Autor Tópico: me auto apresentando-me a mim mesmo  (Lida 7409 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

me auto apresentando-me a mim mesmo
« Online: Setembro 15, 2014, 10:54:55 pm »
Olá

Sou novo por aqui e busco aprimorar conhecimentos em D&D 4.0. Explico:
Tive uma adolescência regada a Magic, rpg, mmorpg - overdoses de MU Online, principalmente - e obviamente todo e qualquer videogame que vigorasse na época (MasterSistem, Megadrive, Supernintendo, N64, play1, play2 e atualmente xbox360).

Bem, faz alguns anos que não jogo o clássico rpg, mas acho que o D&D sempre foi o coração disso tudo.
Acontece que perdi contato com os amigos que compartilhavam deste interesse comigo e como sabemos que é difícil encontrar um grupo pronto de rpg, ultimamente venho ventilando a possibilidade de juntar alguns amigos que já curtem os mmorpgs - embora não saiba qual o conhecimento deles no rpg clássico - e tentar montar um grupo de iniciantes.
Mas antes, venho aqui discutir um outro problema: minha experiência como mestre é quase nula, visto que sempre fui jogador, além de ter tido pouquíssimo contato com a 4ª edição de D&D (acho que não chega a uma aventura completa jogada).

Por isso, venho aqui pedir algumas dicas de como criar um bom grupo, ser um bom mestre (que material é realmente necessário para um começo mais básico mesmo), sendo capaz de mante-los focados no jogo sem perder a graça, mas mantendo a coerência de jogo.
Obviamente que um bom enredo ajuda, mas o meu medo é que a aventura fique engessada devido a falta de conhecimento nas regras e que o jogo fique naquela coisa de "perai, deixa eu procurar se diz isso no livro".

No aguardo de comentários e sugestões.
Obrigado pessoal.

Re:me auto apresentando-me a mim mesmo
« Resposta #1 Online: Setembro 15, 2014, 11:17:39 pm »
Antes de tudo, seja bem vindo a esse Buraco do Inferno, BrancoMago.  :)

Citar
Por isso, venho aqui pedir algumas dicas de como criar um bom grupo, ser um bom mestre (que material é realmente necessário para um começo mais básico mesmo), sendo capaz de mante-los focados no jogo sem perder a graça, mas mantendo a coerência de jogo.

Eu não faço ideia do que é realmente um "bom grupo" e um "bom mestre", mas procure pessoas que você não tenha problemas ao lidar e que compartilhem interesses além de RPG (não necessariamente ser "o melhor amigo para tudo") e que tenham disposição e algum tempo livre.

Citar
Obviamente que um bom enredo ajuda, mas o meu medo é que a aventura fique engessada devido a falta de conhecimento nas regras e que o jogo fique naquela coisa de "perai, deixa eu procurar se diz isso no livro".

Isso vem de alguém que é o tipo de jogador que é visto como viciado em regras (Advogado de Regras e Powergamer) - não se preocupe muito com elas. Se os jogadores forem tão iniciantes quanto você, não irão notar esse tipo de minúcia. E se forem mais experientes, mesmo que notem, aceitam que você está dando os primeiros passos nisso (e se eles conhecem bem regras, peça ajuda a eles).

Note que eu não estou dizendo "Ignore as Regras e fique em um Magical Tea Party". Conhecimento de Regras e de como um sistema de RPG funciona (e não funciona) é algo muito útil de se ter, especialmente em RPGs que tem uma boa quantidade delas. Aceite de antemão que vai cometer erros e saiba aceitar quando for corrigido (ou quando notar que errou, admita aos jogadores). Ser um DM não é ser nem um Árbitro Onisciente de Regras nem um Narrador de Histórias - é só ser o idiota no canto da mesa que tem que cuidar de todos outros personagens e locais que o jogo se passa.  :b

Aliás, muito do que eu disse sobre conhecimento de regras também vale para a "História do Jogo". Não se preocupe muito em montá-la, especialmente porque isso pode criar o vício nos jogadores que "O DM cria a história" - incentive os jogadores a serem parte criadora dela (aproveite ideias deles, "pesque" sugestões deles, use a criação de personagem como criação da história do jogo também).

E quanto a dúvidas de regras, crie um tópico. Não se preocupe se forem dúvidas aparentemente tolas, esse fórum existe para isso (well, na verdade existe para as Máfias, mas tem alguns teimosos que insistem na parte de RPG XD).
« Última modificação: Setembro 16, 2014, 04:42:23 pm por Evola »

Re:me auto apresentando-me a mim mesmo
« Resposta #2 Online: Setembro 15, 2014, 11:51:14 pm »
BEM VINDOOOOOOOOOOOOOOOOOO  :frenzied:

War never changes

Re:me auto apresentando-me a mim mesmo
« Resposta #3 Online: Setembro 16, 2014, 12:56:08 am »
Olha só que legal, mais um jogador/mestre novo! Espero que consigas montar tua mesa e fazê-la fluir bem e resultar em aventuras divertidas e boas!

Offline Arquimago

  • Desaurido
  • o.O
    • Ver perfil
    • @Arquimago
Re:me auto apresentando-me a mim mesmo
« Resposta #4 Online: Setembro 16, 2014, 07:58:30 am »
Bem vindo e esqueça o RPG, jogue máfias na sessão de Jogos Sociais Hauehuaehuahe :P venha para o lado negro da força!
Dança do Arquimago... dança do Arquimago... teste de reflexo para não ficar queimado, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball...

Offline Arcane

  • Power Beard
  • [Organização dos PbFs]
  • Fidalgo Burguês Aldeão e Bot
    • Ver perfil
Re:me auto apresentando-me a mim mesmo
« Resposta #5 Online: Setembro 16, 2014, 08:18:43 am »
Bem vindo!!

Por falta de memes internos recentemente, não tenho muito o que falar por aqui.

Abraços.
Somos todos bots!

Re: me auto apresentando-me a mim mesmo
« Resposta #6 Online: Setembro 16, 2014, 09:11:29 am »
Bem vindo, whitewizard-gandalf

Corroboro tudo o que o elfo disse, exceto essa parte (grifo meu)

Ser um DM não é ser nem um Árbitro Onisciente de Regras nem um Narrador de Histórias - é só ser o idiota no canto da mesa que tem que cuidar de todos outros personagens e locais que o jogo se passa.  :

Pô, cara, cadê o romance e a magia de mestrar? O MJ moleque, com "alegria nas pernas"?

PS: E não me chame de idiota :P

Re:me auto apresentando-me a mim mesmo
« Resposta #7 Online: Setembro 16, 2014, 05:06:43 pm »
Citar
Pô, cara, cadê o romance e a magia de mestrar?

Aqui. Mestre esse RPG e terá mais Romance e Magia ao mestrar do que acha que consegue suportar.

(click to show/hide)

Caso isso não seja o bastante, eu não consigo imaginar um RPG com mais "magia ao mestrar" do que esse aqui. A Amizade é Magia em Pathfinder.  XD

Citar
PS: E não me chame de idiota

Baka.  :b
« Última modificação: Setembro 16, 2014, 05:11:40 pm por Evola »

Offline Aquela Sem Nick

  • Moderador
    • Ver perfil
Re:me auto apresentando-me a mim mesmo
« Resposta #8 Online: Setembro 16, 2014, 06:33:09 pm »
Olha, é o seguinte. Não confie nos bots. Eles te trollam.

E seja bem vindo. :P
Ruiva da Spell



Raposas Selvagens do Condado de Fox.
Todos nós usamos máscaras. Algumas tão fixadas na alma que se confundem com a face.
O importante é não esquecer da pessoa que a usa.

Offline Arquimago

  • Desaurido
  • o.O
    • Ver perfil
    • @Arquimago
Re: me auto apresentando-me a mim mesmo
« Resposta #9 Online: Setembro 16, 2014, 06:58:45 pm »
Não confie na Noara, ela é má

Enviado do meu MOTO X

Dança do Arquimago... dança do Arquimago... teste de reflexo para não ficar queimado, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball, fireball...

Re:me auto apresentando-me a mim mesmo
« Resposta #10 Online: Setembro 16, 2014, 07:17:13 pm »
Olá pessoal!
Muito obrigado a todos pelas saudações.
Criei um tópico para que vocês me ajudem na minha "jornada".
Conto com a contribuição de vocês, na medida do possível.

Até logo.

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:me auto apresentando-me a mim mesmo
« Resposta #11 Online: Setembro 16, 2014, 07:23:23 pm »
Tudo o que você leu antes é falso. Incluindo isso.
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Re:me auto apresentando-me a mim mesmo
« Resposta #12 Online: Setembro 17, 2014, 09:48:25 am »
Olá a todos!

Qual a sua cidade? Quem sabe existam outros mafiosos pessoas da spell na sua cidade...

Abraços.

Re:me auto apresentando-me a mim mesmo
« Resposta #13 Online: Setembro 17, 2014, 10:14:43 am »
Seja bem-vindo! Espero que ache nosso pequeno cafofo confortável.

Re:me auto apresentando-me a mim mesmo
« Resposta #14 Online: Setembro 17, 2014, 08:42:34 pm »
Qual a sua cidade? Quem sabe existam outros mafiosos pessoas da spell na sua cidade...

Sou de cidade pequena: Estância Velha - RS.

Offline Arcane

  • Power Beard
  • [Organização dos PbFs]
  • Fidalgo Burguês Aldeão e Bot
    • Ver perfil
Re:me auto apresentando-me a mim mesmo
« Resposta #15 Online: Setembro 17, 2014, 09:34:06 pm »
Qual a sua cidade? Quem sabe existam outros mafiosos pessoas da spell na sua cidade...

Sou de cidade pequena: Estância Velha - RS.

Po... fica uns 15 minutos de Novo Hamburgo... fala com Macnol para arrumar mais um pro grupo lá...  :P
Somos todos bots!

Re:me auto apresentando-me a mim mesmo
« Resposta #16 Online: Setembro 17, 2014, 10:04:38 pm »
Tem um grupo aqui na spell que é de NH?

Re:me auto apresentando-me a mim mesmo
« Resposta #17 Online: Setembro 17, 2014, 10:08:37 pm »
Seja bem vindo Whitewizard!

Também sou da sua região (são leopoldo), e o mais próximo de grupo que eu tenho joga em NH mesmo.

Re:me auto apresentando-me a mim mesmo
« Resposta #18 Online: Setembro 17, 2014, 10:51:09 pm »
Legal cara, não pensei que encontraria gente que joga tão perto.
Só não entendi o pq do "mais próximo de grupo"  :P

Offline Aquela Sem Nick

  • Moderador
    • Ver perfil
Re:me auto apresentando-me a mim mesmo
« Resposta #19 Online: Setembro 17, 2014, 10:59:57 pm »
Tem um grupo aqui na spell que é de NH?
O Admin dessa porra e eu. Oi, vizinho. XD

Seja bem vindo Whitewizard!

Também sou da sua região (são leopoldo), e o mais próximo de grupo que eu tenho joga em NH mesmo.
Só um detalhe, ele pode ser de SL, mas você nunca o verá. NUNCA!

TALVEZ~ se tiver um mega hiper encontrão de spellianos, mas pra encontros casuais e RPG, esquece que o Iuri mora perto. XD
« Última modificação: Setembro 17, 2014, 11:05:46 pm por Noara Fox® »
Ruiva da Spell



Raposas Selvagens do Condado de Fox.
Todos nós usamos máscaras. Algumas tão fixadas na alma que se confundem com a face.
O importante é não esquecer da pessoa que a usa.

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:me auto apresentando-me a mim mesmo
« Resposta #20 Online: Setembro 17, 2014, 11:27:33 pm »
Buenas, magobranco!  :bwaha:

O pessoal já fez as honras da casa aí, então vou perguntar uma grande curiosidade: como diabos você encontrou a Spell? Nosso pequeno covil é relativamente escondido e a gente não se esforça muito pra divulgar...  :b

Re:me auto apresentando-me a mim mesmo
« Resposta #21 Online: Setembro 18, 2014, 01:06:59 am »
Eu conheci a spell há uns dois (ou três?) anos quando pesquisava algum material sobre RPG, joguei no google e voilà.
Na época o visual era mais temático um pouco diferente.
Enfim, bateu a vontade e eu lembrei de vocês ;)

fala com Macnol para arrumar mais um pro grupo lá...  :P

Conte-me mais sobre?  :pidao:

Offline Arcane

  • Power Beard
  • [Organização dos PbFs]
  • Fidalgo Burguês Aldeão e Bot
    • Ver perfil
Re:me auto apresentando-me a mim mesmo
« Resposta #22 Online: Setembro 18, 2014, 02:22:15 am »
É esse cara a quem vc acabou de responder...  :linguinha:
Somos todos bots!

Re:me auto apresentando-me a mim mesmo
« Resposta #23 Online: Setembro 18, 2014, 08:41:39 am »
@whitewizard

Já pode me agradecer.  :P

Re:me auto apresentando-me a mim mesmo
« Resposta #24 Online: Setembro 18, 2014, 10:06:10 am »
É esse cara a quem vc acabou de responder...  :linguinha:
Sim sim, na real a pergunta era direcionada a ele mesmo  :P

@whitewizard

Já pode me agradecer.  :P
Valeeu  XD rsrsrs

Re: me auto apresentando-me a mim mesmo
« Resposta #25 Online: Setembro 18, 2014, 12:28:25 pm »
N confie em ninguém, confie em mim.
"Palavras são, na minha nada humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia. Capazes de formar grandes sofrimentos e também de remedia-los."  Alvo Dumbledore

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:me auto apresentando-me a mim mesmo
« Resposta #26 Online: Setembro 18, 2014, 01:58:44 pm »
Eu conheci a spell há uns dois (ou três?) anos quando pesquisava algum material sobre RPG, joguei no google e voilà.
Na época o visual era mais temático um pouco diferente.
Enfim, bateu a vontade e eu lembrei de vocês ;)

Ah, aquela versão (com as mensagens antigas) ainda está acessível pra leitura em http://www.spellrpg.net/forum/ . :)

Citar
fala com Macnol para arrumar mais um pro grupo lá...  :P

Conte-me mais sobre?  :pidao:

Entonces, ter grupo aqui não tem. Tanto que a gente está indo a POA jogar com o grupo do GG.  :laugh: Mas quem sabe a gente possa criar um aqui no interiorrrr. Aliás, pode entrar no nosso chat pra se enturmar melhor e já conhecer mais o pessoal da região, vários dos jogadores de POA aparecem de vez em quando.