
grupo de elfos com roupas extravagantes e coloridas

Então eberron tem suas próprias bandas de jrock !?

(click to show/hide)


« Última modificação: Fevereiro 12, 2015, 07:47:24 am por Sirus »
War never changes

Re:[Eberron] Carpe Noctem I - Casas Phiarlan e Thuranni
« Resposta #2 Online: Fevereiro 12, 2015, 08:57:25 am »
Elfo, belo artigo. De vez em quando dou uma lida nos livros de Eberron para matar a saudade do cenário. Segue alguns comentários:

- Se não me engano, a Casa Phiarlan e/ou Thuranni tem excelentes contatos com a Casa Sivis, devido ao acesso à informação de ambas as casas, não? Aliás, seria legal uma grade de relação entre os órgãos de espionagem e inteligencia. Por exemplo, o que a Casa Thuranni acha do Trust, os Dark Lanterns dos Royal Eyes, os Phiarlan dos agentes de Aerenal, o Chamber do Dreaming Dark, etc.

- Uma pena que a casa Thuranni seja tão pouco detalhada no livro das Casas. Apesar de Phiarlan não ir muito além, a Thuranni merecia mais material, mas acredito que para detalhar mais precisaria explicar exatamente o que aconteceu no cisma e o cenário deixa a cargo dos mestres resolverem.

- Boa tradução da Távola Serpentina. Aliás, não me lembro porque se chama *Serpentine* Table, alguma relação com cobras? Eu não me lembro qual é o animal símbolo da Casa Phiarlan (e Thuranni).

Re:[Eberron] Carpe Noctem I - Casas Phiarlan e Thuranni
« Resposta #3 Online: Fevereiro 13, 2015, 12:57:53 am »
Citar
Se não me engano, a Casa Phiarlan e/ou Thuranni tem excelentes contatos com a Casa Sivis, devido ao acesso à informação de ambas as casas, não?

Ao que eu me lembre, sim. Contudo, um dos possíveis responsáveis pelo Cisma das Sombras foi um membro da Casa Sivis que era um contato do Elar d'Thuranni.

Citar
Por exemplo, o que a Casa Thuranni acha do Trust, os Dark Lanterns dos Royal Eyes, os Phiarlan dos agentes de Aerenal, o Chamber do Dreaming Dark, etc.

Sem consultar os livros agora, a Casa Thuranni é relativamente distante das agências de inteligência de Galifar já que suas sedes ficam nos Principados de Lhazaar e em Karrnath (eles tinham ótimas relações com a Garra Esmeralda/Emerald Claw). Como os Phiarlan tem sua ação no resto de Galifar e ajudaram a estruturar as agências de inteligência de cada nação que não seja Breland (os Dark Lanterns eram a Agência de Inteligência de Galifar), os Thurannis devem ser relativamente mal-vistos por essas agências.

Aeranal em geral não se importa muito com os Elfos de Khorvaire, mas deve ser tolerante com tais Casas devido ao fato que ainda nascem portadores da Marca das Sombras na Ilha e goste ou não, eles são Elfos.

Quanto ao Conclave/Chamber e ao Sonhar Sombrio/Dreaming Dark, eu acredito que os Phiarlan e Thuranni sabem tanto quanto as outras Casas, ou seja, não muita coisa. Dragões e Quoris são "outro nível" no Jogo de Segredos.

Citar
- Boa tradução da Távola Serpentina. Aliás, não me lembro porque se chama *Serpentine* Table, alguma relação com cobras? Eu não me lembro qual é o animal símbolo da Casa Phiarlan (e Thuranni).

Eu traduzi assim porque acredito que a associação com serpentes venha do animal símbolo da Casa Phiarlan e que aparece no brasão deles, a Hidra. É um animal que apresenta diversas "cabeças serpentinas" relativamente independentes, mas unidas em um único corpo, capaz de reagir rapidamente contra adversidades.

Quanto aos Thuranni, o animal símbolo é a Displacer Beast/Pantera Deslocadora.

Citar
Então eberron tem suas próprias bandas de jrock !?

É uma possibilidade. Alguns podem interpretar como Glam Rock, ou Visual Kei/JRock/KRock, outros como Teen Pop ("Coloridos" a la Restart e Boy like Girls) e outros como Música Neo-Medieval ou Mittalter Musik.  :)

(click to show/hide)
« Última modificação: Fevereiro 13, 2015, 01:00:03 am por Khalid al-Walid »

Re:[Eberron] Carpe Noctem I - Casas Phiarlan e Thuranni
« Resposta #4 Online: Fevereiro 13, 2015, 08:39:51 am »
Valeu pela resposta, elfo. Boa lembrança sobre o animal da casa Phiarlan:

Citar
Eu traduzi assim porque acredito que a associação com serpentes venha do animal símbolo da Casa Phiarlan e que aparece no brasão deles, a Hidra. É um animal que apresenta diversas "cabeças serpentinas" relativamente independentes, mas unidas em um único corpo, capaz de reagir rapidamente contra adversidades.

Quer dizer então que os elfos da távola serpentina se vestem assim:


 :haha:

Re:[Eberron] Carpe Noctem I - Casas Phiarlan e Thuranni
« Resposta #5 Online: Fevereiro 16, 2015, 02:31:24 am »
Citar
Quer dizer então que os elfos da távola serpentina se vestem assim:

Isso transforma os Thurannis em Joes, ou esse papel seria mais adequado aos Medani ou Deneith?

Mas eu tenho que dizer que em minha primeira mini-campanha em Eberron (que em retrospectiva, foi um horror) eu fazia uso dos Thuranni como os "Lacaios Contratados por Qualquer Vilão do Jogo". Depois de conhecer melhor a história deles e como é o modus operandi de fato da Casa, eu não mudei de opinião que eles são exatamente isso.   :b

Re:[Eberron] Carpe Noctem I - Casas Phiarlan e Thuranni
« Resposta #6 Online: Fevereiro 18, 2015, 10:55:35 am »
Estava fazendo referencia a Hidra do Capitao America e nao ao Cobra, nas Deneith se encaixa bem como Joe  :b

Eu gostaria que certas Casas, como Thuranni e Medani tivessem mais destaque, assim como aquela organizacao The Twelve, mas infelizmente acabam sendo postos de lado.

Mudando de assunto, qual a sua proxima ideia de artigo?


Re:[Eberron] Carpe Noctem I - Casas Phiarlan e Thuranni
« Resposta #7 Online: Fevereiro 18, 2015, 05:22:39 pm »
Citar
Estava fazendo referencia a Hidra do Capitao America e nao ao Cobra, nas Deneith se encaixa bem como Joe 

Momento Admissão de Falha em Geek Culture - eu nunca li ou vi algo de Capitão América.  :b

Citar
Eu gostaria que certas Casas, como Thuranni e Medani tivessem mais destaque, assim como aquela organizacao The Twelve, mas infelizmente acabam sendo postos de lado.

Eu acho que dado a quantidade de elementos usáveis em jogo que Eberron tem, é inevitável que certas ideias não sejam bem aproveitáveis. Mas concordo que algumas Casas (Cannith) são ultra-aproveitadas, enquanto outras são deixadas de lado (Vadalis, que eu recriei em outro tópico).

Citar
Mudando de assunto, qual a sua proxima ideia de artigo?

A história de ambas as Casas até o Cisma das Sombras (aliás, outra tradução incômoda - inicialmente eu usava Cisma Sombrio, mas "das Sombras" me pareceu melhor pelo fato de ambas casas portarem a Marca das Sombras) - e uma versão levemente alternativa dos Thuranni que usei em minha campanha, onde eles eram mais próximos dos Qabalrin (No jogo, eu usava o Sangue de Vol, mas os Qabalrin fazem mais sentido para compartilhar).