Autor Tópico: ajuda com clerigo em D&D 3.5  (Lida 9910 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

ajuda com clerigo em D&D 3.5
« Online: Janeiro 26, 2015, 10:50:31 am »
Bom dia,

 Iniciei está semana no mundo de D&D e como ja tinha um mago na party, resolvi fazer um clerigo.
Clerigo humano, nivel 3 servo do deus PELOR, com uma mulinha de estimação chamada Açucena.

Agora não faço ideia do que buscar em questão de poder ou se posso conseguir mais dominios. almejo criar um personagem que consiga sobreviver no campo de batalha enquanto cura os bersekersloucosrodadoresdemachadodogrupo.

Alguma dica de magias basicas necessárias para sobreviver. Existe formas de adiquirir novos dominios? escolhi os dominios Bem e SOL, que são ligados a PELOR.

Em questão de multiclasses, qual seria a mais indicada pra um clerigo? Ou nem vale a pena isso?

Agradeço qualquer ajuda possivel.

Re:ajuda com clerigo em D&D 3.5
« Resposta #1 Online: Janeiro 26, 2015, 11:52:59 am »
Seja bem vindo, Lokster. Por motivos que me escapam, a Spell tem uma exótica predileção a atrair quem quer otimizar com Clérigo.

Citar
Existe formas de adiquirir novos dominios?

Sim, especialmente via classes de prestígio.

Citar
Em questão de multiclasses, qual seria a mais indicada pra um clerigo?

Regra básica de Otimização 3.5: Multiclasse não combina com Conjurador de Nível 9. A menos que esteja falando de adquirir diversas classes de prestígio, que no caso do Clérigo, é uma ótima ideia.

Offline Kazack

  • Lurker Spelliano
  • Desde 199x
    • Ver perfil
Re:ajuda com clerigo em D&D 3.5
« Resposta #2 Online: Janeiro 26, 2015, 01:01:42 pm »
Alguma dica de magias basicas necessárias para sobreviver. Existe formas de adiquirir novos dominios? escolhi os dominios Bem e SOL, que são ligados a PELOR.

Dificil é não sobreviver jogando de Clérigo. :)
Com certeza uma das classes mais fortes da 3.5, se não for a mais forte (Druida tá ai... :venera:)

Aliás, clérigo é um dos melhores combatentes da edição, devido ao imenso leque de magias de melhoria/buffs que ele pode utilizar nele mesmo. Essa é a maneira mais forte de ser útil em combate, fazendo os inimigos morrerem e podendo converter suas magias pra salvar seus amigos fracotes.

Você sabe se a temática do jogo envolve muitos mortos-vivos? Com Clérigo de Pelor dá pra pegar a Radiant Servant of Pelor   do Complete Divine, que é uma CdP bem legal, só tem HP baixo (d6). Dá pra pegar no nivel 7 (Clérigo 6/Radiant 1) e futuramente ela maximizará (igual ao metamágico, só que sem gastar slot de magia superior) todas as magias de cura que fazem parte da lista do domínio de Cura (mesmo que vc não tenha o domínio).


Re:ajuda com clerigo em D&D 3.5
« Resposta #3 Online: Janeiro 26, 2015, 01:08:01 pm »
Vamos lá: que tipo de clérigo você quer fazer ? um buffer primário ou um meele ?

Edit: Por favor não me diga que quer ser um healbot  :b
« Última modificação: Janeiro 26, 2015, 01:15:52 pm por Sirus »
War never changes

Re:ajuda com clerigo em D&D 3.5
« Resposta #4 Online: Janeiro 26, 2015, 01:13:48 pm »
Citar
Você sabe se a temática do jogo envolve muitos mortos-vivos? Com Clérigo de Pelor dá pra pegar a Radiant Servant of Pelor   do Complete Divine, que é uma CdP bem legal, só tem HP baixo (d6). Dá pra pegar no nivel 7 (Clérigo 6/Radiant 1) e futuramente ela maximizará (igual ao metamágico, só que sem gastar slot de magia superior) todas as magias de cura que fazem parte da lista do domínio de Cura (mesmo que vc não tenha o domínio).

Well, o Servo Radiante de Pelor é apelidado de "Clérigo+" entre alguns otimizadores, porque ele faz exatamente o que o Clérigo faz "normalmente" (Expulsar MVs e Curar), só que melhor. Contudo, essas são provavelmente as habilidades menos importantes do Clérigo.  :b

Offline Kazack

  • Lurker Spelliano
  • Desde 199x
    • Ver perfil
Re:ajuda com clerigo em D&D 3.5
« Resposta #5 Online: Janeiro 26, 2015, 01:22:51 pm »
Well, o Servo Radiante de Pelor é apelidado de "Clérigo+" entre alguns otimizadores, porque ele faz exatamente o que o Clérigo faz "normalmente" (Expulsar MVs e Curar), só que melhor. Contudo, essas são provavelmente as habilidades menos importantes do Clérigo.  :b

Exatamente, por isso que perguntei da temática da aventura e, conciliando a divindade com a vontade de curar os amigos, mostrei o Cleric+ :D

Mas, óbvio, tem combinações extremamente mais eficazes, só vamos precisar que ele responda a pergunta do Sirus pra responder :v


Re:ajuda com clerigo em D&D 3.5
« Resposta #6 Online: Janeiro 26, 2015, 02:15:41 pm »
Seja bem vindo, Lokster. Por motivos que me escapam, a Spell tem uma exótica predileção a atrair quem quer otimizar com Clérigo.

Quando vi esse post eu pensei a mesma coisa! hahahahaha

Aparece poucos tópicos voltados à otimização de personagens por aqui, mas quando aparece em 90% dos casos é pedindo build de clérigo.

E o curioso é que a justificativa do pessoal para a escolha da classe quase sempre é a mesma: "Na mesa já tem x ladinos, x guerreiros/bárbaros e um mago, aí resolvi fazer um clérigo. Me ajudem..."

Fenômeno bem parecido com o que sempre acontece na minha mesa: geralmente o pessoal menos powergamer e mais interessado na história do personagem ou roleplay acaba escolhendo sua classe primeiro, aí sobra pros powergames "fechar os buracos do time", por assim dizer.

Sendo assim, quem normalmente joga com clérigo ou classes de suporte (na minha antiga mesa de 4ª edição, o cara mais powergamer era Warlord :P) aqui é jogador otimizador.

Talvez isso explique um pouco essa tendência de tantos tópicos de auxílio para otimização de clérigos aqui na Spell. Afinal, os jogadores narrativistas/storytellers não criam esse tipo de tópico.  :b

O irônico nisso é que a classe clérigo dá muito gancho para interpretações diferenciadas e interação com o cenário de campanha, mas a galera do "roleplay acima de tudo" geralmente explora pouco a classe. Pelo visto, muitos deles preferem outras de jogabilidade mais simples, como guerreiro ou ladino (e vão nas enquetes da Wizards dizer que "o guerreiro/ladino tá apelão!"  :b).

Citação de: lokster
Agora não faço ideia do que buscar em questão de poder ou se posso conseguir mais dominios. almejo criar um personagem que consiga sobreviver no campo de batalha enquanto cura os bersekersloucosrodadoresdemachadodogrupo.

Alguma dica de magias basicas necessárias para sobreviver. Existe formas de adiquirir novos dominios? escolhi os dominios Bem e SOL, que são ligados a PELOR.

Em questão de multiclasses, qual seria a mais indicada pra um clerigo? Ou nem vale a pena isso?

Agradeço qualquer ajuda possivel.

O pessoal já mencionou a classe de prestígio Servo Radiante de Pelor, que eu também acredito que seja uma ótima opção para você, já que o seu personagem não perde praticamente nada por evoluir nela.

Com relação a dicas de magia, vai um aviso importante para quem joga de clérigo no D&D 3.x:

Só use magias de cura dentro da batalha quando você ou algum aliado estiver realmente em risco, próximo de tombar no combate - e se o combate estiver bem próximo do fim, espere ele terminar para curar o aliado.

Pois no 3.x não existe magia de cura como ação rápida, como se vê em edições mais recentes. Sendo assim, você vai deixar de bater ou usar magias que permitiriam o combate acabar mais rápido para curar o seu aliado, o que não compensa visto que a quantidade de PVs curados por essas magias é bem modesta quando se leva em conta o nível a que elas pertencem, então acaba sendo mais vantagem priorizar o uso delas fora de combate. Sem contar que a cura fora de combate acaba ficando bem mais barata depois que o grupo tiver acesso a varinhas de Curar Ferimentos Leves.

Outra dica, essa bem útil para conjuradores em geral: o talento escrever pergaminhos é uma excelente opção, quase obrigatória para quem quiser fazer um conjurador realmente eficiente.

Não sei se você percebeu, mas em D&D 3.x, existem magias que podem ser usadas frequentemente, por serem aplicáveis a várias situações (magias de cura, buffs genéricos como bênção e afins, magias ofensivas que afetam qualquer tipo de inimigo, etc) e existem magias de uso restrito, que só se aplicam a situações específicas (magias de adivinhação, magias que removem debilidades como doença e envenenamento, magias para superar obstáculos fora de combate, etc), mas causam um grande impacto na cena quando são utilizadas no momento certo.

O talento escrever pergaminhos permite que você se foque em preparar como suas magias diárias apenas as de uso mais frequente (lembrando que você por ser clérigo, já não precisaria preparar magias de cura por causa da conversão espontânea) e faça pergaminhos das magias de uso restrito a um custo pequeno para usá-las quando a situação aparecer.

Essa é a maior carta na manga para quem for jogar de conjurador na 3.x, e dessa forma você consegue realmente aproveitar a versatilidade do seu personagem e da sua lista de magias. O mais engraçado é que eu vi pouca gente fazendo isso na prática, pois a maioria dos jogadores de conjuradores que eu vi nas mesas jogava da forma mais automática e menos inteligente possível: nunca preparavam as magias situacionais, mas também não conseguiam pergaminhos para utilizá-las nos raros momentos em que elas se faziam necessárias, além de fazer uso pouco criativo de suas magias (o que eu já vi de mago que só ficava soltando Fireball, Misseis Mágicos e esquecia de umas pérolas na sua lista de magias não é brincadeira...).

Enfim, as dicas básicas são essas. Você pode encontrar bem mais informações nos outros tópicos criados para builds de clérigo na 3.5 aqui no fórum.

Citação de: Sirus
Por favor não me diga que quer ser um healbot

Pra isso talvez seja melhor usar o Healer do Miniatures Handbook  :b

Re:ajuda com clerigo em D&D 3.5
« Resposta #7 Online: Janeiro 26, 2015, 02:39:31 pm »
Vamos lá: que tipo de clérigo você quer fazer ? um buffer primário ou um meele ?

Edit: Por favor não me diga que quer ser um healbot  :b

Bem... Meu clerigo é um tanto diferente, como venho do storyteller acostumei a prezar muito interpretação e fazer personagens para serem lembrados. Peço que não me julguem se o personagem faz sentido ou não, é que não gosto muito de estereótipos...

 Então criei um clerigo com 8 de int e 17 de sab, resumindo não sei que tomate é fruta mas sei que não se faz salada de fruta com o tomate. Ele é um matuto do interior do reino, fala uai Sô e tudo mais, tem um mulinha chamada açucena e quer destruir o mal em nome de PELORRR. Pretendo ser um personagem buffer mas com condições de lutar para ajudar  os companheiros e minha mulinha de combate.

Re:ajuda com clerigo em D&D 3.5
« Resposta #8 Online: Janeiro 26, 2015, 02:46:47 pm »
Alguma dica de magias basicas necessárias para sobreviver. Existe formas de adiquirir novos dominios? escolhi os dominios Bem e SOL, que são ligados a PELOR.

Dificil é não sobreviver jogando de Clérigo. :)
Com certeza uma das classes mais fortes da 3.5, se não for a mais forte (Druida tá ai... :venera:)

Aliás, clérigo é um dos melhores combatentes da edição, devido ao imenso leque de magias de melhoria/buffs que ele pode utilizar nele mesmo. Essa é a maneira mais forte de ser útil em combate, fazendo os inimigos morrerem e podendo converter suas magias pra salvar seus amigos fracotes.

Você sabe se a temática do jogo envolve muitos mortos-vivos? Com Clérigo de Pelor dá pra pegar a Radiant Servant of Pelor   do Complete Divine, que é uma CdP bem legal, só tem HP baixo (d6). Dá pra pegar no nivel 7 (Clérigo 6/Radiant 1) e futuramente ela maximizará (igual ao metamágico, só que sem gastar slot de magia superior) todas as magias de cura que fazem parte da lista do domínio de Cura (mesmo que vc não tenha o domínio).


Parece que não terá muitos mortos vivos pelo que vi até agora no jogo, estou no meio de uma revolução no reino e uma milicia formada por todas as raças está devastando tudo. O grupo é formado por um halfiling ladino que nunca consegue roubar, um anão guerreio bebado, um meio orc guerreiro com um canário de estimação e um elfo guerreiro gay. E claro eu o clerigo da roça com sua companheira açucena, sua mula de combate.

Re:ajuda com clerigo em D&D 3.5
« Resposta #9 Online: Janeiro 26, 2015, 03:00:06 pm »
Vamos lá: que tipo de clérigo você quer fazer ? um buffer primário ou um meele ?

Edit: Por favor não me diga que quer ser um healbot  :b

Bem... Meu clerigo é um tanto diferente, como venho do storyteller acostumei a prezar muito interpretação e fazer personagens para serem lembrados. Peço que não me julguem se o personagem faz sentido ou não, é que não gosto muito de estereótipos...

 Então criei um clerigo com 8 de int e 17 de sab, resumindo não sei que tomate é fruta mas sei que não se faz salada de fruta com o tomate. Ele é um matuto do interior do reino, fala uai Sô e tudo mais, tem um mulinha chamada açucena e quer destruir o mal em nome de PELORRR. Pretendo ser um personagem buffer mas com condições de lutar para ajudar  os companheiros e minha mulinha de combate.

Pra buffer eu ia recomendar que você fizesse um cloistered cleric, mas como da pra ver não bate com sua intenção pro personagem (matuto não muito inteligente)

recomendo pegar os talentos metamagia divina (livro completo do divino), acelerar magia (livro do jogador), e se você não se incomodar de trocar de divindade: devoção a viagem (complete champion). já que você quer cumprir dois roles ações a mais são muito bem vindas

Vamos a explicação do que esses talentos fazem

metamagia divina: permite que seu clérigo gaste expulsões ao invés de niveis adicionais quando for aplicar um talento metamagico a uma magia

acelerar magia: você pode conjurar magias com tempo de conjuração inferior a uma rodada completa como ação livre (mas só pode fazer isso uma vez por rodada)

devoção a viagem: ativando esse talento permite a você se deslocar como uma ação rápida durante 1 minuto (10 rodadas). você pode fazer isso uma vez por dia e +1 para cada duas expulsões que você gastar

juntando esses três talentos você pode se deslocar, conjurar uma magia e depois ainda tem sua ação de rodada completa sobrando. você pode se deslocar de novo e conjurar outra magia ou atacar ou usar um item mágico 

Sobre dominios: aconselho pegar a divindade farlangun e os dominios da viagem e da sorte

se você optar por farlangun, devoção a proteção (complete champion) tambem é um otimo talento. a melhor maneira de lidar com dano é não ser atingido  :P
« Última modificação: Janeiro 26, 2015, 05:01:15 pm por Sirus »
War never changes

Re:ajuda com clerigo em D&D 3.5
« Resposta #10 Online: Janeiro 29, 2015, 03:32:24 pm »
OK!!

Vlw pela ajuda, meu clerigo ficou muito MODAFOCA!!!

Re:ajuda com clerigo em D&D 3.5
« Resposta #11 Online: Janeiro 29, 2015, 03:41:46 pm »
Depois poste a ficha pra gente dar uma olhada. Mesmo que você não queira mais fazer mudanças, seria legal ver como ele ficou.

Re:ajuda com clerigo em D&D 3.5
« Resposta #12 Online: Dezembro 22, 2016, 01:36:40 pm »
Boa tarde,


Depois de muito sofrimento cheguei ao nivel 6. Segue abaixo:
 HUMANO - clerigo de Heironeus

FOR - 18
DES - 10
CON - 14
INT - 12
SAB - 18
CAR - 15

 hp: 52
 CA: 20

Sem itens magicos ainda ( o mestre é mão de vaca nisso)

Talentos:
EXPULSÃO ADICIONAL
MAGIA PERSISTENTE
METAMAGIA DIVINA
EXTENDER MAGIA

  To gostando muito pois aguenta porrada e tem magia kkkkk.
  Alguem tem alguma sugestão para Classe de prestigio? Pensei no exorcista que da expulssões adicionais, mas estou na duvida. Gosto de clerigo combatente mas não quero perder a progressão de magias. Se possivel alguma boa alma tiver uma ideia de possiveis talentos pra me ajudar a sobreviver no abismo eu agradeço, não faço ideia de em quais talentos investir a partir do nivel 7. Quero manter meu foco em combate direto se puderem me ajudar agradeço muito.


 Nosso grupo atualmente possui:
 1 mago sem grimorio...... que queimou na lava no meio da aventura.
 1 barbaro sem espada .... que caiu do pennhasco ontem....
  Eu o clerigo que salvou uma guerreira (que é minha esposa real e agora fica mandando em mim até dentro do jogo)
  Um Druida psicopata matador de goblins pq odeia goblins
  E um ladino bonzinho que não gosta de roubar....


Ta muito divertido.... mas manter o grupo vivo tá foda.


Re:ajuda com clerigo em D&D 3.5
« Resposta #13 Online: Dezembro 23, 2016, 04:25:14 pm »
Saudações!

Vou aproveitar o tópico aberto e também pedir ajuda para montar um clérigo para D&D 3.5, principalmente por ser uma situação totalmente nova para mim: um jogo que COMEÇA no nível 20.

Sempre gostei de desenvolver meus personagens a partir do primeiro nível e estou com uma real dificuldade para criá-lo. Como sempre joguei com personagens bons, resolvi mudar um pouco e partir para um clérigo Necromante, que começou como um servo de Kelemvor, mas que por sua avidez por conhecimento e, posteriormente, por mais poder, fez um voto a Cyric, para ajudá-lo a retomar seu posto como controlador da morte. Este é o conceito do personagem.

Vamos ao cenário de campanha:

O jogo se passará em Forgotten Realms na época do cenário de campanha 3.0, com Mystra ainda na ativa e tudo mais. Possivelmente faremos uma visita a Undermountain em alguma altura da campanha.

Tenho a minha disposição 90 pontos livres para atributos e 200k de ouro para comprar equipamento, sendo que o limite para um item é de 50k de ouro.

Logo, o que puderem ajudar na construção, como a distribuição dos pontos, os talentos, skills e equipamento, sou muito grato. Serei humano mesmo.

Editado: Posso utilizar complementos como o Vile Darkness e o Libris Mortis também.

Um abraço!
« Última modificação: Dezembro 23, 2016, 04:35:31 pm por Cedrak »