Autor Tópico: (D&D 5e) Enquete da Wizards avalia feedback sobre novo D&D  (Lida 1595 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

(D&D 5e) Enquete da Wizards avalia feedback sobre novo D&D
« Online: Janeiro 27, 2015, 06:04:33 pm »
Pessoal,

Pra quem ainda não viu, a Wizards lançou em seu site a primeira enquete avaliando a resposta do público a determinados elementos do D&D 5e. Pelo visto, eles pretendem lançar uma enquete dessas para avaliar diferentes elementos do sistema e essa aqui é focada nas classes e nos feats.

É altamente recomendável que o pessoal com bom entendimento de game design e mecânica de jogo participe, pois lá eles pedem para avaliar o nível de satisfação dentre 6 classes (acredito que sejam determinadas por sorteio), pedem pra você comparar seis duplas de classe diferentes para saber quais delas são as mais poderosas, e depois pedem para comentar a respeito das class features daquelas 6 classes, sendo essa a parte da enquete em que eu salvei pra terminar de responder depois, visto que já entrou em um terreno em que eu teria que reler algumas partes do PHB pra dar um feedback decente. Portanto ainda não cheguei na parte dos feats.

De toda forma, não deixa de ser uma oportunidade de expressar a sua opinião a respeito de aspectos relevantes do jogo para o staff da Wizards.

Na minha enquete eu peguei para avaliar os 4 clássicos (guerreiro, clérigo, mago e ladino), além do druida e do ranger.

Dei nota alta para o druida, mago e ladino, que a meu ver não precisariam de melhorias por enquanto; nota boa para guerreiro e clérigo, pois estão bons, mas poderiam desfrutar de algumas opções mais legais para a sua lista de magias ou manobras (guerreiro podia ter manobras que impõem status nos inimigos além de derrubá-los, clérigo poderia ter mais curas de bonus action em alto nível e mais alguns buffs também seriam bem vindos, pois a mecânica de concentração fez um bom trabalho em equilibrá-los com os outros tipos de magia); e nota razoável para o Ranger devido à grande quantidade habilidades situacionais que dependem de boa vontade do DM para serem bem implementadas em jogo, além de ter poucas opções de magias voltadas ao combate corpo a corpo em comparação à quantidade de magias voltadas à arquearia. Mas admito que fiquei com certas dúvidas nessa parte da enquete.

Naquela parte das comparações, eu marquei que o clérigo está inferior ao bardo, o druida está superior ao feiticeiro, o bárbaro está superior ao ranger, o paladino está superior ao ladino, o mago está superior ao monge (eu não sei por que eu ri quando apareceu essa pergunta  :haha:) e o bruxo está superior ao guerreiro.

Se alguém concorda ou discorda de minhas respostas, pode comentar aqui, pois eu ainda não terminei de responder e creio que ainda seja possível mudar algumas respostas, o que obviamente só irei fazer se encontrar bons argumentos para tal.

E aí, mais alguém aqui começou ou terminou de responder à enquete? Como foram as suas respostas?

Podemos usar esse tópico aqui para anunciar as futuras enquetes e para cada um comentar a respeito de suas respostas.
« Última modificação: Janeiro 27, 2015, 07:25:52 pm por Macnol [top] »

Re:(D&D 5e) Enquete da Wizards avalia feedback sobre novo D&D
« Resposta #1 Online: Janeiro 27, 2015, 07:30:30 pm »
As classes que foram sorteadas para avaliação foram aquelas que como podem imaginar, são as que mais me agradam em Next: Guerreiro, Mago, Druida, Ranger, com o Paladino e Ladino como classes que tenho alguma simpatia. Pena que o Bardo não estava entra as alternativas, mesmo ele sendo a classe potencialmente mais quebrada de Next, eu elogiaria apenas por ter a chance de vingar os anos de piadas ruins com ele.

Em talentos, well, nenhum segredo - quase todos eles são ruins (exceção notável a Tavern Brawler, porque eu acho ele divertido e engraçado) e se baseiam na visão onde "Tudo o que Mágico tem que Brilhar" que é o imperativo-mor de Next. Afinal, em uma edição onde a promessa era que "Talentos valeriam o mesmo que +2 em atributos", você sacrifica isso por habilidades incríveis que fazem um Arquimago morrer de inveja, como: 

1. Saber onde é o Norte ou se lembrar de detalhes por um mês (Keen Mind)
2. Recuperar 1 PV ao estabilizar uma criatura (Healer)
3. Aprender 3 idiomas (ou seja, 3 meses de treino) e decifrar "cifras" (Linguist)
4. Manter-se escondido ao errar um ataque a distância (Skulker)

Com o extra - você só pode usar talentos se implorar ao DM, pois são regras opcionais. Uau, Wizards, Uau.  :b

Re:(D&D 5e) Enquete da Wizards avalia feedback sobre novo D&D
« Resposta #2 Online: Janeiro 27, 2015, 07:40:27 pm »
Tava respondendo e bateu uma dúvida sincera: ter acesso às magias de nono nível dá automaticamente o botão de "auto-win" às classes conjuradoras, mesmo quando se comparadas a outras classes mezzo-conjuradoras?

Pensei nisso quando surgiu a comparação Druida vs. Paladino. Exceto pelas aberrações dos níveis 2 e 20, o Druida não me parece tão melhor que um Paladino. Mas aí tem as (ou "a") magia de nível 9 (e 8, 7 e 6).

Re:(D&D 5e) Enquete da Wizards avalia feedback sobre novo D&D
« Resposta #3 Online: Janeiro 27, 2015, 08:03:09 pm »
Em talentos, well, nenhum segredo - quase todos eles são ruins (exceção notável a Tavern Brawler, porque eu acho ele divertido e engraçado) e se baseiam na visão onde "Tudo o que Mágico tem que Brilhar" que é o imperativo-mor de Next. Afinal, em uma edição onde a promessa era que "Talentos valeriam o mesmo que +2 em atributos", você sacrifica isso por habilidades incríveis que fazem um Arquimago morrer de inveja, como: 

1. Saber onde é o Norte ou se lembrar de detalhes por um mês (Keen Mind)
2. Recuperar 1 PV ao estabilizar uma criatura (Healer)
3. Aprender 3 idiomas (ou seja, 3 meses de treino) e decifrar "cifras" (Linguist)
4. Manter-se escondido ao errar um ataque a distância (Skulker)

Com o extra - você só pode usar talentos se implorar ao DM, pois são regras opcionais. Uau, Wizards, Uau.  :b

E pensar que um amigo meu se queixava que os talentos haviam se tornado menos relevantes na 4e  :roll:
War never changes

Re:(D&D 5e) Enquete da Wizards avalia feedback sobre novo D&D
« Resposta #4 Online: Janeiro 27, 2015, 08:24:12 pm »
Citar
ter acesso às magias de nono nível dá automaticamente o botão de "auto-win" às classes conjuradoras, mesmo quando se comparadas a outras classes mezzo-conjuradoras?

Eu não tenho certeza se vale para todas as classes ainda, mas no caso do Druida vs Paladino, sim.

Argumentos: Feeblemind (Nível 8, Autowin contra Conjuradores que não sejam Int-based),  Reverse Gravity (Nível 7, Incrivelmente útil contra todo mundo) e Foresight (Nível 9, tenha Vantagem em praticamente tudo e todos que te enfrentam tem Desvantagem em Ataque - dura 8 horas). Sem contar a pura utilidade de Animal Shapes (o que seu grupo inteiro faria em forma animal?).

Citar
E pensar que um amigo meu se queixava que os talentos haviam se tornado menos relevantes na 4e

Well, a 4e era inflada de talentos tediosos e com impacto mínimo em build, sem contar os infames "remendos mecânicos". Em Next, a menos que seja um Humano ou alguém "Deep Roleplayer", você não vai chegar perto de um talento antes do nível 12 (ou um pouco antes, se escolher jogar com uma classe obviamente inferior).

Ou seja, ambas edições foram ruins nesse aspecto.
« Última modificação: Janeiro 27, 2015, 08:33:50 pm por Khalid al-Walid »

Re:(D&D 5e) Enquete da Wizards avalia feedback sobre novo D&D
« Resposta #5 Online: Janeiro 27, 2015, 09:04:46 pm »
Well, a 4e era inflada de talentos tediosos e com impacto mínimo em build, sem contar os infames "remendos mecânicos". Em Next, a menos que seja um Humano ou alguém "Deep Roleplayer", você não vai chegar perto de um talento antes do nível 12 (ou um pouco antes, se escolher jogar com uma classe obviamente inferior).

Ou seja, ambas edições foram ruins nesse aspecto.

Eu sei. eu só fico imaginando a cara dele quando descobrir que a coisa não melhorou na 5e 

Se bem que isso não me incomodava muito na 4e, pois pra mim os poderes compensavam os talentos
« Última modificação: Janeiro 27, 2015, 10:20:20 pm por Sirus »
War never changes